Variedades de estufas de inverno

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vistas: desenhos e diagramas
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Como construir?
  6. Como aquecer?
  7. Dicas operacionais
  8. Belos exemplos

Atualmente, os jardineiros amadores se esforçam para encantar a si próprios e a seus entes queridos com vegetais e frutas durante todo o ano. Uma estufa de inverno é perfeita para isso. Além disso, pode se tornar não apenas uma ferramenta para a colheita de um residente de verão ou um hobby de flores para um jardineiro, mas também uma excelente fonte de negócios (dependendo do projeto e dos desejos de seu proprietário).

Peculiaridades

Hoje em dia, uma estufa em um terreno privado raramente pode surpreender alguém. As estufas de inverno são um projeto especial que está equipado com tudo o necessário para o cultivo da safra na estação fria.

Este é um verdadeiro achado: tanto para jardineiros amadores comuns e fazendeiros profissionais, como também para empresários novatos.

As principais vantagens de uma estufa de inverno são a sua comodidade e possibilidades, graças às quais pode desfrutar de vegetais frescos durante todo o ano.

Suas principais características incluem uma série de características.

  • Capitalidade. Ao contrário de uma estufa comum ou de uma estufa de verão construída por suas próprias mãos, a versão de inverno é mais completa. Não será mais possível “enrolá-lo” tão facilmente e movê-lo de um lugar para outro. O projeto de tal estufa requer mais esforço e dinheiro. Uma estrutura pesada, materiais densos, bem como equipados com fontes de aquecimento e iluminação, permitirão que você faça plantações durante todo o ano.
  • Quadrado. Para a comodidade de operar uma estufa de inverno, geralmente possui uma grande área e uma altura considerável para que os trabalhadores possam trabalhar nela com conforto, e as lavouras recebam as condições necessárias para uma colheita de alta qualidade. Os desenhos de tais estruturas levam em consideração todos os requisitos do proprietário, e também fornecem espaço para várias fontes e mecanismos para o fornecimento contínuo de energia e calor.
  • Várias zonas. Dependendo das safras que o proprietário vai plantar, vale a pena prever a divisão em zonas com antecedência. Algumas safras requerem mais calor, respectivamente, e aquecimento, e outras menos. O projeto da estufa deve conter várias zonas ajustáveis, bem como a capacidade de fazer isolamento adicional no caso de condições de temperatura externa imprevistas.

Uma estufa de inverno será uma excelente ferramenta e fonte de colheita na estação fria. Via de regra, são instalados em sites privados ou no território de grandes empresas. Estão equipados com tudo o que é necessário para uma colheita de qualidade, no entanto, existem várias variedades dos seus desenhos que mais se adequam a este ou aquele tipo e tipo de funcionamento.

Vistas: desenhos e diagramas

Atualmente, existem organizações que oferecem projetos padrão para estufas de inverno.

Esses esquemas podem ser divididos em vários tipos.

  • Capital. O pórtico não prevê a montagem e desmontagem da estrutura, é construído sobre um alicerce, no centro do qual é erguida uma vala para a captação do ar frio. Esta é uma opção mais confiável, que, com fontes de luz adicionais, garante uma colheita de alta qualidade na estação fria. Além disso, é extremamente fácil de usar e não requer isolamento adicional. Normalmente usado por agricultores profissionais com o objetivo de obter grandes quantidades de safras.
  • Condicionalmente capital. Eles geralmente são erguidos em chalés de verão.Esse desenho prevê uma moldura dobrável para que, se necessário, a estufa possa ser desmontada e removida para outro local. No entanto, isso não é o mesmo que estufas de verão. Esses projetos exigem muito mais esforço e tempo. As estacas funcionam como base e o piso, na maioria dos casos, é feito de madeira.

Os desenhos de estufas durante todo o ano também podem ser divididos de acordo com o tipo de construção em si.

  • Térmica com efeito de estufa. É diferente de outras opções porque a parte principal dessa estufa é subterrânea. Devido a esta característica do projeto, é criado um efeito de "garrafa térmica", que fornece o calor necessário para o cultivo bem-sucedido das plantas. A opção mais popular para residentes de verão e jardineiros.
  • Estufa arqueada. Adequado para quem acha mais conveniente cultivar no solo. É o mais difícil de erguer, visto que muitas vezes surgem problemas com a instalação e construção da moldura, bem como com o revestimento. O policarbonato é usado como material principal. Na maioria das vezes, essa opção é comprada "pronta" em bases especializadas e, em seguida, é instalada em uma casa de veraneio.
  • Uma estufa com telhado de duas águas. A melhor opção para residentes de verão e agricultores. Pelas características de desenho, não há problemas com a flacidez do telhado, pois devido ao declive é realmente autolimpante. Normalmente usado para quem deseja cultivar em caixas. Possui teto alto, o que permite trabalhar em altura máxima, o que é confortável para os trabalhadores.
  • Estufa com águas-furtadas. Adequado para fazer negócios. Geralmente é usado para o cultivo de flores, uma vez que os recursos de design permitem que você coloque o maior número possível de racks em camadas dentro da sala. Uma atmosfera quente é geralmente obtida com aquecimento de fogão, e paredes transparentes fornecem uma fonte adicional de iluminação.
  • Uma estufa anexa à casa. Uma opção muito conveniente, que é mais frequentemente usada como um jardim de inverno do que para fins de cultivo. A estrutura aquecida recebe uma fonte adicional de calor devido à parede comum com a casa. Além disso, o proprietário tem a oportunidade de entrar livremente na estufa, cruzando a soleira da sua própria casa, sem atravessar a rua.

Ao desenvolver um desenho, também vale a pena considerar a funcionalidade da sala. Depende dos fundos disponíveis para o proprietário, bem como de seus desejos e planos para a estufa.

Culturas locais e exóticas requerem diferentes condições de cultivo - também é preciso estar atento a isso.

A localização da estrutura em relação ao solo também é importante para a transferência de calor de alta qualidade. A estufa pode ser profunda, superficial ou fazer parte de uma sala aquecida (galpão, gazebo, casa, etc.). Uma atenção especial deve ser dada ao material do qual a estrutura será feita.

Materiais (editar)

As construções podem ser divididas condicionalmente em:

  • de madeira;
  • metal;
  • tijolo;
  • feito de policarbonato;
  • vidrado;
  • feito de moldura de PVC.

No entanto, atualmente, as estufas de inverno são feitas de duas ou mais combinações de materiais. Assim, o design do produto ficará muito mais robusto e versátil, além de mais resistente às mudanças bruscas de temperatura.

A moldura é geralmente feita de madeira ou metal. O primeiro é mais barato, mas difere na fragilidade. As opções de aço podem suportar cargas significativas e são mais resistentes a danos mecânicos.

Os especialistas recomendam o uso de policarbonato como revestimento. Possui um alto grau de isolamento térmico e também uma boa transmissão de luz.

Recomenda-se a utilização de vidro para pequenas estufas, para conservatório ou estufas (visto que o vidro é mais frágil e tem um peso maior).No entanto, atualmente, a estabilidade da estrutura é aumentada por paredes duplas ou uma camada adicional de policarbonato, que (juntos) proporcionam a transferência de calor e tornam o revestimento da sala mais durável.

Ao construir uma estufa de inverno, os profissionais não recomendam o uso de filme. como principal meio de isolamento térmico sob o revestimento, assim como o alumínio - devido à sua fragilidade e fácil avaria mecânica. Além disso, a condensação pode se acumular sob o filme, que pode congelar quando a temperatura aumentar drasticamente ou aumentar a umidade dentro da estufa.

Dimensões (editar)

O tamanho de uma estufa depende inteiramente das necessidades de seu proprietário. Para chalés de verão, opções de 5 a 10 m². m., em que há espaço suficiente para o cultivo de uma família. Para os jardineiros, o tamanho ideal para o cultivo de canteiros de flores será de 15 a 20 metros quadrados. m.

Para o cultivo para venda, serão necessárias grandes estufas de inverno, que podem ocupar uma área impressionante (até 200 m2). Em grandes empreendimentos.

Como construir?

Atualmente, existem empresas e serviços que disponibilizam aos seus clientes um catálogo de várias estufas, bem como a possibilidade de as fazer por encomenda. A estrutura pode ser encomendada, e você mesmo pode fazer a montagem ou deixá-la para profissionais por uma taxa adicional. No entanto, para muitos residentes de verão e jardineiros, não será difícil fazer uma estufa com as próprias mãos.

Antes de começar, você precisa decidir com antecedência sobre o local a ser construído. Como regra (dependendo da finalidade da estufa), o tipo de estrutura mais adequado é imediatamente selecionado e a fundação é lançada.

Antes da construção, é importante calcular imediatamente o consumo e o custo do material para evitar possíveis problemas.

O local em si deve ser escolhido levando-se em consideração a melhor proteção contra o vento. Caso contrário, você terá que despender esforços adicionais para proteger o produto de rajadas de vento, bem como para aquecê-lo.

Como regra, uma estufa de inverno consiste em uma fundação, uma estrutura e um telhado envidraçado. O dispositivo de estufa deve incluir um sistema de ventilação e aquecimento previamente indicado no desenho para garantir ainda mais a vida favorável das plantas. A estanqueidade do ar é de grande importância para tal estufa, uma vez que a temperatura nela é mantida artificialmente.

Se o proprietário planeja cultivar plantas no solo, o teto da estufa pode ser baixo. Se você planeja trabalhar com racks, é necessário verificar com antecedência se a altura do teto e o formato da moldura são suficientes para o trabalho confortável dos funcionários.

Você pode começar a fabricar racks com antecedência para garantir que sejam fáceis de usar, mesmo na fase de construção do edifício. Eles geralmente são feitos de blocos de madeira e pranchas ou plástico.

Uma estufa de inverno deve definitivamente receber a quantidade máxima de iluminação. No inverno, a luz do dia geralmente não é suficiente para uma boa colheita, portanto, é preciso pensar com antecedência na iluminação artificial. É importante que não seja apenas eficaz, mas também o mais seguro possível, bem como protegido de forma confiável contra umidade e outras condições que podem levar ao fechamento do sistema.

A etapa final é a disposição de uma estufa caseira por dentro. Normalmente, neste caso, um especialista está envolvido para garantir que todos os sistemas adicionais para garantir a atividade vital das plantações são seguros. Na hora de colocar as camas, vale a pena fazer corredores largos por conveniência (levando em consideração as dimensões futuras das plantas e suas necessidades).

A estufa pronta precisa de manutenção cuidadosa no primeiro ano de uso. Vale a pena ficar atento à ocorrência de trincas indesejadas, além de cuidar da manutenção da estanqueidade e ter cuidado na operação.É desejável ser capaz de isolar a estufa do interior durante geadas severas.

Como aquecer?

A seleção do tipo de aquecimento para uma estufa de inverno deve ser abordada com responsabilidade. É necessário que corresponda ao tipo de estrutura da estrutura, bem como atenda a todas as normas de segurança.

Para uma pequena estufa de até 20 sq. m. o aquecimento do fogão será suficiente. Esta opção é perfeita para residentes permanentes de casas particulares. Sua principal vantagem é a capacidade de regular com mais precisão a temperatura dentro da estufa, com a qual você pode obter uma safra de alta qualidade, além de não depender de temperaturas climáticas anormais no exterior.

Os biocombustíveis também podem ser usados ​​para essas estufas. Este é o tipo de aquecimento mais econômico para a estufa no inverno, mas também consome mais tempo para o proprietário. É colocado sob a camada de solo fértil e aquece a terra devido aos processos de decomposição natural.

Para estufas maiores, os profissionais aconselham o uso de aquecimento elétrico ou de água quente.

A parte elétrica pode ser dividida em suspensa e por cabo. O tipo de ar mantém as condições de temperatura favoráveis ​​necessárias para as culturas férteis dentro da estufa com a ajuda de aquecedores especiais.

O cabo funciona como um sistema de "piso aquecido"., ou seja, aquece o solo por dentro. É por esta característica que é extremamente importante que seja instalado corretamente e testado com antecedência para evitar a detecção de problemas após a construção da estufa.

O aquecimento da água é efectuado através de tubagens que podem ser instaladas no subsolo (ou através de racks).

Dicas operacionais

O cultivo de safras no inverno não é uma tarefa fácil, mesmo com uma estufa de inverno devidamente equipada. Para uma colheita de qualidade é necessário aproveitar todas as vantagens de uma estufa e antever muitas nuances (mesmo antes da fase de construção deste edifício).

Você deve seguir as dicas operacionais dadas por profissionais aos residentes de verão.

  • Se pretende plantar em estufa frutos tão exigentes e delicados como os morangos, deve escolher o policarbonato para cobrir a estrutura, bem como cuidar antecipadamente da iluminação artificial de alta qualidade e preparar prateleiras nas quais as mudas se sintam confortáveis. O cultivo de bagas no solo é indesejável, pois pode levar à morte das plantas com um forte aumento da temperatura externa.
  • É melhor determinar o zoneamento na estufa com antecedência (antes de providenciar o sistema de aquecimento), uma vez que diferentes condições climáticas são necessárias para pepinos, cenouras, pimentões, ervas e outras culturas. Depois de sustentá-los com antecedência, você pode se preparar para uma colheita de qualidade.
  • Uma estufa para o cultivo de flores deve incluir em seus equipamentos dispositivos para regular a umidade interna.
  • O cultivo de safras exóticas requer mais esforço do que as plantas tradicionais. É por isso que o sucesso da implementação dessa cultura dependerá diretamente da qualidade e da quantidade de todos os sistemas de aquecimento e iluminação necessários. Em alguns casos, vale a pena recorrer à ajuda de especialistas para criar as condições climáticas mais adequadas para determinadas plantas.

Uma colheita bem-sucedida não depende tanto do correto arranjo da estufa, mas do uso competente dela pelo proprietário.

Belos exemplos

As soluções de design de grandes estufas de inverno superam todas as expectativas dos proprietários de casas particulares. Uma estufa de inverno pode se transformar de uma área de cultivo de plantas em um lugar chique para relaxar enquanto lê um livro com uma xícara de chá quente na mão. No entanto, um não exclui o outro.

Uma estufa de moldura branca com telhado alto e janelas envidraçadas pode se tornar uma estufa maravilhosa que acomodará não apenas pequenos arbustos de plantas delicadas, mas também árvores baixas.A fundação de tijolos torna esta estrutura mais confiável, e o formato do telhado não permitirá o acúmulo do peso da neve por muito tempo. A superfície envidraçada permitirá que você aproveite a luz do dia durante todo o ano.

Uma estufa de metal - "cabana" com paredes de vidro será uma decoração maravilhosa para um pavilhão de caça no inverno. O aquecimento de água (além do mobiliário interior em madeira) permite-lhe desfrutar de plantas verdes durante todo o ano. A forma acentuada do telhado, combinada com as vigas, torna-o extremamente resistente ao inverno, assim como mais uma adição de design para o quintal.

Uma estufa com uma fundação de pedra e uma estrutura de metal será uma maravilhosa memória de infância do antigo chalé de verão, onde uma bela estrutura poderia ser uma estufa de inverno e um belo palácio ao mesmo tempo.

As estufas de inverno modernas são projetadas para criar estética e clima, deliciar-se com a vegetação, enquanto fora das janelas - uma nevasca e frio.

Para uma visão geral da estufa de inverno, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário