Conservatórios de alumínio: vantagens e opções de design
Se pretende dar ao espaço habitacional um aspecto mais moderno e bem cuidado, bem como equipar um "recanto de descanso" para a sua casa, certifique-se de que organiza um jardim de inverno. Você pode usar uma loggia em um apartamento para esses fins, mas a opção ideal seria fazer uma extensão espaçosa para uma casa particular, envidraçando por todos os lados.
Peculiaridades
Para construir o seu jardim de inverno de sonho, pense na sua localização e, claro, forneça vidros de alta qualidade. É disso que dependerá a exuberante floração das plantas no frio. A temperatura e a umidade devem ser o mais confortável possível para os proprietários, pois em um aconchegante jardim de inverno você provavelmente passará a maior parte dos dias de inverno. É por isso que a escolha do material para a construção e envidraçamento de um jardim de inverno é tão importante.
Os metais são considerados os materiais de acabamento mais duráveis e tecnologicamente avançados., um dos mais comuns deles é o alumínio. Na construção de jardins de inverno, uma liga contendo 80-90% de alumínio é normalmente usada, com aditivos para resistência adicional e melhoria das propriedades mecânicas. O alumínio é capaz de reter suas propriedades estruturais sob quaisquer condições climáticas - ele não tem medo de geadas de 50 graus ou calor de 50 graus.
Além disso, esse "metal alado" resiste à intensa radiação ultravioleta e à alta umidade, o que é especialmente importante nas áreas costeiras. A única desvantagem do alumínio é sua alta condutividade térmica, o que significa que as flutuações de temperatura afetarão os parâmetros dos elementos da estrutura. A combinação do alumínio e do vidro na construção do jardim de inverno confere-lhe uma resistência e durabilidade especiais.
A moldura de alumínio é capaz de suportar o peso de vidros muito grandes. O telhado de vidro deve ser seguro para não rachar sob o ataque da precipitação atmosférica, razão pela qual o telhado é geralmente feito de plexiglass ou policarbonato. Ao mesmo tempo, a resistência da segunda opção é muitas vezes superior à do vidro comum.
A inclinação do telhado pode ser de até 60 graus, enquanto quanto mais íngreme for a inclinação do telhado, mais fácil será o cuidado: a precipitação cairá e a condensação de dentro do vidro será drenada por si mesma. Além disso, a luz solar penetra melhor através do telhado inclinado, servindo como uma fonte natural de aquecimento para o jardim de inverno no outono e no inverno.
Quanto à localização da estrutura de alumínio, o lado sul ou leste da casa seria a melhor opção. O sol entra no jardim de inverno no lado leste na primeira metade do dia - não brilha tão intensamente e não prejudica as flores como a luz solar direta após 12 horas. Portanto, muitos tipos de plantas se sentirão mais confortáveis aqui.
No lado sul, no verão, a sala pode superaquecer, caso em que fundos adicionais terão de ser alocados para escurecer a sala e reduzir a temperatura. Ar condicionado e ventilação bem planejada certamente ajudarão, mas você terá que regar as plantas com mais frequência. Mas no outono ou inverno, a estrutura do lado sul irá atendê-lo bem.
Vantagens de um perfil de alumínio
Mais da metade dos nossos compatriotas escolhe um perfil de alumínio para os jardins de inverno envidraçados, porque este material tem muitas vantagens e benefícios:
- um peso leve;
- segurança contra incêndios;
- facilidade de instalação;
- força mecânica;
- durabilidade (o perfil de alumínio dura 70 anos sem grandes reparos);
- resistência a extremos de temperatura;
- força e rigidez do quadro;
- resistência à umidade;
- preço acessível;
- facilidade de manutenção;
- proteção anticorrosiva (o alumínio não enferruja);
- resistência à precipitação e ao vento;
- segurança para a saúde, pois não contém substâncias nocivas;
- a capacidade de suportar o peso da vidraça;
- o alumínio se encaixa organicamente em qualquer interior;
- tem boa transmissão de luz;
- resistente ao ataque químico;
- não tem medo da exposição à radiação ultravioleta;
- plasticidade, portanto, as estruturas podem ter qualquer forma.
Variedade de formas
A estrutura mais simples que você mesmo pode construir é a extensão de um jardim de inverno com telhado inclinado até a parede da casa. Neste caso, o ângulo de inclinação deve ser de 30 a 60 graus para que no inverno a neve não se acumule no telhado de vidro. A opção de design de telhado de duas águas vale a pena usar se você planeja fazer um jardim de inverno estendido ao longo do comprimento.
Uma extensão com um telhado de três vigas é uma opção de design mais complexa, mas bonita, com muitos cantos. Esta construção de alumínio é recomendada para um conservatório com um layout "arredondado". A extensão do canto geralmente é escolhida com base na intensidade da luz durante o dia. Uma versão de canto mais complexa - com um teto de três vigas e um layout interno incomum.
Estrutura de alumínio muito rara e complexa - com “tie-in” na casa, quando o jardim de inverno é integrado em um dos ambientes da casa, por exemplo, uma sala de estar, uma sala de jantar ou uma sala de recreação. Existem também opções para projetos de jardins de inverno instalados separadamente da casa - com um telhado de empena, piramidal, retangular com chanfros. Essas estruturas independentes de alumínio requerem isolamento interno e externo de todos os lados.
Janelas com vidros duplos
As janelas de vidros duplos no jardim de inverno são projetadas não só para deixar entrar a luz do sol, mas também, se necessário, pelo contrário, para escurecer algumas áreas. O microclima dentro da estufa e como as flores crescerão dependem dessa iluminação. Ao usar diferentes tipos de vidro, é possível criar várias zonas climáticas no jardim de inverno ao mesmo tempo para diferentes tipos de plantas que precisam de um regime térmico e nível de iluminação diferentes. Além disso, para controlar o microclima do jardim, você pode instalar sensores de umidade e temperatura.
As janelas de vidros duplos podem ser transparentes, reforçadas, fumê, mate, endurecidas, espelhadas, resistentes ao fogo e ainda com sistema de autolimpeza automatizado. A parte inclinada do telhado é geralmente envidraçada com uma unidade de vidro temperado na parte externa e triplex na parte interna. É um tipo de vidraça seguro, pois seus fragmentos, se quebrados, não causarão danos a terceiros. Algumas estruturas de vidro modernas também usam escotilhas de painel de controle inovadoras.
O envidraçamento do jardim de inverno depende exclusivamente de suas preferências e capacidade financeira. A opção clássica são as janelas de uma câmara com vidros duplos. Se as finanças permitirem, para isolamento acústico adicional, você pode usar janelas de vidros duplos em todo o perímetro do jardim de inverno, mas elas serão pesadas demais para abrigar. Para a cobertura, normalmente é utilizada uma unidade de vidro duplo com triplex e um segundo vidro temperado.
Se desejar e por um custo adicional, a cobertura pode ser pintada para proteger as plantas dos raios diretos. O custo do projeto de construção de um jardim de inverno dependerá não só do tipo de envidraçamento, mas também do tamanho das estruturas de alumínio de sustentação. Quanto mais altos e mais altos forem, respectivamente, mais caro será o custo do projeto. Ao mesmo tempo, para algumas configurações de conservatórios, peças de suporte de aço adicionais podem ser necessárias.
Aquecimento
O isolamento do jardim de inverno pode reduzir significativamente os custos de aquecimento e cultivar plantas que adoram o calor, mesmo no severo clima russo. Uma das formas de isolar é colando uma película especial no vidro.Isso não só o protegerá de baixas temperaturas no jardim de inverno, mas também aumentará a resistência do vidro.
Além disso, o isolamento das janelas e portas com uma dupla camada de vedação de borracha ajudará a isolar o ambiente. E se você precisa de uma temperatura muito alta, por exemplo, para cultivar espécies de plantas tropicais em uma estufa, você pode usar um perfil de alumínio "quente" com um isolante.
Aquecimento
De acordo com a finalidade e o tipo de aquecimento, distinguem-se também vários tipos de jardins de inverno. Estruturas não aquecidas não são residenciais e são adequadas exclusivamente para plantas, mas, infelizmente, o microclima aqui é instável, então apenas espécies despretensiosas da flora criarão raízes em tal jardim. Uma opção ideal que exigirá um grande investimento é uma estrutura residencial constantemente aquecida, onde as plantas podem deliciar seus proprietários durante todo o ano.
Os sistemas de aquecimento para um conservatório de alumínio podem ser conectados centralmente, piso radiante, ar condicionado quente ou aparelhos elétricos. É aconselhável refletir sobre o projeto do sistema de aquecimento antes mesmo de iniciar a construção do jardim de inverno. Ao mesmo tempo, o lado externo da estufa também precisa de aquecimento, para que o gelo não se forme no vidro. Para tal, a cobertura de vidro está equipada com um sistema de cabos de aquecimento.
Se você tem um desejo insaciável de estar mais perto da natureza, então um jardim de inverno de alumínio é exatamente o que você precisa. Mesmo nas geadas mais severas, você pode relaxar e ganhar força em meio às plantas com flores. Não importa o tamanho do jardim de inverno e onde ele está localizado - na varanda, no anexo da casa de campo, ou mesmo na cobertura. Além disso, é uma ótima opção para ampliar o espaço habitacional, que posteriormente poderá ser utilizado para fins práticos.
Além de instalações residenciais e suburbanas, jardins de inverno de alumínio também podem ser vistos em edifícios de escritórios e administrativos, complexos esportivos, centros de saúde e entretenimento. Estruturas de alumínio vão se encaixar harmoniosamente no interior de qualquer ambiente, mesmo o mais ousado em design, e torná-lo mais colorido.
Belos exemplos
O jardim de inverno é um elo entre a natureza e o homem.
A moldura de alumínio é muito prática e durável.
O perfil de alumínio complementará organicamente a arquitetura do edifício em qualquer estilo.
O jardim de inverno pode ser adjacente à casa ou funcionar como uma estrutura separada.
Para conhecer as vantagens e opções de construção de um jardim de inverno em alumínio, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.