Por que a terra fica verde na estufa e no jardim?
Jardineiros e jardineiros, mesmo com os devidos cuidados com as plantações, às vezes enfrentam uma situação em que a terra fica verde no local. O solo pode ficar verde tanto em canteiros abertos quanto em estufas. Nesse caso, o solo fica coberto de flor por vários motivos. Em primeiro lugar, é importante entender por que a Terra ficou verde e quais medidas precisam ser tomadas para resolver o problema.
Motivos principais
O aparecimento de vegetação indica a propagação de musgos ou várias algas no solo. Suas disputas estão no meio ambiente. Eles podem ser trazidos para um terreno particular ou estufa por correntes de vento, água para irrigação. Em condições desfavoráveis, os esporos morrem.
Em um ambiente confortável, esses parasitas são capazes de se multiplicar rapidamente, levando à descoloração do solo.
Vários são os fatores que contribuem para a criação de condições favoráveis à disseminação de algas e musgos.
- Umidade excessiva. Na maioria das vezes, os jardineiros se deparam com o aparecimento de placas verdes no solo após o inverno. Na primavera, quando a neve derrete, as áreas ficam inundadas. Além disso, a rega excessiva das plantações e as chuvas frequentes podem provocar o aparecimento de musgos ou algas. O excesso de umidade entra em uma estufa de policarbonato devido à água subterrânea, que pode subir muito com a forte precipitação. A umidade excessiva é uma causa comum de verdura em vasos de flores em ambientes fechados.
- Alta acidez do solo. Moss gosta muito de solo acidificado. O solo ácido é um ambiente favorável para o desenvolvimento dessas plantas parasitas. Em níveis elevados de acidez, o solo pode rapidamente ficar coberto por um tapete verde.
- Aplicação excessiva de fertilizantes de fósforo. É necessário alimentar as plantas corretamente, observando rigorosamente a dosagem prescrita pelo fabricante. Um excesso de fósforo no solo é muito pior do que a falta dele. No solo excessivamente fertilizado com fertilização com fósforo, os musgos estão se desenvolvendo ativamente.
- Falta de ventilação. Se o solo estiver coberto de musgo em uma estufa ou estufa, é importante analisar a regularidade da ventilação. Na ausência de ventilação adequada, musgos e algas aparecem na superfície do solo.
O terreno no jardim pode ficar verde devido à negligência de cavar e fazer cobertura morta. Em solo solto, a troca de ar adequada é realizada. Se a estrutura do solo é perturbada, ele absorve a umidade de forma pior - como resultado, a água penetra fundo no solo lentamente, depois de molhar muitas vezes fica ociosa na superfície dos canteiros.
Estas são as condições ideais para a reprodução ativa de musgos e algas, especialmente em estufas e estufas.
Como se livrar do problema?
Quando uma flor verde aparece no solo do jardim ou no jardim, você precisa começar a combatê-la imediatamente. Os musgos e as algas são capazes de tirar a maior parte dos nutrientes do solo, razão pela qual as plantas plantadas por um jardineiro podem ser deficientes em componentes minerais. Por sua vez, sua escassez afetará negativamente a produtividade das lavouras.
Existem várias maneiras de remover verduras da superfície do solo. Vamos falar sobre cada um deles com mais detalhes.
Mulching
Este processo significa cobrir o solo com uma camada de cobertura morta. Ele protege o solo de vários fatores adversos e melhora suas propriedades. Vários componentes orgânicos e inorgânicos podem ser usados como cobertura morta. Para esses fins, os jardineiros costumam usar:
- serragem;
- Relva;
- Palha;
- feno;
- composto.
Algumas pessoas usam agulhas coníferas como cobertura morta. Porém, devem ser usados com cautela, pois as agulhas podem aumentar a acidez da terra. É altamente indesejável cobrir solo ácido com agulhas de coníferas.
O uso de cobertura morta permite:
- reduzir os riscos de umidade excessiva do solo;
- manter a temperatura ideal ao redor das plantações;
- evite a dissipação de calor rápida e acentuada do solo;
- saturar o solo com vários nutrientes para as plantas (ao usar cobertura orgânica).
Jardineiros e jardineiros experientes recomendam cobertura morta na primavera ou no início do verão. Não é recomendado adicionar cobertura morta antes deste tempo - caso contrário, a camada pode apodrecer na terra não aquecida.
Ao aplicar cobertura morta, você precisa seguir uma série de regras:
- o solo deve ser bem derramado com água;
- após a rega, a camada superior deve ser afrouxada com enxada ou enxada;
- para deixar o solo mais solto, você precisa fazer muitos furos no solo com um forcado.
Ao adicionar uma camada de cobertura morta, é importante deixar um pequeno espaço próximo à planta - isso irá promover uma melhor circulação de ar.
Normalização da acidez
Em solos ácidos, musgos e algas crescem ativamente. Se o solo for coberto por um tapete verde, não reduza imediatamente o nível de acidez - antes de tudo, é necessário verificar os indicadores. Para fazer isso, você pode usar dispositivos especializados ou recorrer a métodos de medição populares.
Métodos para determinar a acidez da terra.
- Leve uma pequena quantidade de solo a um laboratório especializado - eles podem calcular a acidez com uma precisão de milésimos.
- Papel tornassol. Pode ser adquirido em farmácias, lojas de produtos químicos ou lojas de sementes.
- Medidor de solo. Esses aparelhos estão disponíveis em muitas lojas de ferragens. Com sua ajuda, você pode determinar não só a acidez, mas também indicadores de umidade e temperatura do solo.
Para determinar rapidamente a acidez do solo por meios improvisados, os jardineiros recomendam levar algumas folhas de groselha ou cereja, um recipiente e água fervente. As folhas precisam ser despejadas com um líquido quente e, depois que esfriar, jogue um pouco de terra nelas. Se o solo for ácido, a água ficará vermelha. A cor verde dirá sobre a acidez neutra e azul - sobre o ambiente levemente ácido.
Você pode julgar a acidez do solo pela presença de ervas daninhas no local. Solo excessivamente acidificado é amado pelas seguintes plantas: urtiga, banana, cavalinha, chá de salgueiro. O solo ligeiramente ácido é o lar de coltsfoot, trevo e wheatgrass.
Se o solo for ácido, medidas devem ser tomadas para reduzir a acidez. Para isso, recomenda-se o uso de farinha de lima ou dolomita, giz. Esses componentes devem ser espalhados pelo perímetro do local em pequenas quantidades.
Substituindo a camada superior
Este é o método mais difícil para lidar com mofo, musgos ou algas. Você só precisa recorrer a ele se os outros métodos não ajudarem a resolver o problema. Substituir a camada superior da terra requer muito tempo e esforço. Recomenda-se que tal evento seja realizado no outono após a colheita completa.
A substituição do solo inclui várias etapas:
- remoção da camada superior do solo (a espessura não deve ultrapassar 0,3 m);
- tratamento de superfície com cal virgem;
- matando o cal após 24 horas com água comum.
Após 2-3 dias, solo fresco pode ser colocado na parcela ou na estufa.
Rotação de colheitas
A fertilização excessiva do solo freqüentemente causa o aparecimento de musgos e algas em sua superfície. Se as culturas são cultivadas no local que requerem uma grande quantidade de minerais e outros nutrientes, você precisa recorrer à rotação de culturas. Visa o uso racional dos recursos terrestres.
Todas as plantas cultivadas podem ser classificadas em 3 tipos:
- requerendo curativos fertilizantes frequentes e abundantes;
- dando um bom rendimento quando cultivado em solo com fertilização média;
- precisando de uma quantidade mínima de fertilizantes para o crescimento ativo e a vegetação.
Durante 3 anos, os representantes dessas culturas precisam ser plantados em turnos, começando com o grupo 1 e terminando com o último. Depois disso, é recomendável fazer uma pausa de 1 ano. Durante este período, o solo deve estar bem fertilizado.
Graças à correta rotação de culturas, os riscos de esgotamento das reservas minerais do solo podem ser eliminados.
Uso de produtos químicos
Para combater o crescimento verde, são usados preparações especiais, que podem ser encontradas em lojas de sementes. Solo arado pode ser tratado com líquido Bordeaux ou sulfato de cobre. Para um efeito maior, jardineiros experientes recomendam preparar independentemente uma solução à base de sulfato de cobre e cal apagada. Para isso, você precisa de:
- Dissolva 200 g de cal em um litro de água fervente;
- completar com água fria até 10 litros;
- coar a solução por uma peneira.
As mesmas ações são realizadas com sulfato de cobre, após o qual as soluções resultantes são misturadas. Esta composição é usada para tratar o solo antes do plantio.
Sulfato de ferro ou herbicidas também podem ser usados para cultivar a terra.
Medidas de prevenção
Muitos jardineiros e jardineiros estão interessados no que precisa ser feito para evitar o aparecimento de placas verdes no solo. A melhor prevenção em uma estufa é a correta localização da estrutura. Para reduzir os riscos de desenvolvimento de musgos e algas, é necessário abandonar a instalação de edifícios em várzeas e em áreas com lençóis freáticos próximos. Para evitar o encharcamento do solo, é recomendável instalar um sistema de irrigação por gotejamento. Estufas e canteiros precisam ser ventilados regularmente, e todo ano a terra deve ser cavada neles.
Em áreas abertas, as regras de rotação de culturas devem ser observadas. Outra importante medida preventiva é a renovação parcial anual do terreno. Para evitar o aparecimento de placa verde, é necessário regular a acidez do solo, adicionando farinha de calcário ou dolomita conforme a necessidade.
Aconselha-se aos jardineiros e caminhoneiros que apliquem regularmente fertilizantes no solo, bem como apliquem corretamente os fertilizantes, evitando a superabundância deles no solo.
Ao cumprir essas regras, você pode evitar a reprodução de algas e musgos no local e na estufa.
Para obter informações sobre como eliminar o verde da Terra, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.