"Estufa inteligente": automação para estufas
Muitos adeptos da jardinagem, engajados no cultivo de várias safras, começam com a construção de uma estufa comum. Após o plantio das sementes, vários problemas para a manutenção e preservação das safras começam. Se a estufa for pequena, não causará muita preocupação. Mas e quanto àqueles que têm uma estrutura enorme construída no local que requer supervisão quase constante? Nosso material vai falar sobre as características das "estufas inteligentes", que podem facilitar significativamente o trabalho dos jardineiros.
O que é isso?
Muitos cultivam vegetais em estufas pelo próprio processo, porque é bom sentir que esses produtos são praticamente feitos à mão. Alguns proprietários de chalés de verão com grande prazer levariam esse assunto ainda mais a sério, mas só não há força nem tempo para isso. Um sistema automatizado que controla a irrigação, ventilação e fornecimento de fertilizantes ainda é o sonho final de alguns residentes de verão. Na verdade, todos os sonhos já estão funcionando com sucesso na vida real.
Devido ao fato de que o progresso está se desenvolvendo sem parar, a "estufa inteligente" existe na realidade. O desenvolvimento do mercado de construção e tecnologias relacionadas levou ao fato de que uma máquina automática pode controlar todos os processos hoje.
Na verdade, por que automação em uma estufa? Basta tomar uma estufa comum como exemplo e considerar quais processos estão ocorrendo nela. Considerando que o controle do clima está sendo feito lá de maneira adequada, mas isso é feito, antes, sempre que possível, embora no dia a dia.
Com o aparecimento dos primeiros raios de sol, a temperatura na estufa começa a subir drasticamente. Este é um momento muito favorável para as plantas. A única coisa é que ao mesmo tempo a diferença de temperatura entre o solo e o ar está aumentando. Nesse sentido, as raízes, embora permaneçam frias, não podem fornecer umidade aos brotos. Este fenômeno não tem um efeito muito benéfico no crescimento do ovário.
A ventilação é ainda pior. Normalmente, o proprietário vai ventilar a estufa quando a temperatura interna ultrapassar 40 ° C. Com a abertura das portas e respiradouros, a corrente de ar, junto com o ar quente, leva embora os resquícios de umidade, criando, de fato, um clima desértico. Isso cria um ambiente de reprodução ideal para pragas e doenças.
Ao anoitecer, quando a temperatura se equilibra, as plantas voltam ao normal. Mas se você comparar os resultados da colheita, haverá mais vegetais da estufa automatizada e eles parecerão muito mais bonitos. Acontece que a principal tarefa de uma estufa "inteligente" é fornecer um microclima confortável para as plantas.
Peculiaridades
Esta obra de arte de "jardim" apareceu há muito tempo e gozou de uma merecida popularidade durante muitos anos. Somente os aposentados podem passar o tempo todo em suas casas de veraneio. O resto das categorias de pessoas, na medida de seu emprego, podem visitar seus jardins apenas periodicamente.
A estufa automática tem um design único, concebida para tornar o trabalho dos jardineiros o mais fácil possível. E você pode tornar qualquer estufa "inteligente". Tudo depende da engenhosidade do jardineiro e do uso de tecnologia moderna.
Uma estufa "inteligente" por possuir seu título "razoável" deve necessariamente atender às seguintes características:
- a regulação da temperatura dentro da estufa deve ser automática por meio de um sensor de ar;
- presença obrigatória de sistema de irrigação por gotejamento;
- o solo na estufa deve ser restaurado sem ajuda humana.
Não há grande necessidade de uma estufa automatizada ser abarrotada de cima a baixo com os mais modernos sistemas de produção. Equipar uma estufa pode ser feito com custo mínimo. O principal aspecto é a funcionalidade consistente de todos os sistemas instalados. Isso garante que a eficiência máxima seja alcançada.
Tipos e designs
Todos os benefícios da sua própria estufa podem ser vistos no momento em que vegetais frescos e saborosos aparecem na mesa. Além disso, isso acontece todos os dias, e não apenas nos dias quentes de verão. Não há necessidade de enlatamento e congelamento para uso futuro. A estufa dá tudo fresco, natural e próprio.
Para escolher uma estrutura de alta qualidade, você precisa levar em consideração os parâmetros do terreno e, claro, decidir sobre a escolha da cultura a ser cultivada. É difícil não se perder na variedade de opções oferecidas, pois hoje existe uma grande variedade de modelos no mercado, e um é melhor que o outro. E os artesãos da dacha moderna oferecem suas próprias invenções, muito mais perfeitas do que alguns desenvolvimentos de fábrica. Então, onde você deve escolher?
Primeiro você precisa decidir para que serve a estufa:
- o que vai crescer nele e em que volumes;
- o design será usado apenas no verão ou durante todo o ano;
- dimensões da estrutura;
- o número de hortaliças cultivadas (para uso pessoal ou também para venda);
- o grau de automação da estufa, etc.
No mercado encontram-se principalmente estufas de vidro sobre uma estrutura metálica em forma de casa, bem como interessantes estruturas arqueadas de policarbonato. É mais fácil dobrar uma folha deste material em forma de arco do que cortar, além disso, o fator de estanqueidade da estrutura é importante aqui. Antes de fazer uma escolha, é necessário considerar todas as desvantagens e vantagens dessas estufas.
Em forma de arco
Prós:
- pequeno plano de reflexão, então mais luz solar entra;
- uma grande quantidade de espaço livre - as plantas têm espaço para crescer em comprimento;
- o design tem uma aparência agradável;
- simplicidade de construção e facilidade de transporte;
- a capacidade de adicionar novos segmentos para expandir a área cultivada.
Contras do design:
- a neve praticamente não rola para fora de tal estufa, e existe a possibilidade de que a estrutura possa dobrar e quebrar;
- se montada incorretamente, a estanqueidade pode ser quebrada e, além de água, insetos nocivos podem entrar na estufa;
- em caso de fixação insuficientemente confiável à fundação, a estrutura pode ser demolida pelo vento.
Estufa
Vantagens:
- essa estrutura é fácil de fazer com as próprias mãos;
- a neve no telhado não dura mais, então não se preocupe com as deflexões;
- em uma estufa deste tipo, é mais fácil instalar vários sistemas de automação;
- a escolha de materiais para construção é bastante diversificada;
- existe a possibilidade de melhorar ainda mais a aparência.
Desvantagens:
- a estufa tem um alto grau de reflexão devido à superfície plana, então pode não haver calor solar suficiente para as plantas;
- no futuro, se for necessária uma expansão da área, será difícil fazê-lo;
- um grande número de componentes que requerem monitoramento constante;
- o telhado dessas estufas é bastante pesado, portanto, ao erguer uma estrutura, é necessária uma base sólida e poderosa.
Além das formas tradicionais, você pode considerar outros tipos de estufas. Tudo depende da conveniência do trabalho e das necessidades das próprias fábricas. Por exemplo, os pepinos precisam de uma área ampla, mas os tomates precisam de altura.
Uma estufa chamada "Inteligente" é muito procurada pelos residentes de verão hoje.Devido ao fato de que o design desta estufa é muito conveniente e durável, ela servirá por muito tempo. Mas o mais importante, o que torna esta estufa diferente das outras é que ela tem um telhado que se abre.
Você pode agrupar todas as vantagens de "Clever Girl" da seguinte forma:
- confiabilidade e simplicidade de design;
- tipo prático de telhado;
- fácil ajuste dos parâmetros de umidade e temperatura.
O telhado é controlado por um elevador especial sobre rodízios, cujo uso não requer habilidades especiais. A estufa pode ser deixada descoberta durante o inverno. Com isso, o solo ficará saturado de umidade, evitando o congelamento do solo e possível deformação do telhado.
Além disso, esta estufa "inteligente" é capaz de criar de forma independente o microclima necessário em seu interior. O próprio nome da estufa sugere que a qualidade está no seu melhor. Pois bem, a vantagem indiscutível é o baixo custo, que vai recuperar os custos em pouco tempo.
Você pode criar uma estufa "inteligente" com suas próprias mãos. A automação da estufa ajudará a implantar o sistema de controle Arduino, graças ao qual é possível o monitoramento constante dos principais processos. A automação do Arduino notifica o proprietário do sistema de ventilação, umidade, quedas de energia e outras funções. Os dados podem ser exibidos em um computador ou tablet, ou a notificação pode ser realizada usando sinalização luminosa.
O funcionamento autónomo de uma estufa caseira é conseguido através da instalação de um conjunto, que inclui circuitos eléctricos, persianas com sensores de temperatura e módulos para diversos fins.
O projeto básico de uma estufa "inteligente" feita por você mesmo permite que você execute automaticamente as seguintes funções:
- controle e regulação da temperatura dentro da estufa;
- monitoramento da umidade do ar;
- umedecendo o solo;
- plantas de iluminação.
Melhores opções
Na maioria dos casos, os veranistas dão preferência a amostras de produção estrangeiras, acreditando que os fabricantes estrangeiros produzem produtos de melhor qualidade. Na verdade, as contrapartes domésticas em qualidade e funcionalidade não são inferiores a eles.
A estufa "inteligente" segundo Kurdyumov feita de policarbonato prevê o uso de um sistema de irrigação por gotejamento e ventilação automática sem o uso de eletricidade. Está equipado com um sistema de ventilação automático para proporcionar um clima confortável e favorável ao crescimento da cultura.
O princípio do mecanismo é bastante simples:
- no gio é instalado um cilindro hidráulico com líquido, que, na verdade, pode ser chamado de sensor térmico;
- quando o ar na estufa é aquecido, o líquido se expande, empurra o pistão e a janela se abre;
- quando a temperatura cai, ocorre o processo oposto.
O pistão é capaz de desenvolver uma força de até 100 kg, o que permite mover uma janela com área de até 2 metros quadrados. m. A vida útil de tal dispositivo chega a vários anos, então o preço pode ser considerado bastante aceitável. As aberturas são normalmente localizadas de forma a não causar vento excessivo, caso contrário a estufa pode ser destruída em caso de fortes rajadas de vento.
A irrigação por gotejamento é uma forma de fornecer umidadeem que a água é fornecida em pequenas porções diretamente ao sistema radicular da planta. Para isso, é utilizado um simples conjunto de tubos, mangueiras e bicos. Devido a isso, o nível de umidade necessário é sempre mantido no solo. Além disso, a água tem tempo de se aquecer até a temperatura ambiente, o que tem um bom efeito no crescimento das mudas.
Como todo o processo de irrigação ocorre automaticamente, o residente de verão não precisa mais fazer isso sozinho. Para maior comodidade, na rega, utiliza-se o mesmo cilindro hidráulico que para a ventilação, ou seja, a válvula abre quando o líquido se expande. O principal fator é a presença de água no reservatório, pois a irrigação é considerada automática desde que haja algo para regar.
Seguindo as recomendações de Kurdyumov, o solo dentro da estufa deve ser coberto com uma camada baixa de material orgânico (cobertura morta). A cobertura morta evita ervas daninhas e mantém o nível de umidade necessário. Materiais leves como palha ou serragem podem ser usados como matéria orgânica para reter o calor. Isso garante a preservação de um clima adequado na estufa.
A estufa de Kurdyumov ajudará um residente de verão experiente a aumentar a produtividade e reduzir os custos de mão-de-obra para a manutenção da estufa. Assim, torna-se óbvio: existem artesãos e fabricantes dignos na Federação Russa que podem competir com concorrentes estrangeiros.
Vantagens
O cultivo de vegetais em uma estufa inteligente não requer uma presença humana constante. O dono da casa só deve plantar as mudas no solo. O uso da automação na economia de estufa possibilita facilitar muito o trabalho na casa de veraneio. Além disso, a safra pode ser colhida durante todo o ano.
A automação permite que você crie as condições ideais para gerenciar o microclima em uma estufa. Os sistemas de autonomia ajudam a economizar tempo e recursos. Vale destacar que a estufa “inteligente”, apesar de sua aparente complexidade, possui um desenho totalmente convencional. Qualquer residente de verão familiarizado com ferramentas pode construir uma estufa. Depois de instalar um sistema de controle automático para a estufa, o residente de verão poderá sentir que o canteiro não é apenas trabalho físico, mas também um local de recreação ao ar livre.
Para informações sobre qual automação escolher para a estufa, veja o vídeo abaixo.
Talvez eu tenha entendido mal alguma coisa? É verdade que as estufas em arco têm mais transmissão de luz do que as estufas com telhados retos? Você está dizendo isso?
A superfície das estufas arqueadas é menos refletiva e, portanto, mais sol entra. Então, está tudo correto.
O comentário foi enviado com sucesso.