Tipos e propriedades de materiais de cobertura para estufas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e características: prós e contras
  3. Agrofibra: o que é?
  4. Dicas de uso e cuidados

A questão de organizar uma estufa é fundamental para todo jardineiro e jardineiro, independentemente da experiência prática. Em particular, isso se aplica à escolha de material de revestimento prático e de alta qualidade. O mercado moderno para esses produtos oferece uma grande variedade de matérias-primas que podem ser utilizadas para a construção de uma estufa.

Peculiaridades

Os materiais de cobertura de última geração tornam possível cultivar com sucesso a maioria das plantas que gostam de calor, mesmo nos climas mais severos. No entanto, para que possam lidar com a tarefa atribuída da maneira mais eficiente possível, eles devem ter certas características e propriedades de qualidade. Por décadas, o vidro ou filme tem sido amplamente utilizado como material de cobertura para estufas. Isso, em certa medida, estreitou o leque de possibilidades para a multifuncionalidade das estruturas.

Hoje, a gama de produtos se expandiu significativamente. No entanto, cada material considerado separadamente tem uma série de qualidades positivas e negativas específicas. Portanto, a escolha dessa ou daquela matéria-prima deve ser feita com cuidado especial.

Para o material de estufas e estufas, vários critérios são propriedades importantes.

  • Força, garantindo a resistência das matérias-primas às flutuações de temperatura, danos mecânicos, efeitos de qualquer precipitação atmosférica, vento e radiação ultravioleta.
  • Transmissão de luz suficiente para economizar no consumo de energia, incluindo aquecimento.
  • Peso aceitável e flexibilidade do material, o que garantirá uma instalação confiável do revestimento na estrutura.
  • A capacidade de dispersar a luz do sol e eliminar a radiação ultravioleta prejudicial.
  • Neutraliza a formação de condensação na superfície, que pode causar queimaduras na folhagem das plantas.
  • Resistência à formação de microflora nociva no revestimento;
  • Facilidade de atendimento, facilidade de uso do material (principalmente quando o trabalho for feito com as próprias mãos).

Para decidir qual material é melhor para a estufa, é necessário um tipo de compromisso entre as propriedades do material para manter o calor no interior, a vida útil, o custo e as condições de instalação.

Tipos e características: prós e contras

Tendo estudado as variedades deste material e as condições individuais de operação, você pode priorizar e comprar corretamente os produtos que atenderão aos requisitos em uma situação particular. O desenvolvimento de tecnologias modernas contribui para que novos produtos deste segmento apareçam no mercado, e os existentes adquiram propriedades adicionais.

Filme de polietileno

Trata-se de um produto que, por um período bastante longo, serviu como principal material de cobertura da estufa. Isso se deveu à escassa variedade de produtos analógicos. Devido a uma determinada política de preços desenvolvida no mercado para este produto, o filme pode ser alterado a cada temporada. As matérias-primas cumpriram perfeitamente suas tarefas funcionais. Hoje é usado principalmente para pequenas estufas.Se os fatores atmosféricos permitiram que o material persistisse ao longo da casa de verão, é recomendável retirar o material para o inverno, pois não resiste a quedas de temperatura de mais de -15ºC. A vida útil do produto nem sempre é determinada pela espessura, e o custo do produto pode aumentar a partir deste parâmetro.

O filme tem várias vantagens. Mudas ou plantas já maduras ficam perfeitamente protegidas das rajadas de vento, da precipitação, das geadas matinais e dos nevoeiros. A leitura do termômetro e o nível de umidade sempre serão mais altos do que fora da estufa. Produtos de revestimento de polietileno convencionais ainda são encontrados em todos os lugares como matéria-prima para revestimento de estufas e estufas. Recomenda-se usar produtos de cor transparente, que não esquentem tanto com os raios solares. As desvantagens do produto incluem uma vida útil curta e um baixo nível de resistência ao corte.

Filme de polietileno reforçado

À luz dos avanços tecnológicos, o filme de polietileno convencional passou por melhorias significativas. A influência do progresso afetou a composição dessa matéria-prima. A inclusão de impurezas especiais possibilitou a criação de um material de cobertura totalmente novo - filme de polietileno reforçado. Tais produtos se destacam por sua disponibilidade e baixo custo.

O filme de reforço é um tecido constituído por três camadas, sendo a camada do meio uma malha de polímero. Visualmente, o produto parece uma rede de pesca, mas as células neste caso são preenchidas com polietileno.

Ela tem seus próprios méritos.

  • Resistência a temperaturas negativas. O material resiste a geadas até -40C, não perde suas propriedades em temperaturas de até + 90C.
  • Devido ao tamanho diferente das células com microporos, as plantas sob o filme respiram bem, a condensação não se acumula na superfície a partir de dentro.
  • Os aditivos estabilizadores de luz e refletivos atuam como componentes adicionais, que prolongam a vida útil do produto, reduzindo o efeito negativo da luz solar sobre o material.
  • boa durabilidade e facilidade de manutenção do produto;
  • os produtos não estão sujeitos a decomposição e formação de bolor, são fáceis de instalar.

As variedades de filmes reforçados incluem produtos que são uma moldura feita de polipropileno ou fios de fibra de vidro, polietileno trançado.

Filme de PVC

Este produto se assemelha ao celofane na aparência. No entanto, ele não emite sons característicos ao contato e é muito espesso. A principal diferença visual do produto em relação aos demais materiais que recobrem a moldura da estufa é a cor amarelada do corte do rolo. As qualidades positivas dos produtos incluem transmitância de luz, que é de 90% para a luz comum e não mais do que 80% para a luz solar.

Não transmite radiação infravermelha, este indicador de oposição entrega 9%. Esta qualidade do material evita que a estufa esfrie durante a noite. As desvantagens do filme incluem baixa resistência a baixas temperaturas. O revestimento pode resistir ao gelo não excedendo -15 ° C. Não é resistente à sujeira: a poeira se instala na superfície do material, o que afeta negativamente a capacidade de transmissão da luz.

Copo

Até recentemente, as estufas de vidro não estavam disponíveis para todos devido ao custo de tal estrutura. Mas a funcionalidade dessas estufas justificava um sério investimento, já que as plantas em seu interior estavam protegidas das intempéries.

O vidro tem muitas vantagens, incluindo:

  • excelente nível de transmissão de luz;
  • boas características de isolamento térmico;
  • bioestabilidade.

As estufas de vidro têm a aparência mais atraente em comparação com outros materiais que podem ser usados ​​para cobrir a estrutura.

As desvantagens da construção de vidro incluem:

  • peso impressionante;
  • fragilidade dos produtos;
  • intensidade de trabalho do dispositivo.

Existem opções alternativas para organizar estufas de vidro, que pressupõe a utilização de caixilharia antiga com envidraçamento integral para o efeito. Para os veranistas mais trabalhadores, esta solução será ideal, pois o uso de materiais usados ​​economizará dinheiro, construirá uma estufa ecologicamente correta e durável que não tenha medo do frio, da neve, da chuva e do sol quente e escaldante. Você pode retornar o vidro sujo à sua transparência anterior usando uma mangueira de irrigação comum e panos limpos.

Policarbonato celular

Este material pertence ao grupo das matérias-primas caras. Ele vem em tamanhos de folhas diferentes. O policarbonato é uma construção oca com pontes ao longo do produto que apresentam alguma semelhança com um favo de mel.

As características positivas do material incluem as seguintes características:

  • bom nível de isolamento térmico;
  • transmissão de luz (84%);
  • resistência a danos mecânicos;
  • peso mínimo;
  • bela aparência;
  • facilidade de instalação.

As desvantagens do policarbonato celular são:

  • deformação quando aquecido ou resfriado;
  • diminuição na transmissão da luz ao longo do tempo.

Ao organizar estufas com tais produtos, as extremidades das folhas devem ser adicionalmente protegidas da umidade por meio de tampões. A construção em policarbonato vai durar muito tempo, e as opções de configuração, graças à capacidade de dobrar as folhas, podem ser muito diversas. É por isso que este material é preferido pelos paisagistas.

Agrofibra: o que é?

Este produto é um tecido não tecido semelhante ao tecido não tecido. Em sua produção, são utilizados polímeros.

O que acontece?

Existem dois tipos de material que possuem uma finalidade específica. Existem produtos em preto e branco. A primeira opção destina-se ao isolamento de mudas e proteção contra ervas daninhas, a última à construção das próprias estruturas de estufa. A Agrotêxtil está representada no mercado por produtos similares nos mais diversos tipos. Os materiais mais exigidos são agrotex, spunbond, lutrasil. Todos os tipos de produtos são semelhantes em suas características, embora o mesmo material possa ser denominado de maneira diferente por cada fabricante.

A agrofibra pode ter diferentes marcações que indicam sua densidade (60, 80, 42). A tecnologia de instalação de tal material não requer uma moldura especial. Com um material de espessura média, você pode simplesmente cobrir as mudas, fixando o revestimento nas bordas. Para equipar estufas com moldura, é necessário adquirir material de alta densidade.

Vantagens e desvantagens

O agrotêxtil tem características positivas:

  • o material não absorve líquido e o transmite perfeitamente;
  • fornece proteção confiável contra os raios ultravioleta;
  • retém o calor bem por dentro;
  • excelente permeabilidade ao ar;
  • elimina a formação de condensação;
  • protege de forma confiável as plantas de insetos, pássaros e precipitação (granizo e chuva congelante);
  • é fácil de usar e manter.

As desvantagens do produto são:

  • Preço Alto;
  • um pequeno nível de isolamento térmico.

Aplicação: Recursos

Jardineiros experientes, ao instalarem a agrofibra na moldura, recomendam reforçar os cortes do tecido no meio da tela, formando a partir deles uma espécie de amarração que garantirá a comodidade e eficiência da fixação. Para a execução do trabalho, não é necessário adquirir uma ferramenta especial ou envolver especialistas no processo. A capacidade de amarrar nós de tecido será suficiente. Se as ripas forem fixadas nas bordas, o vento da estrutura será significativamente reduzido. A lona, ​​que já se tornou inadequada para o revestimento de estufas, pode ser efetivamente utilizada como produto de cobertura de mudas ou plantas com flores perenes. A vida útil média da rocha do material é de 4 a 5 anos.

Dicas de uso e cuidados

Observe algumas diretrizes.

  • Com a falta de recursos, a opção mais econômica para o material de cobertura de estufas será o filme de polietileno. Para consumidores com capacidade financeira média, seria mais lógico optar por vidro ou policarbonato.
  • Se a operação da estufa for de curto prazo, não há sentido prático em comprar materiais caros e duráveis.
  • Uma pequena estrutura pode ser coberta com diferentes materiais a cada temporada. É melhor equipar construções com dimensões sérias de forma mais completa (por exemplo, usando vidro, que é despretensioso de cuidar).
  • Os produtos de PVC são muito duráveis, podem ser usados ​​por cerca de 8 anos, porém, como o filme de polietileno comum, precisará ser desmontado no final da temporada.

O dispositivo de uma estufa pressupõe o conhecimento de que não vale a pena plantar a mesma planta no mesmo local todos os anos. A agrofibra e o policarbonato celular têm tido recentemente a maior procura entre os jardineiros. Esses materiais são de alta qualidade e eficiência em fornecer um microclima ideal dentro da estufa.

Como escolher uma estufa, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário