Acionamento térmico para estufas: características e benefícios da operação
A vida no estilo orgânico e ecológico obriga os artesãos modernos a recorrer à disposição mais confortável de seus terrenos para produzir produtos de maior qualidade. Muitas vezes, tudo o que é plantado em um terreno pessoal é usado para si, raramente qualquer agricultor moderno com uma pequena horta organiza o cultivo de vegetais, frutas e bagas em escala industrial. No entanto, os residentes de verão comuns e os jardineiros têm muito a aprender com os fazendeiros profissionais. Por exemplo, automação de vários processos em estufas.
A necessidade de ventilação
Todos os residentes de prédios de apartamentos sabem que você pode conseguir legumes frescos no inverno ou no início da primavera apenas na loja. Mas aqueles que têm à sua disposição pelo menos um pequeno pedaço de terra podem organizar um banquete de vegetais durante o tempo frio e as colheitas ruins. Para esses fins, as estufas são frequentemente instaladas em hortas. Essas construções externas podem ser feitas de vários materiais: de filme industrial denso a vidro pesado. As mais populares hoje são as estufas de policarbonato.
O princípio básico da estufa é criar as condições mais confortáveis para o cultivo.
Vários fatores contribuem para isso.
- Manter a temperatura. Para o pleno funcionamento da estufa, deve haver pelo menos 22-24 graus de calor dentro.
- Ótima umidade do ar. Este parâmetro é desenvolvido para cada planta individual. Mas também existe uma certa norma, que vai de 88% a 96%.
- Exibindo. O último ponto é uma combinação dos dois anteriores.
Para normalizar a temperatura e a umidade necessárias na estufa, é necessário providenciar banhos de ar para as plantas. Claro, você pode fazer isso sozinho. De manhã - abrir portas ou janelas e fechá-las à noite. Isso é o que eles fizeram antes. Hoje, o progresso tecnológico agrícola tornou possível inventar dispositivos para abrir e fechar automaticamente as janelas das estufas.
Deve ser entendido que as técnicas de esboço de planta padrão não são aceitáveis. A partir de uma queda muito acentuada na temperatura ou no nível de umidade, pode ocorrer a deterioração do estado da cultura e sua morte. Se nas estufas de filme houver uma variante da autoventilação (devido ao aperto insuficiente de tais estruturas), então os edifícios de vidro e policarbonato precisam de ventilação automática.
Além do monitoramento desses indicadores, existe o risco de desenvolvimento de bactérias e microrganismos patogênicos.afetando negativamente o crescimento de vegetais e frutas. Muitos insetos também preferem locais quentes e úmidos para sua implantação. Os banhos de ar periódicos em estufas lhes trazem desconforto. Dessa forma, ninguém invadirá sua colheita futura.
Para não se preocupar e não correr a cada meia hora ou hora até a estufa, verificando todos os indicadores, especialistas na área de agricultura aconselham a compra e instalação de acionamentos térmicos. O que é e como funciona, vamos descobrir melhor.
Recursos e benefícios do aplicativo
Na verdade, um atuador térmico é um fecho automático, que é ativado pelo aumento da temperatura ambiente. Relativamente falando, quando as plantas ficam muito quentes, a janela se abre.
Este autoventilador tem uma série de vantagens agradáveis.
- Não há necessidade de controle de temperatura constante na estufa.
- Não há necessidade de conduzir eletricidade para funcionar.
- Você pode comprar um atuador térmico em muitas lojas de jardinagem e departamentos de construção de hipermercados a um preço acessível. Você também pode fazer isso sozinho de meios quase improvisados.
Antes de proceder à escolha de uma ou outra automação para ventilação da estufa, preste atenção às características de instalação e utilização desta ferramenta.
A primeira e básica regra é atentar para o fato de que o esforço para abrir e fechar janelas e portas não deve ultrapassar 5 kg.
A segunda nuance é a seleção do local desejado onde o ventilador será localizado. Por ser composto por duas partes e possuir dois fechos, um deles deve ser fixado à parede da estufa e o outro a uma janela ou porta. Neste caso, é necessário verificar o quão cômodo e simples será a montagem de um dos suportes na parede da estrutura.
A terceira característica dos acionamentos térmicos com efeito de estufa é que a cavidade interna do cilindro de trabalho está sempre cheia de líquido. Esta circunstância controla a abertura e o fechamento de janelas e portas. Portanto, os fabricantes não aconselham a desmontagem do design do dispositivo, para não prejudicar. O pleno funcionamento só é possível com uma certa quantidade de líquido.
O bom é que as janelas e portas de abertura automática podem ser aplicadas em qualquer estrutura: desde folhas padrão até estruturas de policarbonato duráveis. Mesmo em uma estufa de cúpula, um acionamento térmico automático será apropriado.
Características e princípio de funcionamento
Independentemente do tipo de unidade térmica usada, sua função principal é ventilar automaticamente se a temperatura exceder o limite máximo permitido. Quando este indicador diminui e se torna ideal, a unidade é acionada para fechar a janela ou porta.
Existem apenas dois dispositivos operacionais principais na unidade térmica: sensor de temperatura e o mecanismo que o aciona. O design e a localização desses componentes podem ser muito diversos. Além disso, este dispositivo pode ser complementado com fechos de porta e fechaduras especiais, que garantem um fecho hermético.
As máquinas automáticas para portas e aberturas de estufas são geralmente divididas em tipos de acordo com seu mecanismo de ação.
- Volátil. É um acionamento elétrico acionado por um motor. Para ligá-lo, existe um controlador especial no aparelho que reage às leituras do sensor de temperatura. Uma grande vantagem desse tipo de unidade térmica é a capacidade de programá-la de acordo com seus parâmetros individuais. E a maior desvantagem é sua volatilidade. Quedas de energia podem ocorrer quando você não as espera, por exemplo, à noite. Em primeiro lugar, uma queda de energia centralizada pode levar a um mau funcionamento no programa deste tipo de acionamento térmico e, em segundo lugar, as plantas podem sofrer tanto congelamento (se o autofiltro permaneceu aberto após desligar a luz) quanto superaquecimento (se a ventilação não ocorreu em a hora definida).
- Bimetálico. Eles são dispostos de tal forma que placas de metais diferentes, interconectadas em uma determinada configuração, reagem ao aquecimento de maneiras diferentes: uma aumenta de tamanho, a outra diminui. Esta inclinação facilita a abertura da janela para ventilação na estufa. A mesma ação ocorre na ordem inversa. Você pode desfrutar da simplicidade e autonomia do mecanismo neste sistema.O distúrbio pode fornecer o fato de que não há energia suficiente para abrir uma janela ou porta.
- Pneumático. Hoje, esses são os sistemas de acionamento térmico de pistão mais comuns. Eles atuam com base no fornecimento de ar aquecido ao pistão do atuador. Isso acontece da seguinte forma: o recipiente selado aquece e o ar dele (aumentado, expandido) é transferido através do tubo para o pistão. Este último põe todo o mecanismo em movimento. A única desvantagem de tal sistema é o aumento da complexidade de sua execução independente. Mas alguns artesãos populares foram capazes de pensar nisso. Fora isso, praticamente não há reclamações sobre acionamentos térmicos pneumáticos.
- Hidráulico. O mais simples e também usado com frequência em fazendas com jardim privado. Dois vasos comunicantes são tomados como base. O líquido é transferido de um para o outro alterando a pressão do ar durante o aquecimento e o resfriamento. A vantagem do sistema reside em sua alta potência, total independência energética e facilidade de montagem automática a partir de meios improvisados.
Atuadores térmicos domésticos de vários tipos estão recebendo avaliações muito boas hoje. Estabelecer pelo menos um deles não será difícil mesmo para uma pessoa que não entende nada sobre o assunto. E o custo agradável dos sistemas de ventilação automática de estruturas de estufas agrada tanto aos olhos quanto ao bolso dos proprietários parcimoniosos.
Se você decidir fazer um atuador térmico sozinho, use as instruções passo a passo para este processo. Você terá que fazer não só esforço, mas também diligência e máxima atenção a todos os detalhes para alcançar o resultado desejado.
Como e do que fazer você mesmo: opções
A vantagem de criar um atuador térmico com as próprias mãos é a possibilidade de usar materiais improvisados. Basta preparar todos os detalhes necessários para isso.
Uma cadeira-cadeira de escritório é uma ferramenta muito conveniente e simples para fazer um acionamento térmico automático. Com que frequência, enquanto trabalhava no computador, você levantou e abaixou o assento até o nível necessário? Isso foi possível graças ao elevador a gás. Às vezes também é chamado de cilindro de elevação.
Para fazer uma unidade térmica "faça você mesmo" para uma estufa a partir desta parte de uma cadeira de escritório, faça essas manipulações com ela.
- O cilindro consiste em dois elementos: uma haste de plástico e uma haste de aço. A primeira etapa do trabalho é livrar-se do corpo de plástico, restando apenas o segundo, mais durável.
- Colocando de lado a peça sobressalente do móvel de escritório principal, pegue uma haste de metal com um diâmetro de 8 mm. Fixe a peça em um torno de forma que fique um pedaço de cerca de 6 cm no topo.
- Puxe o cilindro preparado para esta haste e empurre o mais forte possível para que todo o ar saia desta última.
- Corte a parte cônica do cilindro e pressione a barra de aço através do orifício. Tenha cuidado para não danificar a superfície lisa e o elástico.
- No final da haste, é necessário fazer uma rosca que vai encaixar na porca M8.
- O revestimento extrudado agora pode ser colocado de volta no lugar, tendo o cuidado de proteger o pistão de alumínio.
- Insira a haste de aço na luva interna e puxe-a para fora da parte de trás do cilindro.
- Para evitar que o pistão deslize para fora, não caia no cilindro durante a operação, aparafuse uma porca M8 na rosca preparada.
- Insira o pistão de alumínio na sede da válvula. Solde um tubo de aço na extremidade cortada do cilindro.
- Conecte o mecanismo resultante à unidade de controle da janela.
- Deixe todo o ar sair do sistema e encha-o com óleo (você pode usar óleo de máquina).
O atuador térmico para a estufa feito de peças de cadeiras de escritório está pronto para ser usado. Resta apenas testar o dispositivo na prática e usá-lo.
Claro, fazer essas estruturas com suas próprias mãos é um processo muito trabalhoso. Mas o resultado de muito trabalho e atenção superará todas as expectativas.
Outra ferramenta útil para criar um sistema automático de ventilação com efeito de estufa é um amortecedor convencional para automóveis. O principal ingrediente ativo aqui também será o óleo do motor, que reage de forma muito sutil a pequenas mudanças de temperatura, o que aciona todo o mecanismo.
O acionamento térmico para a estufa do amortecedor é executado em uma sequência específica.
- Prepare os materiais necessários: uma mola a gás de um amortecedor de carro, duas torneiras, um tubo de metal.
- Junto à janela, cuja abertura e fecho está previsto ser automatizado, instale a haste do amortecedor.
- A terceira etapa é preparar o tubo de lubrificação. Conecte uma válvula a uma extremidade do tubo para o fluxo do fluido da máquina, à outra - a mesma estrutura, mas para drená-la e alterar a pressão no sistema.
- Corte a parte inferior da mola a gás e conecte-a ao tubo de óleo.
O atuador térmico das peças do amortecedor automotivo está pronto para operar. Monitore o nível de óleo no tubo para evitar mau funcionamento do sistema.
Depois de conversar com profissionais, vasculhar suas peças desnecessárias na garagem ou galpão, você encontrará um grande número de peças necessárias para criar seu próprio projeto de atuadores térmicos. Se a instalação dos produtos acabados for feita da maneira mais rápida e simples possível, então até mesmo fazer o seu próprio mecanismo com fecho de porta ou fechadura não será difícil para você.
Depois de colocar o sistema em ação, é preciso cuidar dele para que também justifique sua peculiaridade em termos de durabilidade do mecanismo.
Dicas de uso e cuidados
Os drives térmicos para estufas são muito fáceis de manter. Eles precisam de lubrificação periódica dos elementos de acionamento, controle do nível do líquido, mudanças nos parâmetros físicos dos quais aciona os sistemas automáticos.
Além disso, se você não planeja usar a estufa no inverno, os especialistas recomendam remover os atuadores térmicos das janelas e portas para estender sua vida útil.
Avaliações
Hoje, o mercado oferece uma ampla seleção de acionamentos térmicos domésticos para estufas. Os comentários sobre eles são mistos. Alguns compradores reclamam do alto custo de um abridor automático de design simples (cerca de 2.000 rublos cada).
Entre as vantagens, os consumidores destacam, é claro, a automação do processo de ventilação da estrutura da estufa, mas, ao mesmo tempo, se alegram com a possibilidade de abrir / fechar manualmente a estufa, se necessário.
Existem poucos comentários sobre a instalação de drives térmicos. Assim, por exemplo, os compradores se concentram no fato de que um local é necessário para instalar a maioria deles na parede da estufa. Ou seja, uma "parede" de policarbonato padrão não é capaz de suportar uma das partes do atuador térmico. Para tal, deve ser reforçado, por exemplo, com uma folha de contraplacado, um painel ou um perfil galvanizado.
Quanto ao resto, os agricultores modernos estão felizes com essa compra e compartilham suas impressões sobre o mecanismo que automatizou seus esforços para cultivar plantas agrícolas de alta qualidade.
Como fazer um atuador térmico para uma estufa com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.