Tipos e características de estufas com telhado aberto
O cultivo de hortaliças, ervas e outras culturas é considerado uma tarefa difícil, uma vez que certas condições climáticas são necessárias para o crescimento normal das plantas. Portanto, muitos proprietários de terras preferem instalar estufas com telhado aberto. Além de permitirem manter o nível necessário de umidade e calor no interior da estrutura, são fáceis de montar. Devido à grande variedade de formas e tamanhos, essas estruturas podem ser colocadas em locais de qualquer tamanho.
Recursos e tipos
A estufa de telhado aberto tem um design único que é muito popular e procurado nas atividades agrícolas. Um de seus principais componentes é o telhado, que deve suportar cargas de neve e vento no inverno. Devido ao impacto negativo de fatores externos, ele pode ser danificado e se tornar impróprio para uso posterior. Portanto, sua moldura é feita de material durável, que tem uma aparência dobrável.
O telhado é montado para o inverno e desmontado no outono.
Essas estufas são projetadas para o cultivo precoce de mudas, ervas e outras culturas vegetais. A estrutura pode servir com segurança por mais de um ano, desde que seja dotada de uma moldura resistente, forrada com lona ou filme, também existem estruturas com laterais removíveis. As estufas costumam ser cobertas com policarbonato, que retém bem o calor dentro da estrutura e permite a passagem do nível de luz necessário para as plantas. Graças à cobertura removível da estufa, o regime térmico pode ser controlado e, quando aquece, a estrutura é aberta. Se isso não for feito, as culturas podem amarelar e desaparecer devido ao excesso de evaporação da umidade.
Para o cultivo doméstico de plantas, via de regra, são instaladas estufas de tamanho padrão de 2 x 4. Dependendo da estrutura da estrutura, vários tipos são diferenciados.
- "Cabriolet". O telhado em tal estrutura não é removido, mas inclina-se para trás ou desliza para baixo ao longo das ranhuras. Externamente, a moldura se assemelha a uma caixa de pão. Se necessário, você pode abrir o telhado completamente ou apenas algumas de suas seções.
- "Borboleta". A estufa tem o aspecto de um arco, o seu telhado é constituído por várias peças fixadas nas paredes, que, quando abertas, sobem com ela. Exteriormente, lembra as asas de uma borboleta. Se você planeja instalar uma grande estrutura, recomenda-se que este modelo de estufa seja dividido em segmentos separados, isso protegerá as plantações da hipotermia.
- "Matryoshka". É semelhante à "borboleta", mas, ao contrário da versão anterior, seus detalhes são deslocados para os lados. Graças à estrutura única da estufa, você pode abrir totalmente o espaço ou deixar pequenas áreas para ventilação. Este projeto não requer a instalação de uma fundação, é fácil de montar e fácil de transportar.
Formas e dimensões da estrutura
Hoje, existem muitos modelos de estufas com telhado aberto, que diferem entre si não apenas nas características de design, mas também na forma e no tamanho.
Na maioria das vezes, edifícios de vários formatos são escolhidos para o cultivo.
- Arqueado. A moldura da estrutura parece um semicírculo, portanto a umidade é uniformemente distribuída dentro dela, e o condensado não se acumula nas paredes, mas flui para baixo.Para facilidade de uso, essas estufas são divididas em segmentos que são conectados na parte superior do telhado.
- Triangular. As estufas são cobertas por um telhado de duas águas, que externamente forma uma forma triangular. Cada um dos aviões pode abrir de forma independente.
- Plano. A configuração do prédio para montagem lembra uma estufa. O telhado, neste caso, é de uma só inclinação, podendo ser aberto e fechado a qualquer momento. A única desvantagem da estrutura é que, devido à sua forma plana, a precipitação se acumula constantemente no telhado.
- Cúpula. A estrutura é montada a partir de elementos triangulares, cada um deles revestido com um material especial. Graças à sua estrutura conveniente, o telhado da estufa pode ser aberto total e parcialmente.
Muitos jardineiros preferem construir estufas com as próprias mãos., isso permite não apenas economizar dinheiro, mas também escolher uma opção de construção conveniente usando um projeto individual. Para instalar a estrutura de forma independente, você precisa escolher corretamente as dimensões ideais para ela. Normalmente, indicadores padrão são usados para a instalação de estufas.
- Largura. Não só depende deste valor a colocação cómoda das plantas, mas também o acesso ao espaço para os seus cuidados, numa divisão espaçosa será confortável para trabalhar e deslocar-se. A largura do edifício também é influenciada pela largura das portas, que não pode ser inferior a 56 cm, largura das estantes, além disso, deve ser prevista uma pequena passagem de 60 cm entre as estantes. m é considerada a largura ideal para a estufa Dependendo do projeto, as dimensões podem mudar, você pode instalar estruturas largas e colocar vários racks em ambos os lados, tudo depende das necessidades do jardineiro.
- Comprimento. Pode ser diferente. Normalmente, o comprimento padrão das estufas é de 120 cm, pois corresponde às dimensões das placas de policarbonato, frequentemente utilizadas para o revestimento da moldura. Ao criar um projeto de design, também é importante levar em consideração o número de paletes colocados nas estantes. Tradicionalmente, os paletes são produzidos com dimensões de 28 × 53 cm, calculando sua quantidade, será fácil determinar o comprimento desejado da estrutura. Deve-se notar que é difícil manter as condições ideais para o cultivo em estufas compridas, por isso é melhor dar preferência a estruturas pequenas.
- Altura. Depende do tipo selecionado de construção da estufa e da forma do telhado. Via de regra, a altura não deve ultrapassar 180 cm, caso se planeje plantar árvores frutíferas e plantas altas, o projeto é feito individualmente e a altura é aumentada.
Material de capa
Vários materiais de construção são usados para cobrir estufas de telhado aberto. O filme de polietileno é muito popular entre os jardineiros, é caracterizado pela alta resistência e longa vida útil, que pode chegar até 6 anos. Faça a distinção entre filme comum, quente, resistente ao sol e reforçado. Para não danificar o material, ao embainhar não deve ser muito apertado, e os cantos vivos e os pontos de contato com a moldura devem ser cobertos com proteção especial. O filme é barato e, por ser capaz de transmitir bem a luz, pode ser aplicado em várias camadas.
O policarbonato celular também se provou bem como um material de acabamento. Tem grande resistência, se embainhar uma estufa com ela, então a estrutura pode ser usada por muitos anos, e você pode desfrutar de uma excelente colheita. Além disso, o material é caracterizado pela retenção de calor, suas propriedades não são inferiores até mesmo às estruturas envidraçadas. É produzido com estrutura em favo de mel. Além disso, o policarbonato é composto por uma camada inferior e outra superior, entre as quais existem nervuras rígidas, que transmitem os raios solares em diferentes direções, espalhando-os no ângulo desejado.
Recentemente, muitos fabricantes vêm produzindo policarbonato com propriedades únicas, devido às quais o material permite a passagem apenas de "raios úteis" e impede a penetração da radiação ultravioleta. Além disso, possui alta resistência ao impacto e tolera bem não apenas granizo, mas também outros danos mecânicos.
As chapas de policarbonato dobram-se facilmente e assumem o formato desejado, podendo ser utilizadas em qualquer tipo de estrutura.
Um toldo também é usado para cobrir estufas. Este é um material popular que é feito de tecido não tecido, na maioria das vezes thermoselekt, lutrasil e agril são escolhidos para estruturas de acabamento. Embora o toldo seja multifuncional, ele reflete mal o espectro de luz. Portanto, uma estufa assim equipada não agradará com uma colheita grande, pois o calor no interior da estrutura será bem preservado apenas durante o dia, e à noite as plantas podem esfriar bruscamente. Uma tenda não é recomendada para estufas nas quais as primeiras mudas estão planejadas para serem plantadas, ela não as protegerá da geada.
O material mais caro para cobrir estufas é o vidro. Tais estruturas requerem a construção de uma fundação de concreto e a instalação de uma moldura sólida, mas são totalmente ecológicas e criam um microclima excelente para o crescimento das plantações. Além disso, o vidro não tem medo de geadas severas, calor e pode suportar muito peso.
Ângulo de inclinação: o que é melhor?
Antes de construir uma estufa, você precisa determinar o tipo de telhado e o ângulo de inclinação. Normalmente, é instalado um telhado de duas águas ou de inclinação única, dependendo disso, pode ser diferente em tamanho e abrir de forma diferente. Os telhados de duas águas estão disponíveis em muitas opções de design e são caracterizados por propriedades positivas. Para eles, o ângulo ideal de inclinação é de 20-25 graus, se for menor, a "inclinação" vai desaparecer, e um grande ângulo de inclinação, ao contrário, tornará o telhado alto, e fará frio dentro da estufa.
Os telhados com inclinação ideal têm várias vantagens.
- Eles deixam entrar mais luz. Graças à inclinação correta, os raios solares se distribuem uniformemente e geram energia térmica.
- Não segura neve. A precipitação não acumula no telhado para evitar danos de peso.
- Não vaza, seca rapidamente. Como a superfície do telhado estará sempre seca, isso o protegerá da formação de musgo e sujeira. Este telhado é fácil de limpar.
Ao construir estufas, é melhor erguer o telhado da estrutura a um grau de 20-25 graus.
Isso não apenas estenderá a vida útil da instalação, mas fornecerá as condições ideais para um alto rendimento.
Vantagens e desvantagens
Recentemente, estufas com tetos deslizantes e deslizantes têm sido amplamente utilizadas na agricultura. Eles são convenientes de usar, fáceis de montar e permitem que você cultive uma variedade de culturas.
Os designs de topo conversíveis têm os seguintes benefícios:
- possibilidade de ventilação: independentemente da estação do ano, a cobertura pode ser total ou parcialmente aberta e é garantida a circulação necessária dos fluxos de ar;
- sem rascunho;
- boa iluminação;
- proteção da cobertura contra deformações;
- manter um microclima ideal para o crescimento da planta;
- preço acessível;
- possibilidade de instalação em lote de qualquer área.
Quanto às deficiências, essas estufas têm apenas um - baixa estanqueidade. Portanto, é indesejável plantar safras que adoram o calor nessas estruturas. Eles geralmente são usados para cultivar vegetais, frutas vermelhas, ervas e alguns tipos de cogumelos. É possível aumentar adicionalmente a estanqueidade das estruturas com a ajuda de revestimentos com materiais especiais que ajudarão a evitar a penetração de ar frio em seu interior.
Use e cuide, comentários
As estufas conversíveis exigem o cumprimento de certas regras operacionais. O telhado precisa ser totalmente separado para o inverno e montado no verão.Esta condição é obrigatória para todos os tipos de estruturas, independentemente de suas características de projeto. Graças ao fato de as estufas serem revestidas com materiais modernos, tornou-se muito mais fácil cuidá-las adequadamente.
As estruturas devem ser colocadas em uma área onde haja acesso à luz. Caso contrário, por falta de iluminação, as plantas desenvolver-se-ão mal, crescerão lentamente e podem morrer. Ao instalar uma estufa, é importante resolver a questão do funcionamento do seu telhado no inverno. Você precisa saber como ele será removido e limpo da neve. Claro, vai ser difícil fazer isso no inverno, mas se você não ventilar periodicamente a estrutura interna, o telhado pode servir como um excelente local para o desenvolvimento de microorganismos, que irão prejudicar ainda mais as plantas e causar várias doenças.
Além disso, é importante limpar constantemente o telhado e as paredes da estrutura da neve. Embora a maioria dos materiais de acabamento sejam altamente duráveis, durante o degelo, uma crosta de gelo pode aparecer em sua superfície, o que pode danificar ainda mais sua estrutura e causar deformação. A neve úmida é considerada especialmente perigosa; sob a influência de seu grande peso, o telhado pode ceder e formar-se pequenos buracos que quebrarão a estanqueidade.
Portanto, a estufa deve ser bem limpa e ventilada, para que a necessária circulação dos fluxos de ar quente e frio no interior da estrutura seja realizada.
Muitos jardineiros embainham as estruturas da estufa com policarbonato, ele espalha bem os raios de sol, mas as plantas também precisam de iluminação natural, por isso os telhados devem ser movidos ou removidos. Também é importante verificar regularmente o funcionamento das peças deslizantes, se necessário, apertar e lubrificar as dobradiças, limpar as ranhuras da sujeira.
Uma vez por ano, essas estufas exigem limpeza geral, que é melhor feita no outono. Para isso, o solo é limpo de resíduos vegetais, cavado e fertilizado. As paredes da estrutura são lavadas com água e sabão, vale atentar para o fato de que o uso de soluções químicas é inadmissível, pois podem conter substâncias agressivas que irão danificar o acabamento. É necessário lavar com especial cuidado as juntas e costuras da estrutura, pois é aí que os microrganismos se acumulam com mais frequência.
Hoje existe uma grande seleção de modelos de estufas de telhado aberto. Os designs "Matryoshka", "Present" e "Nurse-clever" são muito populares entre eles. Eles receberam muitas críticas positivas e se estabeleceram como as melhores instalações de cultivo. Estas estufas são fáceis de operar, fáceis de instalar e oferecem todas as condições necessárias para o crescimento da cultura.
Estufa "Lótus": descrição
"Lotus" é uma estrutura de estufa única. Tem um design compacto, pelo que pode ser colocado em áreas com espaço limitado. Esta opção de estufa é adequada para agrônomos novatos. A estrutura é montada a partir de tubos duráveis galvanizados, sua moldura é revestida com policarbonato, portanto, ao contrário de outros modelos, é confiável no funcionamento e tem longa durabilidade.
O telhado da estufa "Lotus" é fixado com portas especiaispara que possa ser aberto de qualquer lado. Graças a este projeto, as plantas podem estar ao ar livre em dias de sol e, em clima frio, podem ser facilmente escondidas sob um dossel. "Lotos" é adequado para o cultivo de verduras, pepinos, tomates e culturas que não gostam de muita umidade, pois podem ser protegidos com venezianas contra a chuva.
A estufa tem dimensões padrão: comprimento 210 cm, largura 90 cm e altura 80 cm, sendo a estrutura considerada de médio porte, podendo ser instalada tanto em grandes como em pequenas áreas. Deve-se notar que a estufa da Lotus é barata, até mesmo um jardineiro amador iniciante pode pagá-la.Uma característica distintiva da estrutura é o seu desenho técnico, graças ao qual todas as juntas e costuras da estrutura são fechadas com cantos de proteção especiais. Portanto, a sujeira não atinge a superfície do acabamento e da moldura.
O conjunto completo da estufa "Lotus" também inclui vedações adicionais, bem como um fixador de moldura. A instalação da estrutura não requer o vazamento da fundação, o trabalho de instalação é realizado rapidamente e, se necessário, a estrutura pode ser facilmente montada e removida para outro local.
Para obter informações sobre como montar corretamente a estufa "Inteligente" com telhado aberto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.