Tamanho da estufa: o que influencia a escolha?

Contente
  1. Características e critérios de seleção
  2. Parâmetros padrão e ótimos
  3. Relacionamento com componentes
  4. Material da estrutura e fundação
  5. Forma de estufa
  6. Instalação de estufa de policarbonato

Para os residentes de verão na maior parte da Rússia, o uso de estufas é uma medida forçada. O tempo e as condições climáticas não permitem o cultivo de vegetais que gostam de calor em campo aberto. Nessas circunstâncias, uma boa colheita de pimentão, berinjela e tomate só pode ser obtida em estufas. As estufas variam em tamanho. Mas antes de construir uma estrutura em um site, é importante descobrir o que afeta a escolha de um determinado tamanho.

Características e critérios de seleção

Para lotes pessoais, as estufas são selecionadas de acordo com dois critérios. Em primeiro lugar, as necessidades da família são levadas em consideração. Para famílias numerosas, uma estufa de grandes dimensões, por exemplo, com 8 metros de comprimento, é adequada. As solicitações de uma família de duas pessoas serão atendidas por uma estrutura mais curta - 4 m.

Quanto à largura, ela deve ser escolhida não arbitrária, mas bastante definida. A largura da estufa deve ser tal que seja possível equipar canteiros e caminhos nela. Se a sua escolha recai sobre uma estrutura de 2 metros de largura, o corredor passará no centro e as camas ficarão em ambos os lados. A largura máxima da cama deve ser confortável para remover ervas daninhas e afrouxar. Via de regra, oitenta centímetros são suficientes.

Numa estufa de 3 metros de largura, é aconselhável fazer três canteiros e dois corredores. A distância entre canteiros adjacentes deve permitir a livre movimentação com regadores, se a irrigação estacionária não estiver equipada. Além disso, é importante considerar que você não terá apenas que caminhar entre as plantas, mas também se agachar e se curvar para soltar o solo, arrancar as ervas daninhas e colher os frutos maduros.

O segundo critério é o espaço livre. Para uma estufa, não apenas um terreno, por exemplo, 3 por 6 metros, é adequado, mas um local onde:

  • não há árvores frutíferas nas proximidades;
  • os lados longos da estrutura ficarão voltados para o sul e o norte;
  • a sombra da casa (garagem ou outros edifícios altos) não cairá sobre a estufa;
  • é conveniente trazer (trazer) água e fertilizantes;
  • a estufa não incomodará os vizinhos.

O local deve ser escolhido com antecedência. Se, ao marcar o território, por exemplo, houver um espaço livre sob uma estrutura de quatro metros, não o deixe vazio. Melhor comprar uma estufa de 5 m de comprimento e plantar nela não apenas pimentões e tomates, mas mais alguns arbustos de berinjela. E lembre-se de que a estufa deve ser configurada de forma que as plantas recebam o máximo de luz solar.

A escolha do comprimento também depende do método de plantio das plantas. Quando se planeja crescer não em cumes, mas em paletes especiais ou em racks, os parâmetros da estufa já dependem das bandejas e paletes disponíveis.

A altura é escolhida dependendo da altura das plantas e da altura dos usuários. A pessoa deve estar confortável dentro da estrutura. Em estruturas domésticas, como regra, uma altura de 2,0 - 2,5 m é suficiente.As estufas industriais têm dimensões diferentes.

Parâmetros padrão e ótimos

As estufas são produzidas como padrão e sob encomenda. Em princípio, a estrutura pode ser dimensionada para qualquer tamanho. Porém, a escolha oferecida pelos fabricantes é tão grande, que você sempre pode encontrar as dimensões certas. Assim, para a produção industrial de produtos agrícolas, são produzidas estufas de grandes dimensões com uma área útil de vários hectares.

As pequenas fazendas preferem instalar várias estufas de médio porte, por exemplo, 100 sq. m.Esses tipos são padrão, possuem parâmetros: 20 m de comprimento e 5 m de largura. Existem modelos retangulares medindo 50 por 10 metros.

As estruturas domésticas diferem porque suas dimensões são mais compactas. Em uma pequena área, você pode instalar uma estufa padrão com parâmetros de 3x4 metros. Como regra, esse projeto tem uma porta ampla, permitindo que você entre com o estoque sem problemas. Existem duas saídas de ventilação. Em modelos mais longos - 3x6 m, pode haver mais aberturas.

Se as estufas curtas geralmente têm uma porta, as estruturas com parâmetros 4x6 e 6x3 são equipadas com duas portas em ambas as extremidades. Neste caso, as entradas são com uma ou duas folhas. As portas de uma folha são instaladas em estufas em arco. As entradas de folha dupla às vezes são encontradas em modelos de empena larga que parecem uma casa. Quanto mais atraente for uma estufa, mais cara ela será.

Relacionamento com componentes

As formas das estufas, em grande medida, dependem do material a partir do qual são montadas. O maior valor é contabilizado pelo material de revestimento.

É sabido que as paredes e o telhado devem transmitir bem a luz e proteger as plantas da chuva, vento, granizo e frio de forma confiável. O primeiro requisito está dentro do poder de vidro, plástico e policarbonato.

O vidro é caro. A instalação de estufas de vidro é bastante problemática em comparação com outros tipos de coberturas. Além disso, a desvantagem do vidro é sua fragilidade. O vidro pode ser danificado durante o preparo do solo na primavera. Não tem seguro contra destruição pelos golpes de um grande granizo.

O envidraçamento é executado em uma estrutura de metal ou madeira. A fixação requer esforço e materiais adicionais.

É mais conveniente prender o filme a uma base de madeira. O polietileno é barato, mas também não difere em durabilidade. Todo o material é capaz de servir para uma temporada de chalés de verão.

O abrigo de filme não pode ser chamado de confiável devido à sua instabilidade ao estresse mecânico. Qualquer arranhão pode danificar o delicado material. Sob a influência da radiação ultravioleta, mudanças de temperatura e umidade, o filme perde sua elasticidade. Um vento forte pode puxá-lo para fora de seu ponto de fixação. O revestimento rasgado pode ser restaurado apenas por um curto período de tempo.

O material mais adequado para revestimento de estufas hoje é o policarbonato.

Ele tem vantagens inegáveis:

  • peso leve;
  • facilidade de instalação;
  • resistência à luz solar;
  • transparência;
  • força relativa;
  • durabilidade;
  • preço democrático.

Estufas de policarbonato retêm bem o calor. Devido ao fato de que as folhas de policarbonato dobram bem, são ideais para estufas com telhado em arco.

Estruturas em arco são reconhecidas como as mais práticas. A água da chuva não se acumula na superfície das estufas. A contaminação é facilmente eliminada. A estrutura celular não entra em colapso sob a influência da precipitação atmosférica, não tem medo de geadas.

A montagem rápida da estrutura é garantida por grandes tamanhos de folhas padrão (2,1 x 6 ou 2,1 x 12 metros). A espessura das folhas para estufas é de 6 a 8 mm. O número mínimo de juntas reduz o trabalho de vedação. Apesar do tamanho grande, as folhas são fáceis de transportar, pois se enrolam facilmente. O policarbonato é cortado com uma faca comum.

Material da estrutura e fundação

A durabilidade e resistência do produto dependem do material da moldura. Os principais componentes iniciais para a estrutura das estufas são madeira e metal.

A madeira tem sido usada como material de construção desde os tempos antigos. Eles não desistiram disso em nossos dias.

Os produtos de madeira têm muitas vantagens:

  • limpeza ecológica;
  • baixo custo;
  • facilidade de processamento;
  • peso leve e facilidade de instalação.

A desvantagem da madeira é sua suscetibilidade ao apodrecimento em alta umidade. O quadro deve ser tratado regularmente com agentes anti-sépticos.Mesmo assim, a moldura de madeira vai durar vários anos.

As estufas com uma ou duas inclinações são feitas de madeira. É possível fazer um telhado em forma de arco, mas os custos serão injustificados, pois outros materiais são usados ​​para um telhado semicircular.

As estufas são freqüentemente construídas de metal. Os quadros são muito duráveis, capazes de suportar cargas pesadas. A vida útil das armações de metal excede significativamente as suas contrapartes de madeira.

Os suportes são geralmente feitos de tubos de alumínio leves. É verdade que o metal não ferroso é mais caro do que, por exemplo, um perfil de aço galvanizado.

Os tubos são fáceis de dobrar, conferindo-lhes a forma de um arco. O alumínio, ao contrário do aço, não requer pintura ou outro tratamento de superfície. Não enferruja, não apodrece, é resistente às mudanças de temperatura e não colapsa sob os raios solares.

Além do custo relativamente alto, o alumínio tem outra desvantagem - baixa soldabilidade. Em casa, a soldagem não funciona. Projetos prontos em tamanhos padrão estão à venda. Se você está satisfeito com as dimensões, esta é a melhor opção.

A estufa é uma estrutura leve. Apesar disso, ela ainda precisa de uma base. Uma estufa sem uma boa base não será capaz de permanecer no local sob fortes rajadas de vento. A fundação também permite um melhor armazenamento de calor no interior do edifício.

Uma base sólida prolongará a vida útil de toda a estrutura. Talvez a opção mais adequada seja uma base de faixa rasa. Você não pode prescindir de uma base de capital ao usar estufas durante todo o ano.

Se a estufa foi projetada para o cultivo de hortaliças no verão, você pode sobreviver com uma opção mais simples - superficial.

Os materiais para a fundação são:

  • vazamento de concreto;
  • blocos de concreto armado;
  • Tijolo vermelho;
  • vigas de madeira tratadas com um agente de decomposição.

A escolha do material afeta a aparência da estufa, o conforto das plantas, a qualidade e a quantidade da colheita. O material deve ser selecionado levando em consideração o tipo de revestimento. Por exemplo, o vidro requer uma base mais rígida do que o policarbonato.

Forma de estufa

A forma das estufas difere em:

  • altura;
  • a forma da base;
  • vista do telhado.

A altura da estrutura depende do "crescimento" das safras cultivadas. Largura e comprimento - das necessidades do dono do site e possibilidades territoriais.

A mais popular é a estufa do tipo arco. O design permite que você cultive plantas de crescimento baixo e altas. É montado em seções separadas. Ao adicionar ou subtrair seções, o comprimento da estrutura é ajustado. Ideal para policarbonato.

As estufas com telhado inclinado são geralmente anexadas a algum tipo de estrutura de capital. Eles estão localizados no lado sul ou oeste do edifício, a fim de permanecer na área de luz solar direta pelo maior tempo possível.

Cubra as estufas anexas com vidro, pois transmite a luz melhor do que outros materiais. Para o cultivo de mudas de flores e hortaliças, são utilizados modelos com telhado inclinado.

Os modelos de frontão são mais comuns do que os modelos de passo único. Coloque as estruturas em um espaço aberto. O revestimento pode ser de filme, vidro e policarbonato. Uma variedade de uma estufa de empena é holandesa. Sua diferença com a empena clássica é que as paredes laterais não se erguem verticalmente, mas obliquamente.

Estufas piramidais e de tendas são raras. Ambos os tipos são compactos, instalados em pequenas áreas. Você pode cultivar mudas, ervas e flores nessas estruturas.

Instalação de estufa de policarbonato

Antes de instalar a estufa, você precisa preparar e marcar o local. No território alocado para a construção, os pinos são colocados em tamanho. Uma trincheira deve ser cavada ao redor do perímetro da futura estufa. O fundo da vala deve ser nivelado e pisoteado, e a posição horizontal deve ser verificada com um nível de construção. Apenas pequenas diferenças são permitidas.

Caso contrário, o edifício está ameaçado de distorções, o que é altamente indesejável. O nivelamento deve ser feito adicionando areia (terra) ou assentando tijolos, e isso requer tempo e esforço físico adicionais.

A fundação é colocada ou derramada ao longo da trincheira. O papel da fundação pode ser desempenhado por uma viga de madeira colocada sobre uma almofada de areia e cascalho ou suportes de tijolo. Seria útil instalar ardósia plana velha ao longo da borda externa da trincheira. Isso impedirá a penetração de ervas daninhas nas plantas cultivadas.

Todas as estufas adquiridas são fornecidas com instruções de montagem. Seguindo as instruções do fabricante, focando no desenho, não é difícil montar uma estufa. Para trabalhar, você precisará da ferramenta e do assistente mais simples.

De forma simplificada, a montagem consiste em:

  • arranjo da fundação;
  • montagem da guarnição inferior e fixação na base;
  • expondo arcos-cremalheira;
  • cremalheiras de fixação;
  • corte e fixação de policarbonato ao longo das extremidades da estufa à estrutura (incluindo cortes de portas e aberturas);
          • instalação e fixação de peças finais;
          • cobrindo arcos com folhas de policarbonato;
          • fixação de placas de policarbonato a arcos com suportes de metal.

          A estufa fica totalmente pronta em poucas horas. Tudo o que resta é cavar as cristas e plantar as mudas crescidas.

          Para informações sobre como escolher uma estufa, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário