Qual policarbonato escolher para uma estufa?

Contente
  1. Escolhendo por densidade
  2. Quão grosso pode ser?
  3. O que é melhor: com ou sem proteção UV?
  4. Outros critérios de seleção
  5. Revisão dos melhores fabricantes

Dada a popularidade cada vez maior do policarbonato, muitos estão interessados ​​em que tipo desse material escolher para a construção de uma estufa? Em primeiro lugar, deve-se observar que estamos falando sobre características como resistência, durabilidade e, o mais importante, sobre conservação de calor e transmissão de luz eficazes.

Atualmente, os fabricantes representam uma gama bastante ampla de seus produtos no segmento de mercado correspondente. Com uma variedade de tipos e parâmetros, nem todos os compradores conseguem navegar e fazer a melhor escolha, cujos resultados satisfariam todos os requisitos.

Escolhendo por densidade

Este material moderno é produzido na forma de chapas com certas dimensões e características. Para escolher o policarbonato certo para diferentes modelos de estufa, uma lista completa de fatores deve ser levada em consideração. De acordo com as estatísticas atuais, além de inúmeras avaliações de residentes de verão experientes, a opção mais adequada é o tipo celular. Ao mesmo tempo, a atenção está voltada para o fato de que esse policarbonato retém melhor o calor.

Tais indicadores de desempenho se devem justamente à estrutura celular do material.

Um ponto igualmente importante é a rigidez das telhas, da qual dependerá diretamente a resistência de toda a estrutura às diversas influências. Estamos falando, em particular, de ventos, bem como de precipitação em forma de neve no inverno. A seleção correta de seus elementos ajudará a garantir a rigidez suficiente de toda a estrutura. Se nos referimos a uma folha de policarbonato, então a ênfase deve ser na estrutura das células (favo de mel), bem como na densidade.

Analisando as principais propriedades da folha reforçada, é importante notar que um indicador como a densidade é determinado não apenas pela configuração do favo de mel. Um fator igualmente importante são os recursos das partições. Até o momento, os modelos são produzidos com células na forma de:

  • quadrados;
  • retângulos;
  • hexágonos.

Portanto, de acordo com jardineiros experientes e especialistas, ao criar estufas de inverno, a resistência do material de base merece atenção especial. Em situações como essa, é melhor usar um PC de alta qualidade que tenha favos de mel hexagonais. Ao mesmo tempo, vale a pena considerar que tais folhas são caracterizadas pelo menor nível de transmissão de luz. Isso significa que se você cobrir a estrutura com um policarbonato semelhante, não terá que contar com uma boa colheita sem iluminação adicional de alta qualidade.

Os modelos com células retangulares hoje são os mais leves e acessíveis. Esse material transmite luz melhor do que todas as outras modificações. Se você levar essas folhas durante a construção de uma estufa, não deverá contar com a alta resistência da estrutura, já que sua densidade é bastante baixa.

O meio dourado será favos de mel quadrados. Tal PC tem boa transmissão de luz contra um fundo de força suficiente. Com base nessa combinação de propriedades operacionais, essa pode ser considerada a melhor opção para estruturas de estufas destinadas ao uso no país na primavera e no verão.

Como já observado, o índice de densidade do material descrito está intimamente relacionado à estrutura das células. Uma dependência semelhante pode ser exibida da seguinte forma:

  • partições retangulares - 0,52-06 g / cu. cm;
  • células quadradas - até 77 g / cu. cm;
  • células em forma de hexágono - 82 g / cu. cm (o mais alto até o momento).

Quão grosso pode ser?

Além da densidade, a lista de critérios-chave para selecionar o tipo de material ideal para a construção de estruturas de estufa também inclui a espessura das folhas de perfil. Ao mesmo tempo, é altamente recomendável não escolher os extremos em uma direção ou outra. Ou seja, em cada caso específico, estamos falando do chamado meio dourado. Se você der preferência a chapas muito finas ou grossas, a resistência estrutural ou a transmissão de luz serão prejudicadas.

De acordo com as recomendações de especialistas e as avaliações de residentes de verão experientes, o indicador ideal varia na faixa de 4 a 8 mm. Ao mesmo tempo, ao fazer uma escolha a favor do limite superior, deve-se ter em mente que estamos falando das folhas mais densas, que irão transmitir a luz pior. Eles são relevantes principalmente para a construção de estruturas de inverno, ou seja, quando a resistência máxima é colocada na vanguarda.

Ao escolher um PC em termos de espessura, toda uma lista de fatores determinantes deve ser levada em consideração.

  1. Características climáticas da região, como a natureza e a quantidade de precipitação. Trata-se principalmente de neve e significa a carga potencial na futura estrutura.
  2. A direção predominante do vento e a força máxima de suas rajadas.
  3. O material com o qual a estrutura da estufa será feita. Naturalmente, as mais duráveis ​​são as estruturas metálicas. A estrutura de madeira tem menor capacidade de carga.
  4. Distância entre as ripas do piso e a própria moldura. Quanto mais próximos uns dos outros os elementos da futura estrutura estiverem localizados, maior será sua resistência. Nessas situações, você pode escolher o policarbonato com espessura menor.
  5. Sazonalidade de funcionamento da estrutura. Portanto, se o plantio for realizado na primavera e no verão, não há necessidade de usar chapas grossas de PC. Se estamos falando sobre a operação de uma estufa durante todo o ano para o cultivo em escala industrial, então vale a pena parar em um policarbonato mais espesso.

Acontece que a espessura do material na escolha é determinada principalmente pelas características das condições operacionais. Com base no escopo de aplicação, as folhas de policarbonato podem ser distribuídas da seguinte forma:

  • 4 mm - estufas pequenas em superfície;
  • 6 mm - estufas com pequena área;
  • 8 mm - grandes estufas;
  • 10 mm - envidraçamento de grandes estruturas de estufas;
  • 16 mm - devido ao aumento da densidade e rigidez, o material é utilizado na construção de conjuntos inteiros de estufas;
  • 20 mm - construção de jardins de inverno e estufas.

De acordo com os conselhos de experientes artesãos e usuários, para uma estufa de médio porte, a melhor solução seria escolher o policarbonato com espessura de 6 mm. Esta abordagem para a escolha de materiais será mais relevante para regiões onde predomina a atividade moderada de neve.

O que é melhor: com ou sem proteção UV?

A essência de toda a estrutura é que o policarbonato estará constantemente exposto aos raios ultravioleta que o destroem. Com base nisso, é recomendável considerar opções para folhas que tenham proteção adicional. Da mesma forma, é possível garantir a segurança do próprio material e das plantas para as quais a radiação forte é prejudicial.

A moderna tecnologia de produção de policarbonato prevê a aplicação de um filme fino, mas ao mesmo tempo mais confiável na superfície das folhas. Não descasca durante a operação e prolonga a vida útil do material, mantendo sua resistência. É importante lembrar que ao instalar um PC com filme semelhante, a camada protetora é colocada do lado de fora.

Escolhendo opções de orçamento com espessura mínima de proteção ou sem ela, você não deve contar com uma longa vida útil.Como mostra a prática, após 2-3 anos será necessário alterar o revestimento da estrutura da estufa. Deve-se observar que os dados sobre a disponibilidade de proteção estão indicados nos documentos. Como regra, verificar visualmente a presença ou ausência de um filme nem sempre é e nem todos conseguem. Ao mesmo tempo, as marcações estão mais frequentemente presentes na tela, o que permite determinar como posicionar a folha ao instalá-la.

Outros critérios de seleção

Conhecendo as características do policarbonato, você pode escolher o material mais adequado para cada caso. Portanto, ao erguer uma estrutura de capital para o cultivo de plantas durante todo o ano em regiões com condições climáticas difíceis, deve-se dar preferência a placas reforçadas de PC. No entanto, os critérios de seleção não são apenas densidade, espessura e a presença de proteção UV.

Confiabilidade, durabilidade e todos os outros indicadores de desempenho da futura estufa dependerão em grande parte da qualidade do PC. Freqüentemente, os materiais baratos são feitos de materiais reciclados e com violações da tecnologia. Nesses casos, a vida útil será de 2 a no máximo 5 anos. Como mostra a prática, empresas pouco conhecidas muitas vezes são incapazes de oferecer produtos com a qualidade exigida.

Com base nisso, os especialistas recomendam a compra de materiais de marcas conhecidas para os quais os riscos à reputação são inaceitáveis.

Ao escolher uma marca e parâmetros básicos de um PC, antes de mais nada, é necessário levar em consideração as peculiaridades de seu uso potencial. Além das características já listadas, deve-se prestar atenção a:

  • a massa do perfil;
  • raio máximo de curvatura;
  • a cor das folhas de policarbonato;
  • capacidade de transmissão de luz do perfil.

Além disso, a integridade do material deve ser considerada. As folhas de perfil devem ser o mais planas possível e não apresentar danos, deformações e vincos.

Na fase de desenvolvimento de qualquer projeto, para determinar as cargas potenciais, inclusive no quadro, bem como durante o processo de instalação, deve-se levar em consideração a massa de todos os materiais utilizados. Uma vantagem clara do policarbonato é seu peso mínimo. É por isso que é usado em situações onde o máximo de iluminação estrutural está na vanguarda em vários indicadores de densidade. As placas de PC são igualmente adequadas para estufas de aço, alumínio, madeira e plástico.

Entre outras coisas, o peso do perfil tem um impacto direto na sua vida útil. Na prática, esse parâmetro é mais relevante nas situações em que a escolha é feita pelo policarbonato celular. Estamos a falar do efeito sobre a massa da espessura das partições entre as células, o que, via de regra, é bastante difícil de avaliar a olho nu. Em tais casos, as seguintes relações de peso por "quadrado" do perfil da folha devem ser usadas:

  • 4 mm - 800 kg;
  • 6 mm - 1.300 g;
  • 8 mm - 1.500 g;
  • 10 mm - 1.700 g;
  • 16 mm - 2700 g.

É importante lembrar que as folhas de policarbonato mais pesadas oferecem maior proteção contra todos os tipos de influências. Ao mesmo tempo, o material leve não tem capacidade de carga suficiente. Ao mesmo tempo, os modelos pesados ​​são mais caros do que os leves com as mesmas dimensões.

O perfil PC é capaz de dobrar sem pré-aquecimento, sem perder suas características, inclusive a resistência. Você pode determinar o raio de curvatura máximo da chapa usando a fórmula: R = t * 175 (t é a espessura do perfil e R é o valor desejado).

Acontece que uma folha de 10 mm pode ser dobrada até 1,75 metros. Tendo em conta as características de design do material, este indicador varia na faixa de 0,6 a 2,8 m. O raio de curvatura deve ser sempre levado em consideração durante a instalação, pois ultrapassar o valor leva à deformação do perfil e até mesmo à sua destruição.

Os próximos critérios de seleção importantes são a cor do material e a porcentagem de transmissão de luz. Este último, devido às propriedades exclusivas do PC, pode chegar a 92%.Paralelamente, devido à própria estrutura do plástico, é garantida uma difusão eficaz dos raios de luz. Aliás, essa é outra clara vantagem competitiva do uso de policarbonato. Devido à iluminação difusa, as plantas dentro da estufa recebem o máximo de energia solar, penetrando de quase todas as direções.

Como você sabe, o perfil da folha considerado pode ser de diferentes tonalidades.

Para determinar com a máxima precisão qual cor será a ideal em um caso particular, deve-se ter em mente que a porcentagem de transmissão de luz depende diretamente dela. A propósito, os espectros azul-violeta e laranja são os mais favoráveis ​​para a ativação do crescimento da planta. Por outro lado, em uma estrutura de estufa coberta com policarbonato verde, o processo de fotossíntese é significativamente retardado.

Os tipos de PCs hoje disponíveis no mercado podem ser classificados de acordo com os seguintes indicadores de porcentagem de transmissão de luz:

  • opaco (leitoso, branco, prata, pérola, dourado) - de 20 a 30%;
  • condicionalmente transparente (bronze, amarelo, laranja, vermelho, azul, verde e turquesa) - de 35 a 75%;
  • transparente, isto é, incolor - de 86 a 92%.

Agora, em lojas especializadas, uma gama bastante ampla de policarbonato colorido é apresentada. Ao mesmo tempo, muitas vezes você pode encontrar conselhos para fazer uma escolha a favor dos perfis laranja e vermelho, uma vez que essas cores são as mais favoráveis ​​para as plantas. No entanto, deve-se ter em mente que a transmitância de luz de tal material é relativamente baixa. Este será um fator negativo para a maioria das safras, e você não deve contar com uma colheita sólida.

Na prática, a maioria dos residentes de verão prefere revestir as estufas com PCs transparentes. Ele, ao contrário do fosco e da cor, transmite e dissipa a porcentagem máxima de luz solar necessária para o crescimento das lavouras.

Outro ponto importante na escolha de um material para estruturas de estufa é a resposta à pergunta sobre qual policarbonato é mais adequado: monolítico ou celular. Recorde-se que o policarbonato é o material ideal no contexto da criação e posterior manutenção da temperatura e da humidade ideais no interior da estufa, independentemente da sua dimensão.

No entanto, muitas vezes é necessário decidir qual perfil adotar em termos de estrutura. As seguintes características comparativas ajudarão a entender.

  1. O policarbonato celular é mais leve do que um monolítico com espessura de perfil idêntica. É importante considerar isso ao erguer estruturas de estufa sem moldura, bem como ao sobrepor grandes áreas.
  2. O PC celular é caracterizado por uma maior eficiência energética. Devido à presença de um espaço de ar entre as folhas, o material retém mais calor dentro da sala.
  3. Um perfil monolítico custará mais do que um concorrente.
  4. O PC celular garante a dispersão da luz solar que penetra na estufa, o que é importante para o desenvolvimento das plantas e aumento da produtividade.

Levando em consideração tudo o que foi exposto, podemos tirar a conclusão óbvia de que em todos os pontos no contexto da construção de estruturas de estufas, a opção do favo de mel vence.

Revisão dos melhores fabricantes

As propriedades de desempenho do perfil de folha descrito variam dependendo do fabricante. Muitas empresas especializadas representam seus produtos no segmento correspondente do mercado de materiais de construção e acabamento. Como resultado dessa diversidade e da competição correspondente, o consumidor tem a oportunidade de adquirir chapas prontas ou solicitar um perfil de tamanho fora do padrão para a construção de uma estufa. Levando em consideração a popularidade do material, as avaliações atuais das empresas que produzem PCs são publicadas em diversos recursos temáticos.

Por um lado, você pode reduzir significativamente os custos comprando produtos baratos, mas de alta qualidade. No entanto, a prática tem demonstrado que a escolha de produtos baratos da categoria “Sem nome” muitas vezes acaba sendo um erro grave. Uma solução racional é o policarbonato de marcas conhecidas pertencentes a diferentes segmentos de preços.

Despesas

Já no mercado, um número suficiente de empresas de manufatura oferece policarbonato de alta qualidade a preços mais acessíveis. A lista de marcas que produzem produtos de orçamento inclui as empresas a seguir.

  • Plastilux - uma empresa representante do Império Celestial no mercado de materiais de construção. Estamos a falar de um fabricante de PCs da marca Sunnex, que será a solução ideal para quem pretende poupar o máximo possível.
  • Viseira - uma empresa que anteriormente operava apenas no território da RPC. Hoje, as instalações de produção também estão localizadas na República Tcheca.
  • Italon É outro fabricante chinês que oferece policarbonato de média qualidade ao preço mais acessível com garantia de 5 anos.
  • "Polygal" - uma marca russo-israelense sob a qual é produzido um material que pertence à categoria de orçamento e difere de muitos concorrentes em sua durabilidade comparativa.
  • Carboglass É uma grande empresa nacional que oferece garantia de 15 anos para seus produtos, o que por si só inspira confiança. Ao mesmo tempo, o custo do policarbonato é mais do que competitivo.
  • Safplast Innovative - o próximo representante da Rússia no mercado de materiais de construção. A empresa fabrica o PC da marca Novattro e lhe dá garantia de 14 anos. Vale ressaltar que esses produtos custarão um pouco menos que o material da marca anterior.

Classe Premium

Conforme observado, não é recomendável economizar na qualidade do perfil da folha de policarbonato. Com base nisso, muitos dão preferência a marcas populares e de reputação adequada. A propósito, um dos pontos importantes neste caso é a duração da garantia fornecida pelo fabricante. Naturalmente, em tal situação, quanto maior, melhor e, idealmente, o período de garantia deve ser de pelo menos 10-15 anos. E não será supérfluo certificar-se da presença e autenticidade dos certificados no momento da compra.

E os seguintes representantes podem ser incluídos na lista de empresas que oferecem produtos de alta qualidade a um potencial comprador.

  • Bayer Material Science - uma empresa que representa a Alemanha no mercado mundial e é especializada em vários campos, incluindo a produção de materiais de alta tecnologia. A empresa produz policarbonato de alta qualidade sob a marca Makrolon.
  • Sabic Innovative Plastics É uma empresa da Arábia Saudita que fabrica PCs Lexan. Seu lema é a implementação ativa de tecnologias avançadas e soluções inovadoras no campo dos polímeros modernos. Hoje, os escritórios de representação deste fabricante operam em mais de 40 países ao redor do mundo.
  • Samyang É uma marca sul-coreana que representa um perfil de alta qualidade no mercado de materiais de construção, conhecida pelo consumidor sob a marca Trirex. A popularidade dos produtos deste fabricante deve-se principalmente à relação entre sua alta qualidade e preço.
  • Teijin Limited - uma corporação da Terra do Sol Nascente, constantemente introduzindo inovações no processo de produção. O resultado é a produção de polímeros de alta qualidade.
  • Químico Dow É uma empresa dos Estados Unidos que fabrica PCs das marcas Magnum ABC e Caliber. As principais características dos produtos são a máxima qualidade, excelente geometria e durabilidade. Porém, devido ao custo bastante elevado, é pouco representado no mercado.

Resumindo, deve-se destacar que na hora de escolher o policarbonato para uma futura estufa, é recomendável consultar especialistas. Também será útil prestar atenção ao estudar as avaliações e conselhos de residentes de verão experientes.

Você pode aprender sobre algumas das armadilhas ao escolher o policarbonato no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário