Filme de efeito estufa: como escolher?
O filme para efeito de estufa é a opção mais simples e acessível que permite fornecer as condições ideais para o cultivo de mudas e vegetais no local. Abaixo está um guia detalhado sobre como escolher o filme certo e também discute as características de cada tipo.
Peculiaridades
O filme para estufas possui muitos recursos que o tornam o produto mais popular entre os residentes de verão e proprietários de áreas suburbanas. O material tem uma alta carga de vento de 34 m / s. O filme de efeito estufa pode ser usado em temperaturas de –50 a +60 graus. O índice de transmitância de luz é de 77%. Essas características distintas tornam o produto virtualmente universal.
O polietileno é fundido com malha de fibra de vidro, o que aumenta a resistência dos produtos. Se você fizer um furo no filme, ele não se arrastará e o grau de dano será mínimo. Algumas telas contêm fechos especiais com um anel de borracha. Ao escolher esses produtos, você não precisa fazer cortes.
A tela reforçada tem uma composição complexa, que consiste em três camadas. O primeiro nível é uma moldura reforçada, o resto das camadas são apresentadas na forma de tecidos estabilizadores de luz. Toda a carga é distribuída sobre a malha de fibra de vidro. Devido a essa estrutura, os produtos se destacam por um alto grau de resistência.
A desvantagem do material reforçado é o baixo nível de transmissão de luz. É 12% menor do que o filme tradicional.
Anteriormente, apenas folhas de polietileno eram usadas para estufas. No momento, o mercado de produtos de efeito estufa está se desenvolvendo e análogos aprimorados são oferecidos aos residentes de verão que têm desvantagens menos pronunciadas. No entanto, todos os tipos de filmes têm vantagens e desvantagens idênticas.
O filme de efeito estufa tem as seguintes vantagens:
- custo acessível. Cada tipo tem sua própria categoria de preço, mas se compararmos com produtos de vidro ou policarbonato, o filme continua sendo a opção mais econômica;
- alto nível de elasticidade e plasticidade. Graças a essas qualidades, você pode criar estufas de qualquer formato;
- Resistência à umidade;
- um alto grau de transmissão de luz, junto com a capacidade de espalhar a luz do sol;
- peso leve;
- instalação fácil.
As principais desvantagens incluem as seguintes nuances:
- curta vida útil. Ao escolher um filme plástico, deve-se estar preparado para o fato de que será necessária a compra de um novo produto para a próxima safra. Itens mais caros são suficientes para 2-3 temporadas;
- baixo grau de resistência aos raios solares. Isso leva a um rápido desgaste do filme. Em alguns casos, este indicador não é tão pronunciado;
- A condensação se forma na superfície do material, o que pode prejudicar muitas culturas. Esse defeito pode ser eliminado com o auxílio de um filme hidrofílico, que é feito com a adição de componentes especiais;
- a capacidade de acumular carga eletrostática leva à atração de poeira, o que reduz a transparência do material. Os fabricantes estão tentando lidar com a desvantagem adicionando componentes especiais.
De muitos residentes de verão, você pode ouvir que a tela da estufa está sujeita a flacidez e alongamento, por isso deve ser constantemente esticada. No entanto, a presença de tais características negativas não reduz a popularidade do material.
O filme é o produto mais barato para arranjar estufas, por isso muitos concordam que é mais lucrativo substituir o revestimento uma vez por ano do que comprar material caro imediatamente.
Visualizações
Existem várias variedades de filme de estufa com as quais você deve se familiarizar antes de comprar. Cada um dos tipos tem suas próprias características e características, com base nas quais cada residente de verão poderá fazer a escolha certa. Existem tipos de zíper fáceis de usar.
Polietileno
As folhas de polietileno para estufas são vendidas em rolos. Você pode comprar produtos com largura de 1,2 a 3 metros. Existem opções de uma camada e duas camadas, a manga das quais é cortada ao longo da linha de dobra.
Ao cortar uma manga de polietileno, você precisará prender a dobra com fita adesiva para estender a vida útil do material.
A melhor opção para uma estufa são produtos com espessura de 0,1 mm a 0,15 mm. As opções mais espessas têm uma longa vida útil, mas não funcionarão no próximo ano.
O filme de polietileno é considerado o material mais barato e popular, mas quando entra em contato com os fenômenos atmosféricos, rapidamente se desgasta e perde todas as suas características. Tal compra seria a melhor opção para organizar uma pequena estufa em uma casa de campo ou área suburbana.
Reforçado
O tipo de filme reforçado é uma versão modificada do polietileno. O oleado tem uma moldura especial com uma espessura de malha de 8-12 mm. O quadro recebe todas as cargas sobre si, distribuindo-as por toda a superfície.
Recomenda-se escolher um filme por densidade. Isso se deve ao fato de que a espessura do material pode ser diferente: será mais espesso na armadura do que na parte central. Para o cultivo de mudas, um produto com densidade de 120-200 g por metro quadrado é adequado.
A estrutura de reforço pode ser feita de várias matérias-primas:
- polietileno com processamento especial. Existem opções de torção, alongamento, baixa pressão e monofilamento;
- polipropileno;
- fibra de vidro;
À venda existe um tipo especial de filme reforçado respirável, no qual existem orifícios microscópicos na parte central das células.
A moldura de fibra de vidro é um tipo raro de produto, que praticamente não é usado no território da Rússia. Os fabricantes afirmam que as estruturas reforçadas devem durar pelo menos três anos. O grau de desgaste depende do clima da região em que os produtos são usados. Quanto mais duras as condições, mais rápido os produtos se desgastarão. Portanto, as condições climáticas em que o filme será usado devem ser levadas em consideração, antes da compra.
PVC
Os filmes de PVC têm espessura suficiente e não farfalham, como muitos acreditam. Externamente, é semelhante ao material usado para fazer um conta-gotas médico. Essa semelhança não é acidental, uma vez que o mesmo material é usado em ambos os casos.
O oleado de PVC tem propriedades ideais para uso:
- a translucidez chega a 90%. Este indicador indica que o produto transmite luz no nível máximo, o que economiza na disposição da luz auxiliar;
- O PVC quase não transmite os raios infravermelhos para a estufa. Apenas 10% da radiação entra;
- a transmissão dos raios ultravioleta é de 80%.
Muitos usuários são desencorajados pelo alto custo dos produtos e pela fraca resistência ao gelo. O material é capaz de resistir a temperaturas de até -15 graus. Apesar da presença de desvantagens significativas, a vida útil do filme é de cerca de três anos com uso adequado.Em regiões com climas amenos, a vida útil é estendida para sete anos
Esticam
O produto é produzido em rolos de vários quilos. O material é muito procurado por ter um custo mais favorável em comparação com outros filmes de efeito estufa.
Os produtos são de alta qualidade. Mesmo que o material seja deixado ao ar livre por vários anos, ele não perderá seus indicadores de resistência. As telas de polietileno tradicionais começarão a rasgar devido a cargas leves após um ano e se desintegrarão no futuro. O filme stretch é considerado mais quente, pois pode ser enrolado em várias camadas nas barras. Nenhuma fixação é necessária para este material. Ele simplesmente envolve uma moldura ou racks.
Os fabricantes estão constantemente trabalhando para melhorar os filmes de efeito estufa e lançar versões modificadas. Há demanda por produtos de longa duração, que se dividem em várias categorias, dependendo do tipo de aditivo.
Filmes perenes são feitos principalmente de polietileno, às vezes você pode encontrar produtos que contêm outros polímeros.
Não existe uma lista específica de características, pois dependem da lista de ingredientes.
- Luz estabilizada. Esse filme é altamente resistente à luz solar;
- Hidrofílico. Os produtos possuem uma camada especial que evita a formação de condensação na superfície;
- Retenção de calor. O filme transmite uma quantidade mínima de raios infravermelhos para a estufa;
- O filme antiestático repele a poeira;
- As folhas reflexivas podem aumentar a quantidade de luz necessária para o cultivo de mudas. Existem opções em preto que permitem controlar ervas daninhas;
- Difusão de luz. Existem vários tipos de tais filmes, que diferem em aditivos. Você pode escolher materiais com fósforo, com absorção de UV, com função de reflexão infravermelha.
Filmes perenes podem combinar várias propriedades ao mesmo tempo. À venda há uma opção de cinco camadas, que combina todas as propriedades únicas: a primeira camada é atribuída a indicadores de alta resistência, a segunda camada é responsável por bloquear a radiação ultravioleta, a terceira camada é responsável pela dispersão de luz, 4 é a regulação de radiação térmica e infravermelha. A quinta camada elimina a formação de condensação na superfície do filme.
Bolha de ar
O plástico bolha é considerado um material perene.
Consiste em três camadas:
- as duas primeiras camadas são feitas de polietileno;
- a camada interna é vesicular. Ele é responsável pelo reforço.
Muitos usuários estão familiarizados com esse filme, chamando-o de "anti-stress". A maioria das pessoas é atraída pela oportunidade de clicar no produto para seu próprio conforto. Graças aos aditivos estabilizadores, a vida útil dos produtos é de cerca de 3 anos. O prazo é determinado para o filme que não é retirado da moldura das estufas.
Graças ao ar dentro das bolhas, o material retém o calor e pode ser usado em estufas de inverno.
Especificações e Descrição
A espessura e a densidade têm impacto na resistência a fatores ambientais negativos. Se falamos de um filme de polietileno padrão, sua espessura não afeta o tempo de operação, mas no caso de se utilizar matéria-prima estabilizada, o indicador de espessura é de grande importância.
Nem todos podem distinguir visualmente um filme com espessura de 100 mícrons de 200 mícrons. Os vendedores sabem disso e costumam usá-lo. Para excluir erros na escolha, deve-se ter em mente que filmes mais grossos pesam mais. Um metro em execução de filme de 200 mícrons pesa 530 gramas. Produtos em 150 mícrons pesam 400 gramas, 100 mícrons - 260 gramas. Para uma estufa, um material com uma espessura de 150-200 mícrons é adequado.
A cor do produto pode variar. O filme transparente é adequado para estufas, pois permite a passagem de mais luz. Para obter um material de cor diferente, os fabricantes adicionam corantes alimentícios que desbotam sob o sol. Por esse motivo, não é recomendável pagar a mais por opções de cores.
Escolha o tamanho adequado à sua estufa. Observe que a largura e o comprimento dos rolos podem variar.
Visão geral dos fabricantes
Antes de comprar um filme, você deve estudar a lista de fabricantes, familiarizar-se com suas ofertas e características dos materiais. Recomenda-se consultar as avaliações dos clientes sobre o material, uma vez que comentários de usuários reais podem dizer muito sobre a qualidade do produto proposto. Escolha um filme de fabricantes confiáveis que estão no mercado há muito tempo e se mostraram uma marca confiável.
O filme de vários fabricantes é de qualidade suficiente.
- NPF "Shar". É uma marca comercial nacional localizada na capital cultural da Rússia. O fabricante produz filmes há mais de 25 anos e oferece ao seu público matérias-primas de polímeros compostos. Os filmes duráveis "Svetlitsa", "Rostok" e "Yuzhanka" estão em alta. A empresa utiliza fórmulas próprias na fabricação, cuja vida útil do "Svetlitsa" é de cerca de sete anos. Os clientes respeitam essa marca porque ela tem alto desempenho e faz jus às promessas da marca;
- "Agrokhoztorg" é considerada uma empresa líder na produção de materiais poliméricos. O fabricante oferece ao seu público uma ampla variedade e produz um filme especial de efeito estufa reforçado. Os usuários costumam comprar produtos desta marca e considerá-la uma das melhores;
- "Agrotema A" está no mercado há 25 anos. A marca produz filmes de polietileno para diversas indústrias. Para estufas, oferecemos um filme de polietileno padrão e versões reforçadas. Segundo os usuários, o fabricante oferece produtos que justificam seu custo;
- "Estábulo" fabrica seus produtos sob a marca Stabilen. O fabricante é conhecido não só na Rússia, mas também em outros países vizinhos. Os filmes têm uma longa vida útil e podem ser usados em qualquer zona climática. A marca possui diversos tipos de filmes, para algumas variedades o fabricante oferece capas;
- Empresa Odyssey conhecido desde 2005. Ela se dedica à produção de filmes plásticos e reforçados para estufas. Diferentes produtos estão disponíveis para os clientes, que diferem em espessura e largura;
- "Polímero" - este é o melhor fabricante na opinião dos compradores. As instalações de produção estão localizadas em Kemerovo. A marca está no mercado há mais de 30 anos. Um amplo sortimento está à disposição dos consumidores, em constante atualização;
- "OPA" É um fabricante de São Petersburgo, cujas instalações de produção estão equipadas com modernos equipamentos importados. A empresa produz produtos de qualidade sob as marcas Polisvetan e Antiplesen. Os compradores deixam comentários positivos sobre a alta qualidade dos produtos e preços acessíveis;
- Richel Serres de France É um fabricante francês que oferece opções abrangentes para resolver o problema de arranjar estufas. Na Rússia, a marca é representada pela empresa Greenhouse Technologies. Avaliações de clientes indicam que os produtos cumprem suas funções de maneira excelente, mesmo no inverno.
Muitas pessoas desconfiam do filme chinês. No entanto, a maioria dos fabricantes oferece produtos de qualidade que não são de forma alguma inferiores em qualidade às marcas nacionais. A China é a melhor opção para os residentes de verão que desejam obter material de qualidade a um preço acessível.
Como escolher?
Para selecionar o filme que melhor se adapta à sua estufa, os especialistas recomendam o uso de recomendações especializadas. Os especialistas aconselham a escolha do material com base na funcionalidade.
Se você precisa de um filme para o equipamento de uma pequena estufa onde pretende cultivar mudas, deve escolher as opções de orçamento, que incluem um filme padrão. Uma pequena quantia é necessária para comprar tal produto. No ano que vem, você precisará comprar um novo filme para as mudas.
Se você precisa de um filme para uso o ano todo, deve levar em consideração a categoria de preço do produto e suas características. Para tanto, recomenda-se um filme com alto grau de desgaste e propriedades agrotécnicas.
Antes de comprar, você deve considerar em qual região o material será usado, bem como os recursos do site. Se a estufa for localizada em um morro, e a área estiver exposta a ventos frequentes, é recomendável escolher produtos mais duráveis. Para uma zona de clima calmo ou para terrenos que estão localizados nas terras baixas, você pode adquirir opções médias por uma categoria de preço adequada.
Cada residente de verão seleciona um filme adequado, com base em suas preferências individuais. Os fabricantes estão constantemente trabalhando no desenvolvimento de uma cobertura de estufa, para que você possa acompanhar as novidades e experimentar.
Como consertar?
Fixar o filme na estufa é a segunda etapa do arranjo da estrutura. O primeiro passo é instalar a parte da estrutura. Uma moldura de madeira ou metal é adequada para o trabalho. Após a montagem, você pode começar a se preparar para esticar o próprio filme.
Depois disso, é preciso fazer cálculos da quantidade de filme necessária, de acordo com as dimensões da estufa. Em seus cálculos, você deve levar em consideração o fato de que o revestimento do rolo será sobreposto. As juntas exigirão 100–250 mm. Para eliminar a escassez de produtos, é necessário adicionar 10% à quantidade selecionada. Ou seja, se o comprimento da estufa for de 6 metros, será necessário adicionar 60 cm ao valor medido, recortar o filme de acordo com as dimensões marcadas. A padronização das peças finais deve ser realizada com um acréscimo de 250 mm para fixação.
A braçadeira pode ser criada a partir do seguinte material:
- ripas de madeira com 15 x 30 mm;
- tiras de linóleo velho;
- clipes especiais, que são um trilho galvanizado - uma guia, com 3 metros de comprimento, pré-fixada na moldura, após a qual você pode puxar o toldo selecionado e fixá-lo com um inserto de plástico;
- corda, corda ou faixa elástica;
- fitas de embalagem em plástico;
- grades com células grandes - é considerada a opção ideal para regiões ventosas.
Primeiro, você precisa cobrir a estrutura principal com um filme, depois do qual você pode prosseguir com a fixação do material nas extremidades. Cubra o excesso de filme com terra.
Esta opção é adequada para prender o filme a uma moldura de metal, plástico ou madeira.
Como colar o filme?
Para fazer a colagem, você pode usar ripas de madeira, além de parafusos e pregos. A melhor opção é uma fita para embalagem, presa com grampos. Você pode soldar o filme com um ferro de solda ou ferro, colar com cola especial e costurar com fios.
Para soldar as bordas das telas, é necessário colocar uma camada sobre a outra e passar o filme fluoroplástico sobre a área com a solda com ferro quente ou ferro de solda aquecido. Se não houver filme fluoroplástico disponível, você pode substituí-lo por duas tiras estreitas e uniformes de metal. Para soldar as telas, é necessário prender o filme entre as partes de ferro e derreter as saliências nas bordas de 1 cm de comprimento. Um maçarico ou uma lâmpada de álcool são adequados para esses fins.
A colagem de um filme de polietileno é possível com a conhecida cola Moment. É necessário desengordurar previamente a camada superior com um solvente. Para produtos de poliamida, o adesivo PC-5 é adequado. Depois que as costuras são coladas, elas precisam ser passadas com ferro aquecido a 60 graus.
Dicas úteis
A instalação competente e o funcionamento cuidadoso garantem uma longa vida útil dos produtos e a preservação das suas qualidades úteis.
É possível fixar corretamente o filme na superfície da moldura e excluir danos ao material, orientado pelas recomendações dos profissionais.
- Se a instalação for realizada em uma moldura de madeira, todos os componentes que entrarão em contato com o filme devem ser ensanduichados. A presença de defeitos pode causar perfurações ou rasgos no material. É importante remover todas as rebarbas, arestas vivas e irregularidades.
- A árvore é tratada com antissépticos ou tintas especiais. Antes de proceder à fixação do filme, recomenda-se secar a moldura, pois os solventes presentes podem destruir o polietileno.
- A estrutura de metal deve ser lixada. Mesmo o mais leve indício de ferrugem precisa ser removido e as costuras de solda tratadas com um esmeril.
- Os fechos devem ser posicionados de forma que suas saliências não entrem em contato com o filme. Se for impossível evitar o contato, uma almofada de espuma de polietileno economizará.
- Você precisa cobrir a moldura da estufa com um primer, após o qual você pode começar a aplicar um tom claro de tinta. Objetos escuros aquecem rapidamente ao sol, danificando o filme.
- Será útil para fortalecer o skate e os cantos. Na maioria dos casos, o filme é esfregado nessas áreas do telhado. Isso ocorre porque, nesses pontos, ele se encaixa perfeitamente na moldura. Recomenda-se colar fita dupla-face interna e externamente nessas áreas. Você também precisará colar as dobras das mangas.
- As pontas do fio precisam ser isoladas. Esta medida eliminará danos ao material do filme. É possível realizar a instalação de caibros auxiliares de ripas de madeira.
Conselhos sobre cuidados
Para aumentar a vida útil do filme, basta observar as seguintes recomendações:
- os produtos devem ser fixados a uma temperatura de 10-20 graus Celsius, bem como em tempo calmo, a fim de eliminar a flacidez;
- o material anual é esticado alguns dias antes do plantio;
- não é permitido o uso de parafusos auto-roscantes, pregos e arame;
- Para remover a poeira ou sujeira, você precisa de uma mangueira comum de jardim, uma esponja macia e uma solução de sabão em pó ou detergente para louças.
Todas as diretrizes acima mostram como lidar adequadamente com o filme de efeito estufa. A conformidade com eles ajudará a prolongar a vida útil dos produtos.
Como escolher um filme para estufas, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.