Escolha de um método de aquecimento de estufa

Contente
  1. Recursos, prós e contras
  2. Benefícios da água
  3. Forno
  4. Critérios de escolha
  5. Quais são os populares?

Uma estufa de alta qualidade implica uma combinação de soluções técnicas, materiais e estruturas que ajudam a manter o calor suficiente no interior. Mas em muitos casos (geadas fortes, especialmente plantas delicadas ou o desejo de obter vegetais e ervas frescas no inverno), isso não é suficiente. Você deve usar diferentes sistemas de aquecimento, cada um com seus pontos fortes e fracos. Todos eles merecem um exame minucioso.

Recursos, prós e contras

Uma estufa aquecida permite prolongar a estação de cultivo de várias culturas, reduzir o impacto negativo do ambiente externo. Mas para implementar esta tarefa na íntegra, é necessário escolher a solução adequada da forma mais clara possível, focando a área da estufa, a área da sua utilização e o número de custos possíveis.

Para entender isso, você terá que estudar todos os principais sistemas.

Solar

O aquecimento mais natural de uma estufa envolve o uso de energia solar. Graças a soluções técnicas especiais, isso se torna possível mesmo no escuro. Uma estufa aquecida ao sol deve ser feita de policarbonato, pois esse material celular proporciona um maior efeito estufa em comparação com outras substâncias. Uma alternativa é o vidro, que transmite mais de 95% do fluxo luminoso. As desvantagens de aquecer desta forma são a necessidade de criar uma estrutura em arco, bem como de orientar estritamente a estufa ao longo do eixo de leste a oeste.

O problema da falta de luz solar à noite, bem como o encurtamento do período diurno, são resolvidos equipando-se um coletor solar. São valas cobertas com isolamento, cobertas com areia de uma grande fração de cima e cobertas com polietileno e solo. A dificuldade reside no fato de que mesmo com o uso de baterias tão peculiares no inverno, não será possível obter o efeito ideal.

Ar

Com o auxílio do aquecimento a ar, quando o ar aquecido na caldeira entra na sala, é possível elevar a temperatura em 20 graus em 30 minutos. A alta velocidade de trabalho é devido à ausência de portadores de calor auxiliares, o nível de transferência de calor é alto. Mas em áreas com invernos rigorosos, é impraticável fazer esse aquecimento, você tem que combiná-lo com o aquecimento a vapor ou de outras formas.

Biocombustíveis

Por muitos séculos e até milênios, os agricultores usaram ativamente estrume e outras substâncias orgânicas para aquecer plantas. O resultado final é simples: a decomposição química de materiais biológicos leva à liberação de uma quantidade significativa de calor. Na maioria dos casos, é usado esterco de cavalo, que pode aquecer até 70 graus em 7 dias e permanecer assim por vários meses. Se não for necessário um aquecimento muito potente, o estrume é misturado com palha. Métodos menos poderosos são o uso de serragem, cascas de árvores e resíduos alimentares.

Os pontos fracos também são óbvios: não é muito agradável trabalhar com tais substâncias e, se o inverno for prolongado, até quatro meses de aquecimento com esterco de cavalo podem não ser suficientes.

Gás

Se um fogão a gás for instalado na casa do jardim, é lógico pensar em aquecer a estufa com cilindros ou canos. Esta é uma solução conveniente e prática, mas tem várias desvantagens.Não será possível criar tal sistema de aquecimento com suas próprias mãos, ele deve ser registrado e comprovado como segurança pelas autoridades responsáveis ​​pelo gás.

A queima de gás natural leva a:

  • alagamento do ar na estufa;
  • um aumento na concentração de dióxido de carbono;
  • depleção de oxigênio do ar.

    A ventilação pode compensar esses problemas, mas não é tão fácil de criar quanto parece, e para uma estufa de inverno, um excesso de ar entrando de fora anula as vantagens do aquecimento. Além disso, aquecer grandes áreas com gás natural é uma coisa bastante cara. A opção de aquecimento monotrilho implica na formação de um anel primário que circunda o edifício em torno do perímetro e fornece calor da fonte para o circuito de aquecimento. Na verdade, este é um grande cano de água em anel que está conectado a uma pequena bomba de circulação. Quando a água do circuito esfria, as caldeiras transferem um impulso adicional de calor para ela.

    Elétrico

    O aquecimento da estufa com eletricidade é bastante eficiente e não requer esforços significativos dos proprietários de terras. Segundo os profissionais, a melhor forma de trabalhar é utilizando fontes de calor infravermelho que não desperdicem energia no aquecimento do ar, transferindo-a diretamente para o solo e as plantas. O outro lado desta solução é a complexidade técnica, a incapacidade de fazer tudo corretamente sem a ajuda de instaladores qualificados. Mas você pode variar o aquecimento em diferentes partes da sala, criando as condições mais atraentes para cada grupo de culturas.

    Os painéis de aquecimento podem gerar calor usando eletricidade ou gás natural. Esses dispositivos podem ser montados sob o teto e na moldura da parede. É aconselhável o uso de painéis elétricos em estufas de até 25m². m. É mais difícil aquecer uma estufa maior com a ajuda dela. Teremos que estabelecer uma linha poderosa e consumir muita corrente.

    Os radiadores infravermelhos a gás são mais práticos, mas têm as mesmas desvantagens das caldeiras a gás.

    Aquecimento infravermelho:

    • uniforme em toda a área;
    • exclui secagem excessiva de ar;
    • previne o desenvolvimento de microrganismos perigosos;
    • suprime a propagação de poeira.

      As estufas de filme precisam ser aquecidas mais do que as feitas de policarbonato, porque a perda de calor nelas é significativamente maior. O cabo de aquecimento é atraente porque não ocupa a área útil da estufa. Na verdade, este é um análogo do aquecimento por piso radiante em casas e apartamentos. Com a ajuda do método do cabo, é fácil dar ao solo a temperatura necessária em um determinado estágio de crescimento: todo jardineiro sabe que a brotação e a produção de frutos são coisas diferentes. O cabo pode ser colocado sem ajuda, o controle da temperatura é muito fácil e o consumo de corrente é baixo. Mas você terá que instalar o sistema de cabo imediatamente, leve em consideração suas características ao projetar.

        O cabo de carbono é mais atraente do que outros cabos porque tem inércia térmica zero, não produz picos térmicos e fornece condições de mudança suaves. É compatível com qualquer termostato e também permite criar um circuito de qualquer comprimento ou até mesmo alterá-lo.

        Uma pistola de calor elétrica permitirá que você aqueça estufas sem instalar estruturas complexas. O sistema só pode ser colocado em operação após a compra, instalando-o no teto para não danificar os patamares. O ventilador evita que as massas de ar se acumulem sob o teto. Junto com produtos elétricos, há também produtos movidos a diesel e metano; algumas das opções são capazes de funcionar em uma sala empoeirada com umidade excessiva do ar. Fora de conexão com o equipamento instalado, é necessário calcular cuidadosamente suas características e gerar desenhos (diagramas).

        Benefícios da água

        Muitas vezes, eles tentam aquecer uma grande estufa usando dispositivos do tipo água.É necessário estudar suas características, começando pelos parâmetros do aquecedor.

        Seleção de caldeira

        O aquecimento a gás é considerado pela maioria dos usuários universal e econômico, a automação mantém a barra de temperatura sem intervenção humana. É relativamente barato aquecer a estufa desta forma e os gases de combustão são removidos através de chaminés coaxiais (sua camada externa quase não é aquecida).

        Outra forma acessível de aquecer uma estufa é uma caldeira de combustível sólido, com várias modificações que podem queimar:

        • lenha;
        • carvão;
        • pelotas.

        O único problema é que é muito difícil automatizar instalações de combustível sólido e sem manutenção constante elas não cumprirão sua tarefa. O aquecimento líquido é muito raramente praticado na jardinagem.

        As vantagens indiscutíveis do aquecimento elétrico de água são:

        • automação quase completa;
        • tamanho compacto;
        • a capacidade de variar os modos de operação diurnos e noturnos;
        • nível mínimo de ruído;
        • alto nível de segurança (se tudo for feito corretamente).

          Ao mesmo tempo, a eletricidade é muito cara e, se o dispositivo for deformado ou o isolamento dos fios for danificado, existe um alto risco de choque elétrico. Quando o gás é fornecido ao local, é aconselhável utilizá-lo, independentemente do tamanho da estufa instalada. Se a estufa for usada durante todo o ano e sua área exceder 50 sq. m, faz sentido usar uma caldeira de combustível sólido. Ao usar lenha disponível, os custos incorridos serão reembolsados ​​em 12-36 meses.

          Dispositivo

          O circuito do sistema de aquecimento na estufa pode funcionar corretamente apenas se o número de baterias em funcionamento for calculado corretamente. Para estufas abaixo de 3 m, elas são guiadas pela área, a potência térmica é determinada multiplicando a área por 120. O resultado calculado é dividido pela potência específica de uma única seção para determinar seu número total. Os radiadores devem ser uniformemente espaçados em toda a área. As baterias ideais para estufas são muito baixas, permitem aquecer o ar próximo ao solo e na parte inferior dos troncos (brotos).

          Além de sistemas de caldeira e baterias, eles usam:

          • oleodutos;
          • dispositivos de bombeamento;
          • recipientes para expansão de líquidos;
          • Dispositivos para purificação mecânica da água;
          • válvulas de balanceamento.

          Vários circuitos só podem ser aquecidos usando circuitos de distribuição. As caldeiras de combustível sólido são complementadas com acumuladores de calor.

          Instalação do sistema

          Os aquecedores de combustível sólido são colocados no vestíbulo ou em uma sala separada. Os aparelhos que queimam gás ou consomem eletricidade podem ser entregues diretamente em uma sala aquecida. A instalação do piso é realizada sobre um forro de concreto ou lajes de pavimentação, abaixo fazem uma almofada de areia. Os aparelhos de combustível sólido e gás devem ser conectados às chaminés.

          No primeiro caso, recomenda-se uma chaminé em sanduíche de aço inoxidável.

          A instalação dos radiadores é sempre na parede, cada bateria deve ser complementada com uma torneira Mayevsky e válvulas que abram ou bloqueiem o acesso do líquido no seu interior. Os tubos típicos têm um diâmetro de 2 - 2,5 cm. Se houver circulação artificial no sistema de aquecimento, é aconselhável instalar um tanque de membrana cilíndrica para expansão, o mais estanque possível. Você pode instalar tal dispositivo em qualquer ponto conveniente, mas mais frequentemente na área da saída da caldeira à bomba de circulação.

          Um grupo de segurança deve ser fornecido, incluindo:

          • Medidor de pressão;
          • válvula de segurança;
          • dispositivo de ventilação de ar;
          • coletor de aço;
          • um acoplamento através do qual todos os outros elementos são conectados à parte principal do sistema.

            Esse grupo é montado na saída onde a temperatura da água é mais alta. Mas a bomba que fornece a circulação deve ser colocada na tubulação de retorno. Um limpador mecânico grosso é necessário antes da unidade de bombeamento.Após a montagem, o sistema é pressurizado com ar, o que permite detectar vazamentos no sistema e defeitos de instalação. A verificação é feita com espuma de sabão. Quando a pressão criada pelo compressor é equalizada, não devem aparecer bolhas nas juntas e montagens.

            Forno

            Além das caldeiras de combustível sólido, existe outra forma de usar combustível sólido em estufas - são vários fogões feitos de metal ou tijolo.

            Vantagens e desvantagens

            O tijolo é mais difícil de aquecer, mas também perde o calor mais lentamente do que o aço. Isso torna muito mais fácil manter uma temperatura estável na estufa. Um forno de tijolos não seca o ar e sua umidade é extremamente importante para as plantas. É possível compensar as deficiências de uma estufa de ferro instalando um circuito adicional dentro de registros ou radiadores.

            Dispositivos de aquecimento de metal também têm um lado forte - são preferíveis para estufas que operam na primavera e no verão:

            • tais estruturas podem ser instaladas por um curto período de tempo;
            • não há necessidade de uma fundação complexa;
            • o forno ocupa relativamente pouco espaço;
            • o custo do produto é menor do que o da versão em bloco;
            • todo o trabalho pode ser executado sem recurso a profissionais.

            Sim, um fogão de metal não pode ser automatizado, mas com o cuidado constante com os plantios durante a estação de cultivo, esta circunstância não desempenha um papel especial.

            Seleção e instalação do forno

            O sistema de chaminé para um fogão de metal deve ser instalado em um ângulo de pelo menos 15 graus. Esta etapa aumenta a força de aquecimento. O tubo deve ser de metal, não precisa ser isolado, exceto nos cruzamentos com o telhado ou parede, já que ali são colocadas caixas de proteção. Antes de instalar os fogões, é preciso pensar na estabilidade deles - se a lareira virar, a estufa pode ser danificada e, na pior das hipóteses, um incêndio começará.

            Existem muitos designs diferentes, mas o mini fogão Vesúvio é merecidamente considerado um dos melhores. Este é um fogão compacto e barato, cujo design é o mais simples possível. Com a ajuda de um aparelho cuja potência térmica é de 4 kW, é possível aquecer uma estufa com uma área total de 25-30 m2. m. A lenha é queimada dentro da caixa de aço e a água pode ser aquecida de cima. Também é permitido usar o Vesúvio-mini como fogão.

            "Cinderela" também é um dispositivo compacto feito de liga resistente a forte aquecimento. Com a ajuda de convectores laterais, a distribuição de ar quente é melhorada, a potência de calor total é de 6 kW, a área aquecida pode ser de até 60 sq. m. O funcionamento do forno é facilitado por uma janela de visualização na porta, uma placa de aquecimento é instalada no topo para o aquecimento da água. Lenha ou lixo doméstico é colocado no fogão.

            As vantagens do sistema "Normal" são o aumento da produção de energia (aquece estufas com dimensões de 60-80 m²), bem como coberturas de proteção especiais que evitam que as paredes laterais aqueçam a valores perigosos. Os designers cuidaram do travamento confiável da porta para evitar a fumaça.

            Por sua vez, se você escolher o fogão Klondike NV-100, poderá fornecer um fornecimento de calor de longo prazo ao ar livre - até 10 horas consecutivas. E quem deseja aquecer a estufa com resíduos de processamento de madeira ou papelão deve dar uma olhada no design do “Breneran Aquaten”. É um forno gerador a gás com circuito de água.

            Para sua informação: claro, nenhum fogão funciona com óleo usado. Mas as armas de calor podem muito bem usá-lo.

            Qualquer que seja a escolha dos proprietários, é necessário preparar uma base sólida, para a qual colocam ladrilhos para calçadas, tijolos ou simplesmente socam o solo. O melhor local para instalar os fornos é no meio das estufas, pois isso torna o aquecimento mais uniforme. Se houver uma parede principal, a parede posterior do fogão deve ficar encostada nela.

            A ligação das chaminés aos fumos é feita com base em selantes resistentes ao calor.

            Critérios de escolha

            Em princípio, o aquecimento de uma estufa é possível utilizando uma variedade de fornos e aquecedores, desde que a energia gerada permita criar a temperatura desejada em uma determinada área. Mas se não estamos falando sobre o "princípio", mas sobre o uso prático de certas soluções, é preciso pensar em coisas completamente diferentes. Assim, os melhores projetos de sistemas de aquecimento serão inúteis se suas dimensões não permitirem o uso de um determinado dispositivo em uma determinada sala. A potência dos aparelhos varia não só de acordo com a área, mas também de acordo com o material - há muito se sabe que a perda de calor pelo polietileno é maior do que pelo policarbonato.

            O próximo critério importante é a quantidade de custos, e você deve levar em consideração os custos dos componentes, sua instalação e uso subsequente. Certos tipos de aquecedores são completamente impraticáveis ​​em pequenas estufas, outros são instalados a um preço mínimo, mas durante o funcionamento consomem uma grande quantidade de combustível ou energia.

            O aquecimento a vapor justifica-se se for possível ligar a estufa ao sistema de aquecimento da casa. É aconselhável isolar adequadamente os tubos, e você terá que criar uma margem significativa de potência da caldeira. É indesejável usar tal sistema quando a distância da casa à estufa for superior a 10 m. Um aquecedor autônomo a vapor pode ser instalado na própria estufa; a circulação da água é fornecida por bombas especiais.

            No início da primavera, é recomendável usar fogões e caldeiras de combustível sólido.porque eles resistem bem à geada. As caldeiras são melhores do que os fogões, porque não requerem adição frequente de combustível, o seu consumo é muito eficaz. As caldeiras de combustível sólido não podem ser colocadas diretamente na estufa, para não secar o ar, em casos extremos é necessário colocar agentes umidificantes nas proximidades.

            O aquecimento geotérmico em estufas raramente é praticado porque as bombas de calor são caras e difíceis de instalar. É aconselhável criar um sistema de aquecimento integrado que aqueça simultaneamente não só a estufa, mas também a casa. Importante: as bombas de calor são necessárias para sistemas de aquecimento de solo líquido, não são capazes de fornecer água aos radiadores.

            A bateria solar é um tubo de vácuo colocado em um painel de vidro.

            A água circula através deles, enquanto se aquece fortemente e entra em uma linha especial. Painéis solares (ou, em outras palavras, painéis fotovoltaicos) não são adequados para aquecimento de estufas porque são projetados para gerar eletricidade. É aconselhável utilizar, junto com coletores, caldeiras a gás, fogões, bombas de calor e outros meios de aquecimento para proteção contra a escuridão.

            A fita térmica na estufa é usada com bastante frequência. Em termos de composição, é um fio de vidro, complementado com um termostato. No interior, existem oito veias de nicrómio rodeadas por borracha impermeável à água. O dispositivo funciona de forma estável apenas na faixa de temperatura de 15 a 20 graus, o que permite que a corrente seja consumida apenas quando necessário. Cada parte da planta se aquece da mesma forma, a única alternativa que pode ter o mesmo efeito é o aquecimento com esterco. Mas a fita é melhor do que simplesmente porque ajuda a aquecer a estufa em quase qualquer clima, não apenas durante os meses mais quentes.

            Com a ajuda da fita adesiva, evita-se a morte das plantas em caso de geadas repentinas.

            Muitas vezes, uma lâmpada ou mesmo uma fileira de lâmpadas é usada para fins de aquecimento. O aquecimento infravermelho deste tipo é direcionado de cima para baixo e atua efetivamente em toda a planta, além de aquecer a camada do solo. De acordo com dados de pesquisa, tais sistemas aumentam a germinação em 30-40%.

            Quais são os populares?

            Se você prestar atenção às soluções mais populares em aquecimento de estufas, então não é difícil entender que na maioria das vezes elas tentam passar sem eletricidade e sem gás. Afinal, as fontes de calor de combustível sólido são instaladas mais facilmente do que outras.Os fogões de acordo com o sistema Buleryan são considerados os menos convenientes, uma vez que não podem ser dispensados ​​sem adicionar regularmente lenha à mão. Se estas dificuldades não são assustadoras, o baixo custo de construção e o aquecimento eficiente da estufa tornam esta escolha bastante justificada.

            A segunda linha do ranking é ocupada por três opções ao mesmo tempo:

            • dispositivos infravermelhos;
            • armazenamento de energia solar;
            • meios de aquecimento por cabo.

              Todas essas opções são instaladas de forma simples e barata, podem funcionar sem a atenção humana constante. Mas você tem que aceitar o aumento do custo da energia obtido por esses métodos - para usar combustível mineral de forma mais econômica.

              A próxima posição é ocupada por pistolas de calor e bombas de calor.

              Ambos os tipos de equipamento são de fácil manutenção, adequados para aquecimento automático. O problema é que não podem ser chamados de econômicos e os custos de compra e instalação se justificam em média após 10 anos.

              Dutos de aquecimento ferroviário a gás também estão em grande demanda. Em vez de uma caldeira, você pode usar queimadores ou aquecedores colocados ao redor do perímetro. Tal dispositivo fornece um suprimento uniforme de calor.

              Nem todo mundo usa aquecimento elétrico, mas se o fornecimento de energia for bastante estável e a estufa for planejada para ser usada mesmo no inverno, tal medida é merecidamente considerada eficaz. É difícil encontrar outros aparelhos que permitam regular a temperatura com a mesma facilidade.

              Para obter informações sobre como fazer o aquecimento da água em uma estufa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário