Estufa na casa: as opções mais espetaculares em casa e chalés de verão
Hoje não é mais possível surpreender ninguém com flores exóticas e árvores frutíferas cultivadas em casa. As plantas em flor criam aconchego e calor no inverno frio ou nas noites chuvosas de outono. Se levarmos em consideração uma série de nuances (soluções de design, aquecimento, iluminação, variedades de plantas, cuidados), parece perfeitamente possível criar uma verdadeira estufa em casa ou no campo com as próprias mãos.
Características e benefícios
Criar plantas tropicais em climas temperados é um desafio. No entanto, pode ser facilmente resolvido construindo estufas e conservatórios, que têm uma série de características e vantagens em relação aos chalés de verão, geralmente projetados para o cultivo de mudas, vegetais e vegetação. As estufas caseiras não são apenas o orgulho dos jardineiros amadores e agrônomos, mas também uma área de lazer.
Uma estufa bem desenhada e bem construída irá deliciar-se não só com a vegetação, mas também permitirá aos seus proprietários desfrutar da floração e dos frutos tropicais de plantas exóticas durante todo o ano.
Compromisso
Antes de começar a projetar uma estufa em sua casa, é importante definir seus objetivos e propósito:
- para criar uma atmosfera acolhedora;
- para o cultivo de plantas exóticas raras;
- para criar uma estufa de farmácia (plantação de plantas medicinais).
Deve-se notar que a construção de estufas é frequentemente utilizada para aumentar o valor dos imóveis no momento da venda.
Tendo decidido o propósito, eles executam os seguintes tipos de trabalho:
- criar um projeto de design para a futura estufa;
- selecionar arranjos de flores e determinar sua compatibilidade;
- escolher diversos materiais para seu equipamento técnico;
- calcular as taxas de consumo de eletricidade e calor;
- recolher solo e solo.
A criação de uma estufa é um processo fascinante, pois leva em consideração vários fatores, inclusive aqueles que afetam o crescimento e o desenvolvimento dos organismos vivos.
Materiais e formas
Na construção de uma estufa, é importante levar em consideração não só as características estéticas, mas também a estabilidade da estrutura de força, para a qual são utilizados materiais duráveis, mas ao mesmo tempo leves.
O fator chave que determina a escolha do material para a construção de uma estufa deve ser a segurança para as plantas e para a saúde humana. Ao construir uma estufa, é aconselhável colocar uma fundação em faixa em sua base para evitar um forte resfriamento do piso da estrutura.
Para pisos, materiais como mármore ou cerâmica são usados. Para o acabamento da estufa, são combinados perfis de PVC e estruturas de alumínio, caracterizados por alta resistência ao fogo, resistência à umidade e radiação ultravioleta, segurança, durabilidade e despretensão.
Designers modernos usam madeira para organizar uma estufa, que complementa harmoniosamente as plantas, mas ao mesmo tempo se deteriora com a alta umidade. Para prolongar a vida útil das estruturas de madeira, elas são revestidas com tinta e, adicionalmente, instaladas com isolamento metálico. O vidro é cada vez mais utilizado na construção de paredes e tetos de estufas. Pode melhorar o isolamento térmico e controlar a intensidade da penetração da luz solar.
O acabamento em vidro da estrutura permitirá que você passe momentos com conforto e comodidade enquanto aprecia a bela vista. Os vidros podem ser decorados com vitrais, barras de ferro forjado ou arcos que combinam com o design da casa.
Ao escolher a forma da estufa, é necessário ter em consideração a arquitectura geral do edifício, o respeito pelo estilo e desenho da casa ou casa de veraneio. Na prática, várias formas geométricas são usadas: poligonais, quadrangulares ou redondas. Existem estruturas de vidro, por exemplo, varandas e galerias, nas quais é impossível implementar totalmente novas ideias, uma vez que devem ser tidas em consideração as soluções arquitectónicas já existentes. Em tais estruturas, não é possível instalar iluminação adicional, irrigação por gotejamento, drenagem, irrigação do solo, etc.
Localização
Ao escolher um local para uma estufa, é importante considerar vários recursos. Um local escolhido corretamente deve fornecer um fluxo ideal de luz e calor, eliminando assim a necessidade de aquecimento ou iluminação adicional. Em uma casa particular, a localização da estufa é muito diversificada. Pode ser instalado no telhado de uma casa ou uma varanda pode ser convertida nele.
Uma pequena estufa pode ser projetada na sala de estar, anexa à casa, forma uma composição holística com ela. No entanto, é melhor que a estufa seja adjacente à casa, mas ao mesmo tempo separada dos aposentos por portas sólidas, uma vez que em condições de alta umidade a pessoa não se sentirá confortável.
Ao escolher a localização da estufa, deve-se levar em consideração a orientação para os pontos cardeais. Isso aumentará o rendimento e a durabilidade das plantas exóticas, além de economizar significativamente em iluminação, irrigação, ventilação e aquecimento.
- o edifício do lado norte deve ser aquecido e ter excelente isolamento térmico, principalmente no inverno;
- no lado leste - a probabilidade de superaquecimento é reduzida e as plantas não requerem ventilação adicional;
- no lado sul - existe o risco de aumento da temperatura e, portanto, é aconselhável instalar um equipamento de ventilação.
Os lados leste e sudeste são considerados os mais confortáveis para a instalação de uma estufa.
Como fazer isso sozinho?
É perfeitamente possível construir uma mini-estufa num apartamento, casa privada ou no campo com as suas próprias mãos. O dispositivo de estufa deve atender às condições e padrões necessários para a manutenção das plantas e prestar os devidos cuidados às mesmas. As composições florais criam uma incrível atmosfera de conforto, proporcionam paz e prazer na contemplação das plantas que florescem o ano todo.
Ventilação
A estufa deve ser equipada com sistema de ventilação, pois as plantas precisam constantemente de ar fresco. Como o sistema de ventilação mais simples em casa, você pode usar portas, respiros, janelas e aberturas no chão, que podem ser controladas por acionamentos elétricos.
No processo de ventilação natural da sala, o "escapamento" do ar saturado com dióxido de carbono é retirado, as camadas de ar quente e frio são misturadas, o que elimina o acúmulo de massas de ar quente sob o teto.
O ar que entra na estufa através da ventilação natural pode ser gasoso, não quente o suficiente, muito frio, seco ou úmido, bem como geadas severas ou sol escaldante, requerem o uso de um sistema de ventilação mais avançado. O sistema de ar condicionado e ventilação prevê o uso de unidades de exaustão, dutos de ar principais e ventiladores elétricos, que proporcionam a troca de ar controlada e mantêm parâmetros atmosféricos ideais.
A ventilação normal corresponde à troca de ar com uma intensidade de 7-11 vezes por hora.
Umidade
Uma condição importante para o crescimento e desenvolvimento das plantas na estufa é um nível normal de umidade, que pode ser regulado por rega.A intensidade da irrigação depende da composição do solo, drenagem, espécies e variedades vegetais, estação, condições climáticas, umidade do ar e regime de temperatura selecionado.
A maioria das plantas de interior gosta de clima tropical (teor de inverno quente, 17-23 ° C) ou subtropical (teor de inverno frio, 4-11 ° C), portanto, eles precisam criar o ambiente artificial mais favorável em casa.
Para plantas tropicais, o nível de umidade normal é em torno de 70-90%, enquanto para humanos, 44-50%. No verão, esses indicadores na sala variam entre 45-55% e no inverno cerca de 30-40%, por isso é importante manter um equilíbrio de umidade normal.
No inverno, a umidade ideal pode ser alcançada por pulverização, instalação de umidificador, mini-lagoa ou aquário. O ar seco é inaceitável para plantas exóticas. Um reservatório artificial decorativo dará uma individualidade especial à estufa, o que ajudará a umidificar o ar e criar aconchego. Ventile a sala regularmente para evitar a condensação.
Uma mini estufa requer rega regular. Esse processo pode ser feito manualmente ou por meio de um sistema de irrigação por gotejamento que irriga a terra e fornece nutrientes às plantas. Actualmente, a maior parte dos sistemas de rega existentes no mercado são automatizados e equipados com vários sensores, o que permite organizar um abastecimento regular de água, tendo em conta as necessidades individuais e as características das plantas.
Além disso, a instalação de um sistema de irrigação automática permitirá que você deixe as plantas por vários dias em caso de uma saída necessária.
Iluminação
Uma quantidade suficiente de luz solar é um pré-requisito para o crescimento e desenvolvimento normal das plantas, portanto, uma sala iluminada do lado leste, oeste ou sudoeste é escolhida para a estufa. Cada planta precisa obter luz suficiente para o processo de fotossíntese. No inverno, as flores não recebem luz solar suficiente e, no verão, sofrem com a exposição excessiva da superfície ao sol. Uma estufa devidamente organizada combina iluminação adicional e escurecimento na forma de cortinas de enrolar ou vidro colorido.
Lâmpadas incandescentes convencionais não são recomendadas para uso, pois podem queimar plantas.
Para iluminação adicional, são instaladas luminárias com lâmpada de descarga de gás de alta pressão. Com a ajuda deles, você pode ajustar a intensidade da floração. Você também pode usar lâmpadas de sal feitas de sal-gema, que têm propriedades curativas e são benéficas para as pessoas ao seu redor. É necessário lembrar da limpeza das estruturas das janelas e da ausência de escurecimento (prédios altos, cercas, árvores de grande porte) para não impedir a entrada de luz solar. O nível de luz natural em uma estufa depende do design e do tamanho das janelas.
O envidraçamento total da estufa aumentará a intensidade da luz e o efeito térmico. Ao projetar, deve-se ter em mente que as janelas de vidros duplos transmitem mal a luz solar. Isso se deve às características de design do quadro. Portanto, a uma distância de 3-5 metros, a intensidade da iluminação não excede 10-15%.
Seleção de planta
Ao escolher e combinar plantas exóticas para uma estufa, vários fatores devem ser levados em consideração. Por exemplo, a identidade de cuidados e necessidades de luz, umidade, temperatura, uma combinação de formas, tamanhos e tons de folhas. Ao criar vários arranjos de flores, eles levam em consideração o tamanho original, o estilo e o design do ambiente.
Com a colocação correta das plantas na estufa, é possível criar um ambiente aconchegante, por exemplo, a hera se enrolará nas paredes e florescerá o ano todo. Você pode pendurar vasos de flores ao redor do perímetro, construir escorregadores alpinos, cobrir o chão com grama artificial.
Plantas e flores venenosas que são alérgenos fortes devem ser plantadas com muito cuidado, especialmente se houver pessoas alérgicas e crianças pequenas na família.
Na hora de organizar uma estufa, deve-se lembrar que para manter o conforto e aumentar sua atratividade é necessário:
- cuide regularmente das plantas de interior;
- borrife e regue-os;
- remova a poeira das folhas;
- otimizar o nível de umidade e brilho da iluminação;
- ajustar a temperatura em tempo hábil;
- nutrir e enriquecer o solo.
Lindos exemplos no interior
- Ao desenvolver o projeto da estufa, você pode usar várias estátuas e lâmpadas decorativas dentro de casa.
- A estufa pode acomodar uma sala de estar ou área de trabalho.
- Vários esquemas de cores parecem muito interessantes.
- A estufa pode ter vários níveis.
Para uma visão geral da estufa da casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.