Mini estufas: opções e recursos do dispositivo

Mini estufas: opções e recursos do dispositivo
  1. Requisitos e localização
  2. A diferença entre uma estufa e uma estufa
  3. Tipos e recursos
  4. Como fazer isso sozinho?

Uma mini estufa é uma coisa insubstituível tanto no campo como em casa. Com sua ajuda, você pode preparar mudas para plantar no solo, apesar das surpresas do clima imprevisível da Rússia, cultivar flores, pepinos, tomates e outros vegetais. É conveniente escolher e comprar mini-estufas na loja, ou fazer você mesmo a partir de sucata.

Requisitos e localização

A estufa deve ser fácil de usar e atender a uma série de requisitos:

  • proporcionar bom acesso às plantas para sua manutenção;
  • conduzir livremente a luz solar;
  • tenha boa ventilação;
  • tem excelentes características de resistência para que possa ser usado por muitos anos;
  • tem uma aparência atraente.

Há lugar para uma pequena estufa não só no país. Também pode ser colocado numa varanda, loggia ou mesmo num quarto de um apartamento normal, o que permitirá não só realizar os trabalhos preparatórios para o verão, mas também brindar-se com verduras frescas ao longo do ano.

Em uma área residencial, uma mini-estufa deve encontrar seu lugar dependendo do grau de iluminação da área selecionada. Freqüentemente, as “casas” caseiras para mudas e vegetais são equipadas com iluminação adicional - isso permite compensar a falta de luz natural e colocar a estufa onde ela não interfira.

A diferença entre uma estufa e uma estufa

Quando se trata de estufas, esse conceito se confunde com o conceito de estufa. Isso se aplica aos casos quando se trata de mini estruturas do tipo estufa. A diferença fundamental entre essas estruturas é que tanto uma grande estufa quanto uma pequena estufa são aquecidas sob a influência da energia solar devido a processos biológicos que ocorrem em uma "almofada" de estrume ou composto, o que cria um efeito estufa sob o telhado do estrutura.

Na estufa, a atmosfera está mais próxima do natural, embora também aqui o momento de definição seja o aquecimento pelo sol ou outra fonte de calor. Em uma pequena estufa, as diferenças com o princípio da estufa são atenuadas e o microclima nelas torna-se aproximadamente o mesmo.

Tipos e recursos

As mini-estufas diferem em função do tamanho, do método de fabricação (de marca ou artesanal), do desenho, bem como, se possível, da sua transferência e transporte de um local para outro.

A finalidade das estruturas também é diferente. Existem pequenas estufas nas quais as mudas e sementes são germinadas em uma casa de verão. Existem também designs semelhantes para "aplicações de varanda".

Além disso, nas fazendas privadas russas podem-se encontrar os melhores projetos implementados de estufas compactas para o cultivo de pepinos, tomates, pimentões e outras safras, cujos frutos deliciam os russos frescos ou cozidos.

Muitas mini-estufas disponíveis comercialmente têm um prefixo ecológico. No entanto, é óbvio que isso não afeta sua estrutura, bem como a qualidade dos vegetais cultivados.

Abaixo estão as características dos tipos de estufas.

Portátil

Este é um design simples e conveniente que pode ser facilmente instalado em qualquer lugar nivelado do jardim. É melhor encontrar um ponto para ela onde não haja sombra constante de arbustos altos, árvores ou paredes. Esta construção é geralmente coberta com papel alumínio ou policarbonato. A base para tal estrutura não está instalada, o que dá mobilidade ao edifício.Neste caso, é necessário pensar nos fixadores da estrutura, caso contrário ela será arrastada pela primeira rajada de vento.

Armário

A vantagem de tal mini-estufa é que um grande número de plantas pode ser colocado de forma compacta em várias prateleiras - isso permite que você faça uma boa colheita, mesmo em um apartamento. Quem estiver mais interessado em flores pode colocar essa vitrine na sala, o que tornará o interior único. Entre as mini-estufas para um apartamento na cidade, há as muito pequenas, enquanto outras em tamanho e aparência geral não são diferentes dos móveis de gabinete, o que em uma situação particular pode ser uma vantagem e uma desvantagem.

Você pode comprar um armário com efeito de estufa pronto para uso. A opção mais econômica são as prateleiras de malha dentro de uma moldura de metal coberta por uma tampa transparente com zíper. Com a sua ajuda, é possível regular o acesso de ar puro aos "inquilinos verdes", e atendê-los sem problemas quando necessário.

Existem modelos mais avançados dotados de sistema de ventilação, aquecimento e outras funções. No entanto, esses modelos são mais caros.

Os gabinetes de estufa de marca geralmente têm rodas. Este "móvel", se necessário, no período primavera-verão pode ser transportado para a dacha ou movido para a varanda.

Para reduzir o custo desse gabinete, você mesmo pode fabricá-lo a partir de meios improvisados. Para uma pessoa com pelo menos alguma experiência em construção e um pouco de conhecimento de tecnologia, isso não será difícil.

muro

Uma pequena estufa pode ser fixada na parede da casa, que recebe muito sol. Essa abordagem é muito comum nos países ocidentais, mas na Rússia é adotada muito raramente. Esta opção de estufa tem muitas vantagens. Por exemplo, este design ocupa pouco espaço no site.

Uma parede no lado ensolarado pode armazenar calor suficientepara criar um microclima confortável dentro da extensão. Deve-se ter em mente que o calor é transferido da parede para a "varanda verde" mesmo à noite. Esse fato leva ao fato de que o período de crescimento das plantas nesta estrutura é alongado. Conseqüentemente, os vegetais frescos orgânicos de nossa própria produção permanecerão na mesa por mais tempo.

Mas, como a área útil de tal estufa não é grande, a colheita dela não será suficiente para uma família numerosa.

Com uma abordagem cuidadosa, uma mini-estufa desse tipo pode ser transformada em uma verdadeira decoração do local., especialmente se você cultivar flores nela. Basta pensar nos arranjos de flores originais, que em uma casa envidraçada parecerão uma vitrine, atraindo a vista de todos ao seu redor.

Filme

As estufas deste tipo têm seus lados positivos e negativos. O filme é barato e não será difícil montá-lo no porta-retratos. Quando é necessário fornecer ventilação às plantas, também é fácil remover tal cobertura. Ao mesmo tempo, este material não difere em boa resistência, não dura muito e deve ser renovado periodicamente.

Para o inverno, o filme deve ser removido do corpo da estufa., já que sob o peso da neve ainda vai quebrar. Embora, por outro lado, fazendo este trabalho, você não precisa se preocupar com a necessidade de ir periodicamente à dacha e retirar a neve do telhado para que a estrutura não se quebre.

As estufas deste tipo só podem ser utilizadas durante a estação quente - é impossível manter o calor debaixo delas em condições de congelamento. Portanto, esta opção não é para aqueles que estão prontos para cultivar vegetais durante todo o ano.

Automático

Mesmo uma estufa hoje em dia pode ser transformada em uma estrutura de alta tecnologia - estruturas automáticas pertencem a essa categoria. Na aparência, eles podem ser classificados como guarda-roupas. Esses são os chamados grobks. Eles crescem pequenas plantas. A atmosfera necessária é criada artificialmente numa estufa automática, a partir da abordagem à organização da iluminação.

A obra inclui ventiladores, lâmpadas especiais, temporizadores, relés de tensão, higrômetros, filtros, um sistema de irrigação e outros atributos de um biossistema fechado. Externamente, essa estufa pode se parecer com móveis comuns ou pode ser algo como uma tenda feita de tecido especial - essas estufas são chamadas de estufas.

Todos esses milagres da tecnologia agrícola são muito caros. Você precisa pensar e calcular bem o quão justificado é o cultivo de várias safras usando tais recursos tecnológicos. O preço de custo dos vegetais obtidos em um armário milagroso às vezes acaba sendo proibitivo.

Você pode reduzir significativamente o custo de uma miniestufa automática se comprar um kit para sua criação em uma empresa especializada e montar você mesmo em um armário antigo, geladeira ou outra caixa adequada.

Decorativo

O significado das mini-estufas decorativas é criar conforto para as plantas de interior. Você não pode usá-los para fins mais práticos.

Esses designs são geralmente de tamanho muito pequeno.encaixe em um peitoril de janela ou mesa. Você mesmo pode prepará-los no recipiente de um pequeno aquário ou em uma jarra de vidro. No fundo desses pratos, é feita a drenagem, uma camada de terra é despejada em cima e, em seguida, as flores são plantadas. Em tal "casa", aqueles que crescem lentamente se sentem melhor.

Uma mini-estufa decorativa pode não só proporcionar um conforto especial a um “animal de estimação verde”, mas também tornar-se uma decoração da divisão, dando-lhe aconchego.

Como fazer isso sozinho?

Freqüentemente, para aqueles que estão acostumados a cultivar mudas, flores, verduras para a mesa, pepinos, tomates e outros vegetais para casa por conta própria, é tão importante construir dispositivos adicionais para canteiros ou jardim interno com as próprias mãos , incluindo uma mini-estufa para o cultivo de diferentes safras (normal ou aprimorada).

Prateleiras retroiluminadas

Um rack iluminado pode ser apenas uma coisa insubstituível na casa antes do início da temporada de jardinagem na própria dacha. É feito de diversos materiais: perfil de metal, tubos de plástico ou madeira. A escolha do material de construção é aquela com que está mais habituado a trabalhar. O rack é uma estrutura de várias prateleiras, uma acima da outra. Se houver muito espaço na casa, você pode fazer uma estrutura fixa.

Prateleiras dobráveis ​​são boas porque podem ser reorganizadas de um lugar para outro, ajustando o tamanho. É utilizado principalmente na primavera, quando é necessário preparar as mudas antes de plantá-las no jardim, e depois desmontá-las antes da próxima safra. Você também pode construir um rack de janela com espaçadores até a altura total da abertura da janela.

A execução de um projeto para a construção de tal estrutura começa com o desenvolvimento de um diagrama e determinação das dimensões da estante.

Para fazer uma mini estufa de madeira simples, você precisa preparar:

  • madeira;
  • drywall;
  • perfil de canto;
  • frustrar.

Para trabalhar, você deve estocar uma serra, broca, martelo, pregos ou parafusos.

Primeiro, o primeiro lado do rack é fabricado. As travessas são fixadas em barras verticais com um degrau de 60 cm - estas são as bases das prateleiras. A primeira barra transversal deve estar a 15-20 cm do chão.

A segunda metade da estrutura é montada da mesma forma. As prateleiras de gesso cartonado são fixadas entre os suportes. No topo, existem duas vigas transversais que irão segurar as lâmpadas da planta. O interior do rack é revestido com papel alumínio - isso aumentará a saída de luz. Em seguida, duas lâmpadas são instaladas acima de cada prateleira, que deve ser brilhante, mas não quente, para que o excesso de calor não danifique as folhas das plantas.

Se você deseja fazer um rack de metal, precisa preparar as seguintes ferramentas e materiais para criá-lo:

  • parafusos;
  • furadeira elétrica;
  • furar;
  • máquina de solda;
  • canto de metal;
  • contraplacado ou vidro espesso.

Além disso, quando as prateleiras são feitas de madeira compensada, você precisa de uma serra e, se forem de vidro, você precisa de um cortador de vidro.

Você precisa pensar sobre o quão grande deve ser a estrutura. O canto de metal deve ser dividido em quatro racks do mesmo tamanho, e as barras transversais devem ser preparadas. Em seguida, você deve fazer lados de apoio horizontais para as prateleiras e fazer furos para os parafusos nas juntas. Depois disso, é necessário conectar os racks e faixas transversais e soldar ao longo dos locais onde ficarão as prateleiras. Quando a moldura estiver formada, é necessário recortar as prateleiras do tamanho desejado e colocá-las nos locais especialmente designados para esse fim.

Existe a opção de fazer rack sem prateleiras. A largura das barras transversais deve ser tal que as caixas com mudas ou vasos de flores não caiam através deles.

Resta fazer a iluminação. Você pode consertar as lâmpadas com arame, tiras de estanho ou usando outros meios disponíveis.

Se não houver desejo de se engajar na construção de uma estante sólida, e o tamanho do peitoril da janela para caixas com terra não for suficiente, você pode simplesmente anexar os suportes nas encostas das janelas e fixar as estantes. Apesar de, neste caso, ser prevista uma iluminação especial para as mudas, é preferível colocar as prateleiras junto à janela virada a sul.

Para não tocar na janela em si, você pode fazer um rack com uma placa de móvel acabada adequada para o tamanho do peitoril da janela. As estantes laterais com prateleiras são fixadas com parafusos ou pregos.

Resta instalar esta estrutura mais simples na abertura da janela. Normalmente, não mais do que quatro prateleiras são feitas nele. Essa quantidade é suficiente para acomodar todas as mudas, caso não sejam preparadas "em escala industrial". Quanto à iluminação de qualquer uma das opções de estantes, as lâmpadas de sódio, bem como as lâmpadas fluorescentes de luz fria ou LED (de cor azul ou vermelha), são adequadas para esta mini-estufa.

Phytolamps projetados especificamente para vegetação estão se tornando cada vez mais populares. Eles também brilham em vermelho ou azul. Graças ao seu uso, as plantas ficam mais fortes, crescem rapidamente e têm uma boa aparência. A estante mais simples com essa iluminação será uma grande ajuda no seu negócio de casa de campo.

Com estrutura de tubo

Se houver necessidade de fazer uma miniestufa no local, o próprio canteiro pode ser circundado por uma moldura de madeira, e a parte superior, que fornece um microclima adequado para as plantas, pode ser construída com tubos de plástico e coberta com filme.

A vantagem de usar tubos de plástico para criar a moldura é que eles permitem fazer uma estrutura de qualquer tamanho, inclusive o menor. Ao mesmo tempo, as formas das mini-estufas também podem ser muito diferentes, uma vez que os tubos são dobrados, têm diâmetros diferentes e podem ser conectados de várias maneiras: usando grampos, parafusos de móveis que são aparafusados ​​em orifícios especialmente feitos, e até colocar cola. É uma espécie de construtor que abre amplas possibilidades para a construção de jardins. Outra coisa é que uma estufa em tal quadro será uma estrutura leve. Portanto, é necessário ter o cuidado de reforçá-lo adequadamente na base.

Para fazer uma moldura arqueada para uma mini-estufa, você deve colocar o tubo em um pino de metal previamente cravado no solo. Em seguida, você precisa dobrá-lo e colocá-lo no pino do outro lado da futura estufa para fazer um arco. Para a resistência da futura moldura, o elemento resultante deve ser aparafusado à base de madeira com grampos.

Da mesma forma, o número necessário de arcos é definido a uma distância igual. Em seguida, as partes finais da estufa são feitas. A entrada e as aberturas podem ser feitas de tubos de plástico, se forem previstos no esquema.

Para recobrir adequadamente a estrutura com polietileno, este deve ser distribuído por toda a estrutura, deixando um pequeno suprimento de material nas laterais, e posteriormente preso à moldura por meio de grampos.

Policarbonato

Ao fazer uma miniestufa com este material, você precisa ter em mente que ela deve ser construída a uma temperatura de +10 graus. Essa condição está associada às propriedades do material do futuro revestimento, que, dependendo da temperatura, se contrai e se expande.

Se forem construídas em climas mais quentes, as folhas de policarbonato acabarão sendo maiores do que são. No entanto, mais tarde, quando ficar mais frio lá fora, eles vão encolher e vão aparecer lacunas na estrutura. Por esta razão, o microclima sob o telhado da miniestufa será perturbado.

Se você começar a construir no meio do inverno, mais tarde, com o início dos dias quentes, a estufa ficará enviesada devido ao fato de que os elementos expandidos do revestimento não caberão mais na distância que lhes é atribuída. Como resultado, todo o trabalho realizado será desperdiçado.

Para construir uma pequena estufa móvel, você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:

  • folha de contraplacado para o fundo;
  • barras para fixar vigas;
  • policarbonato;
  • parafusos auto-roscantes.

Para montar uma moldura na qual o revestimento possa ser preso, é necessário pegar barras de pequena espessura. Eles são conectados de ponta a ponta com parafusos auto-roscantes. Os lados são os arreios aos quais as vigas são fixadas. São construídos para que posteriormente seja obtida uma cobertura de duas águas. Cubra com policarbonato, fixando os pedaços de material com parafusos auto-roscantes.

As portas de batente são feitas nas extremidades da estrutura, graças às quais é possível fornecer ventilação no interior da miniestufa.

As rodas são presas à "casa" e o fundo é coberto com uma película sobre a qual a terra é derramada. A mini estufa de policarbonato está pronta.

Da mesma forma, pode-se fazer uma estrutura com telhado inclinado ou em forma de uma pequena "arca" transparente com tampa articulada.

No próximo vídeo, você encontrará a instalação de uma mini-estufa caseira.

1 comentário
seu amigo 07.04.2020 20:50
0

Boas estufas e nada caras, aconselho a todos. Compramos várias peças de uma vez - no ano passado a colheita foi excelente.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário