Escolhendo uma moldura para uma estufa

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Desenhos e diagramas
  4. Sutilezas de instalação
  5. Adendo

Freqüentemente, a jardinagem deixa de ser um hobby e se transforma em um negócio lucrativo. Para cultivar frutas e vegetais em uma primavera fria e um verão não muito longo, é necessário equipar uma estufa no local. Pode ser de qualquer forma e tamanho, feita de uma grande variedade de materiais, mas qualquer estufa é montada, antes de mais nada, a partir de uma moldura.

Peculiaridades

A moldura é uma estrutura de suporte na qual um revestimento transmissor de luz é fixado: policarbonato, filme ou vidro. A escolha do material para o quadro deve ser abordada com responsabilidade, uma vez que um certo número de tarefas são atribuídas ao quadro. A moldura, à qual está fixada a cobertura translúcida, não só determina a forma da própria estufa, mas também mantém uma determinada temperatura no seu interior, ao mesmo tempo que resiste à influência das condições meteorológicas. E o mais importante, a estrutura deve ser fácil de montar e feita de material leve.

Materiais (editar)

Para determinar o material da moldura, é necessário considerar os principais tipos de estufas, dependendo do tipo de estrutura e da forma do abrigo. Existem dois tipos principais de estufas - verão e inverno. Este último difere do primeiro por uma estrutura mais robusta, a presença de uma fundação e um sistema de aquecimento. Obviamente, a construção de uma pequena estufa de inverno no campo ou perto de uma casa particular será muito mais cara do que instalar até mesmo uma grande estufa de verão.

As estufas podem ser divididas nos seguintes tipos de acordo com a forma de cobertura:

  • uma "casa" de empena ou uma estufa de parede parcial unilateral;
  • esférico, abobadado ou arqueado;
  • trapezoidal;
  • estufa poligonal de forma complexa.

Para determinar o material da moldura, você também precisa determinar o material do revestimento. Um dos mais comuns é o envoltório plástico. O baixo custo do material permite cobrir a estufa com uma nova película anualmente, mantendo a temperatura necessária dentro da estrutura. Se componentes adicionais estiverem presentes no polietileno, é possível melhorar a retenção de calor e aumentar a penetração da luz solar.

Para a construção de estufas de verão, o filme de polietileno reforçado tem maior demanda.que é mais forte do que o normal. Com todas as suas vantagens, o filme é um material muito frágil e com vida útil curta. Cria um efeito de "membrana", devido ao qual a condensação se acumula no interior e que impede a livre circulação do ar na estufa.

A segunda opção de material pode ser o vidro, que é o melhor para transmissão de luz e possui alto isolamento térmico. Frutas e vegetais são protegidos por vidro contra orvalho, chuva e outras precipitações. As desvantagens do vidro são o seu alto custo, fragilidade e um grande demônio, o que resulta em dificuldades quando se vidraça uma estufa.

Hoje, o policarbonato celular está substituindo tanto o filme barato quanto o vidro caro, apesar de também ser um material muito caro. É produzido na forma de grandes placas com espessura de 4-32 mm. O policarbonato tem excelente transmissão de luz, alto desempenho de isolamento térmico e baixo peso. É fácil de dobrar e instalar sem risco de quebrar. No entanto, pode deformar-se com as mudanças de temperatura. O policarbonato eventualmente perde sua alta transmissão de luz e deve ser completamente substituído.

Os materiais menos comuns para cobrir uma estufa incluem spunbond e agrofibra.Esses materiais são criados a partir de fibras poliméricas e, acima de tudo, se assemelham a tecidos brancos e pretos.

Você pode equipar um jardim aconchegante no local com suas próprias mãos ou solicitar a construção de profissionais, mas, em qualquer caso, três tipos de materiais podem ser usados ​​para a moldura de todos os tipos de estufas: madeira, plástico e metal.

Madeira

A madeira é o material mais popular para a construção de uma estufa. Trabalhar com madeira requer um mínimo de ferramentas e habilidades básicas para trabalhar com elas. Este é o material de moldura mais barato com o qual todos os tipos de coberturas podem ser usados, no entanto, tem várias desvantagens significativas.

A madeira é mais suscetível a processos de decomposição do que outros materiais., principalmente em contato com o solo, por isso a base de madeira vai durar cerca de 4 anos. Também é impossível equipar uma estufa de inverno com ela. O tratamento com antifúngicos não ajuda muito, pois, para aumentar a vida útil, a madeira da moldura pode ser colocada em tubos de metal. A segunda desvantagem é que a viga de madeira não se curva, por isso é impossível fazer um telhado arredondado ou paredes de estufa. Ao cobrir os cantos rígidos de tal estrutura com policarbonato celular, muitas pequenas fissuras são formadas, que devem ser seladas.

Plástico

Na maioria das vezes, as molduras das estufas são feitas de tubos de PVC, que se dobram bem, se prendem facilmente ou são embrulhados com fita adesiva comum. O plástico é um material de baixo custo e baixa condutividade térmica, sua parte deformada pode ser facilmente substituída por uma nova sem desmontar toda a estrutura. No entanto, tal como a madeira, não é adequada para a construção de uma estufa de inverno, porque racha rapidamente devido às baixas temperaturas e não está fixada numa fundação de betão. O plástico não pode ser usado em conjunto com um revestimento de policarbonato, já que este é muito mais resistente do que a própria moldura. Em geral, a construção de tubos de PVC não é confiável e pode deformar-se mesmo com rajadas de vento forte.

Metal

Uma estrutura de ferro é a melhor solução para criar uma grande estufa de inverno com os materiais disponíveis. Uma atenção especial deve ser dada à construção da fundação, uma vez que as estruturas de armação de metal são de peso significativo. O material mais comumente usado são os tubos de perfis, perfis de alumínio ou zincados.

Perfis de alumínio não precisam ser pintados, eles são resistentes o suficiente para usar policarbonato como revestimento, mas leves e duram muito tempo. Entre as deficiências, pode-se destacar o alto custo do material e a dificuldade de auto-instalação. A compra de kits prontos para a construção de estufas limita o tamanho e a forma às opções que se apresentam no mercado de serviços e materiais de construção. Ao montar com as próprias mãos, também se torna difícil comprar um certo número de perfis que são vendidos no atacado.

Perfis para drywall são apenas galvanizados e também podem ser usados ​​para construir um jardim quente no campo ou atrás da casa. Podem ser utilizadas para fazer estufas retangulares e poligonais, mas é impossível fazer estufas arqueadas ou esféricas, pois o perfil galvanizado praticamente não dobra. Com um preço baixo, são bastante duráveis, pesam pouco e servem por muito tempo. Mais importante ainda, é necessário cobrir cuidadosamente essa moldura, uma vez que as juntas afiadas do perfil podem danificar a película fina ou carbonato.

É fácil soldar uma estrutura para uma grande estufa de inverno estacionária a partir de um tubo de perfil. Tubos duráveis ​​são facilmente fixados ao concreto, mantêm a forma de uma curva e praticamente não se deterioram com o tempo. A alta condutividade térmica pode ser reduzida pintando o metal com uma cor clara e cobrindo-o com policarbonato celular. É muito importante ter a habilidade de dobrar tubos moldados usando um equipamento especial ou manualmente, de modo que a estrutura seja suficientemente plana e estável.Na ausência de tal habilidade, a estrutura pode ser totalmente soldada e adquirida já na forma acabada.

Desenhos e diagramas

Após a escolha do desenho e do material, inicia-se a etapa de elaboração do desenho. Se você não encontrar um papel milimetrado especial à mão, pode usar folhas de caderno comuns em uma gaiola, também é bastante conveniente colocar elementos de desenho nelas. Todas as construções do projeto devem ser feitas com um simples lápis, pois é mais fácil apagá-lo em caso de erro nos cálculos. Se você tiver experiência em projetos, também poderá usar um programa de desenho especial, como Compass ou Autodesk AutoCAD.

É necessário fazer um plano em pelo menos duas vistas - do lado comprido da parede e do final. Além disso, uma excelente ideia da estufa acabada dará o seu projeto em vista isométrica.

O projeto é realizado em etapas.

  • Determinação da escala. Para fazer isso, você precisa pegar as dimensões planejadas da estufa e traduzi-las em uma proporção de forma que o desenho caiba em uma pequena folha. Por exemplo, ao escolher uma grande estufa quadrada com dimensões de 6x6 metros, você pode desenhar um quadrado com um lado de 20 cm, então a escala do desenho será 1: 30.
  • Desenho dos contornos externos de uma estufa com um determinado comprimento, largura e altura.
  • A fundação ou base da estufa é determinada e aplicada, dependendo do projeto escolhido.
  • Os suportes de parede são desenhados. No caso de projetar um galpão ou telhado de duas águas, um sistema de vigas também é desenhado nesta fase.
  • Vários elementos horizontais e aberturas são adicionados ao desenho - vergas, janelas e portas.
  • O detalhamento final é realizado e várias anotações são feitas sobre a estrutura acabada, tipo de material e fixadores. Por exemplo, você pode especificar que para a construção de uma estufa será usado um perfil com espessura de 20x20 ou 25x25 mm, o revestimento será de policarbonato e o policarbonato será fixado à estrutura usando um parafuso auto-roscante com um máquina de lavar.

Cada tipo de estufa tem suas próprias características de projeto. Por exemplo, a altura de uma estufa arqueada geralmente não excede a altura de uma folha de policarbonato dobrada. Dependendo de sua altura padrão, o telhado de tal estufa irá variar de 1,9 a 2,1 metros. Visto que uma moldura curva é necessária para uma estufa arqueada, você precisará calcular o raio de curvatura para construir um desenho. Este raio não deve exceder o raio de curvatura máximo permitido das chapas de policarbonato especificado pelo fabricante.

Para uma estufa de até 3-4 metros de comprimento, apenas dois arcos nas extremidades podem ser usados ​​como suportes verticais. Se o comprimento da estufa for superior a 4 metros, é necessário adicionar suportes a uma distância de 1-1,5 metros um do outro. Esses arcos são presos à base de metal retangular da estufa e trilhos horizontais entre si.

Para estufa simples ou de empena, é necessário escolher o ângulo correto de inclinação do telhado - não deve ser inferior a 20 graus e não deve ser superior a 45. É aconselhável usar um perfil de aço forte para a estrutura e adicionar inclinações diagonais adicionais para garantir a resistência entre os elementos verticais e horizontais. Para a conveniência de calcular o tamanho dessa estufa, você pode usar o comprimento e a largura de uma folha de policarbonato padrão. Assim, não haverá necessidade de serrar um material que seja forte o suficiente em largura ou comprimento para cobrir uma área do tamanho necessário.

A estufa de cúpula (geo dome) é o tipo de estufa mais difícil, mas também a melhor em termos de iluminação e resistência a ventos fortes e neve. Essa estrutura é criada conectando um grande número de hexágonos ou triângulos em um único sistema. É mais fácil, claro, construir uma estufa com elementos triangulares. Um geo-dome estável pode ser construído de quase qualquer tamanho, mas o mais ideal é um diâmetro de 4 me uma altura de cerca de 2 metros.Com essas dimensões, você precisará de cerca de 35 elementos triangulares com um comprimento de borda de 1,23 me cerca de 30 peças com um comprimento de 1,09 m. Para calcular a quantidade exata, você pode usar uma calculadora especial.

Sutilezas de instalação

Antes de começar a instalar diretamente a estrutura com suas próprias mãos, você precisa começar a preparar todos os materiais e ferramentas com antecedência. Compre fixadores, um fio de prumo, uma tesoura de metal ou uma serra e uma chave de fenda em uma loja de ferragens.

Depois disso, você pode prosseguir para o próprio processo de construção.

  • O local é limpo e nivelado no local onde está prevista a instalação da moldura. Também é necessário limpar bem a área de ervas daninhas e grama, uma vez que em condições de casa de vegetação elas crescem e deslocam as plantas cultivadas.
  • As marcações são feitas no quadrado e a fundação é equipada, se necessário. Para erguê-lo, é necessário remover a camada superior de grama e configurar uma marcação de circuito duplo com pinos e uma corda. Em seguida, uma trincheira do tamanho necessário é cavada, dependendo do projeto da estufa escolhido e do material de estrutura usado. A vala finalizada é forrada com uma membrana especial para protegê-la da umidade e preenchida com uma mistura de cimento, areia e cascalho. Para fortalecer a fundação, você pode colar pinos de metal adicionalmente ao redor do perímetro da vala ou até mesmo montar uma estrutura separada deles.
  • A própria montagem é realizada diretamente no local preparado, ou não muito longe dele, de modo que seja mais fácil transferir o esqueleto acabado para o local desejado.
  • Dividimos a madeira ou perfil em pedaços de comprimento necessário de acordo com o desenho desenhado. A madeira é serrada, o metal é cortado com uma tesoura especial, o plástico é quebrado ou cortado com uma faca. Ao erguer uma estufa em arco, o perfil é dobrado no ângulo desejado manualmente ou usando um equipamento especial.
  • Em primeiro lugar, a base é montada. A madeira é conectada com parafusos auto-roscantes, o plástico é colado e o metal pode ser soldado com um aparelho especial.
  • Em seguida, as peças finais são montadas imediatamente com as portas e fixadas na base acabada.
  • Se necessário, suportes verticais adicionais, guias horizontais e diagonais são montados e fixados.
  • A moldura acabada é instalada na fundação ou simplesmente transferida e fixada no local pretendido. Depois disso, você pode começar a cobrir ou vitrificar a estrutura acabada.

Antes de esticar o material, a moldura pode ser pintada ou tratada com várias soluções contra a degradação ou corrosão.

Adendo

Ao montar uma moldura de alumínio, é melhor comprar cantos perfurados, isso simplificará muito a montagem e a cobertura da estufa. O projeto de uma estufa de verão pode ser desmontável, então sua vida útil será significativamente estendida devido ao armazenamento em uma sala quente e seca durante o período de outono-inverno. Se a estufa não puder ser desmontada, é necessário remover a neve em tempo hábil para eliminar o risco de deformação e quebra do telhado.

Se a estufa estiver localizada longe do local de residência permanente, em uma casa de campo fora da cidade, a neve nem sempre é removida em tempo hábil. Nesse caso, é necessário erguer uma estrutura reforçada, que é selecionada em função das condições climáticas da região. Essas estufas costumam ter uma estrutura metálica com espessura de mais de 1,2 mm. Um arco adicional fino soldado de baixo para o principal pode atuar como um amplificador para os arcos de uma estufa em arco. Na parte superior da estufa de empena de madeira, podem ser colocados jumpers transversais ou longitudinais adicionais. E você também pode reduzir a distância entre os elementos verticais e horizontais do quadro, o que também fortalecerá a estrutura de forma confiável.

A transparência do policarbonato é influenciada pela espessura de sua folha. O policarbonato com seção de lâmina de 4 mm transmitirá melhor os raios solares do que o policarbonato com seção de lâmina de 8 mm.No entanto, este último é muito mais forte e menos sujeito a deformação quando o ar circundante é aquecido e resfriado.

O tipo menos comum de estufa é uma estufa embutida. Neste caso, apenas seu telhado está acima da superfície, e o resto do espaço está localizado no subsolo. Para o período de verão, o telhado dessa estufa é removido e as mudas são cultivadas nele.

Você pode experimentar uma forma não padronizada ou escolher um material para uma estufa, torná-la uma pequena estrutura dobrável ou construir uma verdadeira estufa envidraçada. O principal é, tendo estudado todas as vantagens e desvantagens, abordar a escolha com cuidado e ser capaz de montar essa estufa por conta própria.

Para obter informações sobre como escolher uma moldura para uma estufa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário