Como isolar adequadamente uma estufa?

Para desfrutar de ervas e frutas frescas caseiras durante todo o ano, você precisa equipar uma estufa confiável. Isso não só economizará dinheiro, mas também fornecerá uma oportunidade de obter produtos ecologicamente corretos e seguros diretamente do jardim. Para isolar uma estufa (estufa), não apenas equipamentos especiais são usados. Existem várias maneiras de criar condições ideais para as plantas no inverno, bem como no frio do outono e da primavera.

Preparação

O processo de isolamento é demorado e difícil. Para concretizar a ideia, é necessário preparar ferramentas, equipamentos e materiais de acabamento especiais. É necessário proteger as plantas dos caprichos do tempo, das mudanças climáticas e das ondas de frio repentinas. Em algumas regiões, os residentes de verão e jardineiros estão considerando isolamento para o verão frio.

Para o aproveitamento total do terreno da estufa, é necessário realizar uma frente de trabalho como:

  • reforço da fundação ou assentamento, se ainda não houver estufa no terreno da casa ou se a estufa tiver sido montada no terreno, vedação confiável das juntas da estrutura;
  • compra e uso de equipamento de aquecimento;
  • para o desenvolvimento da flora, é necessária uma quantidade suficiente de luz. Isso indica a instalação de dispositivos de iluminação no volume adequado;
  • mudanças no layout da estufa (se necessário);
  • revestimento adicional com material de cobertura. Isolamento do telhado e das paredes.

Fundação

Uma estufa padrão é uma estrutura leve e compacta. Este fator persiste mesmo se vidro e uma estrutura de metal forem usados ​​durante a construção. No entanto, para o cultivo de plantas de uma estação para outra, esse acabamento não é suficiente. Para evitar que o calor que se acumula no interior da estrutura escape pelo solo, é necessário equipar a fundação. Isso ajudará a preservar o calor precioso e evitar que as raízes das plantas congelem.

Tipo de correia

Organizar uma base em faixa ajudará a lidar com o problema de um clima rigoroso. Esta opção é usada junto com o isolamento. A fundação é colocada ligeiramente abaixo da taxa de congelamento do solo. O método mais simples é adicionar fitas monolíticas à estrutura geral. É a melhor escolha para pequenas estufas.

O poliestireno expandido é frequentemente usado como isolamento para a fundação. Este material apresenta uma série de vantagens e qualidades tecnológicas positivas. Os especialistas recomendam embrulhar o material em polietileno antes do uso. Ele fornecerá proteção adicional contra umidade e umidade.

A segunda opção é isopor. Pode ser usado em combinação com o isolamento acima.

Opções para o uso de isolamento para a fundação

Com a ajuda de um material denso, você pode economizar espuma colocando uma tela de proteção especial na metade ou um quarto de um tijolo ao redor do perímetro. Ele protegerá de forma confiável o isolamento de pequenos roedores.

Outro método eficaz é o vidro de espuma. O material possui excelente resistência à umidade e cumpre perfeitamente a função de isolamento. A sua peculiaridade reside no facto de não ter medo de roedores, que muitas vezes se tornam um problema para os veranistas e proprietários de casas de campo. Os especialistas apontam uma desvantagem - é alto custo.

Para criar condições mais favoráveis ​​dentro da estufa, você pode anexar um bloco no lado sul da casa. Outra opção prática é colocar a estufa entre paredes fixas e estáveis ​​(desde que o projeto do edifício principal permita essa colocação).

Juntas

Um processo completo de transformação de uma estufa para um inverno rigoroso envolve a vedação das juntas. De acordo com muitos especialistas, eles são a principal causa da perda de calor. O ar frio entra pelos pequenos orifícios entre os materiais de acabamento usados ​​na construção da estrutura. Ambas as estufas de filme e vidro precisam de vedação.

A presença de juntas leva a correntes de ar, que afetam negativamente o processo de amadurecimento dos frutos. Mesmo que na criação da novilha tenha sido utilizada uma barreira hidro, recomenda-se a realização de um procedimento adicional de selagem das juntas.

O que você precisa para trabalhar?

O mercado moderno oferece uma grande variedade de selantes que estão prontos para uso assim que saem da caixa. No entanto, a maioria deles não forma um revestimento denso. O principal motivo é a baixa tolerância aos caprichos do tempo e às mudanças repentinas de temperatura.

Especialistas experientes elogiam mástiques (mistura de tiokol e polissulfeto). Eles são ótimos para vedar pequenas costuras e rachaduras. Os componentes especiais dos mastiques permitem sua utilização em uma ampla faixa de temperatura: do gelo ao calor. O uso correto garante excelentes resultados. As juntas de borracha também farão um ótimo trabalho. Eles podem ser diferentes, com uma camada externa densa ou ter uma estrutura porosa. É uma excelente escolha para vedar uma estufa sobre uma estrutura de metal ou para trabalhar com fundações de tiras.

Alterações de design

Se a estufa for separada da casa, será necessário equipar um vestíbulo. Caso contrário, quando as paredes fixas fazem parte da estufa, a correção estrutural não é possível. Tambour ajudará a regular mudanças bruscas de temperatura, protegendo assim as plantas. Independentemente da estabilidade da flora, essas mudanças são destrutivas para todos. A entrada da estufa deve estar localizada no lado sul. Um tambor de tamanho suficiente pode ser usado como um departamento para armazenar várias ferramentas de jardim e outros equipamentos. Você pode colocar um rack ou um pequeno gabinete nesta parte.

Isolamento de revestimento transmissor de luz

Existem várias maneiras de isolar um revestimento transmissor de luz.

  • Filme. O uso de filme de polietileno é a opção mais comum e acessível. É um material de pechincha que pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens. Filmes são usados ​​para cobrir a estrutura por dentro. O resultado é uma estratificação: vidro (base), entreferro, filme. Se necessário, o polietileno pode ser usado para revestimento interno e externo.
  • Substituição. É possível isolar uma estufa de policarbonato com materiais semelhantes e com características técnicas semelhantes. Muitas pessoas usam uma folha de policarbonato de 4 mm de espessura. É uma solução prática para revestimento interno.

Iluminação

A importância da iluminação no cultivo de vegetais, ervas e frutas não deve ser subestimada. Algumas plantas precisam de muita luz, outras não dependem tanto desse indicador, mas também gravitam em torno da luz. Com a chegada do frio, as horas do dia tornam-se muito mais curtas. Como resultado, é necessário pensar em um sistema de iluminação adicional para a estufa. É importante notar que as lâmpadas devem ser usadas na estação quente, se o tempo não for agradável em um dia claro.

Existem condições específicas para o cultivo de plantas em estufas que se relacionam especificamente com a iluminação. A planta precisa de pelo menos 12 horas de luz. Estas são as condições ideais para a produção de frutas. Para iluminação, são usados ​​dispositivos e lâmpadas de vários tipos: econômica de sódio, lâmpadas "quentes", opções fluorescentes. O resultado máximo pode ser alcançado apenas com o uso de um sistema de iluminação integrado.

Ferramentas de aquecimento adicionais

A gama de possibilidades para estufas e proprietários de estufas é enorme. Com a ajuda de equipamentos de aquecimento, as condições ideais de temperatura podem ser facilmente criadas dentro da estrutura. Dispositivos deste tipo podem ser usados ​​tanto para edifícios fixos quanto para estufas fixadas nas paredes de chalés ou casas de verão.

Autonomia. Equipamento de gás

Os compradores têm a oportunidade de adquirir equipamentos de aquecimento autônomo. O gás é usado como recurso. Esses dispositivos são projetados para instalação em estufas fixas. Para instalar o aquecimento, você precisa conectá-lo a um gasoduto comum. Este complexo processo deve ser realizado exclusivamente por profissionais. Além disso, a ramificação adicional precisa da permissão apropriada.

Caso não seja possível conectar o sistema ao gasoduto, podem ser utilizados cilindros, mas esta não é a opção mais econômica e conveniente. O gás acaba rapidamente e você precisa gastar tempo constantemente comprando novos cilindros. Como mostra a prática, um contêiner é suficiente para menos de um mês.

Eletricidade

A segunda opção são aquecedores elétricos. Esse equipamento tem seus prós e contras. As principais vantagens são o uso seguro, em comparação ao aquecimento a gás, operação e instalação simples. A desvantagem é que vários aparelhos são necessários para aquecer o ar em uma grande estufa. Não se esqueça dos custos de eletricidade. O uso de eletrodomésticos convencionais não levará ao resultado desejado, uma vez que não foram projetados para serem utilizados 24 horas por dia. O equipamento não suportará a carga constante e rapidamente se tornará inutilizável.

Isolamento térmico de construção de policarbonato

As estufas de policarbonato são encontradas cada vez com mais frequência. Eles podem ser encontrados em várias regiões do nosso país. O policarbonato é durável, confiável, prático e, o que é importante, um material de baixo custo. É ótimo para criar estufas para várias plantas. Quanto mais severo o clima em uma determinada região, mais você precisa levar a sério o processo de isolamento de edifícios. Isso ajudará a aumentar significativamente a produção e a estação de crescimento dos representantes da flora.

A folha de policarbonato, que se difundiu como material para estufas, possui excelente isolamento térmico. Esta é a primeira vantagem deste material de acabamento, pois a principal tarefa da estufa é criar condições confortáveis ​​para as plantas e seu desenvolvimento. A segunda coisa a se notar é a transparência. Os raios do sol atravessam as paredes sem obstáculos. Não se esqueça de que a luz também aquece. O material vai ajudar a economizar dinheiro gasto na utilização de equipamentos de iluminação.

Para obter a máxima retenção de calor, é recomendável optar por um revestimento de três camadas. A construção inclui duas camadas de policarbonato e uma camada de ar como complemento. A espessura ideal das folhas externas é de cerca de um centímetro e meio, 1,5 cm, e a camada interna é de 4 mm. Para reduzir a perda de calor, os especialistas recomendam o uso de folhas de policarbonato juntamente com vedações de borracha.

Fundação

Certifique-se de prestar atenção à parte inferior da estrutura, incluindo a fundação. É necessário marcá-lo da mesma forma que ao trabalhar com estufas feitas de outros materiais. A profundidade não deve ser menor que a profundidade de congelamento do solo. Ao organizar os blocos de fundação, deve-se usar material de cobertura, que é colocado no topo da fundação. O isolamento adicional é realizado no interior. Nesse caso, você vai precisar de uma camada de areia de 40 cm e espuma.

Colocação de estufa

Um local competente ajudará a economizar calor dentro da estufa, o que também economizará custos de aquecimento e manutenção. Existem várias regras que devem ser seguidas ao escolher a localização da estufa.

  • O sol. Uma área iluminada com luz natural é o melhor local para colocar uma estufa. A luz natural e o calor são essenciais para a colheita.
  • Distrito. Nas áreas ao norte, as estufas devem ser direcionadas de leste a oeste.
  • Sombra. O sombreamento da estrutura deve ser minimizado tanto quanto possível.
  • Bloquear. A casa, as árvores e outras construções adicionais no quintal podem ser usadas como proteção contra vento e correntes de ar.

Métodos adicionais

Existem muitas outras maneiras de isolar uma estufa.

  • Camas de jardim. Residentes de verão experientes e jardineiros recomendam o uso de canteiros altos. O número ideal é de 40 centímetros.
  • Cabo. Um cabo especial pode ser usado para aquecer a terra. É colocado ao longo dos canteiros sem o uso de equipamentos e estruturas adicionais, enterrando-se 10 centímetros no solo. O cabo precisa de um soquete padrão para funcionar. Esta é uma forma eficiente e econômica.
  • Sistema de água. Você pode isolar estufas com segurança e eficácia usando um sistema de aquecimento de água. No entanto, essa opção tem duas desvantagens significativas: preço e instalação complexa.

Se você tiver experiência e as ferramentas necessárias, poderá fazer o isolamento sozinho.

Recomendações

    A instalação de uma estufa para uso durante todo o ano é um investimento lucrativo. Na estufa, você pode cultivar não apenas vegetais comuns (pepino, tomate, abobrinha e muito mais), mas também plantas exóticas e flores raras. Edifícios durante todo o ano permitirão que você cultive continuamente uma variedade de plantas.

    Quanto mais severo o clima em uma determinada região, mais tempo e dinheiro terão de ser gastos no aquecimento da estufa e no cultivo de frutas. Após a instalação do equipamento de aquecimento, vale a pena monitorar cuidadosamente o seu estado e verificar a operacionalidade dos aparelhos, principalmente no que se refere ao sistema de aquecimento a gás.

    Para obter informações sobre como isolar adequadamente uma estufa, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário