Como posicionar corretamente a estufa em um terreno para os pontos cardeais?

Contente
  1. O que deve ser guiado?
  2. Proteção contra vento e solo úmido
  3. Mantendo quente
  4. Preparação do site
  5. Construção em policarbonato: como entregar?

Os proprietários de casas particulares e áreas suburbanas têm a oportunidade de construir uma estufa onde podem colher não apenas no verão, mas durante todo o ano. O que poderia ser mais saboroso do que um pepino fresco ou um suculento tomate maduro colhido direto do jardim? Pode demorar um pouco desde a decisão de construir uma estufa até a sua implementação, para se obter uma boa colheita da horta, é importante ter em consideração todos os requisitos necessários para esta construção.

O que deve ser guiado?

Portanto, a decisão de construir uma estufa no local já está madura, é hora de lidar com esse problema especificamente, e não colocá-lo em banho-maria. Em primeiro lugar, você deve determinar o local onde ficará a estufa. A escolha do local é um ponto muito importante, disso depende diretamente a qualidade e a quantidade das safras futuras. Ao projetar uma estufa, é importante entender como posicioná-la corretamente em relação aos pontos cardeais, anexos e edifícios residenciais.

Antes de começar a trabalhar, é necessário estudar as funcionalidades do site, no qual está previsto colocar a estrutura. A estufa deve ser instalada de forma a proporcionar às plantas a maior quantidade de luz solar necessária à sua vida. A orientação correta no terreno permitirá que você faça a escolha final e construa uma estufa no local mais adequado para isso.

Características da paisagem

A começar a construção, muitos veranistas e jardineiros optam por engano um local no final do terreno, o que não é inteiramente verdade. Segundo os especialistas, é necessário iniciar a construção não muito longe da casa, para que ao somar as comunicações seja possível gastar menos tempo e dinheiro.

Antes de começar a trabalhar, estude as características da paisagem e saber a altura do lençol freático, pois o rendimento vai depender disso. Se o lençol freático for muito alto, haverá a possibilidade de inundar o edifício. Um grande excesso de umidade também terá um efeito negativo nas plantas plantadas, pois elas apodrecem e o musgo aparece. Portanto, é importante estudar o mapa das águas subterrâneas antes de iniciar a construção.

Se acontecer que a estufa ficará exatamente em uma área com grande quantidade de água, e não houver outro local, é necessário primeiro construir uma fundação. Esse problema pode ser resolvido com a ajuda de valas de drenagem que são cavadas ao longo da estufa.

Se a escolha recaiu sobre a implantação da fundação, pode-se fazer duas opções: laje e estaca.

A maneira mais fácil é fazer uma fundação em laje, para isso:

  • cavar uma cova, cuja profundidade deve ser de até 0,3 metros;
  • uma camada de areia é despejada no fundo do poço e nivelada;
  • instalar a cofragem;
  • colocação de impermeabilização;
  • pedra triturada ou hastes de metal são preparadas para reforço.

Para criar uma fundação de estacas, faça furos, despeje a pedra britada, instale estacas, fixe a cofragem de madeira e despeje concreto. Após o endurecimento do concreto, as estacas são conectadas com um tubo de metal.

Se a escolha recaiu sobre uma fundação de estacas, então você deve saber que haverá uma camada de ar sob ela, portanto, ela é instalada se uma estufa de primavera for planejada. Se houver declive no local, este tipo de fundação será uma opção ideal, pois graças a ela o relevo é nivelado.

Para que uma grande quantidade de água não se acumule no solo, é instalado um sistema de drenagem, composto por:

  • bacia de drenagem;
  • canais especiais para remover o excesso de líquido;
  • tampa de drenagem.

Usando nossas recomendações, você pode fazer um local fértil em solos problemáticos.

Qualidade do solo

Para se obter uma boa colheita, a qualidade do solo é de suma importância, por isso deve ser feito um aprofundamento do terreno no local para perceber que tipo de solo se encontra por baixo da camada superior. Freqüentemente, os residentes de verão se deparam com o fato de que o terreno no local não é inteiramente adequado para a obtenção de altos rendimentos. Acontece que há argila sob a camada superficial do solo. Como a argila não permite que a água passe bem, a água que se acumula constantemente contribui para o apodrecimento das raízes.

A melhor opção seria se houvesse areia na área selecionada. Se, no entanto, houver argila no território, deve-se cavar uma cova que corresponda ao tamanho da estufa, despejar cascalho e borrifar areia por cima. Solo fértil é usado para a camada superior.

Contabilidade de iluminação

Ao escolher um local para uma estufa, leve em consideração a iluminação do local e posicione a estrutura nas duas direções dos pontos cardeais:

  • de Norte a Sul;
  • de leste a oeste.

Na maioria das vezes, os jardineiros usam a segunda opção, caso em que a iluminação solar será a mais alta. A estufa deve ser montada de forma que as mudas recebam mais luz, principalmente nas primeiras horas da manhã. De manhã ao meio-dia, os raios solares aquecem bem as plantas, criando um ambiente favorável à sua fotossíntese. Este é o período em que os raios solares são mais benéficos para as mudas.

Com esse arranjo, você pode cuidar das plantas e fazer a colheita o ano todo. Se a estufa estiver localizada de norte a sul, não deve ser usada durante todo o ano, pois neste caso a iluminação será irregular. As estruturas da estufa devem ser instaladas nos locais mais ensolarados para que os raios não saiam da estufa pelo maior tempo possível. O aquecimento matinal é especialmente importante, caso contrário as plantas podem congelar e parar de crescer.

Proximidade de casa e comunicações

Ao construir uma estufa, a distância entre ela e a casa e as comunicações devem ser levadas em consideração. Se você planeja construir uma estufa para o período de colheita da primavera ao outono, a proximidade de edifícios e comunicações não desempenha um grande papel. Vale a pena deixar o espaço necessário para que seja conveniente se aproximar da estufa com carrinhos de mão de jardim, baldes, mangueiras. É importante que a água de irrigação esteja próxima.

Se uma estufa é planejada para funcionar durante todo o ano, a distância desempenha um grande papel. Estufas durante todo o ano estão equipadas com sistemas de aquecimento e irrigação. O custo dos consumíveis e o tempo para sua instalação dependem da proximidade das comunicações. Ao colocar tubos no local, leve em consideração como fazê-lo corretamente para que edifícios, árvores e arbustos não interfiram. Ao construir a fundação, você deve colocar imediatamente o cano de água, para que possa economizar em materiais de consumo e tempo para colocá-lo.

Ao instalar um sistema de abastecimento de água, você pode facilitar o trabalho na estufa e instalar um dispositivo de irrigação. Na fase inicial de construção, caminhos e vias de acesso devem ser pensados. Se você seguir todas as recomendações, poderá obter o máximo do seu trabalho com baixo custo.

Proteção contra vento e solo úmido

O microclima em seu interior também depende de quão corretamente a estrutura da estufa será localizada. A estufa não deve ser localizada entre edifícios, pois haverá um calado constante neste trecho. As correntes de vento podem alterar significativamente a temperatura dentro da estufa, em média pode cair 5 graus.

Para evitar que o edifício seja resfriado por ventos fortes e correntes de ar, você deve:

  • escolha um local para construção a sotavento;
  • cuide das sebes, plante uma fileira de árvores ou arbustos altos;
  • erguer uma tela para proteção;
  • prever edifícios anexos.

Não leva muito tempo para erguer uma tela de proteção, ela pode ser instalada a partir de placas de ardósia que são colocadas ao longo da estufa. A distância entre a tela de proteção e a estufa não deve ser inferior a 3 metros, para que a sombra não oculte o edifício dos raios solares.

Ao erguer uma sebe, são plantadas fileiras de arbustos ornamentais a uma distância de até 15 metros da estufa. A sebe vai crescer mais tempo do que levará a construção da tela de proteção, mas também vai durar muito mais tempo. Ao plantar árvores no local, sua localização em relação à estufa deve ser levada em consideração para que não dêem sombra à estufa e não obstruam o telhado com folhagem de outono.

Você pode proteger a estrutura do vento fixando a estrutura na parede de um edifício residencial ou colocando-a bem próxima a ela. Deve-se levar em consideração o quão iluminada será a estufa e se as paredes da casa bloquearão os raios solares.

Na hora de escolher um local para uma estufa, eles levam em consideração o quão boa é a qualidade do solo de uma casa de veraneio, pois disso depende a quantidade e a qualidade da colheita.

Para que os frutos colhidos agradem aos jardineiros, é necessário seguir algumas recomendações.

  • A estrutura está instalada em terreno plano. Se o local estiver em um declive, adicione solo e nivele a superfície.
  • O solo não deve ser fortemente compactado para não prejudicar sua estrutura.
  • A realização de um exame geológico antes de iniciar a construção determinará o quão adequado é o solo para uma estufa.
  • O uso de um sistema de drenagem ajudará a eliminar o excesso de umidade.

Mantendo quente

Mesmo que a localização da estrutura da estufa tenha sido escolhida corretamente em relação aos pontos cardeais e edifícios, existe a possibilidade de que o ar frio possa prejudicar o sistema radicular das plantas. Isso é especialmente verdadeiro para estufas localizadas diretamente no solo, sem uma fundação.

Você pode evitar a perda de calor usando as seguintes diretrizes:

  • para manter o calor do ambiente, eles o constroem sobre um pedestal de concreto aerado, concreto espumoso, concreto de argila expandida de até 60 cm de altura;
  • para preservar o calor, os canteiros são elevados do solo até a altura de 50 cm, aumentando significativamente a produtividade das plantas.
  • se está previsto o uso de vidro na construção de uma estufa, opta-se por folhas duplas, que são unidas com cola.

O fator mais importante para o crescimento e frutificação das mudas é a iluminação da estufa, portanto, é importante manter um equilíbrio ideal ao usar a iluminação artificial e natural. Para que as plantas recebam o máximo de calor e luz, é melhor instalar telhados arqueados de policarbonato.

Preparação do site

Ao preparar um local para a construção de uma estufa, certos fatores devem ser levados em consideração. Sujeito à sua observância, toda a estrutura estará localizada no lugar certo, as comunicações necessárias serão conectadas, as nuances de iluminação serão levadas em consideração.

Se você seguir todas as recomendações, poderá:

  • criar um bom microclima para as plantas na estufa, um regime de temperatura ajustável;
  • livrar-se da condensação;
  • têm boa germinação de sementes e crescimento de plântulas;
  • obter um rendimento constante e alto.

Para atingir altos rendimentos e simplificar o fluxo de trabalho, é necessário levar em consideração como a luz é direcionada para a estufa, a presença de reservatórios, se há declive no local, a conveniência da localização e a qualidade do solo, etc.

Todas essas questões requerem um estudo detalhado, todas devem receber a devida atenção. A localização da estufa depende de quão boa pode ser a colheita neste local. O esquema, que é traçado antes do início da construção, ajudará a determinar a escolha do local.

A escolha de um local para uma estufa deve ser iniciada minuciosamente. Não deve ser construída em uma área sombreada, a estrutura deve ser iluminada pelo sol pelo maior tempo possível.A estufa não deve ser planejada perto de árvores grandes ou arbustos altos já em crescimento, caso contrário, a sombra deles cairá no telhado e impedirá a entrada de luz.

Construção em policarbonato: como entregar?

Ao erguer uma estufa de policarbonato, os fatores acima são levados em consideração. Mas se a estrutura da estufa não ultrapassar 3 por 6 metros de tamanho, você pode abster-se dessas recomendações.

Para pequenas estufas, a localização em relação aos pontos cardeais não terá um papel significativo, tais dimensões permitem que a estrutura aqueça por todos os lados. Portanto, no terreno, você pode colocar tal edifício a seu critério. Ele leva em consideração apenas o quão conveniente será levar comunicações para o edifício.

A estrutura de policarbonato deve ser instalada escolhendo o local mais ensolarado e sem sombra. Lá o sol iluminará a estufa desde o início da manhã até a noite. Não se esqueça que isso só é possível se a estrutura for posicionada de oeste a leste. Se não for possível colocá-lo desta forma, então você deve escolher um local onde o sol iluminará a estufa pelo maior tempo possível.

O telhado de uma estufa de policarbonato deve ter um ângulo de inclinação de 25 graus. Este ângulo permitirá que você obtenha o maior aquecimento, transmissão de luz e uma diminuição na força do vento.

Depois de cumprir todas as recomendações, eles começam a construir uma estufa, que pode ser feita de forma independente ou com a ajuda de profissionais.

Como instalar a estufa nos pontos cardeais, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário