Como construir uma estufa de policarbonato corretamente?

Como construir uma estufa de policarbonato corretamente?
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Materiais (editar)
  4. Formulários
  5. Dimensões (editar)
  6. Ferramentas necessárias
  7. Trabalho preparatório
  8. Fundação
  9. Quadro
  10. Cobertura
  11. Revestimento da estrutura
  12. Arranjo interno
  13. Adendo
  14. Belos exemplos

As estufas de policarbonato estão entre as mais procuradas e procuradas no mercado moderno. Um grande número de vantagens, incluindo alta qualidade, confiabilidade e praticidade, os distinguem qualitativamente do background de outras variedades.

Peculiaridades

Estufa de policarbonato faça você mesmo é muito procurada e popular devido à estrutura celular do material. Isso é o que proporciona uma vida útil incrivelmente longa, ao contrário do vidro ou do filme plástico.

Uma vantagem distintiva do policarbonato é que ele não tem medo de impactos, portanto, é capaz de lidar mesmo com fortes precipitações atmosféricas como granizo ou vento. Além disso, este material não se deteriora sob a influência da luz solar direta e mantém sua transparência por muito tempo.

Para entender se a instalação de uma estufa de policarbonato é justificada, é necessário entender as características desse material.

O policarbonato é um plástico leve e bastante durável, consistindo em várias camadas e tendo uma estrutura celular.

As mais populares são as folhas, cuja espessura não excede 6 mm. Ao mesmo tempo, as folhas de policarbonato apresentam uma transmissão de luz impressionante, bem como a capacidade de suportar temperaturas extremas. As nervuras internas fornecem rigidez e resistência incríveis, bem como a capacidade de assumir quase qualquer forma.

Vantagens e desvantagens

A enorme popularidade e demanda por estufas de policarbonato são proporcionadas por uma série de vantagens que as distinguem qualitativamente do background de outras variedades.

Entre as vantagens mais importantes de tais estufas, vários fatores podem ser observados:

  • Facilidade nas atividades de instalação, bem como a possibilidade de instalar rapidamente placas de policarbonato.
  • Este material é considerado um dos mais favoráveis ​​e eficazes em termos de isolamento térmico.
  • Um nível impressionante de isolamento acústico que pode chegar a 25 decibéis.
  • Uma boa estufa deve permitir a entrada direta da luz solar. Nesse contexto, o policarbonato é incomparável, pois seu nível de transparência não é inferior a 92%.
  • Ao usar uma camada protetora especial, você pode ter certeza de que os espaços verdes serão protegidos ao máximo da exposição ultravioleta, que pode prejudicar a cultura.
  • Incrivelmente alta resistência e resistência a danos mecânicos. Além disso, o policarbonato possui sua resistência a mudanças bruscas de temperatura, tornando-se uma solução ideal até mesmo para nossas latitudes. A resistência desse material é quase 200 vezes maior do que as características de resistência do vidro.

Claro, essas não são todas as vantagens das estufas de policarbonato. Uma das vantagens também é suas dimensões únicas, que permitem que sejam usados ​​para revestimento de vãosque são criados entre os arcos das estruturas da moldura.

O uso da estufa durante todo o ano tornou-se possível devido ao fato de que as folhas de policarbonato podem facilmente suportar as cargas de vento e neve.

Essas estufas também são incomparáveis ​​no campo da segurança contra incêndios.Além disso, o invólucro usado na produção de estufas não está sujeito à combustão, uma vez que só pode derreter, e mesmo assim em temperaturas superiores a 500 graus Celsius.

Você pode usar tipos ultramodernos de folhas de policarbonato que não emitem quaisquer substâncias nocivas, mesmo quando queimando ou derretendo.

O revestimento de policarbonato da estufa apresenta uma resistência impressionante a ambientes agressivos. Além disso, é garantido um alto nível de proteção da cultura contra resíduos de ácido.

As estufas de policarbonato também podem agradar seus proprietários com um peso pequeno, que é 15 vezes menor que o do vidro. É graças a este aspecto que você pode economizar significativamente nas partes de suporte da estrutura.

Apesar das inúmeras vantagens, as estufas de policarbonato também apresentam algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração antes de escolher tal objeto.

Em nenhum caso as extremidades das folhas de policarbonato devem ser deixadas abertas, pois isso permitirá que a umidade e os insetos penetrem na estufa, o que, por sua vez, pode causar o aparecimento de fungos e outras bactérias patogênicas.

A limpeza de tal estufa deve ser realizada com o máximo cuidado, pois é muito fácil danificar a superfície.

É melhor limitar-se ao uso de tecidos macios e também de agentes de limpeza neutros. Em nenhum caso você deve usar compostos de limpeza que incluam sais, álcalis ou cloro.

E também evite usar pastas abrasivas e objetos pontiagudos, que são capazes de arranhar as folhas de policarbonato, prejudicando assim sua aparência atraente e propriedades protetoras. No inverno, deve-se prestar muita atenção à remoção da neve do topo da estufa. A formação de gelo não deve ser permitida, pois isso pode causar deformação da estufa no futuro.

Materiais (editar)

No processo de fazer uma estufa de policarbonato com as próprias mãos, deve-se prestar muita atenção à seleção de materiais dos quais dependem a confiabilidade, resistência e durabilidade de toda a estrutura.

Perfis finos galvanizados e de alumínio são considerados ideais., bem como opções de metal-plástico. A sua principal vantagem é que são muito fáceis de montar e podem alterar a sua forma se necessário.

A única desvantagem de uma estufa com tal estrutura é que em caso de más condições climáticas, incluindo vento forte, a estrutura pode não resistir e toda a estufa entrará em colapso.

Se você ainda planeja construí-lo com esses materiais, é necessário aumentar o número de nervuras ou desenvolver uma estrutura dobrável especial que pode ser removida no inverno.

Uma das estufas mais populares do mercado hoje são as estufas com estrutura de alumínio. Claro, a moldura será mais durável se for feita de uma barra grossa de 3x6 cm, no entanto, este material ecológico tem suas próprias desvantagens: se a estufa estiver localizada em uma região com alta umidade, então a estrutura logo começar a apodrecer.

Se você ainda quiser usar apenas essa moldura, então ela deve ser tratada com anti-sépticos especiais, o que garantirá uma longa existência.

A estrutura mais durável é considerada feita de tubos ou canais de metal.

Se você está procurando uma estufa confiável que possa lidar com todos os tipos de clima e estresse mecânico, as opções de aço de seção quadrada são a melhor escolha. A única desvantagem é que eles praticamente não estão sujeitos a mudanças de forma, portanto, usar um telhado inclinado não funcionará.

Também deve ser notado que o uso de uma estrutura pesada requer a construção de uma base mais forte e confiávelque será capaz de lidar com este peso da estufa.

Formulários

Uma característica distintiva de uma estufa de policarbonato, que a distingue qualitativamente do fundo de estufas e outras estruturas semelhantes, é a capacidade de manter o calor. Para aquecer a estufa, são utilizadas fontes naturais, incluindo o sol, fumos de estrume ou resíduos biológicos.

Para que o vapor seja coberto da melhor maneira possível, é necessário reduzir a quantidade de espaço aquecido. Também para trabalhar com plantas é necessário prever a presença de escotilhas articuladas.

A principal vantagem da estufa é que tudo aqui é construído com aquecimento artificial, de modo que a altura da estrutura pode ser muito maior do que a altura de uma pessoa.

Entre as formas mais populares e exigidas de estruturas de estufa de policarbonato no mercado, vários tipos podem ser distinguidos:

  • Estufas arqueadas de policarbonato... Esta forma é considerada ótima, pois fornece um alto nível de conforto durante a inicialização e uso. A montagem realiza-se dobrando as folhas de policarbonato e colando-as à moldura, para que as pessoas possam deslocar-se com facilidade e conforto no interior da estufa. A presença de um telhado arqueado permite que a neve e outras precipitações atmosféricas não durem.
  • Mini estufas... A principal característica de tais estruturas é a sua pequena largura, que raramente ultrapassa os 2 m. Além disso, tais estufas são baixas em altura, mas isso não afeta de forma alguma o movimento tranquilo de uma pessoa em pleno crescimento. Na maioria dos casos, a altura da estufa é de cerca de 2 m.

Tais opções são consideradas a melhor escolha para quem possui pequenos lotes e deseja utilizá-los para a construção desta estrutura.

  • Estufas "gota"... O destaque dessas obras é o telhado pontiagudo em forma de cumeeira, graças ao qual a estrutura resiste aos ventos mais fortes e invernos nevados. A neve não permanece no telhado, então a carga em toda a instalação é mínima.
  • Borboleta estufa... Você pode entender os recursos de design com base no nome. Uma estufa conveniente consiste em abas localizadas paralelas umas às outras, que cobrem o telhado da estufa. Esses projetos são comumente usados ​​para o cultivo de mudas.
  • Celeiro de estufafeito de policarbonato. Este projeto se distingue por sua baixa altura e forma arqueada, e a área de trabalho geralmente está localizada no lado sul.

Dimensões (editar)

No processo de construção de uma estufa de policarbonato, deve-se prestar muita atenção às dimensões das telhas. Conhecendo as dimensões da chapa, você pode fazer cálculos para a moldura, escolher o tipo ideal de estrutura - uma estrutura em arco ou um edifício com telhado de duas águas. É melhor usar folhas de policarbonato de seis metros, com o qual você pode construir estufas do tipo arco. Neste caso, o passo dos elementos não deve ser superior a 2100 mm., e o comprimento da estufa depende diretamente das necessidades do proprietário e do tamanho do território.

Para construir tal estrutura, bastará escolher placas de policarbonato com espessura de 8 mm. Esse material pode lidar facilmente com cargas de neve no inverno, mas ao mesmo tempo é fácil de instalar.

Se a estufa incluir paredes e telhado de duas águas, cada plano será instalado separadamente. Se você quiser economizar dinheiro, você pode usar estruturas de fechamento feitas de materiais baratos, cuja espessura será de 4 a 6 mm.

Ferramentas necessárias

Para criar uma estufa da mais alta qualidade e durabilidade, você precisará usar ferramentas confiáveis ​​e precisas, incluindo uma fita métrica, uma pá, martelos e pregos. Além disso, você não pode prescindir de materiais e ferramentas como estruturas metálicas e tubos quadrados, arruelas térmicas e placas de madeira, um misturador de concreto, um primer e unidades de soldagem.Esses dispositivos são necessários para construir uma estufa com base de concreto.

Neste processo, atenção especial deve ser dada à fixação das chapas de policarbonato, pois no processo de utilização sofrem enormes cargas todos os dias. É por isso lavadoras térmicas instaladas devem ser de alta qualidade, e sua instalação deve ser realizada de forma responsável e precisa... Só neste caso será possível construir uma estufa de policarbonato que cumpra todos os padrões modernos e durará o máximo possível.

Trabalho preparatório

É muito fácil montar uma estufa a partir de folhas de policarbonato e outros componentes, então quase qualquer pessoa pode lidar com esse processo. No entanto, é impossível garantir uma longa existência sem uma base de alta qualidade e apenas um profissional pode lidar com isso.

Sem o conhecimento e as habilidades necessárias, não será possível construir uma fundação de concreto legal, e sem isso não pode haver dúvida sobre o uso a longo prazo de uma estufa de policarbonato.

É por isso que é extremamente importante saber como montar corretamente a base pré-fabricada. Considerando o fato de que uma estufa de policarbonato tem um peso extremamente baixo, então você pode se limitar a uma fita ou base de cimento.

Ao lançar a base, deve-se prestar muita atenção para garantir que ela fique uniforme no final, caso contrário, a estufa ficará torta, o que aumenta muito o risco de danos mecânicos.

Também deve ser dada atenção especial ao estudo de desenhos e diagramas, com base nos quais uma estufa de policarbonato será construída passo a passo.

Fundação

Para garantir a máxima durabilidade e rigidez, as estufas de policarbonato devem ser fixadas em uma base fixa. Dada a pequena massa dessa estrutura, você pode se limitar a usar uma base de ponta, que é feita de qualquer material resistente. Pode ser madeira, tijolo, blocos de concreto aerado e assim por diante.

Uma vantagem distintiva de uma fundação de madeira é seu preço acessível, apesar de ser capaz de resistir a estufas de até 120 kg. Para evitar a erosão do solo, bem como para proteger as plantas de mudanças bruscas de temperatura, é melhor enterrá-lo no solo.

Não há necessidade de envolver completamente a madeira em um filme, pois devido ao condensado coletado, a estrutura se tornará rapidamente inutilizável. Para que os pilares de sustentação não sejam lavados pela água, é necessário colocar uma almofada de areia ou cascalho por baixo deles.

Uma das mais populares hoje são as fundações de madeira, para as quais travessas velhas podem ser usadas... A principal vantagem de tal material é que pode durar pelo menos 40 anos, mesmo em condições de umidade muito alta.

Os dormentes devem ser colocados em uma pequena trincheira de modo que as bordas superiores fiquem no nível do solo e possam ser presas com suportes de construção. As estacas para tal fundação podem ser feitas de concreto e de blocos e tijolos.

Se a estufa for sobre uma estrutura metálica, será necessário instalar uma fundação de faixa. A principal desvantagem do concreto é que ele é um péssimo condutor de calor, portanto aquece por um período extremamente longo, o que não é muito bom em climas severos e frios de inverno. É por isso tais fundações podem ser erguidas apenas nas salas que serão distinguidas pela presença de aquecimento artificial.

Quadro

Se você comprar armações de uma produção industrial, elas geralmente vêm com todos os fechos necessários, mas para simplificar o trabalho, você precisa ter as seguintes ferramentas em mãos: alicates, chaves de fenda, fitas métricas, chaves de fenda, marcadores, serras para serras com dentes finos ou uma faca de construção.Deve-se observar que as instruções para a montagem de uma estufa de policarbonato com suas próprias mãos podem variar dependendo do fabricante, mas as recomendações gerais são as mesmas para quase todos os modelos e formatos.

Assim, deverá ocorrer a instalação da moldura da estufa, contemplando as principais etapas:

  • A montagem deve começar pelas pontas. A parte central do arco deve ser conectada aos montantes, o que pode ser feito por meio de parafusos e fechos especiais que acompanham o kit. É melhor fazer isso no chão, pois pode haver alguns problemas de nivelamento na posição vertical.
  • Após a instalação da extremidade na fundação, é necessário verificar cuidadosamente o nível de verticalidade. Se tudo estiver em ordem, coloque os parafusos de ancoragem.
  • O membro transversal deve ser enxertado bem no meio do arco. Além disso, as mesmas peças precisarão ser instaladas em ambos os suportes verticais. Portanto, é extremamente importante o uso de fita métrica o tempo todo para que as guias fiquem no mesmo nível, caso contrário, no futuro, será criada uma forte pressão sobre determinados elementos, o que reduzirá significativamente a vida útil da estrutura.
  • Após a montagem do arco, você precisa se certificar de que todos os cantos foram observados corretamente. Só então os suportes verticais podem ser totalmente fixados à base da estufa. Deve-se também ter em mente que o passo entre os arcos não pode ultrapassar 2 m, o que se deve à largura de uma folha de policarbonato comum.
  • E você também precisa fazer tudo isso com o resto dos arcos e travessas, não esquecendo de conferir o tempo todo com a ajuda de um nível.
  • Depois de verificados todos os níveis, os arcos estão instalados, pode prosseguir com a instalação das portas. Inicialmente, é necessário montar as armações e reforços adicionais. Depois que as portas forem instaladas, você precisa se certificar de que funcionam. Muitas vezes acontece que a porta não fecha ou toca na moldura ao ser fechada. Além disso, é bastante comum que a porta abra sozinha, o que pode significar que a abertura não está instalada uniformemente. Será necessário refazer todo o trabalho, pois uma porta totalmente fechada é uma das condições mais importantes para o correto funcionamento da estufa.

Para remediar a situação, será necessário desmontar completamente a estrutura ou parte dela, e então montá-la corretamente, verificando cuidadosamente todas as nuances e ângulos. Deve-se prestar muita atenção aos reforços, que devem formar um único plano.

Nesta fase, está concluída a instalação da moldura da estufa, podendo ser revestida com placas de policarbonato.

Cobertura

É necessário prestar atenção especial à disposição da cobertura em uma estufa de policarbonato, pois a resistência e a confiabilidade de toda a estrutura, bem como a integridade das plantas, dependem deste elemento. Deve-se notar que o tipo e a forma do telhado dependem principalmente do projeto e das características da estufa.

Algumas pessoas usam filme plástico como cobertura principal do telhado para economizar dinheiro, mas esse material não pode se orgulhar de ser forte e confiável. Além disso, devido à sua estrutura fina, o filme de polietileno praticamente não retém calor e permite que o frio passe para a estufa.

Se não houver dinheiro para outros tipos de telhados, então você pode usar esta opção, mas em várias camadas, graças ao qual será possível criar um espaço de ar entre eles. É ela quem vai desempenhar o papel de excelente isolante térmico, tão necessário para uma estufa de policarbonato.

Entre as vantagens do filme de polietileno como cobertura de uma estufa, pode-se distinguir elasticidade, expansão mínima com mudanças de temperatura, preço acessível e alta taxa de transmissão de raios ultravioleta.

Deve-se notar que se o filme foi usado durante o verão em uma região quente, no inverno ele precisará ser substituído, pois sob a influência da geada se tornará quebradiço.

A principal desvantagem do filme é o fato de que no processo de aplicação aparece condensação, o que diminui a transmitância de luz desse material.

No processo de desenho de um perfil de telhado, é necessário proceder a partir da carga sobre ele. Este indicador é extremamente importante no inverno, quando a precipitação é da maior massa e leva a um aumento da carga na cobertura da estufa. Os perfis do telhado podem ser planos, inclinados ou inclinados.

O telhado plano é um dos menos populares, uma vez que recolhe uma grande quantidade de neve no inverno., o que pressiona toda a estrutura e pode simplesmente não resistir.

É melhor dar preferência a uma estrutura em arco, cuja vantagem distintiva é que ela distribui uniformemente a carga por toda a estufa de policarbonato.

O único inconveniente é que nas laterais, este telhado não pode ostentar uma altura impressionante, o que ocupa espaço útil da estufa, já que não será possível cultivar plantas altas aqui. Porém, há uma saída, pois nas laterais você sempre pode organizar o cultivo das mudas, e depois transplantar na parte central da sala.

Uma característica distintiva de um telhado de duas águas ou inclinado é a presença de um cone, que é o topo do telhado. A resistência da estrutura como um todo depende da sua qualidade e, com a construção independente de uma estufa, não será difícil fazer tal telhado.

Revestimento da estrutura

Se a moldura já estiver totalmente montada, pode-se começar a cortar as folhas de policarbonato para a estufa e fixar o revestimento. Hoje, existem dois métodos de montagem ideais. A primeira é usar arruelas especiais resistentes a altas temperaturas.

Já o segundo, envolve a utilização de um perfil de policarbonato. A montagem do perfil é feita graças a um perfil especial, que pode ser encontrado em uma grande variedade de cores. O mais importante neste caso é determinar corretamente os pontos de fixação, cujo número depende do comprimento da folha e da complexidade da própria moldura. A maioria dos mestres aconselha a instalação de um impermeabilizante especial entre os perfis da estrutura, o que evitará que a estufa vaze no futuro.... A peculiaridade deste método é que as folhas são unidas na moldura, o que simplifica muito o processo de instalação.

Deve-se observar que a instalação com lavadora térmica é um pouco diferente do método descrito acima. A principal diferença é que as telhas são fixadas diretamente na moldura da estufa, seguindo rigorosamente os princípios da impermeabilização. Para isso, é necessário escolher as lavadoras térmicas mais duráveis ​​e confiáveis, pois são elas que suportam a principal carga de sustentação das placas de policarbonato.

Nesse caso, não vale a pena economizar, pois disso depende a resistência e a durabilidade de toda a estrutura.

A instalação do policarbonato celular na estufa é realizada em uma determinada ordem:

  • É necessária a realização de cálculos, devendo ser feitos vários furos na folha de policarbonato, onde a folha será ligada à moldura.
  • A arruela térmica tem um orifício especial onde você precisará colocar os parafusos auto-roscantes.
  • A folha de policarbonato deve ser posicionada na estrutura e conectada na posição que você precisa. Aqui, você precisa de um assistente que possa segurar o lençol durante o processo de fixação.
  • Após a conclusão de todos os trabalhos de fixação, as lavadoras térmicas devem ser fechadas com bujões, normalmente incluídos no kit. Eles são necessários para fornecer a máxima proteção da estrutura contra a umidade.

Arranjo interno

No processo de arranjo interno da estufa, é necessário antes de tudo lidar com o solo.Para que o solo selecionado cumpra as funções que lhe são atribuídas da forma mais completa possível, é necessário prestar muita atenção à sua seleção.

Em primeiro lugar, a terra deve ser dotada de boa permeabilidade ao ar e um nível ideal de umidade. Além disso, será necessário adicionar aditivos nutritivos especiais ao solo e realizar a remoção das ervas daninhas. Para a desinfecção, você deve usar meios especiais para este tipo de solo. O solo pode ser adquirido em lojas especializadas ou você mesmo pode prepará-lo.

O arranjo interior da estufa também implica um design competente dos canteiros. E alguns acreditam que neste caso é preciso guiar-se apenas pela comodidade para o jardineiro, mas não é o caso. O posicionamento incorreto dos canteiros pode levar à falta de safras no futuro.

A maneira melhor e mais eficaz é equipar uma estufa de acordo com Mitlider... A essência desta técnica é que para uma vida vegetal ideal, os canteiros devem ter pelo menos 45 cm de largura e a passagem deve ter pelo menos 90 cm.

É melhor que os canteiros da estufa de policarbonato vão de norte a sul. Claro, o rendimento depende não só disso, mas também da correta rega e cuidados com a colheita.

Quase todas as estufas modernas possuem aberturas e portas. Isso significa que a ventilação pode ser realizada não só com a ajuda de equipamentos tecnológicos, mas também manualmente. Por esta basta abrir e fechar as aberturas em tempo hábil.

Agora é hora de cuidar do aquecimento da estufa de policarbonato, que pode ser feito com aquecimento solar. No entanto, em algumas regiões isso não é suficiente, especialmente no inverno, pelo que deve recorrer à instalação de sistemas de aquecimento especiais. Um dos mais populares do mercado hoje é a instalação de piso aquecido, que se destaca pela disponibilidade, baixo preço e eficiência. A leveza do design de tal sistema permite que você o instale em sua própria casa.

Para que a safra cresça da maneira mais rápida e eficiente possível, é necessário cuidar de um sistema de irrigação moderno. Claro, você pode usar barris ou uma mangueira, mas este método de irrigação não é totalmente conveniente e requer que o proprietário esteja constantemente na estufa.

Se você tiver finanças suficientes você pode instalar um sistema de irrigação por gotejamento, que possui rega automática e pode economizar muito tempo. Uma característica distintiva deste método é que a rega será realizada com gotículas de água que vão diretamente para as raízes das plantas.

Assim, o arranjo interno da estufa pressupõe a observância de um grande número de pontos. Apenas um espaço bem organizado e a utilização de sistemas de alta qualidade permitem uma boa colheita.

Adendo

Para que uma estufa de policarbonato produza uma colheita excelente, ela deve estar localizada no lugar certo. Ignorar os requisitos mínimos pode anular todo o trabalho.

Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção às características do local onde será instalada a estrutura da estufa. A imensa área deve ser totalmente aberta para receber luz solar direta ao longo do dia. Além disso, a Rosa dos Ventos é de grande importância, principalmente em áreas com fortes ciclones. É por isso especialistas recomendam localizar a estufa de oeste para leste, devido ao qual todas as partes finais da estrutura serão direcionadas para o norte ou sul.

Não é necessário instalar a estufa longe da própria casa, pois isso acarretará alguns transtornos no processo de manutenção das plantas.

Se já houver outros anexos no terreno, a estufa pode ser construída nas imediações deles. Deste modo é possível não só distribuir de forma eficiente e racional a área útil do solo, mas também proteger a estufa do vento frio.

Deve-se prestar muita atenção à organização de um microclima caseiro ideal na própria estufa.

Para tornar muito mais fácil manter a temperatura ideal dentro da sala, ao instalar a moldura, suas bases podem ser ligeiramente aprofundadas. Apenas meio metro é suficiente para que a umidade e o calor permaneçam no ar pelo maior tempo possível.

Nesse caso, você deve ter muito cuidado, pois as plantas baixas podem ficar na sombra e não receberão luz solar suficiente.

Portanto, fazer uma estufa com suas próprias mãos é um processo simples se você abordá-lo com responsabilidade e competência. O mais importante é utilizar materiais de alta qualidade no processo de construção e realizar uma instalação confiável.

Belos exemplos

Uma bela estufa feita de uma base sólida. A construção é feita com muito cuidado e cuidado. Não há falhas aqui: apenas materiais modernos e de alta qualidade foram usados.

Uma estufa pode ser linda se você transformá-la em uma casa de férias confortável. Para fazer isso, você pode usar paredes transparentes, fazendo com que pareça uma estufa ou jardim de inverno. Esta opção é adequada para pessoas que não podem viver sem plantas ou querem fazer jardinagem.

Organização eficaz do espaço. O estrito cumprimento das orientações permitiu estabelecer corretamente os canteiros e utilizar racionalmente cada centímetro da estufa de policarbonato. Uma característica distintiva desta opção é um telhado fora do padrão.

Como montar uma estufa de policarbonato com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário