Características de fabricação de uma estufa a partir de um tubo de perfil

Contente
  1. Recursos e tipos
  2. Vantagens e desvantagens
  3. A escolha do perfil e forma da estrutura
  4. Projeto e preparação
  5. Construção da fundação
  6. Montagem da estrutura e revestimento

Existem muitas variedades de estufas. Alguns são feitos de madeira, outros são feitos de policarbonato e assim por diante. Estruturas em perfis metálicos (tubos) merecem atenção especial. É esse material que pode servir por muito tempo, resistindo a fortes efeitos destrutivos.

Recursos e tipos

A maioria das recomendações que podem ser encontradas na Internet são baseadas em designs tubulares padrão. O tubo de perfil pode ser retangular ou quadrado.

Estufas caseiras geralmente são realizadas em uma das três opções:

  • anexado às casas (o telhado pode ser inclinado ou oval, sem simetria pronunciada);
  • edifícios separados em arco;
  • estufas "casa" equipadas com telhado de duas águas.

O tamanho típico dos componentes determina as dimensões mais comuns dos edifícios: 3, 4, 6 ou 12 m de comprimento, de 2 a 6 m de largura. As dimensões mais convenientes para um par de camas paralelas são 3x6 m, para três camas - 3-12x4-6 m.

Vantagens e desvantagens

Uma estufa feita de um tubo profissional tem cinco qualidades:

  • o design serve por muito tempo;
  • os blocos são fixados de forma bastante simples;
  • a montagem é fácil e conveniente;
  • a construção pode ser feita em qualquer configuração que você desejar;
  • os revestimentos aplicados são muito diversos.

    Quanto às desvantagens, é bastante difícil dobrar o perfil. A solução para o problema é a seguinte: dobre um dos canos preenchidos com areia, tentando dar-lhe a forma mais precisa, e use-o como gabarito.

    A escolha do perfil e forma da estrutura

    Na fabricação de um tubo quadrado ou retangular, o seguinte pode ser usado:

    • deformação a quente;
    • deformação a frio;
    • soldagem elétrica;
    • Soldagem elétrica combinada com deformação a frio.

    Para fazer arcos, é necessário um tubo perfilado 20x40 (10 peças cada), com comprimento aproximado de 580 cm. Existem duas opções: solicitar imediatamente o corte no tamanho desejado, ou comprar modelos convencionais com tamanho de 6 m.Para estruturas arqueadas, você deve levar material com uma seção 4x2. Os lintéis são construídos em metal 2x2 (67 cm de comprimento).

      Os requisitos oficiais para um tubo moldado são estabelecidos por GOST 8639-82 e 8645-68. Existem opções baseadas em vários metais, na maioria das vezes os construtores preferem aço com uma camada externa anticorrosiva. O reforço ideal é obtido com quatro reforços que suportam a carga máxima.

      O tubo de perfil galvanizado deve ter uma camada especial tanto interna quanto externamente. Não é difícil distinguir um material de alta qualidade - deve ser bastante leve. O quadro feito com ele não é difícil de mover para outro lugar ou transportá-lo de carro. Graças ao revestimento protetor sólido, o risco de corrosão é minimizado.

      Caso necessite de uma garantia de maior estabilidade mecânica da estrutura, opte por um tubo perfilado galvanizado com reforço adicional. Esse material transfere com calma a pressão de até 90 kg por 1 sq. m. De acordo com as disposições do GOST, tais estruturas podem servir até 20 ou mesmo até 30 anos. Mesmo se a camada galvanizada estiver dobrada, amassados ​​e outros defeitos aparecerão nela, mas o revestimento quase certamente permanecerá intacto por um longo tempo.

      A soldagem é usada para fazer uma estrutura a partir de um tubo desprotegido. Os elementos galvanizados são conectados com parafusos, peças de conexão especiais ou cantos.Não é muito prático usar elementos de metal de grande diâmetro porque são muito pesados ​​e desconfortáveis.

      Projeto e preparação

      Os desenhos na maioria dos casos são elaborados de acordo com os tamanhos padrão - de 300 a 1200 cm.Recomenda-se consultar este indicador com fabricantes ou vendedores para não pagar a mais por excesso de material e não deixar restos.

      Os planos devem exibir claramente:

      • base;
      • racks direcionados verticalmente;
      • cobertura;
      • arnês superior;
      • uma porta;
      • janelas e aberturas;
      • espaçadores.

      Ao fazer um projeto, você deve prestar atenção ao nível de iluminação. Qualquer estufa deve estar voltada estritamente para o sul. A diferença de superfície permitida é de no máximo 100 mm. De acordo com o esquema, é realizada a marcação do edifício a ser criado. Estacas e cordas são usadas para isso. Se você verificar as linhas marcadas na diagonal, você pode fazer tudo sem problemas.

      Não é necessário usar todos os perfis com seção de 40 x 20, 20x20 ou 40x40 mm. Devido ao corpo relativamente grosso (de 0,2 cm), tais elementos são bastante resistentes. As mesas horizontais podem ser feitas a partir de um perfil com seção transversal de 1 a 1,5 mm, pois não é necessário um desempenho excepcional.

      Ao calcular a altura do edifício, eles são guiados principalmente pelo crescimento do proprietário de uma casa de veraneio ou de uma casa de campo. Normalmente assume-se que o teto deve ser feito 0,3 - 0,4 m mais alto do que aqueles que usam a estufa, porque os valores podem variar de 190 a 250 cm.

      O dimensionamento tem mais uma sutileza - a adaptação ao material de acabamento. Quando o quadro é coberto por um filme, isso realmente não importa, mas ao usar policarbonato, é importante garantir que o tamanho do material seja suficiente para cobrir toda a altura sem cortar ou adicionar. Uma folha típica de policarbonato celular tem 6 m de comprimento. No caso de uma estufa em arco, é necessário aplicar a fórmula para calcular a circunferência. Vale a pena considerar que uma altura de 2 m costuma ser excessiva, mas 190 cm é quase o ideal.

      Na preparação para a construção de uma estufa pré-fabricada de empena, é recomendável levar em consideração as propriedades do solo. Os melhores resultados são obtidos na instalação em áreas secas, pois com toda a proteção das estruturas de suporte, é melhor não submetê-las a testes severos. Solo arenoso é superior ao solo argiloso, pois não se torna tão pantanoso.

      Eles tentam direcionar o lado mais longo da estrutura para o sul, para que a luz solar máxima penetre dentro. A colocação da porta na extremidade ajuda a manter o aquecimento dentro da estufa e a facilitar a movimentação em torno dela.

        Como mostra a prática de milhares de jardineiros, a porta deve ter no mínimo 0,7 - 0,8 m de largura, já que a altura é determinada pelas dimensões gerais da estrutura. Se for planejada a construção de uma estufa principal, uma espécie de vestíbulo ou corredor é benéfica por dois motivos: forma uma camada adicional de ar (barreira térmica) e pode ser usada como local para armazenamento de estoque. Quando as portas são abertas, esta câmara de descompressão reduz a perda de calor.

        Construção da fundação

        As estufas feitas de tubos moldados são leves, mas essa vantagem muitas vezes se transforma em um problema sério, porque não é difícil para intrusos ou rajadas de vento quebrar tal estrutura. A solução é fabricar uma fundação do tipo fita ou pilar (a escolha é determinada pela estrutura do solo). Em qualquer caso, antes do início da construção, o local é completamente limpo de contaminação, as camadas superiores da terra são removidas. Em seguida, as marcações são feitas com o enchimento de estacas de madeira em todo o perímetro da estrutura que está sendo criada, que servem para segurar a corda.

        Então você pode construir a própria base. Se as características antivandalismo especiais não forem importantes e também não houver ameaça de vento forte, você pode se limitar a uma estrutura colunar baseada em tubos de cimento-amianto.

        O processo de trabalho inclui várias etapas.

        • O terreno é perfurado com um passo estritamente definido.O diâmetro de cada orifício deve permitir que o tubo entre livremente sem encaixe.
        • Uma vez que os suportes tenham sido colocados nos furos, as fendas externas são preenchidas com qualquer solo adequado que deve ser compactado.
        • A parte interna do tubo é preenchida com cimento, garantindo que não haja cavidades.
        • Uma placa de metal ou uma peça de reforço previamente cortada é introduzida de cima (este será o acoplamento da fundação e a estrutura de uma estufa artesanal).

        Montagem da estrutura e revestimento

        O arco é melhor criado por um dobrador de tubos. O trabalho manual, neste caso, não só é difícil, como também não permite obter a precisão necessária. A montagem do casco começa nas extremidades da estrutura. As seções de tubos geralmente são amarradas por soldagem usando tês e ângulos, se você deseja obter a maior resistência. Mas quando a tarefa de fazer uma estufa dobrável com suas próprias mãos está definida, você precisa usar acoplamentos. A última etapa é a cobertura do corpo da estufa com policarbonato.

        Parafusos auto-roscantes com arruelas térmicas são usados ​​para fixar as folhas.que interferem na penetração da água nas células da substância. As próprias células devem ser colocadas em ângulo ou verticalmente, uma vez que a umidade começará a estagnar no plano horizontal e estragar o material.

        Uma estufa em forma de "casa" com telhado de duas águas em tamanho natural deve ser equipada com uma porta de entrada e respiros. Especialistas fazem uma estufa em miniatura de configuração abobadada com apenas uma porta, sem dutos de ventilação.

        A vantagem do formato do arco é que é muito estável e prático. A qualidade aerodinâmica da estrutura permite resistir com eficácia a fortes rajadas de vento, evitando a acumulação de neve e gelo. O problema pode ser apenas dobrar corretamente os tubos do perfil. Além de usar um dobrador de tubos e entrar em contato com profissionais, você também pode usar ferramentas mais simples, incluindo um gabarito de raio.

        É possível dobrar o perfil sem aquecimento com a adição de um filler, embora isso não seja necessário para elementos com espessura inferior a 1 cm. Se, no entanto, forem usados ​​componentes relativamente grossos, a adição de areia ou breu facilita muito o trabalho, de modo que se torna mais fácil e rápido dobrar você mesmo o tubo grosso. Alguns artesãos domésticos usam molas de grande diâmetro que podem ser inseridas na cavidade do tubo profissional. As propriedades mecânicas de tal "auxiliar" fornecem curvatura sem alterar a seção transversal dos perfis ao longo de todo o comprimento do tubo.

        Outra maneira de moldar a peça de trabalho no formato desejado é com uma placa de dobra com orifícios feitos nela. Os recessos são usados ​​para arranjar as hastes, que vão funcionar como um batente. Tendo colocado o tubo entre um par de hastes introduzidas na laje na distância necessária uma da outra, o perfil começa a se curvar, movendo gradualmente a força do meio da peça de metal para sua periferia. É bem possível fazer o trabalho desta forma, mas será muito difícil, e o resultado dependerá dos esforços feitos.

        Tubos muito grossos devem ser dobrados corretamente após o pré-aquecimento. Preencher o perfil com areia cuidadosamente peneirada ajuda a garantir uma dobra uniforme. Como você trabalhará com metal quente, deve-se usar luvas de proteção. Também é importante cuidar da segurança da fonte de incêndio.

        A sequência de ações é a seguinte:

        • criar plugues piramidais de madeira (seu comprimento é 10 vezes a largura da sola, no ponto mais largo dois tubos devem entrar livremente);
        • ranhuras são feitas nos plugues projetados para liberar gases quentes;
        • queimar a seção desejada do perfil;
        • o enchimento é liberado de partículas muito grandes (impressas na superfície) e de partículas muito pequenas (podem se fundir no metal);
        • a areia é calcinada a uma temperatura de 150 graus;
        • um plugue selado que não tem reentrâncias é colocado em um lado do tubo;
        • na direção oposta, deve-se introduzir um funil no tubo do perfil, com o qual a areia calcinada pode ser dosada na cavidade;
        • as paredes estão batendo (o som deve ser abafado);
        • após encher o tubo com areia, use um segundo tampão;
        • o ponto de dobra é marcado com giz, o segmento é firmemente fixado em um torno após ser aplicado ao gabarito;
        • o tubo soldado deve ser dobrado com as juntas colocadas na lateral (não dobre no sentido das costuras soldadas);
        • o aquecimento ao longo da linha de marcação deve ser incandescente;
        • dando maciez ao metal, ele é dobrado em um movimento verificado.

          A peça de trabalho resfriada, por precaução, é verificada em relação ao modelo. Se o resultado for perfeito, os tampões são removidos e a areia é sacudida. Se for necessário encaixar elementos de metal uns com os outros, é melhor soldá-los.

          A distância entre os montantes deve ser de 1 m. Se for utilizado filme de polietileno como material de cobertura, é aconselhável reduzir a distância para 60 cm. Tais indicadores são determinados pelo nível ideal de carga nos tubos. Existem situações em que a distância deve ser aumentada. Então, a estrutura deve ser reforçada.

          Em seguida, é cavado um poço de 0,8 m de profundidade, que é despejado com cimento na base longitudinal (sua altura é de 0,15 m). Além disso, as bases são soldadas através da seção transversal aos elementos longitudinais. Os cantos de metal ajudam a aumentar a resistência e a confiabilidade da estufa. Um tijolo é colocado sob a base, às vezes uma ranhura rasa é formada.

          A construção da moldura é precedida por:

          • disposição do material de cobertura;
          • colocar arcos no topo;
          • marcação com marcadores.

          Ao cortar materiais de cobertura, uma reserva de cerca de 20 mm é deixada. Uma moldura é montada em uma solução completamente congelada, o primeiro arco é soldado a todas as bases longitudinais. Na instalação, como na instalação do último perfil, é utilizado um fio de prumo para minimizar os erros. As seguintes peças são conectadas por jumpers (de acordo com os profissionais, é aconselhável começar soldando o arco ao jumper mais alto).

          Tendo instalado o último arco, os jumpers são montados no final. Seu perfil tem uma seção transversal de 20x20 mm, pois o nível de carga é baixo. Depois de fixado o material de cobertura, são feitos orifícios para janelas e portas. Cada junta deste tipo é tratada com silicone para máxima vedação.

          Seguindo estritamente essas diretrizes, você pode construir uma estufa que durará mais de 10 anos, quase sem manutenção necessária. E se você fizer todos os cálculos de forma que menos segmentos permaneçam, o trabalho será relativamente barato.

          Para obter informações sobre como fazer uma estufa a partir de um tubo de perfil, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário