Estufa feita de tubos de polipropileno: instruções passo a passo de fabricação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de design
  3. Regras para trabalhar com o material
  4. Materiais de revestimento
  5. Masterclasse de construção
  6. Opiniões dos proprietários
  7. Exemplos de estufas prontas
  8. Dicas úteis

Uma estufa feita de tubos de propileno é a estrutura de estufa mais simples para uma construção independente. O design é apresentado em várias versões. Para construir essa estufa com suas próprias mãos, você precisa seguir as instruções de fabricação passo a passo simples.

Peculiaridades

Uma estufa feita de tubos de polipropileno é uma solução interessante com um orçamento limitado e adora construir uma variedade de estruturas com suas próprias mãos. A compra de materiais não exigirá grandes custos financeiros e a construção não exigirá uma preparação séria.

Todos os materiais podem ser comprados em uma loja de ferragens comum; para fixá-los uns aos outros, você precisará de cola comum ou parafusos auto-roscantes.

Para começar, vale a pena estudar o que são os tubos de propileno e como eles diferem do PVC. Na verdade, não há muita diferença entre esses materiais. Ambos os tubos são de plástico. A única diferença é o polímero de que são feitos - polipropileno ou cloreto de polivinila. Isso não afeta as propriedades operacionais dos tubos, a única diferença perceptível está no preço.

Os tubos de polipropileno têm várias vantagens.

  • Resistente a processos corrosivos. Os tubos de plástico não apodrecem nem enferrujam, ao contrário de outros materiais.
  • Fácil de usar. Os tubos de polipropileno podem ser facilmente dobrados ou cortados. Qualquer wireframe intrincado pode ser criado a partir deles. Além disso, também é bastante simples unir os perfis e instalá-los no solo.
  • Baixo peso. Os tubos de polipropileno são leves, independentemente de serem de camada única ou multicamadas. Esta é uma garantia de que todo o quadro pode ser facilmente transferido, e não apenas desmontado.
  • Longa vida útil. Inicialmente, os tubos de polipropileno são projetados para comunicações, em particular abastecimento de água, portanto, recebem maior resistência. Sem serem expostos a tais cargas, os tubos podem durar de 30 a 50 anos.
  • Força. Além da resistência à corrosão, esses tubos são resistentes a temperaturas extremas. Eles não queimam, o fogo aberto geralmente não tem medo deles. Além disso, a estrutura do tubo será capaz de resistir a ventos fortes, especialmente se a base for reforçada. Portanto, o material não se presta à deformação sob a influência de vários fatores climáticos.
  • Preço. Os tubos plásticos de polipropileno pertencem ao segmento econômico, portanto, recursos muito escassos podem ser gastos na compra desse material.
  • Aparência atraente. Não há necessidade de processar tubos de propileno adicionalmente. São imediatamente fornecidos com um revestimento especial, que não só aumenta as propriedades de resistência, mas também confere um belo brilho às matérias-primas. Como resultado, toda a estufa em tal moldura ficará ótima.

Opções de design

Uma estrutura de quase qualquer complexidade pode ser montada a partir de tubos de polipropileno. As limitações são impostas apenas pelo grau de habilidade de quem executa as estruturas.

As formas mais comuns de estufas caseiras são:

  • arco;
  • arco pontudo;
  • com telhado inclinado;
  • com telhado de duas águas.

Separadamente, deve-se notar que estufas e estufas com telhado inclinado são geralmente executadas como uma extensão da casa.Aqui está previsto que uma parede será adjacente. Isso economiza custos de aquecimento significativos.

A estrutura arqueada mais simples para construção. Existem alguns designs que podem ser entregues em apenas algumas horas. No entanto, é extremamente importante aqui que material e como a cintagem será feita. Afinal, as hastes formam uma forte pressão. Além disso, essa estrutura de polipropileno não pode ser feita para o inverno. A pressão da neve no telhado será muito forte e a estrutura simplesmente não aguentará - ela se desintegrará.

Neste caso, a forma de um arco pontiagudo é usada. É um cruzamento entre os designs clássicos em arco e frontão. Claro, isso requer mais detalhes e habilidades de trabalho, mas o resultado está além do elogio. Uma moldura de plástico forte é capaz de suportar não 3-4 temporadas, como de costume, mas todas as dez.

Por fim, a casa de planta em empena é uma opção comum devido ao seu formato clássico. Essa estufa vai caber em qualquer paisagem, adequada para quase qualquer casa. Você não precisa ser um gênio da engenharia para construí-lo.

Este projeto é o mais durável, uma vez que o quadro é reforçado aqui.

Regras para trabalhar com o material

Primeiro você precisa estudar as nuances de trabalhar com tubos de polipropileno. Só depois pode proceder à sua instalação, recolha da moldura, pavimentação do material de revestimento. Portanto, primeiro você precisa levar em consideração que é melhor trabalhar com esses tubos a uma temperatura de + 18-20 graus. Então o material ganhará força e flexibilidade máximas, não "encolherá" e será mais fácil formar os formatos desejados a partir dele.

A segunda característica é a necessidade de selecionar acessórios para o diâmetro de um tubo existente. Acessórios são elementos de conexão. Com a ajuda deles, é possível obter uma fixação rígida ideal das peças umas às outras. Para que o trabalho corra da melhor maneira possível, é melhor comprar tubos já completos com acessórios. Isso elimina o risco de que os elementos de conexão e os tubos não se encaixem.

A soldagem pode ser necessária para trabalhar com tubos de polipropileno. Muitos não possuem uma máquina de solda de plástico disponível. Depois, há uma alternativa - um queimador de gás. Pode substituir o ferro normalmente usado para soldagem. No entanto, é necessário agir com cuidado para não derreter muito os canos. Deve-se ter em mente que a soldagem é utilizada apenas nos casos em que está prevista a construção de uma estrutura de capital a partir de dutos, a qual não está prevista para ser reorganizada ou removida para o inverno no futuro. Um exemplo é uma estufa anexada com um telhado inclinado.

Felizmente, nenhuma medida de proteção específica é necessária ao trabalhar com polipropileno, uma vez que o material não é considerado tóxico.

A única coisa é que pode ser necessário esmerilhar no local do corte da serra, mas essa regra não é necessária para seguir.

Materiais de revestimento

A cobertura da estufa com tubos de plástico é um tópico especial. O fato é que, embora a estrutura seja relativamente forte, ela não suporta o peso dos materiais tradicionalmente usados ​​como abrigo. Estes incluem plexiglass, janelas com vidros duplos e alguns outros. Esses materiais garantem alta proteção contra correntes de ar, boa retenção de calor mesmo no inverno, pleno acesso à luz solar, mas devido ao seu grande peso, devem ser abandonados.

Certos requisitos são apresentados para materiais para cobrir a estrutura feita de tubos de polipropileno.

  • Elevadas propriedades de isolamento térmico. Isso é especialmente importante se a estufa for planejada para durar o ano todo, funcionando no inverno;
  • Boa capacidade de transmissão de luz solar. Uma característica adicional do material pode ser que ele filtra a radiação infravermelha prejudicial, deixando entrar apenas os raios que são benéficos para as plantas;
  • Resistente às intempéries.É importante que a chuva, neve ou granizo não danifiquem o material de revestimento, caso contrário, a estanqueidade na estufa será interrompida e o calor escapará. Assim, tanto a estufa quanto a safra ficarão irremediavelmente arruinadas;
  • Se a estufa for aberta o ano todo, o material de revestimento deve resistir à neve, não rasgar sob a capa de neve;
  • A resistência a cargas mecânicas e de vento é desejável. Uma rajada de vento não deve prejudicar a integridade do revestimento, bem como pequenos impactos mecânicos. Alguns materiais são capazes de suportar cargas pesadas, por exemplo, impactos, sem rasgar ou quebrar;
  • Peso leve.

    Assim, a lista existente de materiais para revestimento é drasticamente reduzida, porque muito poucos materiais combinam todas as qualidades listadas.

    O ideal para quadros feitos de tubos de polipropileno são os revestimentos com filme de polietileno ou placas de policarbonato.

    Filme de polietileno

    O filme de polietileno é um dos materiais mais demandados para o revestimento de esquadrias de tubos de polipropileno. Isso se deve às suas inúmeras vantagens.

    • Peso leve. Em primeiro lugar, você deve prestar atenção à leveza do revestimento do filme. Com uma área grande o suficiente, uma folha de filme pode pesar apenas alguns gramas. Isso garante que uma carga mínima seja aplicada ao quadro.
    • Transmissão de luz. Os filmes são produzidos totalmente transparentes ou ligeiramente opacos, mas isso não impede que a luz solar penetre bem através deles, iluminando toda a área. Você pode variar a quantidade de luz que entra na estufa simplesmente escolhendo um filme com a tonalidade desejada. Isso permite que você cultive qualquer safra nessas estufas - tanto amantes da sombra quanto da luz.
    • Resistente às intempéries. Os filmes não reagem a mudanças na temperatura ambiente de -50 a +60 graus. Eles não têm medo de chuva, granizo, neve e vento. Mas eles não vão segurar a capa de neve.
    • Criação de um efeito estufa. O ar nas estufas de plástico é sempre úmido e quente, então o solo nelas também não esfria. Isso permite que você crie o microclima mais favorável em tais estufas.
    • Segurança do material. O polietileno não se decompõe e não afeta o solo, portanto não altera sua composição. Ele também não libera substâncias perigosas no ar. Acontece que a presença de polietileno não afeta de forma alguma o conteúdo da estufa.
    • Preço. O filme pode ser adquirido por um preço baixo ou até mesmo gratuitamente. Ela pode até já estar na fazenda.

      Entre outras coisas, ele tem material e suas desvantagens. O filme não resiste mal a danos mecânicos. Qualquer furo ou golpe é capaz de quebrá-lo, tornando-o inutilizável. Deve-se ter em mente que essas lacunas podem ser facilmente reparadas com fita adesiva comum. O filme se decompõe rapidamente, torna-se mais fino devido à constante exposição ao sol. Este revestimento durará apenas 2-3 temporadas.

      Policarbonato

      Outro material alternativo de cobertura de estufa é o policarbonato. É um pouco mais pesado que o filme, por isso será necessário selar a moldura com reforço composto e suportes adicionais. Este material tem tais vantagens que mais do que justificam todos os inconvenientes que surgem.

      • Boa transmissão de luz. O carbonato celular, comumente usado em estufas, oferece uma alternativa mais durável ao vidro. Você pode escolher entre materiais totalmente transparentes, foscos ou coloridos.
      • Força. O policarbonato é resistente a qualquer solicitação mecânica, seja ela forte precipitação, impacto, perfuração. Também não dobra com o peso da neve no telhado. Água e umidade elevada não são terríveis para o policarbonato, uma vez que não corrói nem deforma quando exposto à água.
      • Plástico. Sujeito a todas as regras, as placas de policarbonato podem ser dobradas, o que lhes confere uma forma arqueada.No entanto, estruturas intrincadas não podem ser construídas: o material ainda não é tão flexível.
      • Longa vida útil. Segundo os fabricantes, as placas de policarbonato não perdem suas propriedades em 20 anos de serviço.
      • Aparência interessante. Se as estufas feitas de filme são triviais e quase todo mundo é, então o policarbonato separa o proprietário da massa cinzenta. A estufa parece limpa e incomum.

      Como o filme, o policarbonato tem suas desvantagens. Este material tem medo de altas temperaturas. Quando exposto ao fogo aberto, ele começa a derreter e não é muito fácil interromper esse processo. O fator preço também desempenha um papel importante.

      Modelos de policarbonato são mais caros do que os de filme, mas ainda não tanto a ponto de descartar imediatamente essa opção.

      Masterclasse de construção

      Fazer uma estufa com tubos de polipropileno não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Na verdade, até mesmo uma adolescente que frequentou aulas de parto na escola pode lidar com isso.

      Antes de começar, você precisa fazer alguns trabalhos preliminares.

      • Uma estufa, como qualquer estrutura, terá que ser cuidadosamente planejada e projetada. Sem uma planta e desenhos, não será possível construir uma estufa verdadeiramente boa com as dimensões e proporções corretas. Você mesmo pode fazer um esquema, pegar um pronto ou fazer um pedido, mas a última opção não é muito racional, pois um esboço individual custará mais do que a compra total de materiais.
      • É necessário preparar imediatamente todos os materiais e ferramentas necessárias. Para isso, foi traçado um plano: ele reflete a localização de todos os perfis e peças, todos os parafusos e parafusos auto-roscantes, bem como os pontos de fixação do material de revestimento. Com essas informações em mãos, você pode comprar tudo o que precisa.

        A preparação deve ser completa. A qualidade e a velocidade da construção de estufas no futuro dependem de quão conscienciosamente ela é realizada. Um cuidadoso trabalho preliminar permite projetar uma estrutura mais séria, que não tenha apenas uma porta, mas também saídas de ventilação. Além disso, é necessário um estudo escrupuloso dos detalhes quando a estufa não é feita para uso sazonal, mas para o cultivo de vegetais e frutas durante todo o ano. Só então será possível prever todas as nuances, incluindo a posição correta da estufa em relação aos pontos cardeais.

        Layout

        O primeiro passo é decidir qual será o tamanho da estufa. Depende não só das necessidades, mas também do tamanho do site. Por exemplo, em uma área de 100 sq. m, você pode facilmente instalar uma grande estufa, enquanto para uma pequena área, apenas uma mini estufa é adequada. Porém, vale lembrar que os tubos de polipropileno ainda são um material que não foi originalmente destinado à construção, portanto não se deve fazer estruturas extragrandes, por exemplo, com 8 m de largura e 15 m de comprimento. Para tal, é melhor escolha um material menos flexível.

        A solução ótima é uma estufa com dimensões de 2,5x4m e altura de 1,9 a 2m. Não deve ser feita abaixo, pois ali não será possível uma pessoa endireitar, o que dificultará muito o trabalho de cuidar cultivo. Tais dimensões possibilitarão o plantio de vários canteiros de várias safras na estufa.

        Para a construção, você precisa escolher a seção transversal correta dos perfis de polipropileno. Para isso, são adequados tubos multicamadas com diâmetro de 20–32 mm, cuja seção interna é de 16 mm.

        O comprimento dos tubos de polipropileno pode variar, mas para a construção de uma estufa, são necessárias opções de comprimentos de 2 a 7 m.

        Quanto à escolha de um local para construção, deve atender a diversos requisitos.

        • Falta de sombra. Você não deve colocar a estufa na zona sombreada, caso contrário, você terá que abandonar o cultivo de colheitas amantes da luz: pimentão, pepino, tomate.
        • A capacidade de entrar e sair livremente da estufa. Não posicione a porta de forma que ela encoste no jardim de flores ou em outros canteiros. Deixe um pequeno espaço para sua conveniência.
        • O local não deve estar ventoso. Informe-se sobre como os ventos sopram em sua área e posicione a estrutura nessa direção. Isso é especialmente verdadeiro para estufas com telhados inclinados.

        Desenvolvimento de desenhos

        O desenho é necessário não só para saber exatamente como será a localização da estufa e o que é necessário para ela. O projeto também é importante para o orçamento, pois conhecendo a quantidade de elementos e seu custo, é possível determinar com bastante precisão o preço de toda a estufa caseira.

        Você mesmo pode desenhar um diagrama de layout, lembrando de tirar lições do currículo escolar. Para simplificar esse processo, existem muitos programas de modelagem 3D, alguns dos quais são gratuitos. Alguns podem ser usados ​​diretamente online.

        A maneira mais fácil é fazer um desenho pronto. Lá, como regra, o cálculo das peças, elementos de conexão e materiais para o revestimento é imediatamente fornecido. Parece possível selecionar uma estufa de qualquer tamanho e altura, incluindo aquelas cuja estrutura requer reforço por meio de reforço.

        A seguir, será considerado o desenho de uma estufa de filme com largura de 3,6 m, altura de 1,9 m e comprimento de 10 m. O diagrama é mostrado na figura a seguir:

        Como você pode ver, aqui a maior dificuldade será o traçado do ripado para a parte final, já que muitos elementos são fornecidos. O desenho mostra que não está prevista uma fundação para esta estufa, mas sim uma régua de madeira no fundo, o que permite uma melhor fixação da estrutura ao solo.

        É importante notar que as extremidades das estufas com moldura de polipropileno também costumam ser decoradas com vigas de madeira, e neste caso não é exceção.

        Preparando tudo que você precisa

        Primeiro, você deve preparar os materiais com os quais a estufa será construída.

        Esses incluem:

        • tubo com diâmetro de 20 mm e comprimento de 10 m;
        • 15 tubos com diâmetro de 20 mm e comprimento de 6 m;
        • 34 vergalhões compostos com diâmetro de 18 mm e comprimento de 75 cm;
        • filme retentor de calor de polietileno para estufas 6,5x15 m (uma versão reforçada com uma espessura de 0,5-1 mm é o ideal);
        • parafusos auto-roscantes para madeira com 35 mm de comprimento;
        • parafusos auto-roscantes para madeira com 50 mm de comprimento;
        • dispositivos para fixação de sobreposições de tubos. Você pode usar laços de plástico especiais;
        • 28 ripas de madeira 10x20 mm, 3,6 m de comprimento;
        • 2 placas da mesa com seção de 100x20 mm e comprimento de 3,6 m;
        • 2 placas para betonilha 100x20 mm, comprimento 10 m;
        • 3 m de fita de montagem.

        As peças para o quadro final devem ser adquiridas separadamente. Aqui você vai precisar de ripas de madeira com uma seção de 30x40 cm ou 40x50 cm. Elas serão necessárias em uma certa quantidade e um certo comprimento:

        Comprimento, cm

        Quantidade, pcs.

        45

        2

        60

        4

        123

        2

        140

        2

        170

        2

        360

        2

        Também aqui você precisará de parafusos auto-roscantes para madeira de 50 mm de comprimento.

        O trabalho também precisará das seguintes ferramentas:

        • Serra para serrar tubos de polipropileno;
        • chave de fenda para facilitar o procedimento de fixação;
        • Tesouras de metal para trabalhar com peças pequenas;
        • moedor para corte de peças grandes;
        • martelo para a aplicação de reforço e nivelamento da mesa;
        • fita de montagem e nível de construção para medir e alinhar a estrutura em relação ao horizonte;
        • marcador para marcação por detalhes.

        Não são necessárias dobradiças ou acessórios para o quadro acima.

        Fazendo uma estufa

        As instruções passo a passo para fazer uma estufa para a amostra fornecida incluem várias etapas básicas.

        • O terreno para a estufa é nivelado, a marcação é feita. Para isso, o reforço é cravado nos cantos da futura estrutura até uma profundidade de 40 cm, sendo os cantos verificados com um nível.
        • A betonilha das tábuas é fixada ao reforço. O retângulo é verificado quanto à uniformidade usando um cabo puxado diagonalmente. Se eles forem iguais, então tudo está em ordem.
        • Nos lados compridos fora da betonilha, as peças de reforço são marteladas com um passo de 75 cm. Deverá obter 15 peças de cada lado.
        • O quadro está sendo formado.Um tubo é colocado em cada uma das conexões, dobrado e colocado nas conexões do lado oposto.
        • Para evitar que os tubos voem e empurrem o reforço para fora do solo, eles devem ser fixados. Para fazer isso, corte 30 pedaços da fita de montagem, 10 cm cada. Eles fixam o tubo à mesa, fixando a fita em ambos os lados do tubo com parafusos auto-roscantes.
        • Em seguida, as pontas são coletadas de vigas de madeira. Para fazer um desenho corretamente, você precisa usar um desenho. Assim, as vigas superiores terão 60 e 123 cm de comprimento para o meio, vertical - 45, 140 e 170 cm, se você começar pela borda. A uniformidade dos cantos é verificada pelo nível.
        • Após a fixação das pontas na mesa, é necessário fixar um tubo de 10 m de comprimento no meio da cobertura da estrutura para maior rigidez de toda a moldura. Para fazer isso, você precisa usar laços de plástico.
        • Em seguida, a estufa é coberta com papel alumínio. O filme é pregado na parte inferior da mesa com a colocação de ripas de madeira. Depois que o filme é fixado em uma posição esticada, ele também é puxado nas pontas e, em seguida, fixado na parte inferior da mesma maneira.
        • Um buraco para a porta é feito no final um pouco menos do que o real. Um retângulo de blocos de madeira é fixado nas dobradiças, já coberto com filme.

        Opiniões dos proprietários

          As avaliações sobre a posse de uma estufa feita de tubos de polipropileno são, em sua maioria, positivas. E você pode construir uma estufa, prender e soldar as peças usando meios improvisados, sem precisar comprar ou alugar equipamentos caros. O preço baixo é a primeira qualidade positiva a que todos os jardineiros prestam atenção.

          Para muitos, uma vantagem adicional era a capacidade de fazer algo pela horta e horta com as próprias mãos.

          Para idosos que não têm mais a mesma resistência, a opção de polipropileno é ideal devido ao seu baixo peso: você não precisa levantar pesos, forçando as costas.

          Algumas pessoas disseram que é possível fazer tal estufa mesmo sem um desenho preliminar, que tudo está claro de qualquer maneira. Outros não concordaram com eles, já que estavam construindo uma estrutura para o ano todo, fazendo uma base simples para ela. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que realizaram a estufa na forma de uma extensão.

          A única desvantagem da qual os proprietários reclamam - é que o quadro nem sempre pode suportar a carga da neve, especialmente se a precipitação for forte. No entanto, esse problema pode ser resolvido com muita facilidade. Você pode limpar o telhado da estufa regularmente ou remover a película para o inverno. A segunda opção só é adequada se a estufa for sazonal.

          Exemplos de estufas prontas

          O complexo desenho da estufa, que não prevê a presença de porta, só é adequado para o cultivo sazonal, uma vez que ao abrir a estufa desta forma, todo o calor é libertado para o exterior.

          O uso de acessórios e dobradiças abre um amplo escopo para o projeto de várias estruturas de estufas. A moldura pode ser reforçada através da fixação de tubos horizontais, os quais são fixados apenas com elementos de ligação.

          O policarbonato é um excelente material para embrulhar esquadrias de polipropileno.

          É muito mais difícil do que o filme, mas permite que os raios do sol entrem no mesmo nível.

          Uma estufa em forma de casa feita de tubos de polipropileno adapta-se perfeitamente a qualquer paisagem circundante. Seu design é um pouco mais complicado do que um arco, porém, com um desenho claro, qualquer pessoa pode criar algo semelhante em seu site.

          Ao construir estufas baixas, você não precisa pensar em como entrar na estufa, mas na possibilidade de cultivar os canteiros e colher. A "tampa" de policarbonato é ideal para tais casos.

          As pontas podem ser feitas não só de madeira, mas também de tubos de polipropileno de maior rigidez. O resultado será igualmente bom.

          Dicas úteis

          Os especialistas envolvidos na construção de estufas a nível profissional, compartilharam vários segredos da construção de estufas.

          • Ao construir uma estrutura de estufa para uso durante o ano todo, vale a pena dar uma olhada em desenhos mais complexos, nos quais as aberturas são fornecidas. Isso garantirá a circulação ideal do ar na estufa. As plantas se sentirão mais confortáveis ​​e crescerão melhor.
          • Ao colocar uma estufa em um local, você deve tentar garantir que ela seja orientada de norte a sul. Portanto, ele será constantemente iluminado pelos raios do sol.
          • Se possível, tente construir uma estufa em uma base. Uma base velha de um celeiro ou outra sala de serviço serve. Isso reduzirá o risco de a estufa ser destruída por uma forte rajada de vento. Afinal, pesa um pouco.
          • Se o filme ou policarbonato for fixado com parafusos, vale a pena recolher as amostras com arruelas térmicas. Eles irão garantir o aperto total nos pontos de fixação.
          • Ao trabalhar com policarbonato, não remova a película protetora até que toda a estufa esteja montada. Isso garante seu bom aspecto após a conclusão da construção. Não haverá riscos ou arranhões nele.

          Para obter informações sobre como fazer uma estufa inteligente com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário