Tamanhos de estufas de policarbonato: critérios de seleção

Tamanhos de estufas de policarbonato: critérios de seleção
  1. Características e vantagens do material
  2. Tamanhos: padrão e ótimo
  3. Parâmetros: relacionamento com constituintes
  4. Instalação e montagem
  5. Exemplos e opções de sucesso

Uma estufa é um ótimo lugar para cultivar verduras, tomates, pepinos, morangos e até flores. Na primavera ajuda a obter uma colheita antecipada, no outono ajuda a preservar o clima de verão. Tanto a quantidade quanto a qualidade das safras cultivadas dependem do tamanho e do design.

Características e vantagens do material

As estufas podem ter diferentes revestimentos - filme, vidro, policarbonato, plástico. Mas as estufas de policarbonato, um polímero monolítico com uma estrutura diferente, estão ganhando grande popularidade.

  • Favo de mel - trata-se de uma folha, dentro da qual estão localizadas células de diferentes tamanhos, que permitem uma perfeita difusão da luz e retenção do calor, muito duráveis.
  • Folha monolítica É uma simples folha plana de polímero, que lembra o vidro, mas muito mais leve, possui excelente flexibilidade e transmitância de luz.

As raposas consistem em camadas como:

  • sólido é uma folha durável que protege contra influências externas;
  • células que criam propriedades de isolamento térmico. Graças a eles, o material é leve e durável, já que as nervuras do favo conferem rigidez;
  • folha sólida densa revestida com proteção contra umidade.

Esse material conquista consumidores com as seguintes vantagens:

  • facilidade;
  • Resistência ao impacto;
  • alta transparência;
  • alta condutividade térmica e também retenção de calor;
  • transmite espectro de UV;
  • flexibilidade, que permite fácil transporte e construção de estufas em arco ou de canto;
  • facilidade de atendimento - pode ser lavado, limpo de restos de folhas, desinfetado;
  • segurança contra incêndio - o material não possui propriedades inflamáveis;
  • durabilidade.

A desvantagem é um arranhão rápido. No entanto, isso não afeta a função principal, mas a aparência sofre. Existem diferentes tamanhos e espessuras de policarbonato. No entanto, a espessura ideal para uma estufa pode ser chamada de 6–8 mm. 6 x 2,1 m é o tamanho padrão. O comprimento pode ser de 12 metros, mas essas folhas são inconvenientes para o trabalho, então os usuários preferem as de seis metros.

Tamanhos: padrão e ótimo

A gama de tamanhos das estufas é variada. Eles são grandes, pequenos, em frutas, flores, bagas, vegetais.

A divisão dos tamanhos é realizada nos seguintes tipos:

  • padrão, especificado pelo fabricante;
  • ideal, adequado para certas áreas.

O padrão das estufas tem as seguintes dimensões, dependendo da dimensão da folha de 6 metros: a altura é de 1,9 m, e consequentemente o raio da estufa, uma vez que tem a forma de um arco ou de arco. A partir daqui é fácil entender que a largura será de dois raios - 3,8 m, e o comprimento - 6 m. O tamanho ideal é ditado por um documento especial - apêndice número 85 das Regras e Normas de Construção (abreviado SPiN) datado de 02.10 .2004, segundo o qual a largura máxima é de 260 centímetros e a altura de pelo menos dois metros.

O tamanho das estufas depende das safras de plantio e o projeto futuro é construído de acordo.

  • Largura. Ao calcular a largura, os seguintes parâmetros necessários devem ser levados em consideração. A largura da porta é o valor mínimo correspondente à largura dos ombros de um jardineiro médio - 56 cm. A largura das prateleiras é de 97 cm, e a passagem entre elas é de pelo menos 60 cm para facilidade de uso. Assim, a largura mínima é de 2–2,5 m, todos os outros cálculos são individuais e baseados na funcionalidade.
  • Comprimento. Depende apenas do desejo do proprietário. Levamos em consideração que a largura de uma folha de policarbonato é de 120 centímetros, e então a simples adição e construção do comprimento necessário. Mas lembre-se de que quanto mais longa for a estrutura, mais difícil será manter a temperatura ideal. É especialmente difícil fazer isso no inverno.
  • Altura. Depende da vontade do usuário. O desenho pode ser baixo se uma pessoa não entrar lá, mas você pode trabalhar de cima removendo a tampa. Alta, se você planeja plantar safras altas, e aquelas que precisam de cuidados constantes. É necessário levar em consideração para este parâmetro que as plantas devem ter espaço máximo para um desenvolvimento favorável. A altura padrão é de 1,8 m, o que é suficiente e ideal. Mas se a estufa estiver equipada com suas próprias mãos, então é melhor escolher um valor inteiro - 2 m.

2x3, 2x2 m são estufas pequenas e compactas, perfeitas para pequenas plantações: para mudas e frutos silvestres. No futuro, eles podem ser usados ​​como canteiros de flores ou para um pequeno número de fruteiras. No entanto, em uma pequena estufa, muitas vezes fica muito quente no calor do verão.

Nesse caso, é necessário fornecer acesso a ar fresco para manter os valores ideais de temperatura. Se você planeja cultivar pepinos, tomates ou quaisquer vegetais altos, uma largura de 2 m é suficiente. 2x10, 2x4, 2x8, 2x6 m são os tamanhos ideais. Essas opções são especialmente boas para seções longas, mas estreitas.

Se você planeja plantar um grande número de plantas, precisa de tamanhos grandes - 3 por 4, 3 x 6, 3 por 8, 2, 4 metros, 3x4. Eles são adequados para abobrinhas, berinjelas, morangos, pepinos rastejantes. Se o proprietário for um agricultor cultiva em grandes volumes, então é melhor escolher estufas grandes e largas - 6x3, 6 por 12 metros. Basicamente, todos os tamanhos dependem da quantidade de material de construção e de seus preços.

Parâmetros: relacionamento com constituintes

Ao instalar estufas de policarbonato, você precisa levar em consideração todas as nuances e ligantes. A largura e o comprimento podem não ser úteis se você não calcular a estrutura, a fundação, os materiais e suas interações.

Material de quadro

A moldura pode ser de madeira, metal ou plástico. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens. A árvore é ecologicamente correta e de baixo custo, porém depende muito das mudanças de temperatura e umidade. Com o aumento da umidade, ele apodrece, encolhe e racha. E para uma estufa, essas falhas são inaceitáveis. A vida útil é de no máximo dois anos com retrabalho e reparo constantes.

O metal é um material forte e durável. Porém, trabalhar com ele é mais difícil. Aqui você terá que usar soldagem, um dobrador de tubos e um esmeril. No entanto, essa estrutura durará para sempre. A corrosão da umidade pode simplesmente ser tingida com tinta.

O plástico é um material fácil de trabalhar. No entanto, sua leveza pode ser uma piada cruel no inverno. Tal estrutura pode simplesmente quebrar e voar completamente para longe das rajadas de vento. Na hora de instalar, vale a pena levar em consideração o tamanho da moldura e adicioná-la ao desenho.

A Fundação

A configuração da fundação depende do tamanho da estufa. Se esta for uma caixa baixa de pão com efeito de estufa, então não há necessidade dela. Mas se está planejada a construção de uma estufa alta, então ela deve ser conectada ao solo por meio de uma fundação. Pode ser de madeira, tijolo, gelatinizado. Freqüentemente, o fabricante sugere o uso de alfinetes para manter a estufa no lugar.

O método de fortalecimento depende do tamanho. Para uma estufa média, o reforço da ponta com pinos ou uma barra de madeira é adequado. Mas as estufas altas são reforçadas com uma base de concreto.

Tamanhos de folha

A distância entre os arcos da moldura depende do tamanho das folhas. Deve-se ter em mente que as chapas devem ter um número mínimo de juntas na junção. Eles devem ser instalados de forma que o excesso de água possa escoar facilmente através deles.

Forma de estufa

Existem vários tipos de formas de estufa.

  • Arco. A opção mais conveniente e econômica.É fácil de instalar. Este projeto é conveniente porque a neve não se acumula sobre ele no inverno, portanto, maior o tempo de operação. O ponto fraco é o estreitamento das bordas, o que limita o plantio de algumas culturas.
  • Com telhado inclinado. Esta é uma forma de casa clássica. Levará mais tempo para trabalhar com esse design. No entanto, a praticidade no plantio de plantas e a ausência de restrições vão se tornar seu ponto forte. A inclinação pode ser em dois lados ou em um.
  • Caixa de pão com efeito de estufa. Apresenta-se sob a forma de estufa baixa semicírculo com cobertura deslizante. É conveniente para o plantio de culturas rasteiras de baixo crescimento, frequentemente usadas para o cultivo de mudas.
  • Cúpula. É difícil de instalar, mas tem um visual bonito, o que vai ajudar a se tornar a decoração do site. Este design é bem iluminado.
  • De acordo com Meatlider. Este é um formulário popular, mas difícil de instalar. Na estufa, o lado norte está quarenta centímetros mais alto. Este projeto tem alta ventilação e evita que o ar frio entre na estufa.

Levando em conta todas essas nuances, você pode começar a construir um desenho e instalar uma estufa. Todo o trabalho começa com a construção do desenho. A primeira é designar a fundação, nomeadamente calcular a largura, comprimento e altura da estrutura. Além disso, tudo leva a partir dele - o quadro, portas, janelas, levando em consideração todos os componentes.

Instalação e montagem

Ao instalar, deve-se prestar atenção ao local onde ficará a estufa. As extremidades devem estar voltadas para leste e oeste. Nesse caso, a iluminação será uniforme e máxima ao longo do dia. Vale a pena escolher locais que sejam iluminados pelo sol o dia todo para que nada interfira e não dê sombra, isso é garantia do calor e dos brotos rápidos da safra. E você também precisa evitar lugares com correntes de ar. Um pré-requisito é a correspondência entre o tamanho e o espaço alocado para a estufa com uma superfície plana.

DPrimeiro você precisa preparar a base - nivelar o solo, remover o excesso de vegetação. A fundação é instalada cravando-se nos pinos nos cantos e a tensão da linha é calculada em ângulos retos. Para medições, você deve usar uma fita métrica. Em seguida, a base é colocada a partir do material selecionado. Em seguida, a moldura é instalada, dependendo do desenho. Certifique-se de amarrá-lo à base usando grampos. Para o quadro, você deve estocar perfis.

Em seguida, você precisa começar a conectar as placas de policarbonato ao quadro. O ponto mais importante é a instalação da primeira folha, pois o resto da conexão sairá dela. Você precisa instalá-lo com uma tomada de 5 cm para baixo. Parafusos auto-roscantes com tampa ou vedação de borracha são usados ​​para fixação.

As folhas a seguir são instaladas com uma sobreposição na instalada. As folhas de carbonato são fixadas por último à base para que a posição possa ser corrigida. Você pode selar as juntas com selante ou fita de alumínio. Isso é especialmente necessário se a estufa for para toda a estação.

Calhas podem ser instaladas para melhor livrar-se da umidade entre as aberturas. Em baixas temperaturas, a água pode congelar e o policarbonato pode estourar devido à constrição.

Para instalar janelas e portas, a folha é cortada no tamanho desejado. Furos de ventilação adicionais não devem ser negligenciados, pois o policarbonato não permite que o ar passe bem.

Isso deve ser feito por último de todos os materiais restantes. Em caso de falta, será possível adquiri-lo. O arranjo interior depende dos desejos do jardineiro. Serão canteiros ou estantes para flores, alfinetes para fios cacheados ou especiais - só o dono decide, bem, e a cultura para a qual a estufa foi construída. Em estufas durante o ano todo, é necessário fornecer eletricidade e fazer uma tomada.

Exemplos e opções de sucesso

A clássica estufa curva é sempre bem-vinda nas parcelas. Apesar da sua forma, é espaçosa e permite combinar diferentes culturas. Eles também criam pequenas estufas de meio arco para mudas.

A estufa cônica se tornará uma decoração do local.E se você instalá-lo no quintal, ele se tornará um maravilhoso jardim de flores. Este projeto permite que você crie conjuntos inteiros.

Estufas frontais e frontais são convenientes para plantas altas.

Para maior espaço e decoração do local, são criadas estufas poligonais. Seu topo pode ser five-, six- ou octogonal.

Um projeto bem executado não será apenas um componente de preservação do calor, mas também uma decoração do jardim. Uma estufa é um objeto necessário no local. A colheita depende de seu projeto. Ao capturar luz, calor e umidade, ele permite que você faça mais safras. Uma grande vantagem na automontagem é que você pode escolher independentemente a forma e o tamanho, o que é importante em áreas fora do padrão.

Neste vídeo, você está aguardando a instalação de uma estufa de policarbonato.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário