Como fazer uma estufa com caixilhos de janelas corretamente?
Hoje, as estufas são construídas com uma ampla variedade de materiais. Pode ser policarbonato, metal-plástico e outros elementos semelhantes. No entanto, muitos consumidores pretendem construir em pouco tempo uma estufa barata com materiais mais baratos e fáceis de usar. Estruturas muito boas são obtidas a partir de caixilhos de janelas comuns. Hoje vamos analisar em detalhes como fazer corretamente uma estufa com essas peças.
Peculiaridades
Não é segredo para ninguém que a presença de uma estufa no local permite melhorar e aumentar a produtividade no inverno fresco da primavera, quando não é possível plantar plantas em solo aberto. Os rebentos e as sementes jovens em condições de estufas crescem e desenvolvem-se com bastante rapidez e, quando chegam os primeiros dias quentes, florescem.
Atualmente, a maioria dos proprietários de apartamentos e casas particulares está substituindo as velhas janelas de madeira de suas casas por janelas de plástico. Via de regra, após a conclusão de todos os trabalhos de instalação, os quadros antigos são simplesmente descartados - são jogados fora, removidos quando desnecessários. Na verdade, esses detalhes ainda podem ser úteis. Com seu uso, será possível construir uma estufa limpa e barata.
Você não deve se livrar do vidro em tais elementos. Eles serão necessários para a estufa, pois são capazes de manter um regime de temperatura ideal e confortável para as plantas.
Usando velhas molduras de madeira, você pode construir uma moldura muito confiável e resistenteque apoiará a estrutura da estufa nos próximos anos.
As aberturas nas janelas também serão úteis em tais edifícios. Eles são úteis para fornecer ventilação na estufa. Além disso, com a ajuda desses elementos, é possível regular a temperatura no interior de toda a estrutura.
A própria madeira é um material confiável e estável, mas será caro comprar novas peças de madeira para fazer uma estufa, já que não serão baratas. É por isso que os edifícios montados a partir de caixilhos de janelas antigas são uma solução excelente e económica.
Além das de madeira, as janelas de plástico com vidros duplos são frequentemente utilizadas na construção de estufas. Muitos proprietários usam janelas de varanda antigas, que têm um peso impressionante, na construção de tais edifícios.
Se nos concentrarmos nas principais vantagens de tais designs, você deve prestar atenção aos seguintes recursos:
- Sempre haverá ventilação de alta qualidade no interior da estufa graças às aberturas das janelas antigas.
- Com a ajuda de caixilhos de janelas em madeira ou material de PVC, será possível construir no mais curto espaço de tempo uma estufa fixa e inseparável.
- Nessas condições, você pode cultivar flores, frutas e vegetais durante todo o ano.
- Uma estufa construída com caixilharia antiga também é boa porque tem excelentes características de isolamento térmico.
- Em tal edifício, é perfeitamente possível instalar dispositivos de iluminação adicionais. Assim, na estufa a partir das janelas será possível combinar a iluminação natural e a artificial.
Não há falhas graves em tais designs. A única desvantagem que muitos usuários observam é que pode ser difícil encontrar o número necessário de quadros com as mesmas dimensões para tornar a estufa mais lisa e precisa.
Estufas caseiras de caixilhos de janelas não são incomuns. É perfeitamente possível construir tais estruturas com suas próprias mãos. Além disso, esse trabalho, via de regra, não exige muito tempo e esforço.
Autoconstrução
Via de regra, estufas baratas de janelas antigas são feitas pelos próprios proprietários. Tal trabalho não pode ser considerado muito difícil e inacessível, porém, um certo algoritmo de ações deve ser seguido, para que a estufa resultante seja de alta qualidade e confiável.
Preparação de desenhos
Primeiro você precisa fazer todo o trabalho preparatório. Você pode prosseguir diretamente para a montagem da estufa somente após esta etapa. Caso contrário, a estrutura pode revelar-se irregular e sua localização não será das melhores.
Primeiro, você precisa encontrar o número certo de caixilhos de janela de madeira com as mesmas dimensões. Se você não conseguiu estocar esses elementos, então terá que aplicar todas as suas habilidades e habilidades relacionadas a questões arquitetônicas. Teremos que medir cada quadro separadamente, escrever o valor resultante no papel e depois tentar fazer um desenho adequado.
Na elaboração de um projeto de estufa, é necessário levar em consideração os seguintes parâmetros:
- A proporção entre as dimensões dos quadros e a altura de que você precisa. A altura recomendada para as paredes da estufa é de 180 cm, caso não seja possível colocar as molduras uma sobre a outra, será necessário aumentar um pouco as paredes da parte inferior com outros materiais.
- Cobertura. Freqüentemente, uma estrutura de metal ou madeira é escolhida para a construção do telhado. Esses materiais densos e duráveis são essenciais, pois a neve pode se acumular neles durante o inverno. Sob sua carga, telhados "frágeis" se quebrarão.
- Além disso, ao traçar um desenho de uma estufa, é necessário levar em consideração a cumeeira do telhado. Recomenda-se direcioná-lo ao longo do eixo norte-sul para que haja iluminação suficiente e correta na estufa.
Somente com o uso de um desenho pode-se construir uma estufa limpa e estética.
Não é recomendado o uso de peças de tamanhos diferentes, pois é improvável que sejam capazes de atingir a geometria correta do edifício. Ao mesmo tempo, o aperto da estufa também sofrerá, o que é indesejável para ele.
Seleção de assento
Para a instalação de uma estufa a partir de janelas antigas, é muito importante escolher um local adequado, visto que dele dependerá a funcionalidade de tal estrutura. Os especialistas recomendam colocar estufas exclusivamente em superfícies planas que são suficientemente iluminadas pelo sol de todos os lados.
Além do mais, é preciso encontrar um local protegido de ventos fortes e constantes. Não deve haver estruturas altas ou árvores perto da estufa - elas criarão grandes sombras que podem cair sobre as plantas em pânico.
Além disso, deve-se ter em mente que uma estufa feita de janelas velhas deve ser posicionada de forma que o seu lado longitudinal vá de norte a sul.
Priming
A terra sob a estufa deve estar seca e limpa. De acordo com as garantias de especialistas, o mais bem-sucedido é a opção em que haja uma camada de solo arenoso sob o chernozém.
Vidros em armações antigas geralmente têm muito peso, então o solo sob a estufa deve ser bem compactado. Este critério é especialmente importante quando se trata de instalar uma estufa sem despejar a fundação.
Se o seu local estiver localizado em uma área de argila, o local selecionado deverá estar bem preparado para a instalação da estufa. Para fazer isso, você precisa fazer uma área cega de cascalho da fração do meio e, em seguida, construir uma almofada especial de areia com uma espessura de pelo menos 10 cm. Nessa base, você precisará preencher o fértil solo.
Ao escolher um local para construir uma estufa, é necessário levar em consideração a localização das águas subterrâneas. Eles devem estar localizados a uma profundidade de pelo menos 1,5 m. Se o solo em sua área estiver muito úmido, não é recomendável construir uma estufa pesada com caixilhos de janelas.
Opções de design
As estufas com moldura de janela podem ter vários designs. Vamos considerar as opções mais populares que muitos usuários escolhem:
- Para a parte inferior da moldura, é possível utilizar placas de revestimento. Com este projeto, ao remover as ervas daninhas dos canteiros, você definitivamente não irá danificar os elementos de vidro e nem se machucar. Problemas semelhantes podem ser evitados ao cavar ou regar os canteiros.
- Os vidros das mesmas molduras de janela podem ser inseridos em uma moldura pronta. Este projeto ficará especialmente atraente e interessante.
- As molduras das janelas podem ser encaixadas juntas. Com tal projeto, o projeto da estufa não será o mais apresentável. E se os quadros forem de tamanhos diferentes, será muito difícil conectá-los.
Alguns jardineiros preferem construir estufas de qualidade não com caixilhos de madeira, mas com vidros duplos com perfis de plástico. Alguém os compra especificamente para esse tipo de construção, enquanto outra pessoa tem estruturas de PVC desnecessárias em seu arsenal. As estufas feitas com esses materiais são muito duráveis e confiáveis. Eles não estão sujeitos a danos mecânicos e servem por muito tempo. No entanto, as janelas com vidros duplos têm um peso impressionante, pelo que só podem ser instaladas em terrenos bem preparados e secos (de preferência com uma fundação).
As estruturas de vidro isolante mais populares são as janelas conectadas em uma fileira em todos os lados do edifício. Estruturas semelhantes podem ser complementadas com um telhado de duas águas feito de materiais semelhantes.
As estufas de vidro pesadas podem ter qualquer formato e estrutura. Podem ser construídos em mini formato ou muito grandes - tudo depende da vontade dos proprietários. Claro, estufas quadradas e retangulares são clássicas. Um pouco menos comuns são as estruturas poligonais.
Guia detalhado
Para construir uma estufa de alta qualidade a partir de caixilhos de janelas com suas próprias mãos, você precisa estocar as seguintes ferramentas:
- martelo;
- uma chave de fenda (pode ser elétrica);
- Serra circular;
- formão;
- Brocas especiais para madeira;
- nível de construção;
- quadrado;
- fita métrica;
- espuma de poliuretano;
- fechos.
Se você já escolheu um local adequado para instalar uma estufa no local, pode prosseguir com a construção da fundação. É opcional, mas é recomendável fazê-lo se o solo e o peso da futura estrutura assim o exigirem.
Considere as instruções passo a passo para instalar a base de uma estufa:
- Primeiro, a área selecionada deve ser limpa de sujeira, detritos, ervas daninhas, cânhamo e outros elementos semelhantes.
- Depois disso, você precisa transferir o tamanho da estufa para a área limpa e martelar em pequenas estacas ao redor do perímetro. Estique uma corda ou corda entre eles.
- Além disso, em cada canto e próximo aos lados, é necessário cavar pequenos buracos, cuja profundidade não deve ser superior a 0,5 m - o nível de congelamento do solo.
- Nos buracos feitos, você precisa preencher com cascalho e, em seguida, compactá-lo.
- O próximo passo será a construção da cofragem. Em cada fossa deve ser inserido um tubo de fibrocimento com diâmetro não superior a 15 cm. A seguir, é necessário alinhar e inserir o reforço.
- Reforce a estrutura com tijolos e, em seguida, despeje o concreto.
- Além disso, na fundação, é necessário montar a coroa inferior a partir de uma barra e fixá-la com placas de ferro.
Observe que o concreto só vai secar completamente depois de algumas semanas. Depois disso, a área destinada à estufa deve ser traçada com tijolos em todo o perímetro. Como resultado, você obterá uma superfície plana, graças à qual será cada vez mais fácil montar uma estufa.
Em seguida, você pode prosseguir para fazer a estrutura da estufa. Para isso, você pode usar uma barra ou pranchas. Mas primeiro você precisa medir a largura dos quadros. Meça ao longo do perímetro da fundação vazada os segmentos que excedem a largura das estruturas das janelas em 5-7 cm. Esses locais devem ser anotados.
Nos pontos marcados, é necessário fixar os montantes da barra, que têm a mesma altura.Em seguida, você precisa esticar um fio ao longo do topo dos pilares. Use um nível para que os topos possam ser corrigidos. Se houver elementos proeminentes nos pilares, eles precisam ser cortados.
Depois disso, você precisa pegar uma barra e colocá-la no topo na posição horizontal. Assim, você obtém uma espécie de células para instalação de esquadrias. Agora você deve montar as próprias janelas, não se esquecendo das portas e respiros. Fixe todas as peças da forma mais segura possível. Trabalhe com cuidado para evitar quebrar os elementos de vidro.
Todas as fissuras e juntas devem ser tratadas com espuma de poliuretano. Recomenda-se cobrir a espuma seca com massa ou tinta - isso ajudará a proteger este material de ressecamento excessivo.
A última etapa da construção da estufa será a instalação da cobertura. Pode ser de dois ou um passo. Vamos dar uma olhada mais de perto no processo de instalação de um telhado usando o exemplo de uma estrutura de galpão:
- Primeiro, você precisa colocar as placas na parede, amarrando-as sob o suporte da viga. Certifique-se de marcar as ranhuras para a montagem das vigas inclinadas do futuro telhado.
- Coloque colunas em cada canto da parede lateral para formar uma inclinação. Você precisa colocar um bloco entre eles. A parte frontal do telhado será então fixada nele.
- Agora você precisa instalar as placas laterais no telhado e fixá-las na parte frontal com parafusos.
- Faça ranhuras para as tábuas da viga na borda. Para isso, recomenda-se a utilização de um template especial, que é uma letra “P” recortada.
- Em seguida, você precisa puxar o cabo e verificar se todas as vigas estão no mesmo plano. Colocamos o material de cobertura por cima. Os especialistas aconselham a utilização de um material de policarbonato celular, vidro ou filme especial para isso.
Como resultado, você deve ter uma estufa atraente e organizada. O principal é não utilizar o nível em todas as etapas para que a estrutura seja uniforme.
Opinião dos proprietários
As estufas montadas com madeira velha ou esquadrias de PVC podem ser encontradas em muitas áreas. A popularidade de tais estruturas deve-se ao seu baixo custo e construção bastante simples.
Via de regra, as avaliações das estufas com estrutura são positivas. Esses edifícios pareciam muito calorosos para muitos proprietários. Essas condições são muito confortáveis para o crescimento e floração de várias plantações.
Além disso, muitos usuários notaram que a construção dessas estufas parecia bastante simples para eles. O principal é escolher com antecedência um local adequado para a construção e fazer um desenho detalhado da estufa. Então, no processo de trabalho de instalação, você não encontrará vários problemas e inconsistências.
No entanto, algumas pessoas afirmam que suas antigas estufas duraram menos de 5 anos, após os quais começaram a apodrecer no fundo que tocava o solo. Os proprietários que enfrentam esses desafios recomendam pintar suas estufas anualmente para estender sua vida útil. Os usuários não notaram outras deficiências significativas.
Dicas úteis
Se você vai montar uma estufa a partir de caixilhos de janelas com suas próprias mãos, você deve considerar algumas recomendações de profissionais. Talvez eles o ajudem a evitar muitos problemas no processo de fazer uma estufa:
- Ao construir uma estufa com caixilhos de janelas, é recomendável usar uma ferramenta elétrica - uma serra de vaivém, uma chave de fenda. É muito mais fácil trabalhar com esses dispositivos.
- Lembre-se de que uma estufa feita de molduras antigas só é adequada para quintais domésticos. Dificilmente será possível cultivar vegetais e frutas neles em escala industrial - tais plantações exigirão uma estrutura de metal mais confiável e cara.
- Se você quiser fazer a moldura da estufa a partir de uma barra, e não de tábuas, deve levar em consideração sua espessura. Barras muito finas podem não suportar o peso de toda a estrutura. Essas estruturas não durarão muito.
- Para tornar toda a estrutura mais estável e confiável, suportes verticais devem ser instalados.Recomenda-se prepará-los na fase de construção do quadro.
- Se você quiser colocar um telhado de policarbonato em uma estufa de janelas, é melhor inserir o vidro somente depois que todo o trabalho de telhado estiver concluído.
- Não é recomendável usar janelas velhas para organizar o telhado. É melhor usar um filme plástico especial ou policarbonato em vez desses elementos.
- Quando o telhado da estufa é totalmente transparente, deve ser tratado com uma pasta de giz, pois muita luz vai penetrar no ambiente e ficará muito quente. Com algum processamento adicional, você fornecerá ao espaço uma leve sombra.
- Foi mencionado acima que as estufas podem ser construídas não apenas com madeira velha, mas também com janelas de plástico. Claro, tal estrutura será mais confiável e durável, mas custará muito mais - isso deve ser levado em consideração se você decidir construir tal estrutura.
- Use apenas vigas absolutamente secas durante a construção. Se não secarem completamente, no processo de uso da estufa, a madeira começará a empenar. Esses defeitos podem causar rachaduras nas janelas.
- Ao lançar a base para uma estufa, não é necessário usar reforços ou estacas. Segundo jardineiros experientes, ao comprar essas peças, você só vai gastar um dinheiro extra, pois para tais bases, via de regra, não é necessário um reforço adicional.
- Recomenda-se substituir os vidros (se necessário) somente após a conclusão de todo o trabalho de instalação. Isso minimizará o risco de danos.
- Quando você tiver concluído todo o trabalho de instalação e coberto o telhado, é recomendável verificar novamente como você construiu tudo corretamente.
- Deve-se ter em mente que as estufas de caixilharia requerem cuidados constantes. Eles precisam ser lavados, limpos regularmente e as conexões devem ser reforçadas. Assim, você estenderá a vida útil de tal estrutura.
- Se você quiser dar à sua estufa uma aparência mais interessante e atraente, sua superfície externa pode ser pintada na sua cor favorita. Quanto à pintura da estufa por dentro, tudo depende das suas preferências.
Belos exemplos para inspiração
Muitos proprietários constroem estufas em seus terrenos não apenas para o cultivo de várias plantas, vegetais e frutas, mas também para decorar a paisagem, porque estruturas bem construídas sempre parecem atraentes e originais. Com a ajuda de tais produtos, você pode transformar o site e adicionar entusiasmo a ele.
Grandes estufas construídas com janelas de plástico parecem muito bonitas e organizadas. Eles podem ser equipados com um teto triangular de policarbonato fosco. Tais edifícios nas condições de lotes pessoais parecem imperceptíveis, mas orgânicos, especialmente se estiverem rodeados por espaços verdes ou um gramado.
Se você ergueu uma pequena estufa no local (por exemplo, para plantar flores) com molduras de madeira com um telhado triangular baixo, pode dar a ela uma aparência mais interessante e expressiva pintando-a de branco e complementando-a com vasos pendurados com flores coloridas . Arbustos ornamentais também podem ser colocados em torno de tal estrutura. Em um único conjunto com plantas vivas, essa estufa ficará ótima.
Mini-estufas parecem interessantes em lotes pessoais. Podem ter caixinha de madeira, tijolo ou pedra, complementada no topo com a abertura das caixilharias com vidro. De acordo com os proprietários, esses designs são muito simples e convenientes de usar. Além disso, eles parecem muito incomuns.
Para obter informações sobre como fazer uma estufa com caixilhos de janelas com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.