Características da fabricação de estufas a partir de um perfil metálico
As estufas podem ser feitas de vários materiais: madeira, PVC, metal, porém, a fabricação de estufas a partir de um perfil metálico tem características próprias. Antes de prosseguir com sua construção, você precisará estudar alguns fundamentos teóricos. Isso facilitará muito os trabalhos de construção no futuro.
Recursos e tipos
Muitos moradores de verão que preferem fazer tudo com as próprias mãos preferem estufas caseiras. Apesar do fato de que materiais completamente diferentes podem ser usados para isso, a construção de uma estufa a partir de um perfil de metal é a mais simples. Tal estrutura, construída à mão, não será inferior à adquirida, nem em aparência, nem em funcionalidade. No entanto, deve-se ter em mente que sua construção levará muito tempo e exigirá um esforço razoável.
Imediatamente vale a pena fazer uma reserva que fazer você mesmo a estufa nem sempre é uma boa ideia., uma vez que muitos se deparam com a impossibilidade de comprar material barato e de alta qualidade. Portanto, antes de decidir, você precisa calcular tudo com cuidado e descobrir qual das opções é mais racional - comprado ou feito em casa.
Sem nos alongarmos nos tipos de estruturas existentes, vale a pena apontar as soluções de maior sucesso que ajudam a combater as realidades russas do inverno. Então, agora você pode frequentemente encontrar estufas com telhado dobrável ou reforçado em vez de estufas comuns.
Com teto dobrável
Um telhado removível é uma má opção para as estufas que funcionam durante todo o ano. Mas esta solução é perfeita nos casos em que a estufa é sazonal, por exemplo, uma cabana de verão. A remoção da cobertura garante que não haja cargas pesadas sobre os perfis e, se necessário, a cobertura pode ser devolvida, o solo interno pode ser limpo. A estufa pode então ser usada novamente.
Um telhado dobrável não pode ser construído a partir de todos os materiais de revestimento, mas apenas de peso leve e durável, para que não haja risco de danificá-lo durante a desmontagem. Além disso, ao escolher uma estufa com telhado desse tipo, considere imediatamente se você também vai desmontar as paredes para o inverno. Isso é feito nos casos em que o local está localizado em uma área com muito vento e existe a possibilidade de que, com mau tempo, todo o sistema de estufa possa ser simplesmente destruído.
Esta opção exigirá custos de mão-de-obra adicionais para a remoção e instalação anual da cobertura, bem como a manutenção da moldura de perfil aberto.
Teto reforçado
Nos casos em que não haja possibilidade de construção de estrutura com cobertura amovível, recorrem ao reforço da moldura. Pode haver muitas razões para isso. A necessidade de uso da estufa durante todo o ano e o aumento do risco de destruição pelo vento são apenas alguns deles.
A amplificação é feita em duas etapas. Primeiro, a distância entre as fazendas está diminuindo. Este é o nome de cada "camada" transversal do perfil da moldura, que circunda as paredes e a cobertura. Em segundo lugar, durante o processo de instalação, elementos adicionais são anexados: lanças que reforçam os racks. Métodos pesados são usados para fixar todos os elementos, por exemplo, soldagem.
Construir uma estrutura reforçada pode ser financeiramente o mesmo que comprar uma estufa pronta. Um cálculo prévio ajudará a saber se vale a pena fazer um perfil ou se é melhor comprar imediatamente um já pronto.
Tipos de estruturas
Existem inúmeros projetos de estufas feitas de perfis metálicos. Nem todos são adequados para construí-los você mesmo. Por exemplo, extensões semicirculares complexas, estufas que lembram iglus - as casas dos moradores do norte, estufas arredondadas exigem uma experiência notável, bem como a presença de perfis com a forma desejada. Apesar de cada um deles ser cómodo e possuir uma grande quantidade de espaço útil, apenas estão disponíveis para compra pré-fabricados.
Outro problema é a simplicidade do design com qualidades funcionais insuficientes. Por exemplo, estufas como um abrigo, apenas um metro mais alto, são muito fáceis de construir, mas haverá muito pouco espaço dentro e o jardineiro não terá para onde se virar.
Na prática, os mais comuns são quatro tipos de edifícios que podem ser feitos à mão, embora sejam confortáveis, atendendo plenamente aos requisitos de iluminação e área útil.
De acordo com Meatlider
As estufas deste tipo podem ser arqueadas ou empena. A diferença dos telhados comuns aqui está na localização das encostas: uma delas é colocada um pouco mais alta que a outra, e o vão restante é ajustado para as aberturas. Assim, as estufas de acordo com Meatlider são a melhor opção em termos de ventilação, circulação de ar dentro.
No entanto, nem tudo acaba sendo tão simples. Essa estufa não pode ser equipada com um telhado removível, por isso não é adequada para áreas com neve. O reforço da estrutura aqui será muito mais difícil devido ao design especial do telhado, portanto, não apenas um planejamento cuidadoso será necessário, mas também algum conhecimento de engenharia. Em suma, se houver essa oportunidade, o melhor é confiar o projeto e a construção de uma estufa deste tipo a profissionais ou comprar uma já pronta. Se você está confiante em suas habilidades, pode tentar calcular tudo sozinho.
Mono-pitched
Na maioria das vezes, as estufas com telhado inclinado são usadas como extensão de uma garagem, casa, casa de banho e outros edifícios sólidos e estáveis. Esses designs não são apenas simples, mas também convenientes. Há muito espaço neles, além disso, você pode economizar muito dinheiro em aquecimento.
Se você ajustar a estufa perto da parede, parte do calor da casa será transferido para a estufa.
Há uma série de requisitos específicos inerentes aos projetos de galpões, e a primeira delas é sua localização em relação ao edifício principal. É importante que a estufa não fique à sombra, caso contrário, não funcionará o cultivo de plantas que gostam de luz. Isso significa que você terá que abrir mão da maior parte das colheitas usuais: pepinos, tomates, pimentões, cebolas, frutas - uvas, morangos e outros. A localização ideal da estufa adjacente é no lado sul da fachada.
Frontão
As casas com efeito de estufa isoladas Gable podem ser encontradas em muitas áreas privadas. Isso ocorre porque muitas vezes eles combinam perfeitamente com o ambiente, graças à sua aparência clássica. Isso é especialmente verdadeiro quando a própria casa também está equipada com um telhado de duas águas.
Essas estufas têm muitas vantagens. Em primeiro lugar, eles podem ser reforçados e equipados com um teto removível. A segunda opção não é necessária se a estufa tiver declives altos: a neve simplesmente escorregará para fora deles. Em segundo lugar, é fácil construir essa estufa devido ao fato de ter uma estrutura intuitiva. Você mesmo pode fazer um desenho, sem preparação prévia. Em terceiro lugar, a própria estufa é espaçosa por dentro. Mesmo em uma área pequena, você pode ajustar o máximo de colheitas.
Arqueado
O tipo arqueado é o mais comum de todos, e os arcos podem ser erguidos tanto nas partes retas do perfil, quanto usando um elemento arqueado especial. A diferença só será perceptível de perto.
Estufas arqueadas têm todas as mesmas propriedades positivas, como o frontão, no entanto, você ainda tem que lutar contra o fato de que eles podem ceder sob o peso da neve - nenhum declive alto os salvará.
Outra vantagem das estufas arqueadas é a boa circulação de ar devido ao teto abobadado.
Qualquer que seja o tipo de construção que você escolher, lembre-se que a garantia de seu longo serviço são os materiais de alta qualidade e a correta instalação. Somente neste caso uma estufa feita de um perfil de metal se mostrará forte o suficiente. Caso contrário, não importa o quanto você tente, toda a estrutura se tornará rapidamente inutilizável devido a algumas pequenas falhas.
Vantagens e desvantagens
Uma estufa construída com perfis tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Existem vários aspectos nas propriedades positivas.
- Componente financeiro. A autoconstrução pode muitas vezes economizar um dinheiro significativo, enquanto a qualidade da estufa estará em um nível bastante elevado.
- Escolha independente de formato e tamanho. Ao longo do caminho, você pode corrigir os dois, e só precisa comprar as peças que faltam, e não pedir uma nova estufa, como é o caso da adquirida.
- Longa vida útil. Para a produção de perfis, utiliza-se aço galvanizado, que não se presta a alterações corrosivas. Portanto, esses perfis não enferrujam devido à umidade, e a estufa permanecerá em pé por muito tempo.
- Peso leve. Graças a isso, toda a estrutura pode ser erguida sozinha e, posteriormente, reorganizada no local, caso você esteja construindo uma estufa móvel.
- Facilidade de instalação. Não são necessários conhecimentos e habilidades especiais para a construção.
As falhas de uma estufa de metal feita em casa não são tão numerosas. Na verdade, há apenas um inconveniente, que reside no fato de que a moldura não pode suportar a massa de neve, mas para resolver isso, são feitas estufas com telhado desmontado ou com moldura reforçada.
A escolha do perfil e forma da estrutura
Basicamente, os perfis de drywall são usados para a construção de estufas. Eles são apresentados no mercado em uma ampla variedade tanto em características de resistência quanto em dimensões: largura, altura, comprimento, espessura do aço. É importante notar que nem todo perfil é adequado para construção. As estruturas de perfil quadrado mais comumente usadas com uma seção transversal de 20-40 mm e uma espessura de aço de 1 mm. Para esses fins, apenas perfis de teto ou parede de suporte de carga são adequados.
Você pode encontrar um perfil de zigue-zague especializado para a estufa. É necessário para fixar o filme. Uma barra em zigue-zague dentro de uma faixa de perfil é chamada de clipe. Assim, a película é fixada entre a parte final do perfil e o lado adjacente do clipe, pelo que é fixada com firmeza.
Materiais de revestimento
Para cobrir estufas de um perfil de metal, não apenas filme é usado. Existem também muitos materiais com boa transmissão de luz e excelente desempenho de economia de calor. Consertá-los é um pouco mais difícil e é necessário cuidado um pouco diferente. Vale a pena considerar cada um dos materiais de revestimento com mais detalhes.
Filme
Todos estão familiarizados com as estufas clássicas cobertas por uma espessa película de PVC. Essa opção tem vantagens e desvantagens. Por outro lado, o filme é fácil de prender e, se necessário, desmontar. É quase totalmente transparente, pelo que esse revestimento garante uma penetração suficiente da luz solar na estufa. O filme tem excelente isolamento térmico, e o calor não sai. Por outro lado, o revestimento de filme não pode corresponder à resistência dos outros. Se pressionado com firmeza, ele rasgará.
No entanto, o filme é usado com mais frequência do que outros materiais devido ao seu baixo custo. Afinal, você pode usar não só um filme especial, mas também aquele que já está disponível na fazenda. Por exemplo, uma película protetora pode permanecer após a entrega de móveis ou outros itens volumosos.Poucas pessoas ficam paradas pelo fato de que esse material não se decompõe, mas do ponto de vista ambiental, é inseguro.
Policarbonato
Painéis de policarbonato começaram a ser usados não há muito tempo na construção de estufas. Esse material transmite bem a luz e também não libera calor. O policarbonato é produzido em dois tipos: monolítico e celular. O monolítico não é adequado para estufas por causa do custo, mas pode ser usada a versão mais barata do celular.
Nas juntas, o material deve ser cuidadosamente selado para evitar a perda de calor. Neste caso, as bordas inferiores devem ser deixadas abertas para que o material "respire". A verdade contundente é que o policarbonato não pode ser dobrado, portanto, só pode ser instalado em superfícies planas. Para cortar folhas de policarbonato, você também terá que usar ferramentas especiais. Caso contrário, o material simplesmente rachará e se tornará inutilizável.
Janelas com vidros duplos
A utilização de janelas com vidros duplos é uma prática nova na construção de estufas. As janelas de vidros duplos apresentam várias vantagens. Por exemplo, eles não podem ser quebrados: o vidro apenas racha e os fragmentos não voam. Isso torna o material excelente para os casos em que as crianças costumam brincar na área com a estufa. O golpe acidental da espada não é assustador aqui e, nesse caso, os fragmentos não surgirão, então as crianças não poderão se cortar.
As janelas de vidros duplos distinguem-se pelas características aumentadas de poupança de calor. Portanto, são uma excelente solução para regiões com condições rigorosas de inverno. A partir disso, podemos concluir que as janelas envidraçadas são ótimas estufas de inverno. Muitas janelas de vidros duplos têm uma função de proteção contra a prejudicial radiação infravermelha, permitindo a passagem apenas dos raios da faixa "útil". Existem modelos antivandalismo especiais com maior durabilidade.
Copo
As estufas de vidro estão gradualmente se tornando uma coisa do passado devido às propriedades de baixo desempenho do vidro como material. É muito frágil, então qualquer estresse mecânico pode ter consequências fatais. No entanto, o vidro tem uma vantagem que permite fechar os olhos a todas as lacunas existentes: transmite perfeitamente a luz solar, pelo que a temperatura na estufa é vários graus mais elevada do que em materiais semelhantes da mesma área.
Outra desvantagem do vidro, por causa do qual muitos o recusam, é o alto custo. Alguns residentes de verão empreendedores encontraram uma solução para o problema. Eles recolhem esquadrias de janelas de vidro desnecessárias e as usam como peças para a estufa. Acontece, por assim dizer, uma estrutura de painel. É conveniente fixar armações de madeira em perfis de metal, mas deve-se ter em mente que elas têm um peso impressionante, por isso a estrutura deve ser reforçada. Por exemplo, você pode fazer isso a partir de perfis duplos.
Acrílico
Ao contrário de outros materiais citados, o plexiglass pode ser dobrado, dando-lhe a forma de um arco, e a folha dobrada não perderá suas características de resistência. A espessura do plexiglass varia de 5 a 15 mm. Isso indica que será fácil fixá-lo em uma estrutura de metal usando parafusos autorroscantes comuns, "bugs".
A transmissão de luz do plexiglass está em um nível alto e, quanto mais fino, mais luz pode transmitir. Porém, no caso da força, tudo funciona na direção oposta: quanto mais espesso o plexiglass, mais forte ele é.
Plexiglas é leve, então com sua ajuda é fácil embainhar a estufa em uma moldura de perfil.
Aquecimento adicional é necessário para uma estufa de acrílico durante todo o ano. O melhor é conduzi-lo até a fundação para que seja possível desmontar sua estrutura antiga e construir uma nova, sem fazer o aquecimento novamente.
Fechos
Uma variedade de dispositivos são usados para prender os perfis uns aos outros e para a subsequente fixação do material de revestimento à moldura. Vale a pena estudá-los com mais detalhes, pois junto com os perfis você precisará comprar os acessórios correspondentes.
Para prender as peças juntas, você precisará de parafusos de metal. Parafusos auto-roscantes de tipo perfurante ou auto-roscante serão definitivamente necessários. Outros não conseguirão cortar o metal. Os modelos 4,2x16 mm são adequados. Não se deve escolher "insetos", é melhor dar preferência a modelos com chapéu chato: eles não vão atrapalhar com o tempo.
Os parafusos são úteis para prender folhas de policarbonato, plexiglass ou outros revestimentos relativamente duros. Você precisará primeiro fazer os furos e, em seguida, aparafusar os parafusos.
Um perfil em zigue-zague será necessário para proteger o filme.
Antes de começar a construir, você precisa estocar nas seguintes ferramentas.
Inclui vários componentes.
- Moedor para serrar perfis. Não é recomendado o seu uso, pois pode danificar a tampa galvanizada, o que acarretará corrosão no futuro.
- Galvanizado a frio. Vendido em latas de spray. É utilizado depois de trabalhar com esmeril ou em costuras de solda.
- Tesouras para metal. Necessário para o corte de perfis macios.
- Chave de fenda. Facilita o trabalho com parafusos auto-roscantes.
- Nível do laser, linhas de prumo. Eles ajudarão a alinhar corretamente a estrutura em relação ao solo.
- Fita de construção. Necessário para fazer medições.
Quanto aos materiais adicionais, você precisará de muito pouco:
- parafusos auto-roscantes, buchas, cavilhas de fixação;
- material de revestimento na quantidade certa.
Projeto e preparação
Primeiro você precisa decidir como será a aparência de sua estufa. Um desenho totalmente verificado deve ser preparado com todas as dimensões. Isso pode ser feito em papel ou em programa de computador para modelagem 3D, além de solicitar um plano individual a uma empresa especializada.
Além disso, você precisa preparar o site. Para fazer isso, os detritos são limpos e a grama é completamente removida. Isso é feito para tornar mais fácil estabelecer os alicerces. Também será mais fácil no futuro cultivar plantas de estufa nesse solo.
Trate os perfis com um agente anticorrosivo adicional para se certificar de que depois de algum tempo eles não enferrujam, apesar do revestimento galvanizado existente.
Construção da fundação
Uma base complexa para a estufa não é necessária. Na verdade, você pode usar um existente de um celeiro ou chuveiro de verão. A tarefa da fundação da estufa é evitar que ela voe.
Uma vez que a base não precisa ser de maior resistência, uma fita normal servirá.
- Primeiro, uma trincheira é cavada um pouco mais larga do que o futuro edifício. A largura da própria trincheira é igual à largura da pá.
- Em seguida, é compactado com uma almofada de cascalho e areia.
- Em seguida, o torneamento é colocado e a solução de concreto é derramada. Demora 30 dias para o concreto ganhar resistência. Neste momento, é melhor protegê-lo com polietileno de possíveis precipitações.
- Após 30 dias, a caixa é retirada, a base é tratada com agentes hidrorrepelentes, por exemplo, betume.
Depois disso, a fundação pode ser considerada pronta.
Montagem da estrutura e revestimento
A montagem da moldura é realizada de acordo com o projeto existente. É importante que o passo entre os perfis seja ajustado de acordo com o material de revestimento: quanto mais pesado for, menor será a distância entre os perfis. Por exemplo, para revestimento de policarbonato, você precisa soldar perfis a uma distância de no máximo 70 cm um do outro.
Instruções passo a passo para a montagem da estrutura.
- A montagem começa por trás. Primeiro, o perímetro das extremidades é erguido: o telhado e as partes laterais. Além disso, todos os perfis de metal intermediários são fixados.
- Depois disso, a coronha é feita pela parte da frente.
- Além disso, um perfil é esticado entre eles, indicando o meio do telhado.
- Em seguida, a "camada" do meio é montada.
- Assim, por sua vez, são feitas todas as camadas que ficam no meio entre duas adjacentes, até que a caixa seja concluída.
Tudo pode ser fixado com parafusos auto-roscantes ou por soldagem.
O material de revestimento é fixado com parafusos, ou em perfil em zigue-zague, se estivermos falando de um filme.
Adendo
Para escolher perfis de alta qualidade e não se arrepender no futuro, preste atenção aos seguintes pontos.
- A espessura do aço deve ser a indicada. Use um paquímetro para medir. Lembre-se de que perfis com espessura inferior a 1 mm não funcionarão para você.
- Ferrugem ou rebarbas são inaceitáveis.
- Os perfis devem ser planos. Verifique olhando para eles ao longo do caminho.
Para informações sobre como montar uma estufa de policarbonato, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.