Aquecimento para estufa de inverno em policarbonato
Hoje, muitos residentes de verão têm estufas nas quais cultivam várias frutas e vegetais durante todo o ano, o que lhes permite não apenas ter acesso a produtos frescos o tempo todo, mas também ganhar dinheiro com isso. Mas, no inverno, qualquer que seja a estufa, ela precisa de aquecimento. E hoje em nosso artigo vamos falar sobre o aquecimento de tais edifícios feitos de policarbonato.
Características de design
Deve-se dizer que não importa o que seja a estufa, todas elas têm aproximadamente o mesmo princípio de operação. Mesmo assim, esses edifícios têm uma série de características que devem estar presentes durante a construção. Uma estufa de policarbonato é uma construção estacionária e, portanto, precisa de duas coisas:
- quadro bom e durável;
- uma base realmente sólida e bem feita.
Se estamos falando de uma estufa durante todo o ano, ela não pode existir sem uma base de capital. Uma fundação de madeira não funcionará aqui, porque deve ser trocada periodicamente. É melhor fazer a fundação de tal edifício com tijolos, blocos ou concreto.
A fundação em faixa normalmente é feita em torno de todo o perímetro da estrutura, é feita de forma simples e com baixo custo.
Também é necessário levar em consideração as características do quadro. O fato é que o funcionamento da estrutura descrita no inverno pressupõe a presença de neve. A sua acumulação na cobertura da estufa leva a um aumento das cargas sobre a base da estrutura, o que pode causar a destruição gradual da estufa ou a avaria da sua parte. Por este motivo, a moldura deve ser de metal ou madeira.
Métodos e tipos
Se a estufa estiver devidamente isolada, você pode escolher um dos tipos de aquecimento. Ao escolher o equipamento, você precisa saber que tipo de perda de calor sua estufa apresenta. O cálculo da perda de calor pode ser facilmente solicitado a especialistas. Se falarmos sobre os métodos de aquecimento mais comuns, existem essas opções:
- a base de água;
- ar;
- infravermelho;
- forno;
- elétrico;
- ensolarado.
O mais comum é o aquecimento de água. Ao instalar radiadores e registros, haverá pouco sentido em tal sistema, porque o ar quente se acumulará na parte superior, e abaixo, onde todas as plantas estão localizadas, será frio. E será preciso resolver o problema do aquecimento do solo. Para resolver, pode-se criar um aquecimento combinado, considerado tradicional - quando parte do refrigerante vai para os radiadores e a segunda parte para os tubos de onde é feito o piso aquecido.
Se desejar, o refrigerante, após sair dos radiadores, pode ser introduzido nas tubulações, que ficarão localizadas sob os pallets ou diretamente nas camas. Desta forma, o aquecimento será realizado.
Outro tipo bastante comum de aquecimento é o aquecimento a ar. É verdade que tem um ponto negativo - o ar seca com muita força, o que cria a necessidade de umidificação constante do ar. Além disso, o aquecimento em tal sistema também será irregular - o ar será o mais quente na parte superior e o mais frio na parte inferior. Aqui também é necessário prever um sistema de ventilação.
Uma solução interessante para estufas podem ser dispositivos baseados no princípio da radiação infravermelha. Não aquecerão o ar, como as opções mencionadas acima, mas o próprio solo e as próprias plantas, de onde o ar já será aquecido. Baseia-se no princípio da exposição à luz solar normal. Nessas condições, as plantas vão se desenvolver significativamente melhor e as folhas não vão secar, o que pode ser observado ao se utilizar as opções citadas acima.
Além disso, a terra pode ser aquecida desta forma. Para isso, é possível encontrar no mercado filmes especiais para aquecimento de carbono que geram calor na chamada faixa do infravermelho, as opções de filme funcionam da mesma forma que lâmpadas deste tipo.
Além disso, a estufa pode ser aquecida pela luz solar. Geralmente é esse o caso, uma vez que as paredes da estufa são feitas de materiais que transmitem luz. O aquecimento ocorre durante o dia e o resfriamento à noite. Mas deve-se dizer que no início da primavera, no outono e no inverno, o dia ensolarado não é tão grande, e o sol não está alto acima do horizonte. Para aumentar a eficiência desse aquecimento, pode-se fazer a inclinação do prédio para o sul, o que ajudará os raios solares a iluminar e aquecer melhor o espaço da estufa.
Você também pode instalar os chamados acumuladores de calor na estufa. - barris de água, que devem ser pintados de preto. Assim, durante o dia a água dos tanques será aquecida e à noite o calor será retirado.
O aquecimento elétrico também pode ser instalado em estufas de policarbonato. Esta opção pode ser facilmente implementada de várias maneiras:
- usando um cabo de aquecimento enterrado no solo;
- o uso de convetores ou aquecedores elétricos;
- usando lâmpadas;
- graças à caldeira elétrica.
Cada um dos métodos propostos possui suas próprias características de instalação, mas acredita-se que este tipo de aquecimento seja um dos mais eficazes.
Outra opção de aquecimento bastante comum é o aquecimento por fogão. Permite realizar o aquecimento de massas de ar à temperatura desejada em quaisquer condições meteorológicas. O principal, neste caso, é que a produção de calor do forno seja proporcional ao volume da estufa. Regra geral, o recuperador neste caso é instalado na zona mais fria - na parede norte.
Você pode usar vários fogões - de pedra, fogões de barrilete, buleryan. A escolha depende das preferências do proprietário da estufa. A distribuição de ar, neste caso, pode ser realizada de diferentes maneiras:
- de forma natural;
- com fãs;
- graças aos dutos de ar.
Normalmente, vários tipos de madeira são usados como combustível. Existem opções mais do que suficientes.
Tipos de aquecimento infravermelho
Os aquecedores infravermelhos são considerados um dos métodos de aquecimento mais eficazes para uma estufa. Tal sistema já se estabeleceu como uma opção de aquecimento de alta qualidade e muito eficiente que não exige grandes custos de instalação e instalação. Ao escolher este tipo de aquecedor, dois fatores devem ser levados em consideração:
- o nível de umidade do ar (é um fator particularmente relevante);
- características de design da própria estufa.
Os aquecedores infravermelhos existentes podem ser divididos em várias categorias:
- emissores de gases que geram não apenas calor, mas também dióxido de carbono;
- aquecedores de ondas longas com elemento de aquecimento aberto ou placa de alumínio, que fornecem apenas aquecimento para o ambiente;
- modelos infravermelhos elétricos de ondas curtas que também fornecem calor ao edifício.
A peculiaridade de tais aquecedores é que a radiação infravermelha é direcionada não para aquecer o ar, mas diretamente para aquecer plantas, solo e também plantas.
Se falamos sobre o princípio de funcionamento de tal aquecedor, então é bastante simples. Seu design consiste em emissores de cerâmica infravermelha, que são alojados em uma estrutura feita de aço polido espelhado.Eles simplesmente reproduzem os raios que simulam a luz e o calor do sol. Esses raios permitem que objetos, paredes, plantas absorvam calor, a partir do qual o ar é aquecido.
Outra característica importante de tais dispositivos é que seus raios cobrem a área máxima se você os mover cada vez mais longe do chão. Naturalmente, a temperatura dessa superfície diminuirá.
Além do efeito mencionado, que é semelhante ao solar, este tipo de aquecedores tem outras vantagens:
- Lucratividade no uso de energia. Se instalado corretamente, até quarenta por cento da energia elétrica pode ser economizada.
- Praticidade. Na presença de alguns desses aquecedores, é possível organizar várias zonas na estufa, onde será possível definir a temperatura desejada em qualquer área.
- Claro distribuição de massas de ar quente... A distribuição desigual do calor, que pode ser observada com grande número de aquecedores convencionais, é eliminada, quando as massas de ar quente sobem, e menos quentes permanecem na parte inferior. Para plantas e terras, isso é um sinal de menos. Neste caso, são os objetos que são aquecidos e já deles - o ar.
- Ao usar tal aquecedor, completamente sem rascunhos... Se este tipo de aquecedor estiver localizado próximo às aberturas das janelas, é possível compensar as perdas de calor sem gerar movimento de ar.
Além disso, existem também aquecedores infravermelhos em forma de filme, que podem até mesmo aquecer o solo. Portanto, essa categoria pode ser considerada a mais eficaz.
Possibilidades de uma estufa aquecida
Vamos supor que a estufa será aquecida, mas não terá nenhuma iluminação adicional. Em tal situação, é a luz, e não o calor, que se tornará o critério mais importante na seleção das safras, bem como no momento de sua germinação. Por exemplo, no inverno, quando a duração do dia é curta, há geadas, e há muitos dias nublados, será muito difícil cultivar alguma coisa mesmo com a ajuda do aquecimento.
Para que os vegetais cresçam ativamente, eles precisam de pelo menos doze ou mesmo quatorze horas de iluminação. Tais condições começam a se formar a partir de 15 de março e, portanto, nessa época, é necessário iniciar a semeadura.
E já a partir de abril, aquecendo a estufa, você pode se preparar para a primeira colheita. Normalmente, estamos falando de cebola, salsa, endro, rabanete, couve e saladas. Quando tudo isso estiver cultivado, você pode plantar mudas de tomate e pepino.
Deve-se dizer que uma estufa aquecida, mas sem iluminação, pode começar a funcionar cerca de um mês antes de uma estufa normal. As condições serão relativamente aceitáveis para as plantas quando a temperatura do solo estiver entre 6 e 8 graus acima de zero, e todas as geadas irão parar. Se você tiver a oportunidade de atingir constantemente essa temperatura do solo, então vegetais e frutas serão fornecidos para você durante todo o ano. É por isso que é importante não apenas aquecer o ar, mas também aquecer a terra. Você pode obter exatamente esse resultado de três maneiras:
- Isole o solo com biocombustível e faça as chamadas camas quentes. Uma camada de matéria orgânica é colocada sob uma camada de solo de 30-35 cm, que se decompõe com a liberação de calor e aquece o local onde estão as raízes das plantas. Para criar essa camada, resíduos de alimentos, folhas secas ou esterco fresco podem ser adequados.
- Estufas de calor com tubos subterrâneos. É verdade que, neste caso, é necessário prever a rega oportuna, uma vez que este método seca muito a terra.
- Aqueça o solo com aquecedores infravermelhos. Embora o método seja natural, os custos aqui serão sérios, já que se consome eletricidade.
Como fazer isso sozinho?
Você pode fazer isso sozinho aquecendo a estufa. Um excelente exemplo é o aquecimento infravermelho, que é o mais simples e eficaz.Ao calcular o equipamento para aquecimento de uma estufa de policarbonato, deve-se levar em consideração sua área. Para criar condições favoráveis à germinação de várias safras, é necessária uma potência de 200 watts por metro quadrado de área.
Portanto, a área disponível é multiplicada pela capacidade de aquecimento necessária. Como resultado, você vai descobrir a potência total, que deve ser orientada ao comprar aquecedores infravermelhos.
Antes de instalar esses aquecedores, você deve prestar atenção às seguintes nuances:
- A instalação de tal aquecedor deve ser realizada a uma altura de pelo menos um metro.
- Quanto mais longe o aquecedor estiver do chão, maior será a área a ser coberta e mais baixa será a temperatura.
- É sempre melhor manter constante a distância entre o aquecedor e as plantas. Conforme as plantas crescem, a posição dos aquecedores pode ser ajustada.
- Aquecedores deste tipo são montados melhor em torno do perímetro da estufa, mais perto das paredes, uma vez que são os locais mais frios de tal edifício.
- Deve ser mantida uma distância de cerca de um metro e meio entre os aquecedores.
- Para aquecer eficazmente esse edifício, você deve ter vários aquecedores. Tudo depende das dimensões reais do edifício, da temperatura necessária, da distância, da altura e da localização dos aquecedores.
Se você não quiser usar aquecedores desse tipo para aquecer sua estufa de inverno, você pode encontrar outras opções. A opção mais simples seria, por exemplo, instalar um fogão elétrico. Nesse caso, apenas a área da estufa e a temperatura desejada precisam ser consideradas.
É imperativo calcular o quão economicamente benéfico será.
dicas e truques
O primeiro ponto a ser observado é a contabilização antecipada dos recursos disponíveis para a compra do sistema desejado. O fato é que, se no processo de criação, você descobrir que não tem dinheiro suficiente, refazer a estufa custará muito mais.
Você também precisa entender imediatamente de forma clara e clara qual é a área de sua estufa.e que tipo de temperatura estável você deseja atingir. Além disso, você deve levar em conta o fato de que exatamente você vai crescer e quais as condições necessárias para essas plantas. Tudo isso é muito importante para que você possa obter o máximo do efeito de estufa.
Além disso, antes de escolher um sistema de aquecimento, você deve considerar o quão economicamente vantajoso e lucrativo será usá-lo. Isso também permitirá que você maximize o efeito e obtenha uma colheita realmente boa.
É possível criar o aquecimento para uma estufa de inverno de policarbonato com as suas próprias mãos. O principal é ter uma boa base teórica e fazer com antecedência todos os cálculos necessários para calcular a viabilidade econômica de um ou vários métodos de aquecimento. Você também deve levar em consideração todas as características de trabalhar com um determinado sistema de aquecimento para maximizar sua eficiência e eficácia.
Feito corretamente, você poderá saborear frutas e vegetais frescos e de qualidade cultivados por você durante todo o ano.
Para obter informações sobre como instalar uma estufa de alta qualidade com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.