A base de uma estufa: como fazer direito?

Uma estufa é uma das maneiras mais eficazes de cultivar vegetais em estufas e, portanto, tais estruturas são encontradas hoje em muitos territórios privados, onde há um pequeno pedaço de terra livre, enquanto as estufas podem ser quentes e frias. A primeira espécie está adaptada ao frio do inverno e, portanto, as plantas podem crescer nelas durante todo o ano. Um componente importante dessa estrutura é a fundação, que absorve todas as cargas externas.

Peculiaridades

A base da estufa é uma espécie de suporte sobre o qual se fixam os principais elementos estruturais. É impossível imaginar tal estrutura sem uma fundação capaz de estender a vida útil da estrutura várias vezes.

Tecnicamente, essas estruturas muitas vezes se assemelham às fundações de edifícios residenciais clássicos. ou edifícios pequenos, mas apenas ligeiramente menores. Existem muitos aspectos positivos no uso de bases de estufa. Por exemplo, com a ajuda da fundação, a estrutura da estufa é fixada com segurança ao solo, o que não permite que a estrutura se mova sob a influência do vento ou outras influências externas.

Além disso, a fundação aumenta a resistência de carga da estrutura. Sobre essa base, sistemas mais complexos já podem ser instalados, enquanto a presença de uma fundação minimiza a destruição da estrutura e não permite que ela seja influenciada externamente.

Se a estufa for elevada acima do solo, essa abordagem permitirá que você armazene mais calor dentro dela. - desta forma, você pode minimizar ligeiramente o custo de aquecimento do sistema.

A fundação é um obstáculo à penetração de toupeiras e outras pragas semelhantes no edifício. Isso se aplica apenas a fundações de concreto e tijolo que estão enterradas no solo. Se apenas uma viga de madeira for usada como suporte, isso não o salvará de roedores.

Deve-se observar que a fundação nem sempre protege - pode causar rachaduras ou distorções na estrutura. Isso se deve à violação das tecnologias de construção de tais estruturas.

Visualizações

A fundação de uma estufa é um suporte que afetará a qualidade de crescimento de todas as plantas, portanto, na hora de construí-la, o tipo de fundação deve ser determinado corretamente. Hoje, vários tipos de fundações são usados ​​para tais fins:

  • Madeira. Uma estrutura de madeira dificilmente pode ser chamada de fundação - tecnicamente, é uma espécie de suporte para a futura estrutura. É constituído por várias barras, as quais são colocadas ao longo de todo o perímetro da estrutura. Alguns especialistas recomendam fixar a madeira em postes de tubos ou concreto. Este design é totalmente portátil, tornando-o móvel e independente. Uma fundação de madeira é fácil de construir, mas a madeira não resiste às influências climáticas externas e apodrece muito rapidamente, independentemente de ser processada ou não.
  • Betão e tijolo. A base de tais materiais é um sistema de tijolos, que são fixados com um determinado tipo de concreto. Uma base desse tipo é leve e relativamente forte. Além disso, o design pode suportar muito bem o esforço físico. Mas o material absorve água rapidamente, por isso não retém bem o calor. Esta situação pode ser corrigida com a ajuda de isolamentos adicionais.
  • Blocky. Alguns especialistas constroem uma base de blocos; isso pode ser feito muito rapidamente. Mas tais estruturas também não retêm bem o calor, o que impossibilita seu uso nos períodos frios do ano.
  • Fita. Um dos alicerces mais complexos e comuns, é construído em pedra e concreto. Esta estrutura é capaz de suportar cargas elevadas. Essas fundações são duráveis ​​e podem ser operadas com exposição constante à água e mudanças de temperatura. Mas a estrutura retém o calor muito mal e sua construção requer certas habilidades.
  • Colunar e pilha. Ambas as estruturas são semelhantes, pois consistem em elementos de suporte verticais localizados em todo o perímetro da futura fundação. O primeiro tipo é construído com travessas, postes de concreto ou tubos, embora seja importante escolher o tamanho certo dos suportes para que possam suportar cargas significativas. As estacas aparafusadas são utilizadas em solos difíceis, o que permite obter um sistema estável que resiste aos movimentos do solo e à sua instabilidade. Esta fundação é fácil de construir, mas você precisa de um acabamento adicional para remover todos os furos entre os suportes. Mas, com a abordagem certa, você pode obter uma base quente que será adequada para a instalação de uma estufa.
  • Placa. Lajes maciças são utilizadas como fundação, que cobrem completamente toda a superfície do solo em torno do perímetro. Este projeto evita muito bem que os roedores entrem na estufa. Mas a construção de tal fundação é cara e, portanto, usada apenas para estufas industriais.

A escolha do material de estufa

A fundação de uma estufa é freqüentemente selecionada dependendo de qual estrutura será instalada e de quando o sistema será usado. Ao mesmo tempo, os especialistas recomendam seguir algumas dicas simples:

  • Fundação de madeira apenas capaz de suportar peso leve. Portanto, ele só é usado para pequenas estufas de plástico, embora a madeira seja capaz de suportar estruturas metálicas.
  • Fundação de concreto bem suporta cargas - pode ser instalado em grandes estufas de metal, vidro, policarbonato e plástico. Este tipo de base é versátil e pode ser utilizado em quase todos os tipos de solo.
  • A base é feita de blocos de espuma. Este material evita bem a penetração de umidade, portanto, tal fundação é formada em solos úmidos, onde é necessário proteger as lavouras de influências negativas.
  • A base de tijolo é permeável à umidade. Durante sua construção, é necessária impermeabilização adicional. Essa base é adequada apenas para estruturas de madeira cobertas com filmes de polímero.

Hoje, o policarbonato é muito utilizado para a construção de estufas. É muito mais leve que o vidro, portanto, quase todos os tipos de fundações podem ser usados ​​para essas estruturas. Mas os especialistas ainda recomendam dar preferência a bases de concreto, tijolo ou outro produto mineral sólido.

Qual é melhor?

Escolher uma base para uma estufa não é uma tarefa difícil. Hoje, várias estruturas são usadas para tais estruturas. Ao mesmo tempo, não existem fundações universais que possam satisfazer todos os requisitos dos proprietários de estufas.

Cada uma das bases tem suas próprias vantagens. Por exemplo, estruturas de madeira são leves e construídas rapidamente. Para a sua instalação não é necessária a experiência do construtor, bastando para isso posicionar corretamente a madeira em todo o perímetro. Estruturas de concreto ou alicerces de tijolo e pedra apresentam características de resistência aumentadas, mas nem sempre permitem fornecer o nível de isolamento térmico necessário.

Portanto, ao escolher bases para estufas, é importante levar em consideração vários parâmetros, entre os quais o material da estrutura e o período de crescimento das plantas são considerados os principais. Se você planeja se envolver na produção industrial de vegetais, então apenas fitas ou sistemas monolíticos são adequados.Também é importante analisar as opiniões dos residentes de verão sobre os vários tipos de estruturas - isso permitirá que você escolha a melhor opção de fundação, dependendo do tipo de solo e das condições climáticas.

Dimensões (editar)

Uma estufa é um edifício especial onde as plantas cultivadas podem ser cultivadas. Isso é conseguido através do uso de materiais transparentes para a moldura, bem como retenção de calor dentro do sistema. As dimensões desta estrutura não são padronizadas, pois dependem apenas do terreno e da capacidade técnica do proprietário.

Portanto, as dimensões da fundação na maioria dos casos são selecionadas individualmente. Muitos residentes de verão constroem estufas de 4x6 ou 4x8 m. Mas também existem estruturas maiores que precisam de uma fundação reforçada. Portanto, ao construir tais sistemas, a largura e a profundidade do suporte são aumentadas.

Autoprodução

A instalação da base de uma estufa é uma operação bastante simples, fácil de fazer com as próprias mãos. Mas para obter uma estrutura durável, você deve escolher o material certo para a base de acordo com a carga externa sobre ela.

Desenvolvimento de

A construção de qualquer fundação começa com o seu projeto. Este processo consiste em várias etapas sequenciais.

Primeiro, todos os parâmetros da estufa são calculados. - isso é importante, pois as dimensões da fundação dependem das características da moldura. Todos esses valores são selecionados individualmente e dependem apenas das necessidades de uma pessoa em particular.

Então você precisa escolher um local adequado. Aqui você precisa levar em consideração as características do solo e a influência do sol. É desejável que os raios solares caiam dentro da estufa ao longo do dia. A instalação em locais com muita sombra não é permitida, pois isso levará à necessidade de instalação de iluminação adicional.

Instalação

Uma instrução passo a passo para organizar uma fundação envolve várias disposições gerais para todos os tipos de estruturas.

  • Arranjo de cofragem. A profundidade da vala depende do tipo de fundação escolhido. Por exemplo, para bases de fita, é necessário cavar uma vala com mais de 50 cm de profundidade.As estruturas de madeira ou tijolo podem ser montadas sobre um travesseiro, cuja espessura é de 20-40 cm, dependendo da carga.
  • Preparação da base. Esta etapa envolve o nivelamento do solo e a compactação com areia. As fundações de madeira são complementadas por uma almofada na qual são instaladas. É importante formar aqui uma base sólida para a estrutura principal.
  • Instalação da fundação. Nesta fase, é realizada a fixação de blocos de madeira ou o lançamento de concreto na cofragem. A tecnologia de instalação é selecionada individualmente.

Como processar?

Se for decidido usar madeira como material para a fundação, ela deve ser processada posteriormente.

O algoritmo para trabalhar com tais materiais pode ser descrito por uma certa seqüência de ações.

  • Instalação de nivelamento e impermeabilização de base. Materiais de cobertura e outros materiais semelhantes são usados ​​como tais produtos. É importante alinhar e vedar adequadamente a base.
  • Quando a base estiver pronta, os blocos de madeira devem ser revestidos com agentes protetores. Impregnações e primers são usados ​​aqui. Existem no mercado diversos anti-sépticos, soluções contra roedores e insetos, além de líquidos que previnem a rápida decomposição.
  • Instalação de uma barra e proteção de sua parte superior com outra camada de material de cobertura.

O trabalho de processamento de madeira é relativamente simples e pode ser executado de forma independente. Se uma tira ou fundação de tijolo foi construída, então praticamente não precisa de processamento adicional.

A impermeabilização pode ser considerada um dos métodos de processamento. Hoje, material de cobertura ou soluções líquidas à base de betume ou outros produtos de petróleo são usados ​​para tais fins.

Dicas e sugestões úteis

A instalação da fundação para estufas é obrigatória, pois dela depende a qualidade e a vida útil de toda a estrutura. Ao construir essa estrutura, você deve seguir algumas dicas simples, que são fornecidas a seguir.

Certifique-se de controlar a forma geométrica da fundação. Se a construção for retangular, você precisa medir as diagonais - elas devem ser iguais.

Deve-se levar em consideração a estrutura do solo e o lençol freático. Se o solo for muito móvel, é aconselhável construir bases de parafusos que não dependam desses fatores.

A altura da fundação acima da superfície deve ser 1/3 do total.

Uma base devidamente construída é metade da batalha. Portanto, é necessário usar apenas materiais de alta qualidade para fundações de estufas e observar as tecnologias de instalação.

Para obter informações sobre como fazer a base de uma estufa de maneira adequada, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário