Recursos do dispositivo para estufas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dispositivo
  3. Automação
  4. Hidráulico
  5. Bimetálico
  6. Elétrico
  7. Dimensões (editar)
  8. Como fazer você mesmo?
  9. Adendo

Para obter um alto rendimento na estufa, é necessário fornecer o modo de ventilação correto. O respiradouro fará um bom trabalho nesta tarefa. Tal projeto deve ser de alta qualidade e altamente eficiente. Para alcançar este resultado, você deve se familiarizar com os recursos do dispositivo para estufas.

Peculiaridades

As dachas equipadas com estufas sempre encantaram os seus proprietários com uma grande colheita. No inverno, nas estufas de policarbonato, as mais populares atualmente, as condições para a conservação das plantas são ótimas. Mas com o aumento da atividade solar na primavera e no verão, a situação muda.

O policarbonato transmite muito bem a luz, mas ao mesmo tempo não permite a circulação do ar.

A temperatura na estufa fica muito alta e pode ser prejudicial para as plantas cultivadas nela. Portanto, em tal projeto, a janela é especialmente importante.

A parte móvel da estufa destinada à ventilação é chamada de janela. Este dispositivo permite que você crie seu próprio microclima na estufa, o que tem um efeito benéfico no cultivo de vários tipos de hortaliças.

A janela possui os seguintes recursos:

  • evita o risco de condensação;
  • garante o movimento correto das massas de ar;
  • elimina o forte superaquecimento do ar na estufa durante o dia;
  • minimiza a diferença de temperatura entre o dia e a noite;
  • permitirá a adaptação das plantas, antes do plantio em campo aberto.

A janela da estufa impedirá o surgimento de piolhos, pulgões, lesmas, todos os tipos de pragas e bactérias que sempre aparecem em ambientes quentes e úmidos. As estufas em que sejam observadas as condições indicadas irão deliciá-lo com uma excelente colheita.

Dispositivo

O dispositivo de ventilação em estufas pode diferir em tamanho, localização e mecanismo de abertura. A última característica é a mais significativa. Para organizar uma boa circulação de ar, é possível usar ventilação natural ou forçada.

Em uma estufa de filme ou vidro de fabricação própria, a maneira mais simples e barata de equipar a estufa com o microclima correto é geralmente usada - ventilação natural. Ventilação natural significa fornecer troca de ar através de portas, janelas e aberturas abertas. O ar superaquecido e úmido da estufa é gradualmente substituído pelo ar fresco e externo.

Considerando que o ar quente tende a subir, deve-se equipar uma janela no telhado, e a posição lateral da porta proporcionará o fluxo de ar.

Essa ventilação fornecerá condições suficientemente boas em uma pequena estufa, mas requer controle humano obrigatório. No entanto, para grandes estufas, essa ventilação não será suficiente.

Para grandes estufas, é fornecida ventilação forçada. Esta ventilação está equipada com um ventilador. Um exaustor é instalado no topo da estrutura, cuja potência deve ser suficiente para remover o ar quente com eficácia. Dispositivos de suprimento de ar são instalados nas paredes, levando em consideração a localização das plantas. O fluxo direto de massas de ar mais frias pode prejudicá-los. Este dispositivo de ventilação é mais frequentemente usado em adição à ventilação natural e não exclui o controle humano.

A completa ausência de ajuste manual do microclima na estufa pode ser garantida por um sistema de ventilação automático.

Automação

Os sistemas automáticos que realizam ventilação na estufa são divididos nas seguintes categorias:

  • hidráulico;
  • bimetálico;
  • elétrico.

Hidráulico

A abertura automática da ventilação de ar em um acionamento hidráulico é confiável. Este sistema de alavanca pode ser adquirido na loja ou feito por você.

O princípio de operação do mecanismo é baseado na capacidade dos líquidos de se expandir quando aquecidos. Os dispositivos de fábrica incluem um cilindro hidráulico com um líquido (parafina ou óleo) e uma haste móvel que se conecta à janela. Quando o ar da estufa é aquecido, o líquido do cilindro hidráulico se expande e empurra a haste, que abre gradativamente a janela. O ar esfria, o líquido se estreita e a janela se fecha.

O sistema DIY funciona como vasos comunicantes.

Um dos vasos está localizado na parte inferior e atua como um termostato. É selado, meio líquido, meio ar. Outra embarcação está localizada no topo e atua como um agente de ponderação. A folha da janela deve ser fixada em um eixo central rotativo. De um lado da faixa, um agente de peso é instalado, do outro - um contrapeso.

Quando a temperatura na estufa aumenta, o ar no recipiente inferior se expande e empurra o líquido para o recipiente superior, e a janela se abre. Quando a temperatura na estufa cai, o sistema funciona na ordem inversa e a janela fecha.

Este design pode ser feito usando garrafas de plástico convencionais.

Este é o sistema de abertura automática de janela mais simples, mas ao mesmo tempo eficaz. Para criá-lo, é gasto um mínimo de esforço e materiais.

A desvantagem de tal sistema é o longo resfriamento do líquido. Com uma forte onda de frio, a janela fechará por cerca de 20-30 minutos. A hipotermia pode ser prejudicial para pepinos e outras culturas que não toleram o frio.

Bimetálico

Os ventiladores bimetálicos consistem em duas placas de metal com diferentes taxas de expansão quando aquecidos. O ar quente na estufa aquece as placas e uma delas se curva em arco, abrindo a folha da janela. Quando o ar esfria, o metal retorna ao seu estado original e o dispositivo fecha.

É muito simples fazer você mesmo a automação bimetálica. Os materiais necessários para a fabricação sempre podem ser encontrados em sua casa de verão. Você precisará de duas placas de metal: plástico de vinil e ferro para telhados. Eles ficam juntos. Uma extremidade é fixa e a outra é conectada por uma haste à folha da janela. O resultado é um sistema automático muito bom. A única desvantagem desta unidade é o baixo nível de energia, por isso ela só é adequada para estruturas leves.

Elétrico

O tipo de ventilação elétrica é equipado com relés de temperatura e ventiladores. Quando o ar superaquece, o relé é acionado e liga o capô. Este sistema é poderoso, compacto e reage rapidamente às diferenças de temperatura. Uma desvantagem significativa é a dependência de eletricidade. Se este tipo de ventilação for usado na estufa, será necessária a compra de fontes de alimentação de reserva.

Para proteger as plantas do superaquecimento, em caso de queda de energia, o uso de fontes alternativas de energia (painéis solares, energia eólica) ajudará. Devido à necessidade de aquisição de elementos adicionais, esses sistemas são caros. Mas existe a possibilidade de escolher a potência do motor elétrico. Para estruturas mais pesadas, você terá que gastar dinheiro em uma unidade forte, e para as leves, as de baixa potência são adequadas.

Dimensões (editar)

Para organizar corretamente a ventilação na estufa, é necessário calcular corretamente o tamanho e o número de respiros. A área das aberturas com abas deve ser de 20-30% da área do piso na estufa.Os especialistas aconselham a instalação de um ventilador a cada dois metros.

As estufas medindo 3x6 metros são bastante populares entre os produtores de vegetais. Existe a oportunidade de instalar uma estrutura com 6 metros de comprimento em quase todos os locais. Ao criar ventilação em uma estufa deste tamanho, você precisa equipar 3-4 aberturas medindo 400x1200 mm.

Para simplificar a instalação das aberturas, o tamanho e a forma são geralmente ajustados à abertura entre os dois elementos adjacentes da estrutura. Se for necessário instalar uma estrutura de menor tamanho ou de forma diferente, é feita para ela uma moldura separada, utilizando os mesmos materiais da base da estufa.

Como fazer você mesmo?

Tendo se familiarizado com as características do dispositivo das aberturas, você pode fazer um dispositivo caseiro a partir das ferramentas disponíveis. Primeiro, você precisa escolher o local certo para a futura estrutura, levando em consideração a localização dos trilhos do quadro e as propriedades físicas do ar.

Via de regra, as estruturas das janelas são fixadas externamente com dobradiças giratórias. O mecanismo de fixação não afetará muito o microclima na estufa. Mas se no futuro está prevista a utilização de um dispositivo automático, é necessário pensar com antecedência no método de fixação.

Depois de feitos todos os desenhos e cálculos, é necessário preparar o material e as ferramentas.

Para funcionar, você precisa dos seguintes componentes:

  • Serra para metal;
  • faca de corte;
  • Chave de fenda;
  • parafusos auto-roscantes com vedação e cabeça larga (esses parafusos evitarão que a água entre na estufa durante a chuva);
  • um arquivo para processar as bordas do perfil;
  • peças de ligação para fixação do perfil.

Ao criar uma janela, você deve seguir a seguinte sequência:

  • primeiro, um buraco é feito no lugar certo; você deve agir com cuidado, levando em consideração as dimensões com todas as licenças;
  • a base para o ripado é cortada, as laterais da moldura devem ser 0,5 cm menores que as laterais da abertura da janela;
  • ao apertar o perfil com fita de montagem, criam-se reforços nos cantos e, caso não seja suficiente, adiciona-se uma calha diagonal;
  • o encaixe é feito, se tudo se adequar, os cantos agudos da estrutura são lixados com uma lima;
  • a moldura é revestida com primer ou tinta comum e ligada a policarbonato;
  • todos os orifícios da folha devem ser cobertos com selante ou outro meio;
  • a borda do orifício é colada com borracha e a faixa é instalada no lugar;
  • dobradiças, obturador e batente são fixos.

Um sistema hidráulico simples feito do amortecedor de um carro pode ser adicionado ao projeto. O óleo do motor atuará como um líquido que reagirá à temperatura. Para criar um automatismo hidráulico com suas próprias mãos, você precisará de uma haste do amortecedor do carro, uma mola a gás, um tubo cilíndrico de metal para óleo e duas torneiras.

O pistão do amortecedor é conectado à janela desejada.

Os guindastes são presos ao tubo em ambos os lados. Um trabalhará para encher o óleo, o outro para drenar e também para ajustar a pressão no cilindro. Uma mola bem cortada conecta-se ao cilindro de óleo.

Agora, quando a temperatura na estufa aumentar, o óleo no tubo se expandirá e empurrará a haste para fora, abrindo assim a janela. Quando a temperatura cair, o óleo voltará ao volume anterior e o caixilho fechará. O projeto é considerado de baixo custo e fácil implementação.

Adendo

Para dotar a estufa de um sistema de ventilação competente, é necessário familiarizar-se com as recomendações de especialistas. Conhecendo os meandros da operação das aberturas, você pode ter certeza de uma boa colheita e operação ininterrupta do dispositivo.

  • Muitas vezes, as estufas são divididas em várias partes por uma partição. Para fornecer boa ventilação ao edifício, aberturas separadas devem ser dispostas em cada seção.
  • A localização da própria estufa desempenha um papel importante no cálculo das áreas ventiladas. Mais aberturas serão necessárias se a área onde a estufa está localizada for úmida.Mesmo em um projeto de fábrica, vale a pena aumentar seu número.
  • Ao organizar as aberturas, a rosa dos ventos deve ser levada em consideração. As aberturas auxiliares não devem ser localizadas no lado onde o vento sopra constantemente. Se esta condição não for atendida, haverá uma forte seca na estufa.
  • É necessário fornecer à janela uma cadeia de limite. No caso de uma rajada de vento inesperada, a estrutura não será danificada.
  • As aberturas da estufa podem não ser suficientes. Isso é determinado pela presença de condensação. Se aparecerem gotas nas paredes da estufa, será necessário adicionar outras janelas.
  • Em caso de mau tempo (vento forte ou chuva forte), podem ser instalados respiros nas extremidades. Esses ventiladores ajudam a evitar correntes de ar fortes.

Para excluir gastos desnecessários de forças e materiais, é necessário na fase de desenhos e cálculos pensar em detalhes sobre todas as sutilezas do sistema de ventilação.

A qualidade e a quantidade da colheita dependem do funcionamento deste dispositivo na estufa.

Para obter informações sobre como instalar independentemente uma janela na estufa, veja o vídeo abaixo.

1 comentário
0

Na prática, a maioria das estufas possui janelas nas portas. Às vezes, surge um problema com a instalação de um acionamento para a janela, que muitas vezes é combinado com o contorno da porta, o que torna impossível a abertura livre - o acionamento da janela interfere. A solução para este problema é instalar um galpão de porta no local onde o drive está preso ao batente da porta, então será possível abrir e fechar a porta junto com a janela.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário