Tratamento de estufa com "Fitosporina"

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tempo de processamento
  3. Como diluir o medicamento?
  4. Instruções de uso
  5. Medidas de precaução

Antes do próximo trabalho sazonal em estufas, é aconselhável realizar medidas preventivas. Para evitar momentos problemáticos com a futura colheita, os residentes de verão experientes na primavera devem desinfetar o solo da estufa. Para isso, utiliza-se "Fitosporin".

Há quem desconfie dessas drogas, por considerá-las tóxicas. Mas, é a "Fitosporina" que se faz inteiramente de forma natural, indicada para todo o tipo de culturas e pode ser utilizada sem agredir o homem e sem riscos para a colheita.

Neste artigo, falaremos mais sobre este remédio universal de combate às fito-doenças, ficaremos atentos às recomendações que devemos seguir ao diluí-lo e também mencionaremos as medidas de segurança no trabalho com o medicamento.

Vantagens e desvantagens

Uma estufa de policarbonato é geralmente tratada com "Fitosporin", fazendo isso na preparação para a nova safra. Esta é uma boa prevenção contra várias pragas, bem como contra doenças: o medicamento desinfecta o solo, melhorando simultaneamente a sua estrutura e enriquecendo a sua composição com substâncias orgânicas.

A "Fitosporina" é classificada como uma preparação biológica ativa e bastante agressiva, possui alto teor de bactérias Bacillus subtilis, que, penetrando no solo, se multiplicam ativamente e limpam o solo de microorganismos nocivos (destroem larvas, esporos, micróbios).

Não há necessidade de se preocupar com os elementos benéficos - eles não sofrem com essas bactérias. A "Fitosporina" também não perturba a estrutura do solo.

Vejamos as vantagens de usar a droga:

  • possui propriedades de regulação do crescimento;
  • amigo do ambiente, seguro para os seres humanos;
  • fácil de usar;
  • altamente eficaz contra microorganismos patogênicos;
  • ajuda a aumentar os rendimentos em um quarto;
  • alimenta o solo com substâncias orgânicas úteis;
  • pode ser usado com outros fungicidas;
  • custo aceitável do medicamento.

Como desvantagens, nota-se que a solução em pó é utilizada imediatamente após a diluição. Se ficar um pouco parado, já estará inutilizável. Bem, e o fato de que sob a influência da luz solar direta, as bactérias morrem.

Não use a "Fitosporina" na hora da infecção das plantas, ou seja, não adianta "tratá-las", mas tratá-las como profilaxia contra doenças e pragas é a mesma coisa.

Tempo de processamento

Logo que cheguem os dias quentes com a chegada da primavera, pode-se iniciar a descontaminação. O tempo depende do clima e da localização das estufas. Na maioria das regiões, a desinfecção do solo pode ser iniciada após o primeiro degelo da neve, quando o solo se afastou ligeiramente da geada.

O cultivo da primavera de estufas para a parte central da Rússia pode começar em abril, enquanto no sul do país - no início de março. Em regiões mais frias - durante as férias de maio, pouco antes do plantio.

Como diluir o medicamento?

A Fitosporina está disponível em pó, solução líquida e pasta. O agente é diluído da seguinte forma.

  1. A composição pastosa é dissolvida em água morna na proporção de 1 parte da pasta e 2 partes do líquido. O resto da solução é armazenado a 15 graus Celsius em um local escuro. A exposição direta ao sol não é permitida.
  2. A dosagem de "Fitosporina" em pó por balde de água morna é de 5 gramas. A solução é usada para tratar a estrutura da estufa e regar o solo para o plantio.Nesta solução, as bactérias morrem rapidamente, por isso é usado imediatamente, a composição não pode ser armazenada.
  3. Consumo de uma suspensão aquosa (forma líquida) "Fitosporina" - 50 gotas para cada litro de água morna. O produto preparado também é usado imediatamente, não será adequado se ficar parado. Eles lavam as paredes e o telhado das estufas.

A forma que escolher - pó, pasta ou suspensão - o morador de verão decide por si mesmo, com base no que vai ser processado. E lembre-se que apenas uma solução de uma pasta é armazenada, composições de pó e concentrado líquido são utilizadas imediatamente após o preparo.

Instruções de uso

A "Fitosporina" é usada para tratar a própria estufa e o terreno dentro dela. A estufa é desinfetada duas vezes por ano: na primavera e no outono. O medicamento é diluído apenas em água morna (de preferência não clorada), podem-se adicionar à solução pedaços de sabão em pó (é melhor ralar) ou outro detergente, inclusive detergente para louças. Jardineiros experientes falam sobre a eficácia desse composto em xampus para animais de estimação.

  • Para lavar estufas, estocar na escova e lavar bem toda a estufa: além das paredes, caminhe na cobertura, processe as ripas e desinfete as esquadrias sob os canteiros.
  • Após este tratamento, não é necessário enxaguar tudo com água, a estufa limpar-se-á sozinha graças à condensação.
  • Após a desinfecção da estufa, eles começam a cultivar o solo. Aqui você já vai precisar de um pó ou pasta, diluído em água morna.

Por que, depois de desinfetar a moldura da estufa, é necessário usar Fitosporin também para o solo? Em primeiro lugar, é necessário livrar-se de micróbios patogênicos e larvas de pragas que hibernaram no solo.

Além disso, a "Fitosporina" é utilizada contra o aparecimento de doenças fúngicas e outras, para melhorar a estrutura da terra e como alimento orgânico adicional. A tecnologia de processamento do preparo do solo é a seguinte.

  1. Dilua a Fitosporina em água morna de acordo com as instruções (descrição acima).
  2. Se você tomar um concentrado, dilua-o na proporção de 1 colher de sopa para cada 10 litros de água. Uma dessas partes é suficiente para regar 2 metros quadrados de solo.
  3. O solo cultivado deve ser polvilhado com terra seca e coberto, para isso é adequado um filme ou uma fibra agrícola.
  4. Depois de uma semana, a "colcha" é removida e, depois de outro dia, você pode iniciar o plantio.

Todas as manipulações devem ser realizadas somente em temperatura não superior a 35 graus Celsius, caso contrário, as bactérias benéficas na preparação morrerão e não haverá benefício com tal tratamento. Se não foi possível cultivar o solo antes de plantar as plantas, pode-se depois: diluir a "Fitosporina" e borrifar com uma solução, sem medo de prejudicar.

Nesse caso, atuará tanto como fertilizante orgânico quanto como bloqueador dos agentes causadores do fusarium e da antracnose. Esse tratamento preventivo não permitirá o desenvolvimento de podridão negra, oídio, fitosporose e outras doenças.

Medidas de precaução

Apesar de a "Fitosporina" ser uma preparação biológica e conter apenas microorganismos naturais, é necessário seguir regras simples ao trabalhar com ela.

  1. Siga rigorosamente as instruções e as proporções de diluição indicadas.
  2. Dilua o medicamento apenas em água morna, mas não acima de 35 graus.
  3. É melhor preparar uma solução com o concentrado 2 horas antes de usar. Este tempo é necessário para que os microrganismos benéficos contidos na preparação despertem.
  4. Não use Fitosporin se a temperatura do ar for inferior a 15 graus Celsius. Nesse caso, a bactéria não funcionará, simplesmente não sairá da hibernação.
  5. Não tome água fria e clorada para criar Fitosporin.
  6. Dilua o produto somente em recipientes limpos que não tenham sido usados ​​anteriormente para diluir produtos químicos.

Agora, quanto à segurança de uma pessoa: "Fitosporina" não é tóxica e geralmente segura, mas pode causar coceira, queimação, vermelhidão se entrar em contato com a pele. Cumpra as seguintes regras ao trabalhar com a droga:

  • trabalhar em equipamentos de proteção: luvas, respirador ou máscara especial;
  • não fume durante o processamento;
  • não coma na área tratada;
  • se a "Fitosporina" entrar em contato com a membrana mucosa ou a pele, é necessário enxaguar imediatamente essas áreas com água morna;
  • no caso de ingestão do medicamento, será necessária uma lavagem gástrica urgente e, a seguir, será necessário ingerir carvão ativado;
  • A "Fitosporina" não é diluída em pratos destinados a uma posterior utilização para fins alimentares;
  • ao final do trabalho, lave com água morna e detergente.

Armazene o medicamento (não diluído) a uma temperatura não superior a 40 graus. A suspensão pode ser armazenada em uma sala separada em um canto escuro, o principal é que o medicamento não está disponível para crianças pequenas e animais de estimação. Não é recomendado colocar medicamentos, alimentos, alimentos e assim por diante ao lado deste produto.

Sujeito a todas as regras de uso do medicamento e segurança no manuseio, o "Fitosporin" trará grandes benefícios ao veranista. Não deixe que patógenos e larvas ataquem suas mudas, use Fitosporin sabiamente para o benefício de seu trabalho.

Para informações sobre como tratar uma estufa com Fitosporina, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário