Estufas para o cultivo de hortaliças o ano todo: opções de arranjos
Mesmo se você tiver uma pequena estufa em seu jardim, você pode cultivar não apenas no período de primavera-verão, mas também ao longo do ano. É sempre agradável quando verdes crocantes frescos, pepinos, tomates carnudos são servidos à mesa, e se eles podem ser cultivados em seu local e obter uma colheita durante todo o ano, então isso é duplamente agradável. Em condições favoráveis, um bom microclima pode ser alcançado em estruturas de estufas, o que permite que seja utilizado durante todo o ano e receba uma colheita de frutas e verduras frescas.
Peculiaridades
Para muitos residentes de verão, as estufas são familiares, dentro das quais as quedas de temperatura são sentidas. Para estufas localizadas no solo, essas desvantagens não existem. Nesses edifícios, as paredes funcionam como uma garrafa térmica, então você não pode gastar muito dinheiro com aquecimento e eletricidade. Uma estufa térmica permite que você obtenha uma safra de vegetais e verduras frescas e suculentas durante todo o ano.
As estruturas subterrâneas são adequadas para o cultivo de plantas anuais e culturas perenes. Pequenas árvores e arbustos ornamentais e exóticos podem ser plantados na estufa, assim como a produção de rosas ou outras flores pode ser estabelecida aqui. Essa estufa durante todo o ano permitirá que você colete regularmente vegetais, frutas, ervas e frutas cítricas não apenas para seu próprio uso - os produtos hortícolas podem ser vendidos no mercado, criando assim o seu próprio pequeno negócio.
Visualizações
Para ter uma colheita de frutas e vegetais frescos durante todo o ano, use:
- estruturas de inclinação única;
- frontão;
- arqueado;
- estruturas de blocos.
A área e a localização da estrutura dependem da forma escolhida para a estufa.
Uma estufa inclinada pode ser chamada de estrutura mais simples. Muitas vezes, essas estufas podem ser vistas anexadas ao edifício residencial principal.
Estufas de galpão têm as seguintes vantagens:
- o design é barato;
- tem boas propriedades de isolamento térmico, uma vez que a parede principal cria uma fonte adicional de calor;
- não há cobertura de neve nos cantos agudos da encosta.
As estufas de inclinação única são usadas apenas para uso doméstico, onde você pode cultivar verduras frescas para a mesa ou equipar um jardim de inverno durante todo o ano. Eles não são usados para edifícios industriais.
As estufas de empena estão localizadas de norte a sul. São uma estrutura autônoma com diferentes comprimentos e larguras de até 12 metros.
Essa estrutura tem suas vantagens:
- usado em uma pequena fazenda, adequado para uso privado;
- pode ter tamanhos diferentes: de 30 a 300 sq. m, que reduz a perda de calor na sala;
- prédio com bom isolamento térmico e iluminação.
Dentre as deficiências, pode-se destacar o fato de as cremalheiras intermediárias interferirem no estabelecimento de um processo mecanizado. O projeto tem um pequeno ângulo de inclinação, portanto, a remoção manual de neve é necessária.
O hangar com efeito de estufa é uma estrutura em empena ou abobadada com uma largura máxima de 25 metros. Pelo fato de não haver racks dentro da estufa, é possível aproveitar ao máximo o espaço dentro da estrutura. As estufas hangar têm uma grande largura e um ângulo de inclinação da cobertura até 30 graus, pelo que serão necessários custos adicionais para a realização do aquecimento. Para o revestimento, eles geralmente usam um filme reforçado ou policarbonato.
As estufas hangar têm as seguintes vantagens:
- devido ao seu design, as plantas recebem a quantidade máxima de iluminação;
- existe a oportunidade de usar mecânicos para manutenção;
- não é necessário remover a neve das estruturas em arco manualmente, pois ela sai sozinha.
Tais estruturas vão demandar altos custos tanto de construção quanto de operação, portanto, é aconselhável utilizá-las para o comércio.
As estruturas de blocos são uma série de estufas conectadas nas laterais. Nas articulações, é colocado um estande de apoio, onde os custos serão menores. As coberturas são divididas em seções separadas com calhas para drenagem de água. As estruturas de blocos podem ter comprimentos diferentes - às vezes chega a mais de um hectare, então esse tipo de estufa é usado apenas para uso industrial.
Das vantagens, as seguintes posições podem ser distinguidas:
- o design mais barato para as necessidades industriais;
- possui alta resistência ao vento e cobertura de neve;
- excelente iluminação em todas as partes da estufa;
- todos os sistemas podem ser facilmente colocados para funcionar: aquecimento, irrigação, iluminação;
- a estufa é facilmente ventilada através do telhado, no qual as aberturas são colocadas.
As desvantagens desse projeto podem ser consideradas o fato de que apenas até 70% da área é utilizada. Além disso, o derretimento e a água da chuva começam a se acumular na reentrância do telhado, o que requer um sistema adicional para derreter a neve e a água derretida. As tabelas de bloco são usadas apenas para necessidades industriais - não são recomendadas para uso em residências particulares devido ao seu tamanho e custo.
Se a estufa for planejada para ser construída em um pequeno lote de terreno, edifícios subterrâneos ou enterrados são os mais adequados, embora as estufas construídas na forma de uma casa ou de uma estrutura em arco sejam familiares para muitos. Se você construir estruturas desse tipo, as plantas receberão luz solar de 20 a 35% e, quando o tempo frio chegar, será bastante frio nelas.
O professor de física da escola Ivanov propôs uma versão diferente do edifício com telhado inclinado, que tem uma inclinação de 20 graus e uma parede totalmente fechada na parte de trás, que permite aproveitar ao máximo a energia do sol. Graças a este projeto, você pode obter a colheita por muito mais tempo.
A tecnologia de construção é chamada de escandinava, pois moradores da Europa com clima mais severo passaram a utilizá-la. Este design exclusivo não tem virtualmente nenhuma desvantagem. A sua principal característica é que, devido a uma certa inclinação do telhado, os raios solares não deslizam sobre a superfície, mas caem perpendicularmente - o que permite colher muito mais cedo.
Para muitas safras, a frutificação na estufa começa 20 dias antes do normal. Este design de economia de energia, também chamado de vegetariano, permite que você obtenha um rendimento ordem de magnitude maior do que em condições normais.
Escolha de design
Muitos jardineiros acreditam que plantando plantas em estufas enterradas ou subterrâneas, eles não receberão a quantidade necessária de luz solar. Mas não é assim, porque uma grande quantidade de luz solar entra nas plantas pelo telhado, o que garante o seu bom crescimento.
Ao escolher um projeto para uma estufa, uma das opções é escolhida: subterrânea ou enterrada.
Uma estufa subterrânea é caracterizada pela construção de paredes que são colocadas no subsolo. Eles geralmente são construídos grandes e adaptados para o cultivo de árvores e safras anuais e perenes. A profundidade da estrutura também depende da profundidade das águas subterrâneas.
Com uma estrutura rebaixada, apenas uma parte da parede até 60 cm está enterrada no solo, a parte acima do solo está até 110 cm acima do solo. A estrutura rebaixada é construída de forma bastante simples, embora menos calor seja retido nela .
Na estação fria, a precipitação em forma de chuva e neve se acumula nos telhados das estufas de barro, por isso devem ser removidos regularmente, caso contrário, a estrutura pode desabar. No entanto, essas estufas são resistentes a rajadas de vento.
As estufas semi-subterrâneas permitem que você cultive plantas que serão aquecidas pelo solo, o que economizará dinheiro. A estufa permite manter o calor sem aquecimento, que será estável durante todo o ano.
É muito importante para as plantas que, em uma estufa durante todo o ano, haja irrigação regular com umidade suficiente do solo, bem como boa iluminação.
Para regiões com climas adversos, é melhor usar aquecimento em estufas. Uma estufa autônoma com aquecimento permitirá que você obtenha uma colheita estável durante todo o período. Diferentes opções são usadas para aquecer estufas que funcionam durante todo o ano.
Com aquecimento elétrico, o seguinte é selecionado para operação:
- convector;
- cabo elétrico;
- tapete de aquecimento;
- pistola de calor.
Freqüentemente, os jardineiros usam o aquecimento do fogão., enquanto o fogão costuma ser instalado próximo à entrada. Ao escolher este método de aquecimento, deve-se fazer uma boa ventilação. A vantagem deste método é que o fogão pode ser aquecido com vários resíduos ou lenha - o que pode reduzir o custo do aquecimento.
Autoconstrução
Para que a construção independente de uma estufa seja bem-sucedida, é necessário pensar em tudo com antecedência. Na fase inicial, é necessário fazer desenhos e escolher um local para a localização do edifício. No esboço, é necessário indicar com precisão seus parâmetros, bem como o local onde ficará a estrutura.
Ao escolher um local para construir uma estufa com suas próprias mãos, você deve levar em consideração esses fatores.
- Luz solar. As plantas na estufa precisam da quantidade máxima de luz do dia. O mais conveniente para isso será a localização do edifício de oeste para leste.
- Proteção contra o vento. Ao construir uma estufa, proteção contra ventos fortes pode ser feita.
- Conveniência na abordagem do prédio. O espaço operacional adequado deve ser preparado para permitir que carrinhos e caçambas cheguem à estufa.
Antes de iniciar a construção, deve-se levar em consideração a profundidade das águas subterrâneas. No caso de serem muito rasos, a construção de uma estufa será difícil.
Ao iniciar a construção deve-se cavar um poço - sua profundidade deve ser de pelo menos 2 m. Na escolha do tamanho, leva-se em consideração que o comprimento da estrutura pode ser arbitrário, e a largura não deve ultrapassar os 5 metros. Se você escolher outros parâmetros, por exemplo, construir uma estrutura de 6 metros de profundidade, o aquecimento dessa estrutura será irregular, o que aumentará muito os custos de aquecimento.
As bordas da cava devem ser niveladas para o vazamento subsequente com concreto. A estrutura da futura estrutura da estufa é instalada na fundação de concreto. Terminadas as obras de construção da fundação, procede-se à construção da fundação da estrutura, sendo fixado o isolamento térmico na parte superior. Um telhado de policarbonato é instalado em uma base de metal.
Para manter o calor interno, as paredes devem ser revestidas com isolamento térmico.
Se a estufa for instalada nas regiões setentrionais, usa-se uma folha metálica para isolá-la, com a qual as paredes são cobertas com várias camadas. Esse isolamento é feito apenas na estação fria.
Se você fizer pisos aquecidos, poderá instalar o aquecimento em uma estufa. Na estufa, a temperatura ótima para as plantas deve ser mantida de 25 a 35 graus Celsius, enquanto a umidade na estufa deve ser levada em consideração. Um pré-requisito deve ser ventilação constante na sala. Se todos os requisitos forem atendidos, as condições ideais serão criadas para o funcionamento da estufa durante todo o ano.
Na instalação de uma cobertura, o policarbonato é mais utilizado - com uma folha de 12 metros, cria-se uma superfície plana, que elimina o aparecimento de juntas, fazendo com que não apareçam correntes de ar no ambiente. Para evitar a corrosão, todas as peças de fixação são pré-lubrificadas.
Vantagens e desvantagens
Antes de iniciar a construção, um esquema de construção deve ser desenvolvido. Se pretende cultivar um jardim de inverno, necessita de um determinado regime de temperatura, graças ao qual será possível cultivar plantas tropicais. Para qualquer estrutura, se for feita à mão, uma base sólida e uma estrutura confiável são necessárias.
Estufas projetadas para serem usadas durante todo o ano têm vantagens e desvantagens:
- vegetais e frutas são cultivados em uma estufa de trincheira durante todo o ano;
- a estrutura subterrânea é caracterizada por uma temperatura amena em um dia quente, o que é necessário para a maioria das plantas;
- esses tipos de estruturas podem ser feitos de forma independente usando um diagrama ou desenho;
- têm um custo baixo - durante a construção, você pode usar materiais de construção e acabamento de baixo custo.
Os modelos hangar cobertos com policarbonato são especialmente populares - isso é evidenciado pelas avaliações dos proprietários.
Essas estufas têm muitas vantagens:
- baixo custo;
- facilidade de montagem;
- excelente proteção contra neve e chuva;
- as plantas recebem a quantidade máxima de luz.
O policarbonato para a construção de uma estufa tem excelentes propriedades de isolamento térmico, é muito flexível, o que permite a sua utilização para uma estufa em arco. O policarbonato é um material muito leve - é 16 vezes mais leve que o vidro.
Pode ser usado para construção e metal-plástico. Embora a construção independente de uma estufa de metal-plástico não seja tarefa fácil, costumam recorrer aos serviços de especialistas. Para tais estruturas, a estrutura é melhor feita sob encomenda - como resultado, um edifício não muito lucrativo em termos financeiros pode resultar.
Exemplos de inspiração
Muitos jardineiros sonham em construir uma verdadeira estufa em seu local - este é um lugar onde você pode cultivar não apenas as verduras e legumes usuais, mas todos os tipos de plantas e frutos exóticos, bem como obter inspiração produzindo rosas, cravos magníficos ou raros orquídeas.
Um prédio de tijolos é mais adequado para uma estufa - essa estrutura de capital será um verdadeiro lar para as plantas. Embora materiais mais modernos sejam usados para a construção de estufas, as estufas ainda são construídas com metal-plástico e policarbonato celular, e uma estrutura de tijolos continua sendo a mais confiável.
Se os proprietários do local tiverem pelo menos habilidades mínimas de assentamento de tijolos, você poderá construir uma estufa com suas próprias mãos - tal construção não será muito econômica e exigirá um investimento de dinheiro, mesmo que todo o trabalho seja feito de forma independente e trabalhadores externos não estão envolvidos.
Em primeiro lugar, você deve comprar o material necessário para a construção:
- tijolos;
- lã mineral;
- cimento e areia;
- tábua, madeira para vigas;
- material de cobertura;
- janela, porta.
Esses são os principais materiais, a lista pode ser reabastecida durante o processo de construção.
Um edifício de alvenaria difere de outros edifícios por ser constituído por duas divisões e um vestíbulo, onde é instalado um sistema de aquecimento em forma de caldeira ou recuperador de calor e arrumados todos os acessórios para o tratamento das plantas e da divisão principal.
Para o vestíbulo, são escolhidos tamanhos pequenos, por exemplo, 2x2 ou 2x2,5 m. Para a sala principal, as dimensões podem ser qualquer. Uma partição capital com uma porta é colocada entre o vestíbulo e a sala principal. Normalmente, as janelas com travessas são feitas em uma estufa de tijolos.
Iniciando a construção de uma estufa de tijolos, a base da tira deve ser derramada. Se a alvenaria for de um tijolo, a fundação é vazada com profundidade de meio metro.Para que muita luz entre na estufa, as janelas são feitas para o ar fresco e as travessas são instaladas.
O telhado é transparente com uma inclinação de 30 graus, uma calha é montada nas bordas para drenar o derretimento e a água da chuva.
Em uma estufa aquecida, além de flores, você pode cultivar verduras e legumes.
Se você dá preferência a vegetais, os jardineiros experientes recomendam o cultivo:
- pepinos;
- tomates;
- pimentos doces e amargos;
- salada de folhas;
- Repolho de Pequim.
Qualquer prato não passa sem endro picante, salsa aromática, coentro, manjericão, cebolinha. Uma estufa térmica permitirá que você adicione verduras aos seus pratos favoritos durante todo o ano.
Para uma boa colheita durante todo o ano, as plantas devem ser constantemente cuidadas. É dada especial atenção ao preparo do solo - o melhor para as plantas é considerado um solo leve e fértil, que contém todas as substâncias necessárias para as plantas. Água e alimentação regulares são importantes para vegetais e ervas.
Se todas as condições forem atendidas, você pode construir uma estufa no local para o cultivo de hortaliças durante todo o ano e obter uma boa colheita, que fornecerá vitaminas e minerais essenciais.
Construir uma estufa pode ser um trampolim para começar um negócio doméstico para o cultivo de vegetais, frutas e ervas. Frutas e vegetais exóticos, bem como flores frescas, podem ser especialmente relevantes para a venda.
Para obter informações sobre como construir uma estufa de inverno, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.