Como cultivar a terra em estufa?
Muitos jardineiros apreciam a estufa pela conveniência de cultivar colheitas termofílicas delicadas, como tomates, pimentões e berinjelas. Pepinos no início do verão também irão deliciar. No entanto, ao mesmo tempo, muitos perdem de vista o fato de que a renovação natural do solo é perturbada nas estufas, e um espaço fechado, quente e úmido provoca a reprodução de flora patogênica e pragas. Outro problema na estufa é a requeima e a mosca-branca.
Exceto eles, há muitas pragas para a estação - são pulgões, tripes e ácaros. Todos se alimentam de seiva vegetal, o que leva à inibição do seu crescimento e ao enfraquecimento, até a morte. As formigas e o desenvolvimento de fungos fuliginosos também interferem no desenvolvimento das plantas em casa de vegetação. Como resultado, as plantas diminuem seu crescimento, depois murcham, perdem folhas e morrem. Mas há uma saída na luta contra esse flagelo - desinfetar o solo e a própria estrutura da estufa na primavera e no outono.
Regras básicas de processamento
No outono, as estufas estão livres de plantas, fios, estruturas de suporte, contêineres e outros equipamentos que acompanham o trabalho sazonal. Chegou a hora do saneamento - o espaço fechado durante a temporada de primavera-verão foi ocupado por muitas pragas e bactérias patogênicas. Surgiu um bolor que se instala sob os suportes, racks - onde quer que seja úmido e quente. Se as pragas não forem tocadas, passarão o inverno com segurança e farão seu "trabalho sujo" na primavera, com o início de uma nova estação. Isso não pode ser permitido, portanto, no outono, um conjunto de medidas simples é tomado para higienizar estufas e estufas. Os métodos, embora simples, são demorados, então é melhor fazer isso em 3-4 etapas. Essas ações ajudarão a se livrar dos agentes causadores de doenças perigosas:
- azeitona mancha;
- oídio;
- peronosporose;
- requeima;
- antracnose;
- sarna.
Os patógenos toleram facilmente as geadas e, na primavera, tornam-se mais ativos, causando muitos problemas para o jardineiro. Não há planos de substituição de solo? Isso significa que o saneamento é um tipo obrigatório de trabalho de outono em estufas. As principais medidas para a desinfecção do solo e estufas recaem no período de outono.
- Primeiro, eles tiram o lixo, os resíduos vegetais.
- Por dentro, eles lavam telhado, paredes, racks com soluções desinfetantes - água com sabão em pó, com adição de alvejante - 400 g por 10 litros. Você pode usar detergente de lavar louça, permanganato de potássio, bicarbonato de sódio, formalina. Eles lavam o ambiente com panos de microfibra macios para não arranhar a superfície. Uma solução fraca de sulfato de cobre mata musgo e líquen em suportes.
- Em seguida, é realizada a desinfecção do solo de outono.
- Então chega a hora de higienizar a estufa com produtos químicos, dependendo das doenças que afetam a sala de cultivo.
- Depois disso, pequenos reparos são realizados.
Vamos dar algumas dicas para quem tem uma estufa de policarbonato instalada no local. Como já mencionado acima, eles lavam a superfície somente com guardanapos macios, protegendo-a de arranhões. A neve desce mais facilmente de uma superfície lisa, os raios de sol penetram bem nela.
Para não remover o revestimento, são colocados apoios adicionais no interior; no inverno, a neve é periodicamente varrida da cobertura.
Os caminhos
Primeiro, vamos falar sobre controle de insetos. A temperatura elevada e a umidade são o paraíso de uma mosca branca. O parasita é tão onívoro que seu cardápio inclui 300 espécies de plantas. Apesar de a terra natal da mosca-branca ser o clima tropical da América do Sul, ela se instalou em estufas e estufas nas regiões mais frias do mundo. Um inseto adulto pode resistir a temperaturas de até -5 ° C. Hiberna nas camadas superiores do solo.
E embora em muitas regiões da Rússia as temperaturas de inverno caiam abaixo de 5 ° C, esse ataque é tenaz - a morte de aviadores adultos não afeta o número de descendentes. Já no início do verão, os centros de reprodução são visíveis na entrada das estufas. O perigo é trazido por larvas de insetos, sugando o suco da folha por 3 semanas. Os insetos crescidos são substituídos por novas gerações e assim por diante ao longo da temporada. A mosca branca também mora em casa - vale a pena trazê-la do jardim, ela pegará flores de interior, será mais difícil se livrar dela do que em uma estufa vazia.
Os tripes têm um menu um pouco mais pobre - até 200 plantas são incluídas na dieta de minúsculos parasitas. Tanto as larvas quanto as pragas adultas se alimentam na parte inferior da folha, causando lesões necróticas na forma de manchas descoloridas pontilhadas por excrementos espalhados. Isso leva à secagem e subsequente morte do vegetal. O ácaro infecta todas as plantações na estufa - vegetais e flores. Apenas as mulheres sobrevivem ao inverno, escondendo-se em rachaduras, depressões e na camada superior do solo. Para se abrigar, os insetos usam copas e raízes não colhidas e, na primavera, as folhas das mudas se assentam. As fêmeas põem ovos na parte inferior e, após 8 a 10 dias, os filhotes nascem.
Após a colheita, o jardineiro enfrenta um problema urgente - no outono eles cultivam a terra na estufa de doenças e parasitas. No combate às pragas, vários métodos são utilizados - química, utilizando preparações complexas, térmica. Biológico - trata-se de preparações orgânicas e insetos predadores. O último método é inofensivo e ecológico, mas é usado na primavera. Predadores se tornarão ajudantes indispensáveis na estufa e no jardim também.
Biológico
- O ácaro phytoseilus, que se alimenta do ácaro aranha, é colonizado a uma taxa de 70-100 indivíduos por m².
- A mosca-branca é manuseada pelo cavaleiro encarzia, que acomodam até 10 peças por metro quadrado. m².
- Pulgões e joaninhas são usados contra pulgões e crisopídeos. Os últimos são coletados na floresta ou no prado.
O problema é que você pode comprá-los em um biolaboratório, em estufas ou em empresas especializadas nisso, mas isso não é possível em todas as localidades. Além do mais, usar tais drogas que afetam a matéria orgânica, após o que se decompõe e a morte de microrganismos prejudiciais:
- "Brilhar";
- "Baktofit";
- "Baikal M";
- Fitosporin M.
Seus fundos são pequenos e os benefícios são incomparáveis - eles saturam o solo com microelementos, deixam uma microflora benéfica e mantêm um efeito ativo por muito tempo. O uso normal é de 100 gramas por 10 litros de água.
O solo é cultivado 2 vezes, o intervalo é de 2 semanas, é usado na primavera.
Químico
Os inseticidas salvam as pragas. Os fabricantes os produzem na forma de pós, sprays, líquidos, grânulos e giz de cera. Os principais grupos de drogas:
- larvicidas - destroem lagartas e larvas de parasitas;
- ovicidas - mata ovos de carrapatos e insetos;
- acaricidas - inibem carrapatos;
- aphicides - destrua os pulgões.
Os inseticidas são usados da seguinte forma:
- pulverização:
- espanando;
- verificador de enxofre;
- introdução no solo;
- na forma de uma isca envenenada.
Após o cultivo do tomate, a requeima é tratada com "Bordeaux líquido", "Abiga-Peak", "Consento", "Revus" e outros. "Gamair", "Topázio" são adequados para o oídio. Trichodermin é indicado para a podridão das raízes. Os desinfetantes universais são a Fitosporina M e o sulfato de cobre.
Um esclarecimento importante - o sulfato de cobre não pode ser aplicado mais de uma vez a cada 5 anos, pois aumenta o nível de acidez do solo. As regras de aplicação estão indicadas nas embalagens.
Térmico
O tratamento térmico sem substituir o solo é fumegante e congelante. No primeiro caso, o solo é derramado com água fervente e coberto por alguns dias.O método é demorado, pois o tamanho da estufa exige muita água quente. Se a fazenda tiver um gerador de vapor, pode-se processar o solo por vaporização, após adicionar fungicidas à água.
O congelamento é possível onde há invernos gelados. A estufa é aberta e deixada neste estado por uma semana. O cozimento a vapor e o congelamento devem ser combinados, pois a geada mata os insetos adultos, mas não prejudica as larvas e os ovos. O derramamento de água quente não mata as pragas adultas que se escondem mais alto nas fendas da estrutura.
Do mofo, um bastão de enxofre é queimado no outono, na primavera a sala é tratada com uma solução de permanganato de potássio com adição de "adesivos" (sabão, detergente). O mofo do solo é destruído por alcalinização - 3 vezes durante a temporada polvilhe o solo com cinza de madeiramisturada com carvão moído, a droga "Torfolin" ajuda muito.
Recomendações
Na primavera, é aconselhável lavar novamente as paredes com água e sabão e higienizar Fitosporina M, diluindo-a como está escrito no manual. A solução resultante é derramada antes de plantar aquele pedaço de terra no qual eles planejam trabalhar em um futuro próximo. Após a rega, o solo é borrifado com solo seco e coberto com papel alumínio. Após 2 dias, as mudas são plantadas. Remédios populares ambientalmente amigáveis ajudam muito contra a phytophthora.
- Solução de alho - pique 40 g de alho, insista em um balde de água por 24 horas. Em seguida, enxágue todo o inventário, paredes da estufa, pulverize as plantações.
- Sala de vapor periódica - o microrganismo não tolera a temperatura de +30 C, portanto, em um dia de sol, a sala é fechada e mantida até o resfriamento noturno. Depois disso, eles são bem ventilados.
- As safras são plantadas com siderados - mostarda branca, crescente, ervilhaca, phacelia. À medida que crescem, são podados e semeados novamente.
- Malmequeres e calêndulas são semeados de nematóides.
No próximo vídeo, você verá o cultivo de outono do solo em estufa.
O comentário foi enviado com sucesso.