Características da máquina para ventilar a estufa
Uma estrutura como uma estufa deve fornecer todas as condições aceitáveis para as safras que crescem nela. O ambiente no qual as plantas crescem e se desenvolvem em estufas possui uma série de características específicas que se relacionam com a prestação de cuidados, irrigação, microclima, ventilação e outros. Como sua capacidade de frutificar depende da combinação desses fatores, é muito importante escolher o dispositivo certo para ventilação automática da estufa.
Recursos do dispositivo
O principal requisito para tais estruturas é a presença de um fluxo constante de ar fresco, o que permitirá às plantas criar um nível ideal de umidade e temperatura. Os jardineiros e os veranistas se deparam regularmente com a tarefa de arranjar um sistema ou instalação que funcione na sala como um ventilador, uma vez que o fluxo de ar é responsável pela possibilidade de polinização durante a floração. Hoje, a aquisição e instalação de dispositivos automáticos de ventilação de ar ajudarão a resolver efetivamente esse problema.
As máquinas de aeração possuem características técnicas e operacionais:
- tamanho - o comprimento máximo da unidade térmica é de 45 cm, o mínimo é de 33 cm;
- o dispositivo pode suportar uma carga de vento de até 100 kg;
- para garantir um trabalho produtivo, a haste do dispositivo deve ser tratada com óleo de motor todos os anos;
- a temperatura na qual o dispositivo pode funcionar sem problemas varia de +60 a -40C;
- os respiradouros abrem a uma temperatura de + 24 ° C;
- feche às 22C.
O uso de sistemas de ventilação de estufas tem uma série de propriedades positivas:
- possibilidade de autoventilação, sem necessidade da presença de pessoa;
- fácil instalação do dispositivo;
- custo de produção acessível;
- falta de dependência do fornecimento de energia elétrica no caso de instalação de sistemas autônomos de ventilação com efeito de estufa.
Se você mora perto da estufa, será suficiente abrir as aberturas todos os dias, mas uma visita irregular à estrutura requer a instalação de um determinado sistema que funcionará como um autoventilador. A automação faça você mesmo, montada em um dispositivo funcional ou um mecanismo adquirido, ajudará a resolver uma tarefa tão vital.
Tipos de mecanismos
As máquinas automáticas para ventilação de estufas, apresentadas por modernos fabricantes nacionais e estrangeiros, incluem uma grande variedade de modelos.
De acordo com o critério fundamental que diz respeito ao funcionamento dos dispositivos, eles podem ser classificados da seguinte forma:
- grupo de sistemas autônomos;
- modelos voláteis.
O princípio de funcionamento une esses dispositivos - um atuador térmico atua como a base para garantir o trabalho produtivo. Para realizar suas tarefas, os mecanismos elétricos devem ser fornecidos com uma fonte de alimentação. Pode ser uma corrente elétrica ou uma bateria solar. O funcionamento do acionamento elétrico é controlado por um termostato, onde é regulada a temperatura desejada, permitindo o correto desenvolvimento das safras em estufa.
O princípio de funcionamento é reduzido ao seguinte esquema: um sensor, que é conectado ao ventilador, transmite um sinal que aciona o motor. Depois disso, as lâminas do aparelho começam a girar, bombeando ar fresco, deslocando o ar gasto. Esta opção de ventilação é chamada de ventilação forçada da sala.É muito eficaz e simples, e costuma ser usado em grandes estufas porque a potência de circulação é bastante alta. A autoventilação é um benefício imenso para o cultivo.
Os modelos de dispositivos que precisam ser alimentados por eletricidade têm algumas desvantagens devido à natureza de seus dispositivos mecânicos.
- o alto custo dos dispositivos associado à necessidade de estanqueidade dos componentes internos, por conterem eletrônicos;
- a inutilidade de aparelhos como resultado de uma queda de energia no local ou um blecaute total da sala. No entanto, a compra de uma unidade elétrica de reserva ajudará a evitar situações associadas a uma falha de energia e à operação do dispositivo;
- quando um componente do sistema se torna inutilizável, a unidade inteira pode precisar ser reparada ou substituída.
Além das desvantagens dos sistemas elétricos, uma série de vantagens dos mecanismos também podem ser distinguidas:
- dispositivos de alta potência;
- cumprimento da tarefa no menor tempo possível;
- compacidade dos dispositivos;
- produtos de alta tecnologia.
Os mecanismos autônomos são subdivididos em vários grupos.
Com base no sistema do dispositivo, eles são:
- dispositivos hidráulicos;
- dispositivos pneumáticos;
- mecanismos de ventilação bimetálicos.
O funcionamento das unidades é realizado através da utilização de um acionamento hidráulico e um acionamento térmico, que funcionam devido às propriedades de várias substâncias se expandirem sob a influência da temperatura. No relé térmico, parâmetros específicos são definidos, com base nos quais ocorre a operação do dispositivo. Eles podem ser simples ou complexos, controlados por computador.
Para a montagem de dispositivos bimetálicos, são utilizadas duas tiras de metaltendo um coeficiente de expansão diferente. Eles estão interligados ao longo de todo o comprimento e, sob ação térmica (aquecimento da matéria-prima), um produto se alonga e se dobra. Devido ao seu comprimento impressionante, a tira de metal fornece uma boa força, suficiente para abrir a janela. Quando a temperatura ambiente cai, a placa esfria e recupera suas dimensões originais, com o que o caixilho se fecha.
A desvantagem de tal ventilador é a dificuldade de selecionar o nível de temperatura correto para ventilação na sala.
Os mecanismos hidráulicos realizam a ventilação expandindo o fluido no cilindro hidráulico devido aos efeitos térmicos. À medida que o óleo esquenta, aumenta de volume, empurrando assim o pistão, que é fixado com a janela. Esse fenômeno garante a abertura da travessa e a ventilação da estufa. Conforme o ar esfria, o fluido esfria e o pistão é retraído, retornando assim a aba para a posição fechada.
As desvantagens de tal dispositivo incluem uma certa inércia do líquido - ele muda sua temperatura e volume de forma bastante lenta, o que acarreta uma reação inoportuna a uma diminuição na temperatura geral da sala. É melhor comprar esses dispositivos para instalação em estufas, onde as travessas estão localizadas no topo, por exemplo, em edifícios com cúpulas. Nessas estruturas, o ar aquecido é coletado diretamente próximo às aberturas, e um fluxo muito resfriado não chega às plantas rapidamente, portanto não pode prejudicá-las. Esses dispositivos identificam o indicador de temperatura apenas em sua vizinhança imediata.
O alto custo do aparelho também é uma desvantagem.
As vantagens de arejar com dispositivos hidráulicos incluem as seguintes nuances:
- a capacidade de trabalhar em condições confortáveis;
- falta de odores desagradáveis;
- independência de fontes de energia;
- montagem fácil sem o envolvimento de especialistas;
- não há necessidade de estar sempre perto da instalação para controlar as condições climáticas.
Se você optar pela automação hidráulica para ventilação de estufas, vale a pena considerar os seguintes fatores importantes:
- os dispositivos nesta categoria precisarão ser instalados em cada travessa da sala;
- antes de adquirir este ou aquele dispositivo, vale a pena se familiarizar com o poder de levantar a janela, que é fornecido pelo dispositivo proposto;
- designar preliminarmente o limite máximo de peso que toda a estrutura da estufa pode suportar.
O regulador pneumático desempenha sua função de forma semelhante a um aparelho que opera em um mecanismo hidráulico. A única diferença é que o próprio ar atua como a substância que deve expandir e alimentar o dispositivo.
Os dispositivos pneumáticos têm algumas vantagens:
- autonomia de qualquer fonte de alimentação;
- baixo custo;
- indicador de alto desempenho.
As desvantagens incluem os seguintes recursos:
- dimensões impressionantes;
- pequeno esforço de trabalho;
- o nível de potência está diretamente relacionado à pressão na atmosfera.
O funcionamento de tais tipos de dispositivos para ventilação de estufas tem suas próprias nuances:
- é necessário levar em consideração que o fabricante estabelece certas restrições ao ângulo de abertura do gio com o auxílio de mecanismos, levando em consideração seu peso;
- os dispositivos hidráulicos não devem ser instalados em áreas da sala onde ficarão expostos à luz solar direta. Já que o aparelho vai reagir à temperatura que o contato com o sol vai fornecer, e não vai - à temperatura interna da estufa. Isso implicará em uma regulação analfabeta do microclima, em consequência da qual as culturas que crescem na estrutura podem morrer.
Como instalar?
A tecnologia de instalação de equipamentos para ventilação de estufas não é um processo complexo e altamente especializado.
O trabalho de instalação consiste em várias etapas obrigatórias e sequenciais:
- Em primeiro lugar, é necessário realizar vários trabalhos preparatórios, que incluem uma inspeção preliminar das aberturas para sua abertura fácil e desimpedida. Depois de se certificar de que as estruturas da janela estão em bom estado de funcionamento, você pode prosseguir para a próxima etapa;
- no topo da estrutura, cujo funcionamento será regulado pelo mecanismo, é necessário determinar e designar corretamente o local onde ficará o suporte;
- o elemento de fixação é fixado ao caixilho com parafusos auto-roscantes;
- o segundo suporte pode ser fixado a uma parede ou moldura de janela, também usando parafusos auto-roscantes;
- em seguida, o atuador térmico é fixado à mola, o que garante o obturador do painel de popa.
Fabricantes: análise e análises
Com base na maioria das avaliações dos proprietários de estufas, o ventilador automático mais popular e eficaz é a unidade universal Dusya-San. Funciona perfeitamente em qualquer tipo de construção. O dispositivo funciona com o princípio de um amortecedor a gás. O sensor é calibrado em uma faixa de temperatura de + 16-25 ° C, com base na temperatura ideal recomendada para o desenvolvimento produtivo da maioria das culturas em estufa. O aquecimento proporciona a expansão térmica do material, com o que o comprimento do dispositivo pode aumentar até 12 cm.
Condições técnicas de funcionamento do aparelho "Dusya-San":
- a abertura do caixilho é de 45 cm;
- a temperatura na qual o pistão se estende até um máximo é 30 ° C;
- Garantia de 12 meses;
- o peso da estrutura a ser retirada não deve ultrapassar 7 kg.
Entre os aparelhos de ventilação hidráulica, destaca-se a unidade Ufopar-M. Na verdade, o aparelho é um cilindro de aço contendo óleo. O dispositivo funciona devido à diferença nos coeficientes de expansão térmica do metal e da substância. Com o aumento da temperatura na estufa, o óleo se aquece e se expande, o que espreme o pistão que regula a janela.O aparelho tem críticas positivas devido à capacidade de regular a temperatura e o nível de abertura do caixilho.
O Ufopar-M possui as seguintes características técnicas:
- peso leve de 1,3 kg;
- força máxima no pistão - 100 kg;
- aquecimento máximo - + 80C;
- o período de garantia é de 5 anos.
Univent é um dispositivo de ventilação automático. Ele começa seu trabalho quando a temperatura interna sobe para 17 -26C. A abertura máxima ocorre no momento em que o termômetro registra um valor de + 30C. O aparelho abre facilmente as portas, que pesam de 10 a 40 kg. O dispositivo é feito com uma caixa de metal reforçada e um sistema especial que permite que o dispositivo seja usado como um ventilador de porta para estufas.
Adendo
Para criar as condições certas para a maturação das plantas em estufa, você pode usar vários tipos de ventilação automática da sala.
- forneça ventilação organizando duas travessas localizadas próximas uma da outra. Edifícios com uma grande área são equipados de acordo com este princípio sem falhas;
- por ventilação - realizada quando as portas são abertas automaticamente. Os especialistas recomendam esta opção para estruturas estreitas;
- um mecanismo embutido na parede que irá garantir a abertura dos respiradouros;
- dispositivo com sensores para monitoramento de temperatura e umidade interna. Esse dispositivo pode ser feito à mão.
Todos os abridores automáticos para estruturas de estufas são produzidos para uso apenas para o fim a que se destinam - ou seja, para instalação em janelas e estruturas de portas em edifícios. Portanto, eles não podem ser desmontados e usados para outros fins.
Jardineiros experientes não aconselham arranjar estruturas de abertura para ventilação perto da porta da frente.Este conselho evita a formação de correntes de ar, que prejudicam o desenvolvimento das lavouras, especialmente os brotos jovens. E também tal arranjo pode acarretar uma batida brusca das aberturas durante a autoventilação por rajadas de vento forte, como resultado do qual o dispositivo, que é instalado nos caixilhos ou portas para ventilação, se tornará inutilizável. O local ideal para as aberturas seria no meio da estrutura.
Para uma visão geral da unidade térmica para arejar a estufa, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.