Adaptadores Wi-FI-HDMI para TV: recursos, modelos e dicas para escolher

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos
  3. Visão geral do modelo
  4. Como escolher?

As TVs modernas suportam muitas funções de rede úteis, como assistir a vídeos diretamente da Internet. Alguns modelos mais antigos dessa técnica, infelizmente, não são equipados com essas opções convenientes, portanto, adaptadores especiais são usados ​​para conectá-los a uma rede Wi-Fi doméstica. Se você deseja expandir a funcionalidade de sua TV, deve considerar os principais recursos dos adaptadores Wi-Fi-HDMI para TV, estudar os modelos mais populares desta técnica e se familiarizar com dicas para escolher o certo.

O que é isso?

Um adaptador Wi-Fi para HDMI (também conhecido como dongle Wi-Fi) para TV é um dispositivo de transmissão e recepção de dados que permite integrar uma TV à sua rede Wi-Fi doméstica. Graças a isso, a TV pode se conectar à Internet ou receber sinal de um laptop, PC fixo e outros equipamentos incluídos na rede. Com essa conexão, dependendo do modelo que você escolher, você pode não apenas assistir a serviços de streaming (por exemplo, YouTube) na tela da TV, mas também usar a TV como um monitor adicional para seu computador, assistir a arquivos de vídeo armazenados em seu smartphone nele.

Este cabo de extensão sem fio se conecta à entrada HDMI da TV e funciona como uma fonte de sinal normal., e toda a funcionalidade da rede é implementada pelo software integrado do dongle. Isso distingue favoravelmente essa técnica dos adaptadores USB, que requerem um conector correspondente na TV, ao mesmo tempo que fornecem uma taxa de transferência de dados mais baixa para a tela. Ao contrário das variantes USB, os dispositivos conectados ao conector HDMI não são equipados com uma antena externa, portanto, na maioria dos casos, eles se parecem com uma unidade flash USB com uma saída HDMI.

Tipos

A principal diferença entre os diferentes tipos de dongles Wi-Fi é sua funcionalidade.

  • Os modelos mais simples suportam apenas a transferência de arquivos individuais de um laptop / smartphone para uma TV com sua reprodução subsequente (este formato de comunicação é denominado DLNA).
  • Opções mais avançadas permitem habilitar o espelhamento de tela e usar a TV como um segundo monitor para o seu PC ou telefone. Essa função é chamada de Miracast e também existe o padrão AirPlay usado para sincronizar a TV com os gadgets da Apple.
  • Os modelos mais modernos transformam a TV em um análogo da Smart TV - seu software exibe um menu na tela da TV, com a ajuda do qual você pode não só receber um sinal de um computador ou smartphone, mas também ficar online de forma independente e usar streaming Serviços. A maioria desses cabos de extensão é controlada por um smartphone, mas alguns vêm com um controle remoto.

Quanto à fonte de alimentação, os seguintes tipos de adaptadores são diferenciados:

  • USB - esse dispositivo é conectado à entrada USB da TV, portanto, é incompatível com a TV sem esse conector (às vezes, eles são equipados com um adaptador);
  • rede - conectado à rede elétrica através do adaptador;
  • recarregável - equipado com bateria recarregável e não necessita de ligação à rede para funcionar (em vez disso, necessita de ser recarregado periodicamente).

Visão geral do modelo

Considere os modelos mais populares de adaptadores Wi-Fi-HDMI para TV que existem no mercado russo.

  • PTV exibir DA02 - uma opção econômica sem antena, proporcionando velocidades de até 300 Mbps. Suporta apenas transferência de arquivos e modo de segundo monitor.
  • D-Link StreamTV DIB-200 - outra opção que funciona exclusivamente na tecnologia DLNA. Suporta comunicação 802.11 a / b / g / n (2,4 / 5 GHz) em velocidades de até 200 Mbps.

A principal desvantagem deste modelo é que quando conectado a partir de um smartphone, ele funciona normalmente apenas com o software WiTV, e o programa Smart Play “nativo” não foi atualizado para versões mais modernas do iOS e Android.

  • MiraScreen - uma opção multifuncional de baixo custo que permite a você transferir arquivos e duplicar a tela, bem como ficar online a partir da TV. Suporta comunicação Wi-Fi 802.11b / g / n e fornece velocidades de comunicação de até 150 Mbps.

A principal diferença dos analógicos é o modo Câmera, no qual o aparelho transmite um stream da câmera do seu smartphone para a tela da TV.

  • AnyCast M9 Plus - o modelo suporta todas as tecnologias de comunicação modernas (Miracast, DLNA e AirPlay) e está equipado com software que permite usar a TV tanto para visualizar arquivos individuais ou "espelhar" imagens de um PC / gadgets, e para navegar na Internet de forma independente e assistir a vídeos online. Funciona com o padrão de comunicação 802.11 b / g / n (frequência de 2,4 GHz) e oferece velocidades de até 150 Mbps.
  • Equiso Smart Stick - dongle Wi-Fi premium com controle remoto giroscópico, entrada USB e leitor de cartão microSD. O software integrado oferece suporte a todas as funções da Smart TV, incluindo navegar na Internet e fazer streaming de vídeo. Padrão de comunicação - 802.11 n / g / b, velocidade de até 150 Mbps.
  • Chromecast - adaptador da famosa empresa Google com um design redondo e estiloso. Ele pode ser sincronizado com qualquer dispositivo Google e smartphones Android, e também pode ser integrado ao sistema de controle de voz Google Home.

Graças a um sistema de comunicação bem pensado com um smartphone, ele suporta a reprodução em "segundo plano" - após a configuração, você pode usar o telefone normalmente, enquanto o conteúdo de sua escolha é reproduzido na TV.

Suporta o padrão de comunicação 802.11 b / g / n / ac (frequência de 2,4 e 5 GHz). Equipado com uma porta Ethernet para conexão direta a uma rede local.

Como escolher?

Ao escolher o modelo mais adequado, vários parâmetros importantes do dispositivo devem ser considerados.

  • Compatibilidade com TV - mesmo o melhor adaptador será inútil se o modelo da sua TV não o suportar. Portanto, antes de comprar, você deve estudar cuidadosamente a lista de TVs compatíveis com o modelo de adaptador selecionado. Se a embalagem do dispositivo diz "módulo Wi-Fi universal", então ele deve oferecer suporte a quase todas as TVs modernas. Mas mesmo neste caso, vale a pena primeiro estudar os comentários de pessoas que já compraram tal adaptador.
  • Compatibilidade Periférica - o dongle deve oferecer suporte a todos os tipos de criptografia e padrões de Wi-Fi com os quais seu PC, laptop, roteador e smartphone funcionem.
  • Taxa de dados e potência - quanto mais altos forem esses indicadores, melhor o dispositivo funcionará, mais nítida será a imagem que ele pode fornecer sem perder velocidade e maior será o raio de recepção confiável do sinal. Assim, para transmitir filmes em formato HD para uma tela de TV, você terá que procurar um dispositivo com velocidade de pelo menos 100 Mbps. Infelizmente, os modelos mais potentes e rápidos são mais caros, então você precisa encontrar um equilíbrio entre qualidade e preço.
  • Padrão de criptografia - para reduzir a probabilidade de sua rede doméstica ser comprometida, é melhor comprar dispositivos que funcionem com criptografia WPA ou WPA2.
  • Funcional - Dispositivos inteligentes completos são várias vezes mais caros do que modelos que fornecem apenas espelhamento de tela ou transferência de arquivos. Portanto, para fazer a escolha certa, é aconselhável decidir quanto você precisará de vídeos online na tela da sua TV. As opções mais caras são aquelas com controle remoto e portas adicionais.

Mais informações sobre adaptadores Wi-FI-HDMI para TV no vídeo abaixo.

1 comentário
O convidado 02.09.2021 23:48
0

Bom artigo. Obrigado! Tudo está no caso.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário