Tudo sobre a tecnologia QLED
Com o advento das TVs QLED, muitas vezes se ouvem perguntas sobre que tipo de tecnologia é, por que é melhor do que Nano Cell e outras opções. Na verdade, o uso de pontos quânticos torna possível mudar radicalmente a própria abordagem de renderização de cores na tela. Para avaliar todos os prós e contras da tecnologia, vale a pena estudar com mais detalhes as diferenças entre os monitores de matriz e LED, comparando-os com outros tipos.
O que é isso?
QLED é uma tecnologia introduzida pela primeira vez pela Samsung em 2011 e é amplamente utilizada atualmente na fabricação de telas de TV e monitores de PC. Sua principal característica é a utilização de pontos quânticos - pontos quânticos responsáveis por exibir as cores primárias do espectro: vermelho, verde, azul. O próprio nome QLED significa que, além da retroiluminação LED, são usados componentes inovadores no display.
As pessoas se deparam com LEDs de pontos quânticos com muito mais frequência do que imaginam. Em TVs LCD, seus recursos são especialmente óbvios, mas um telefone com display OLED também é um ponto quântico, apenas ligeiramente modificado. O nome comercial QLED é propriedade da Samsung.
Na atuação de outros fabricantes, a mesma tecnologia é chamada de Triluminos, ULED, NanoCell. O uso de pontos quânticos fornece alto brilho e contraste, excelente reprodução de cores sob luz solar direta e no escuro.
O desenvolvimento original do QD Vision visava criar uma tela que explorasse totalmente as propriedades eletroluminescentes dos pontos quânticos. Foram eles que a LG Electronics escolheu para sua tecnologia. A Samsung se limitou a usar as propriedades fotoluminescentes dos materiais. Eles fornecem características aprimoradas de iluminação de fundo de telas de cristal líquido, permitindo que você torne o espectro de cores mais realista, próximo do natural.
As telas baseadas em QLED hoje usam QDEF, um filme especial com pontos quânticos depositados nele. Ele pode ser visto em tablets Amazon, laptops ASUS, TVs Samsung, Philips, Hisense, TLC. Nesse caso, uma estrutura multicamadas é criada dentro do painel de cristal líquido de uma camada de luz de fundo de LED azul, cristais LCM líquidos e um filme no qual elementos quânticos verdes e vermelhos de tamanhos diferentes são aplicados. Quando todas as cores são misturadas, forma-se o branco, que passa por um filtro BEF para obter outras tonalidades do espectro de luz.
Vantagens e desvantagens
A tecnologia QLED tem suas vantagens e desvantagens. As seguintes características são consideradas suas principais vantagens.
- Alta definição da imagem. Esta categoria de telas QLED simplesmente não tem concorrentes. Eles foram os primeiros a serem usados para implementar 4K, 8K HDR. Onde os requisitos são impostos em imagens de alta resolução, os pontos quânticos são absolutamente insubstituíveis.
- Excelente reprodução de cores. Está diretamente relacionado à clareza. Nas telas QLED, o número de opções de cores possíveis chega a 9 bilhões, o que permite transmitir as mais leves nuances e transições, exibir mais claramente sombras, contornos de objetos.
- Brilho aumentado. É garantido pela ausência de um filtro de luz que absorve até 30% de toda a energia irradiada. Seu desempenho máximo em dispositivos QLED é de 2.000 nits, enquanto em OLED não passa de 800.
- Mudança de cor acelerada. Aqui isso acontece até 2 vezes mais rápido do que seus concorrentes mais próximos.
- Estrutura inorgânica. Essas matrizes não estão sujeitas a burnout, como suas contrapartes orgânicas baseadas em pontos quânticos.Conseqüentemente, mesmo após décadas, a TV demonstrará consistentemente alta qualidade de imagem.
- Eficiência energética. Economia de energia de até 20%.
- Custo acessível. As telas QLED são muito mais baratas de fabricar, pois não requerem grandes reequipamentos das linhas industriais. Uma camada com pontos quânticos foi simplesmente adicionada à matriz tradicional.
- A presença de modelos curvos com um “efeito de presença”. Inicialmente, sua aparência apresentava algumas dificuldades, mas o problema foi resolvido.
Também existem desvantagens. É comum se referir a eles como a espessura da tela - é maior do que a dos concorrentes. O ângulo de visão não é muito alto aqui, o que torna a QLED TV menos adaptada para exibir fotos panorâmicas.
O conteúdo em 4K, 8K ainda não está suficientemente difundido, seus volumes são muito pequenos - isso não permite apreciar plenamente todas as características e vantagens de uma tela de ultra-alta definição.
Como é diferente de outras tecnologias?
A tecnologia QLED tem suas próprias diferenças de outras opções onde as telas são criadas usando pontos quânticos. Uma matriz semelhante está disponível em dispositivos baseados em Nano Cell, Triluminos. Mesmo os OLEDs com seus OLEDs inicialmente não fazem muita diferença para esses dispositivos. Para entender melhor as semelhanças e diferenças, vale a pena comparar todas as opções.
- QLED. Tecnologia usada pelos membros da QLED Alliance desde 2017. Ele difere do LED pela presença de uma camada de filme com pontos quânticos de 2 cores aplicados em sua superfície em ordem aleatória.
- QDOG. Uma nova tecnologia que proporciona uma produção mais fina e barata. Nessas telas, uma lâmina de vidro, sobre a qual é aplicada uma camada quântica, serve como um guia de luz.
- CONDUZIU. Telas LCD com renderização de cores WLED ou RGB com retroiluminação IPS. A tecnologia utilizada é o diodo emissor de luz, com disposição das fontes de energia nas laterais, superior ou inferior na extremidade ou em toda a área da tela (LED Direto). Difere do QLED pela ausência de uma camada adicional com pontos quânticos depositados no filme, aumento do consumo de energia.
- OLED. Esta tecnologia usa LEDs quânticos orgânicos para substituir os pixels. Eles não precisam de iluminação adicional, pois eles próprios têm a capacidade de eletroluminescência. Eles têm uma vida útil mais curta, podem ser produzidos em um design ultrafino, enrolados em qualquer ângulo e feitos em suportes flexíveis.
Eles são mais adequados para instalação em dispositivos móveis.
- Nano Cell. LG Display usa essa tecnologia em seus monitores. Ao contrário do QLED, aqui as nanopartículas são aplicadas à superfície dos LEDs brancos, em vez de a uma tela auxiliar de dispersão de luz. Nesse caso, os tamanhos dos pontos quânticos são desprezíveis - até 2 nm. Sua principal tarefa é absorver sombras de luz que não tenham o comprimento de onda desejado.
- Triluminos. Sony é o nome comercial da tecnologia de exibição QLED. Ele também usa um filme especial pulverizado para aumentar a clareza da imagem em telas de LED RGB. A empresa usa em suas TVs 4K.
- Color IQ. Tecnologia obsoleta usada em 2013 TVs da Sony, Hisense, TLC. Ele usava um sistema de iluminação tubular no qual a luz do espectro azul passava por um "túnel" preenchido com pontos quânticos vermelhos e verdes. As fontes de luz estavam localizadas nas bordas da tela.
É importante entender que para qualidade de imagem UHD, apenas a matriz QLED é a mais adequada, fornecendo a máxima clareza de imagem. Resumindo, podemos dizer que tais telas estão mais bem adaptadas para a transmissão de uma imagem estática. - por exemplo, em séries de interiores, onde a tela da TV freqüentemente atua como uma "imagem viva". O uso de uma base metálica nas matrizes QLED ajuda a prevenir o desgaste e a deterioração da qualidade da imagem.
O OLED tem seus méritos, como a capacidade de desligar pixels individuais, permitindo ajustar a profundidade do preto. Mas eles não são adequados para funcionar corretamente com HDR, Dolby Vision.
Requer indicadores de pelo menos 1000 nits, enquanto o limite da matriz orgânica ainda é limitado a 820 nits.
Como escolher dispositivos?
Ao escolher um dispositivo - uma TV ou um display de pontos quânticos, é necessário abordar cuidadosamente a determinação dos parâmetros da tecnologia. Comprar um "porco na cara" definitivamente não vale a pena. Também é importante na loja se certificar de que o modelo proposto está em bom estado de funcionamento, verificar se há pixels mortos e cumprir todas as características declaradas. Recomendações simples sobre não só os parâmetros, mas também o processo direto de escolha de uma TV ou tela em uma loja, ajudarão a evitar muitos erros.
- Avaliação da condição externa. Uma nova TV deve ter todas as películas de proteção a que tem direito, embalagem fechada e uma caixa de uma peça sem riscos. Quaisquer vestígios de exploração indicam que o equipamento está em uso, possivelmente como uma amostra de exibição. Dentro da caixa e na caixa, a superfície da tela deve estar livre de vestígios de poeira.
- Teste de pixel morto. Em certa medida, não são considerados defeito, ou seja, não será possível devolver o equipamento em garantia. Enquanto isso, sua presença pode prejudicar muito a experiência de visualização de um determinado ângulo ou em uma combinação particular de cores. O defeito pode ser eliminado apenas por meio de testes - você precisará de um pen drive com tabelas. Vale a pena levá-lo à loja e executá-lo em sua cópia favorita de equipamento de televisão - as áreas defeituosas se manifestarão imediatamente.
- Uniformidade de luz de fundo. Esse parâmetro pode não parecer atraente o suficiente, mas manchas brancas "estouradas" em um fundo preto provavelmente não serão motivo de alegria após a compra. A propósito, os fabricantes não consideram a iluminação irregular um defeito - você simplesmente terá que aturar a deficiência revelada mais tarde. É importante notar que você pode identificar esse problema preenchendo a tela com preto.
- Manchas coloridas. É muito difícil percebê-los de imediato, mas assim que a tela se torna branca pura, ela pode brilhar com todas as cores do arco-íris. Este fenômeno é chamado de tonalidade, não é eliminado por si só, pode distorcer visivelmente a reprodução de cores. Se aparecerem manchas em um fundo branco, é melhor procurar outra TV.
- Banding. Esse também é um defeito que aparece na forma de listras de uma cor diferente na superfície da imagem. Só pode ser notado em áreas homogêneas sem uma mudança brusca de cor. Cinza ou roxo é o mais adequado - essa imagem de teste também deve ser enviada para uma unidade removível com antecedência. Claro que, tecnicamente, isso não é um defeito, em pequenos volumes podem estar presentes tonalidade e faixas, só é importante que não se tornem muito pronunciados.
- Verificando a frequência de varredura. O teste mais simples ajudará a garantir que uma TV UHD QLED de 100 Hz esteja realmente na frente do comprador. Uma imagem nítida e branca é transmitida na tela do modelo selecionado, a uma distância de 10-15 cm dela há um lápis, uma caneta, qualquer outro objeto fino e longo que vibra à esquerda e à direita com amplitude de semicírculo. Os modelos com uma taxa de varredura muito alta não mudarão; para variantes com características diferentes, o display mostrará os contornos deste objeto.
- Verificar o desempenho de outros elementos. Vale a pena certificar-se de que a TV tem recepção Wi-Fi confiável (se disponível), todas as portas estão funcionando normalmente, o sintonizador de TV está pronto para receber e encontrar canais de TV e quando o sistema operacional integrado é iniciado, ele vai além do boot tela com seu nome. Não se descuide e verifique o som nos alto-falantes - ele não deve chacoalhar ou apresentar outros defeitos.
Considerando todos esses pontos, você pode escolher facilmente a versão correta da tela feita com a tecnologia QLED, evitar erros na hora da compra e não encontrar um produto com defeito ou de baixa qualidade.
Para saber o que é a tecnologia QLED e como funciona, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.