Como escolher uma antena de TV e conectar?
A televisão por satélite tem sido muito procurada há muitos anos - não é de admirar, porque tal parabólica permite-lhe ver muitos canais de televisão diferentes. Mas há um problema - qual operadora escolher e como conectar uma antena de TV para não pagar a mais. É sobre isso que falaremos hoje em nosso artigo.
Princípio da Operação
Ao contrário da televisão a cabo, a televisão por satélite não envolve o pagamento de uma taxa de assinatura para cada canal, mas a conexão na compra de uma antena ou após um pacote completo de canais de TV para todos os gostos e carteiras. Ao mesmo tempo, dependendo da operadora selecionada, você pode assistir de 20 a 300 canais de vários tipos e gêneros. A principal condição para a conexão é a compra e instalação de uma antena parabólica especial, popularmente chamada de antena.
O princípio de seu funcionamento é refletir o sinal do satélite e transmiti-lo ao receptor. E já a partir dele, a imagem e o som chegam à tela da TV.
Apesar do princípio simples do trabalho para o leigo, os profissionais entendem o quão difícil é. E portanto grande atenção é dada à conexão correta da antena parabólica... Caso contrário, o ajuste fino padrão pode ser danificado e a transmissão do sinal para o receptor pode ser distorcida ou até ausente. Embora a antena parabólica seja apresentada em várias formas no mercado hoje, o princípio geral de trabalho, todos eles têm o mesmo... Mas apenas o princípio de conectar a antena à TV ainda pode ser diferente.
Visualizações
No entanto, antes de prosseguir com a ligação independente da antena parabólica à TV, é necessário determinar a que tipo ela pertence. A sequência de ações dependerá disso. Existem várias variedades deste dispositivo no mercado hoje.
- A antena redonda é o tipo mais popular. Ele está disponível em diferentes diâmetros e por diferentes operadoras e empresas. Sua superfície é lisa e sólida. É uma antena redonda que é a melhor opção de antena nos casos em que a fonte do próprio sinal está muito longe. Aliás, essas antenas são as mais procuradas em nosso país. Essa antena é adequada para uma casa de verão, para uma casa e até mesmo para instalação em um prédio de escritórios.
- Modelos de malha hoje estão desatualizados e praticamente não são produzidos. Esta é uma grade simples sobre um suporte que recebe o sinal e simultaneamente o transmite para a TV. Geralmente atua como uma antena interna. Um receptor separado não é fornecido aqui, tais dispositivos não são adequados para uso em regiões onde a área de cobertura da televisão por satélite é fraca.
- Antenas multifocais tem vários convetores dentro de uma vez. Eles permitem que você receba um sinal de vários satélites ao mesmo tempo e o transmita simultaneamente para um ou mais receptores. Para uso doméstico privado, essas antenas não são adequadas - elas recebem um sinal fraco e, para operação normal em casa, devem ser especialmente complicadas.
- Pratos para TV ovais ou offset trabalhe no mesmo princípio que os redondos. Em condições ideais, eles podem refletir um sinal de duas fontes ao mesmo tempo. Eles trabalham em conjunto com o receptor. Mas, a julgar pelo feedback do trabalho, esses pratos não são melhores, e às vezes até piores do que seus equivalentes redondos.
Hoje, também estão à venda televisores com uma antena já embutida, projetada para receber 20 canais digitais federais. Tanto a antena quanto o receptor já estão embutidos no próprio dispositivo.
Não há necessidade de conectar nada extra aqui.
Características de escolha
Para não ficar desapontado com sua compra, mas para desfrutar de TV via satélite de alta qualidade por muitos anos, você precisa escolher a antena certa. Para fazer isso, você deve levar em consideração os critérios básicos de compra.
- Local e frequência de uso. À primeira vista, parece que esses indicadores não são importantes. Mas se uma antena parabólica ou antena de TV for comprada para uma residência de verão ou uma exibição rara, então é bem possível sobreviver com uma opção de baixo custo. Nesse caso, simplesmente não há necessidade de comprar uma antena multicanal potente. Além disso, um dispositivo compacto, como um dispositivo de malha, pode ser facilmente conectado e desconectado por você mesmo, se necessário, sem medo de prejudicar a qualidade do sinal. No entanto, se a placa for adquirida para uso frequente e para uma família numerosa, não vale a pena guardá-la aqui. Numa cidade ou aldeia remota, é melhor instalar placas redondas com um sinal forte que lhe permitirá desfrutar dos seus canais preferidos a todo o momento.
- Número de TVs. Outro parâmetro de escolha importante é que quanto mais há, mais potente deve ser a antena. Ao mesmo tempo, os mestres dizem que as antenas mesh são adequadas apenas nos casos em que apenas um dispositivo será usado. Em outros casos, é necessário adquirir dispositivos especiais projetados para transmitir um sinal para 2 ou 4 TVs. Em alguns casos, a compra de receptores adicionais também pode ser necessária. O principal é certificar-se de que os conectores do receptor e da TV combinam.
- Tamanho da antena... Este indicador também é um dos principais. E aqui tudo é simples - quanto maior for a área da própria placa, que recebe e reflete o sinal, melhor será a qualidade da imagem. Se o nível de sinal na região for fraco ou frequentemente interrompido, é necessário escolher antenas cuja área principal tenha pelo menos 60 cm de diâmetro. Quanto mais canais o prato recebe e transmite para o receptor, maior deve ser o seu tamanho. Normalmente, as operadoras de TV via satélite levam esses parâmetros em consideração por conta própria e oferecem aos seus clientes uma antena perfeitamente balanceada nesses parâmetros.
- Material de antena... Na maioria das vezes, os compradores recebem antenas feitas de materiais como:
- alumínio - esses pratos e antenas são muito leves, é conveniente transportá-los e conectá-los você mesmo; eles transmitem e recebem sinais do satélite em boa qualidade;
- aço as antenas estão saindo lentamente do mercado, na maioria das vezes apenas antenas multifuncionais são feitas desse material; os aparelhos domésticos feitos desse material são pesados e difíceis de instalar;
- plástico os modelos são fáceis de usar e instalar, recebem e transmitem perfeitamente o sinal e têm uma longa vida útil; eles têm um menos - sua fragilidade;
- antenas de fibra de vidro são considerados hoje a melhor opção, portanto, se o aparelho for para ser montado na rua e não houver previsão de remoção, deve-se escolher uma antena parabólica feita com esse material específico.
Importante! As antenas de malha interna do modelo antigo são quase todas feitas de alumínio, mas os novos modelos modernos são feitos não apenas dele, mas também de plástico resistente.
Métodos de conexão
Independentemente do tipo de antena de televisão que foi escolhido e comprado, não há motivo para pagar a mais por sua instalação, quando este trabalho pode ser feito por conta própria. Nesse caso, não há necessidade de possuir nenhuma habilidade especial especializada. O principal é preparar as ferramentas necessárias e estudar cuidadosamente as instruções.
Com receptor
Normalmente, estamos falando sobre a instalação e conexão de placas redondas ou ovais. Aqui, as opções também são possíveis - conecte a antena à TV diretamente ou use um divisor para distribuir o sinal a várias telas de TV ao mesmo tempo. No primeiro caso, a sequência de ações será a seguinte:
- é necessária a montagem da própria placa, seguindo rigorosamente as instruções fornecidas pelo fabricante;
- por meio de âncoras e parafusos, é fixado na parte externa da fachada do prédio no local onde o sinal é mais forte; a cabeça do prato deve ser virada exatamente para o sinal mais forte;
- em seguida, um cabo especial é conectado à placa, que é puxada para dentro da casa e fixada no receptor, que acompanha o kit;
- agora, o receptor está conectado à TV por meio de um conector especial;
- você precisa ligar a TV e ir para as configurações do prato; além disso, seguindo as instruções, vale acertar a hora e a data, bem como escolher a região de transmissão.
Se todas as operações foram realizadas corretamente, a tela exibirá uma imagem e um som.
Se vários receptores são conectados a uma placa ao mesmo tempo, então vários cabos são conectados nela, a seqüência geral de ações será a mesma da versão anterior.
Nas TVs modernas, há mais um a capacidade de configurar e conectar a antena à TV. O receptor não é necessário neste caso. Mas você precisa se certificar de que a TV possui um conector especial - DVB-S2, é ele quem desempenha a função de um sintonizador embutido, ou seja, um receptor. Usando um adaptador especial que vem com o prato ou vendido separadamente, o cabo é conectado diretamente ao sintonizador. Em seguida, a configuração do canal padrão é realizada. Esta opção também é adequada se uma antena for transmitir um sinal para várias telas ao mesmo tempo.
Sem receptor
Aqui estamos falando sobre como conectar a antena à TV nos casos em que quando não houver entrada para o receptor e uma antena de malha simples será instalada... A conexão em si, neste caso, é bastante simples. Junto com a antena de TV adquirida, um diagrama de conexão especial também está anexado. Tudo o que o usuário precisa é inserir o cabo do dispositivo no conector apropriado na TV e ligá-lo. Em seguida, vá até o item "Menu" e faça as configurações de acordo com as instruções na tela. Neste caso, instale a antena no local onde o sinal de recepção é mais forte.
Em alguns casos, deve ser instalado nas paredes ou mesmo na fachada do edifício. Para isso, são utilizados prendedores e parafusos especiais, com os quais a antena é fixada com segurança em estado estacionário para que o sinal não desapareça. Se se trata de televisores com sintonizador e antena já integrados, basta que o utilizador instale o electrodoméstico no local escolhido, ligue-o e procure os canais. Depois disso, o som e o sinal devem aparecer na tela em 5 segundos. Fazer tudo isso com as próprias mãos não é tão difícil. O principal é ler com muita atenção as instruções e estudar o esquema de montagem da própria antena.
Como instalar e configurar você mesmo uma antena parabólica para três cabeças, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.