SCART na TV: recursos, pinagem e conexão

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como usar?
  4. Pinagem do conector

Muitas pessoas não têm ideia do que é SCART na TV. Enquanto isso, essa interface tem seus próprios recursos importantes. É hora de descobrir corretamente com sua pinagem e conexão.

O que é isso?

É muito fácil responder à pergunta sobre o que é SCART em uma TV. Este é um dos conectores projetados para garantir o uso do receptor de TV em conexão próxima com outros dispositivos.

Uma solução tecnológica semelhante apareceu no final do século XX. Mas é importante notar que os protótipos SCART foram introduzidos em 1977. A autoria da ideia pertence a engenheiros franceses.

Igualmente importante é o fato de que a indústria nacional de rádio-eletrônica adotou rapidamente essa ideia. Já na década de 1980, o SCART era amplamente usado. Conectado a essas portas em anos diferentes:

  • gravadores de vídeo;
  • Leitores de DVD;
  • decodificadores;
  • equipamento de áudio externo;
  • Gravadores de DVD.

Mas no estágio inicial de seu desenvolvimento, SCART não era perfeito o suficiente. Mesmo os desenvolvimentos mais avançados desse tipo em diferentes estados sofreram interferências. O controle remoto costumava ser difícil. E não foi possível por muito tempo garantir a produção de cabos do padrão correspondente na quantidade necessária. Foi só em meados ou mesmo no final dos anos 1990 que as "doenças infantis" da SCART foram derrotadas e o padrão ganhou a confiança do consumidor.

Agora, esses conectores são encontrados em quase todas as TVs fabricadas. As únicas exceções são alguns modelos que se concentram em versões de interface mais recentes.

A porta é dividida em 20 pinos. Cada pino é responsável por um sinal estritamente definido. Neste caso, o perímetro da porta SCART, coberto com uma camada de metal, é convencionalmente considerado o 21º pino; ele não transmite ou recebe nada, mas apenas corta interferências e "captadores".

Importante: o quadro externo é desprovido de simetria deliberadamente. Isso evita erros ao inserir o plugue na porta.

8º contato foi projetado para traduzir o sinal interno da TV em uma fonte de sinal externa. Com ajuda 16º contato a TV muda para o modo composto RGB ou volta para trás. E para o processamento do sinal do padrão S-Video, entre em contato entradas 15 e 20.

Vantagens e desvantagens

Onde o SCART é usado, não há dúvida de que a qualidade da imagem, mesmo em cores, estará na altura adequada. Graças a anos de esforços de engenharia, as capacidades de controle dos dispositivos se expandiram significativamente. A transmissão de cores separada (passando por contatos separados) garante clareza e saturação da imagem. Como já foi mencionado, os problemas de interferência foram resolvidos com sucesso, então a TV funcionará de forma muito estável.

Se a pinagem for feita corretamente, será possível ligar ou desligar simultaneamente o receptor de televisão e o equipamento auxiliar.

Por exemplo, se um gravador de fita, videocassete ou gravador de DVD estiver conectado à TV, a gravação começará no momento em que a transmissão for recebida. É importante notar a função automática de uma imagem widescreen.

No entanto, mesmo o SCART testado pelo tempo tem suas desvantagens:

  • cabos muito longos ainda enfraquecem desnecessariamente o sinal (isso já é física geral, aqui os engenheiros não farão nada);
  • é possível aumentar a clareza da transmissão do sinal apenas em um tronco blindado (grosso e, portanto, aparentemente não atraente);
  • padrões mais novos DVI, HDMI são geralmente mais práticos e convenientes;
  • é impossível conectar equipamentos de áudio e vídeo com padrões de transmissão modernos, incluindo Dolby Surround;
  • a dependência da qualidade do trabalho das características do receptor;
  • nem todas as placas de vídeo de computadores e especialmente laptops podem processar o sinal SCART.

Como usar?

Mas mesmo os aspectos negativos não interferem na popularidade de tal padrão. O fato é que conexão é bastante simples - e isso é o que é necessário em primeiro lugar para a maioria dos proprietários de TV. Digamos que você precise conectar uma TV a um computador pessoal usando o conector SCART europeu. Em seguida, uma das pontas do cabo é conectada ao local onde a placa de vídeo está localizada.

Se feito corretamente, a TV se transformará automaticamente em um monitor externo de computador. Você apenas tem que esperar a janela pop-up aparecer. Ele notificará o usuário sobre o dispositivo recém-encontrado.

A instalação dos drivers levará algum tempo. Eles podem ser colocados incorretamente se:

  • não há sinal;
  • a placa de vídeo está configurada incorretamente;
  • versões de software desatualizadas são usadas;
  • o sinal de sincronização horizontal está muito fraco.

No primeiro caso você deve primeiro desligar todos os dispositivos que possam ser uma fonte de interferência. Se isso não funcionar, o problema está no próprio conector. Uma falha na placa de vídeo geralmente é corrigida com a atualização manual dos drivers. Mas às vezes acontece que ele não oferece suporte a SCART no nível do hardware. UMA se o sinal estiver muito fraco, você definitivamente terá que soldar novamente o próprio conector; geralmente, uma nova configuração no nível do software também é necessária.

Pinagem do conector

Mesmo um conector atraente como o SCART não pode ser usado indefinidamente. Foi substituído por Conexão S-Video... Ainda é amplamente utilizado em várias técnicas. Adaptadores comuns podem ser usados ​​para acoplamento SCART. O diagrama de fiação é mostrado na imagem abaixo.

Mas uma solução ainda mais simples está se tornando mais difundida - RCA... A fiação dividida envolve o uso de plugues amarelo, vermelho e branco. As linhas amarelas e brancas são para áudio estéreo. O canal vermelho alimenta o sinal de vídeo para a TV. A dessoldada para "tulipas" é feita de acordo com o esquema mostrado na foto a seguir.

Muitas vezes, você tem que resolver outro problema - como encaixe o conector antigo e o HDMI moderno. Nesse caso, você não poderá se limitar a condutores e adaptadores. Você terá que usar um dispositivo que irá “converter” sinais digitais HDMI em analógicos e vice-versa. A autoprodução de tal equipamento é impossível ou extremamente difícil.

Seria mais correto comprar um conversor de desenho industrial pronto; geralmente é pequeno e cabe livremente atrás da TV.

Veja abaixo os conectores SCART.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário