Decifrando a marcação de TVs Samsung
A Samsung tem usado um sistema de etiquetagem unificado para suas TVs desde 2008. Anteriormente, várias opções para criptografar parâmetros eram usadas, mas o equipamento de televisão lançado há mais de dez anos agora não é encontrado na rede comercial.
Peculiaridades
A marcação é um conjunto específico de uma combinação de números e letras contendo informações criptografadas sobre um produto. Esse tipo de cifra pode ser visto na embalagem, na parte traseira da própria TV ou no menu.
O que o usuário pode aprender sobre o equipamento adquirido, tendo estudado cuidadosamente e decifrado a marcação do fabricante? É principalmente a data de fabricação do produto, o tamanho da tela diagonal, para qual estado ou região particular se destina, a série do modelo. Observe que não estamos falando sobre o número de série, mas sobre a série do produto, que é caracterizada por determinados parâmetros técnicos.
Via de regra, o fabricante informa com antecedência quais funções e capacidades esta ou aquela série terá.
Além disso, o código de marcação também inclui a codificação do país no qual a venda de um determinado modelo de TV é fornecida. Possui uma designação alfabética que consiste em uma combinação de três caracteres maiúsculos do alfabeto inglês, por exemplo:
- XRU - Federação Russa;
- XUA - Ucrânia;
- XBT - Estados Bálticos;
- XXE - Escandinávia;
- XXH - Estados da Europa de Leste.
Como posso saber o layout da tela?
Para descobrir a que tipo de tela de TV pertence, basta olhar para o símbolo da primeira letra em sua marcação. Por exemplo, Q é QLED. A matriz LCD, que usa tecnologia de retroiluminação de pontos quânticos, é uma categoria de TV premium. Também hoje são produzidos modelos cuja tela é feita com outras tecnologias, por exemplo, U - uma matriz de cristal líquido com retroiluminação LED.
Em modificações anteriores, era possível encontrar a seguinte codificação de tela:
- PARA - matriz baseada em elementos orgânicos LED;
- R - uma tela de plasma, mas a produção de "plasma" está atualmente interrompida;
- eu - uma matriz de iluminação da qual são utilizadas lâmpadas fluorescentes, a utilização deste método na produção de televisores foi concluída há sete anos;
- COM - cinescópio - uma tela de televisão baseada no método de uso de tubos de raios catódicos, familiar aos consumidores domésticos desde os primeiros aparelhos de televisão "soviéticos".
Além disso, a forma da tela também pode ser diferente, o que também se reflete no código de marcação:
- F - superfície plana;
- C - configuração curva.
- Desde 2019, todas as TVs da empresa têm uma superfície de tela curva.
- Q - TV com monitor QLED;
- E - Europa - o continente onde as vendas são realizadas;
- 65 - tamanho padrão da diagonal da tela da televisão, medido em polegadas;
- Q9 - o parâmetro digital corresponde à série do modelo;
- 0 - numeração de modificação: um dígito corresponde à resolução de 4K, o dobro - portanto, a resolução da tela desta marca de TV é de 8K;
- R - 2019 é a data de produção do equipamento de televisão;
- V - determina a geração da programação: B - a segunda (há uma porta HDMI 2.1 e um console moderno de última geração), A - a primeira (não há interface);
- você - tipo de sintonizador;
- XRU - A Federação Russa é o país onde este modelo deve ser operado.
Marcação de continente
Continente é um termo geográfico que se refere à área de distribuição de tecnologia:
- E - parte europeia;
- A - região Ásia-África;
- S - Irã;
- N - América.
No código de marcação, esta é a segunda letra consecutiva. Um exemplo simples: na rotulagem UE65NS9000T, "E" representa o continente, ou seja, a Europa.
Designações de tamanho
No código de marcação, após as duas primeiras letras, seguem-se alguns números, que permitem ao usuário saber o tamanho da diagonal da tela, mas não em metros ou centímetros, como de costume, mas em polegadas. Uma polegada é uma medida não métrica de comprimento de 25,4 mm.
Os mais populares entre os consumidores em todo o mundo são os monitores de televisão, cujo tamanho diagonal varia de 32 a 65 polegadas. A mais ampla gama de produtos Samsung inclui equipamento de televisão com uma diagonal maior, mas se destina a um grande espaço com uma grande área e não é uma demanda específica.
Na entrada da placa de TV UE55HU9000T, o símbolo "55" representa o comprimento diagonal da tela.
Como posso saber o ano de emissão?
A empresa coreana Samsung usa letras maiúsculas em inglês para criptografar o ano de produção de seus produtos. Cada período do calendário corresponde a uma letra estritamente definida na ordem em que segue no alfabeto ou uma combinação de letras:
- A - dois mil e oito;
- B - ... nono;
- C - ... décimo;
- D - ... décimo primeiro;
- E - ... décimo segundo;
- F - ... décimo terceiro;
- HU / H - ... décimo quarto;
- JS / JU -… décimo quinto;
- KS / KU - décimo sexto;
- Q / MU / M -… décimo sétimo;
- NU / N / Q * N - ... décimo oitavo;
- RU / R / Q * R -… décimo nono.
A combinação de letras Q * N ou Q * R indica que esta é uma TV QLED premium.
Símbolos alfabéticos adicionais após a data de produção indicam:
- U - tela de ultra-alta resolução 4K UHD;
- S - Marcação para monitores de pontos quânticos de alta definição.
O modelo de TV com a marcação UE32F6800 foi fabricado em 2013, conforme indicado pela letra “F”, que se localiza imediatamente após o número “32”.
Anteriormente, a data de lançamento era marcada da seguinte forma:
- M - 2002;
- N - 2003;
- R - 2004;
- R - 2005;
- S - 2006;
- T - 2007.
E a própria marcação poderia ser assim: LN -T4671FX / XA, onde: LN - LCD (matriz de cristal líquido) - designação do tipo de TV;
(Você também pode encontrar codificações de letras indicando o tipo de TV:
- FP ou HP - plasma;
- HL - DLP - tecnologia de criação de imagem baseada em espelhos microscópicos;
- CX - CRT - Modelos tipo CRT, para visualização da imagem no display da qual foi utilizado um CRT.)
- T - 2007 - data em que a TV foi colocada à venda;
- 46 - tamanho da tela;
- 71 - Séries de TV;
- F - resolução da tela;
- X é um tipo de design;
- HA - região de vendas.
Indicação de série
Ao codificar uma série de aparelhos de televisão produzidos, a marca coreana Samsung usa a faixa digital de 4 a 9. Um grande número sempre corresponde aos modelos mais modernos com os melhores indicadores técnicos e econômicos e uma lista ampliada de funções adicionais.
Vamos descrever brevemente cada um.
- 4 - a série original, cuja linha de modelos tem diagonais de tela relativamente pequenos na faixa de 19 a 32 polegadas e resolução HD. Os modelos possuem um processador dual-core e são equipados com reprodutores de mídia integrados que permitem assistir a vídeos pela rede e de drives USB.
- 5 - esta série é representada por modelos com resolução de tela Full HD, cujo comprimento diagonal pode variar de 22 a 50 polegadas. Todas as TVs têm uma conexão de rede a uma rede de computador ou uma conexão WI-FI sem fio.
- 6 - equipamento de televisão de última geração com capacidade para visualizar imagens 3D. A diagonal da tela está geralmente na faixa de 32-55 polegadas. Os modelos têm tecnologia aprimorada para exibir cenas dinâmicas, bem como a capacidade de se conectar a um computador ou rede sem fio.
- 7 – esses são modelos premium, nos quais a tecnologia para exibir cenas dinâmicas foi aprimorada significativamente.As televisões estão equipadas com reconhecimento facial, controle de voz ou gestos. Seu tamanho diagonal já varia de 40 a 60 polegadas, e o processador é quad-core.
- 8 - difere do "predecessor" em tamanhos de tela de até 75 polegadas, um aumento na frequência de exibição de cenas dinâmicas para 1000, a presença da mais recente função HBBTV, o que abre possibilidades interativas adicionais.
- 9 - o mais perfeito e sofisticado.
A série do modelo e o número de série da TV não devem ser confundidos - são coisas completamente diferentes. A série é criptografada na etiqueta do produto, o número de série está indicado na placa de identificação instalada no painel traseiro. Consiste em quinze caracteres - uma combinação de números e letras.
Você também pode vê-lo abrindo a seção "Suporte" no menu da TV.
Sintonizador
O símbolo que termina em TV antes do código do país indica o tipo de sintonizador. Anteriormente, a presença e a marca do receptor geralmente eram designadas por um número.
- 0 - DVB-T - a primeira versão de equipamento receptor capaz de receber um sinal digital e transmitir uma imagem nítida e de alta qualidade. A operação foi realizada graças a uma antena convencional.
- 7 - DVB-T2 - este já é o próximo nível de instalações de decodificadores, caracterizado pelo aumento da largura de banda do canal. Os parâmetros e a estrutura do sinal diferem das versões anteriores. Os formatos de receptores de diferentes gerações não são compatíveis. No território do nosso país, este tamanho de sinal é usado principalmente.
Atualmente, o tipo de sintonizador na marcação é indicado por letras.
- AW (W) - Sintonizador DVB com DVB-T (descrito acima) e funções DVB-C. Um formato difundido que é usado para decodificar o sinal são os "dígitos" da televisão a cabo, mas para usá-lo é necessário ter um cartão-chave do provedor que pode ser instalado no slot.
- AB (B, AU ou U) - Sintonizador DVB com um conjunto de funções DVB-T2, DVB-C e DVB-S2.
- SL - decodificador duplo 2 x DVB-T / C / S2 (código usado na Europa).
- AF (BF) - Sintonizador DTV / Sintonizador de Cabo Digital / Sintonizador Analógico - um tipo de codificação de receptor em modelos, cuja implementação é fornecida no México, China, Coréia e Emirados Árabes Unidos.
Para obter informações sobre a série e o ano de fabricação de sua TV Samsung, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.