Como é feita a reparação e substituição da retroiluminação por LED nos televisores Samsung?
A alta qualidade e confiabilidade das TVs Samsung não as protegem contra danos. Algumas das avarias mais comuns estão associadas à retroiluminação por LED. Esses defeitos não são particularmente difíceis, portanto, podem ser eliminados em casa.
Causas e diagnósticos de quebra da luz de fundo LED
Os seguintes sinais indicam um colapso da luz de fundo LED:
- falta de imagem quando o som está funcionando;
- imagem cintilante;
- piscando da TV com uma luz vermelha.
Tais situações podem surgir pelos seguintes motivos:
- operação do equipamento na potência máxima;
- quedas de energia e tempestades;
- um defeito de fábrica pode estar associado à instalação de diodos defeituosos ou seu superaquecimento durante a soldagem;
- queima de um LED.
Antes de passar para o lado prático, você precisa aprender um pouco de teoria.... Existem dois tipos de retroiluminação por díodo emissor de luz (LED) nos televisores Samsung.
- O LED direto é distinguido pela localização das tiras de LED - linhas horizontais ou verticais são criadas a partir deles no verso da matriz. A imagem é iluminada de maneira uniforme e o brilho da luz de fundo pode ser ajustado, o que melhora a qualidade da imagem. Essas telas não têm a menor espessura, o que é a principal desvantagem dessa retroiluminação.
- EDGE LED prevê a localização de uma ou duas faixas nas laterais ou na parte inferior do painel. Embora haja um leve escurecimento nos cantos da tela, as TVs são muito finas.
O diagnóstico de uma luz de fundo defeituosa em ambos os casos é o mesmo. Você precisará direcionar um feixe de luz brilhante para a tela. Se a imagem for visualizada, significa que a quebra está precisamente na luz de fundo.
Desmontagem da TV Samsung
Para conserto de retroiluminação LED precisa desmontar a TV. Para isso, o painel é colocado com a parte frontal sobre uma superfície plana coberta com um lençol ou colcha. Essas precauções evitarão danos à matriz.... Agora você precisa desparafuse todos os parafusos de fixaçãoque prendem a tampa traseira. Se não puder ser removido, significa que algum parafuso passou despercebido.
Retiramos todos os cabos e procedemos à análise da matriz. Esta etapa é difícil e responsável, requer cautela e precisão. A matriz é mantida por travas, para as quais os especialistas preferem usar "pás" especiais. A dificuldade está na lateral drivers de matriz, no lado interno do qual os cristais ou "pétalas" estão localizados. Se o cristal estiver deformado, a imagem será transmitida com defeitos lineares. É quase impossível remediar esta situação.
Depois de remover a estrutura, as tiras da matriz podem ser removidas das ranhuras... Isso requer o uso de luvas antiestáticas e muito cuidado para remover o vidro. Não pode ser colocado, é melhor encostar na parede com a parte de trás. Agora você pode executar desmontando o quadro, que é fixada com travas. Removendo as folhas polarizadas, o último dos quais é preso com grampos. Esses elementos seguram o refletor principal e evitam que as folhas superiores caiam.
Agora segue tomar medidas, o que confirmará o mau funcionamento da luz de fundo. Necessário medir a tensão no driver com um multímetro... Se a peça estiver em boas condições de funcionamento e a alimentação for fornecida à fita, o valor de saída será de 220 volts.
Não é necessário testar todos os LEDs. Você pode aplicar tensão à barra.Se todas as "lâmpadas" estiverem acesas, significa que tudo aqui está em boas condições de funcionamento.
A ausência de brilho em uma das faixas indicará um mau funcionamento de um ou vários LEDs ao mesmo tempo. Nesse caso, você precisará verificar cada um deles.
Reparar
Tendo identificado os elementos defeituosos, você precisa substituí-los. Para eliminar um LED queimado, você deve desmonte a lente reflexiva. Para a fixação da cinta, utiliza-se fita dupla-face, que se retira por aquecimento com secador de cabelo.
Agora fixamos a peça e aquecemos a parte inferior com um secador de solda próximo ao LED. É necessário conseguir o derretimento da lata, o que permitirá a remoção do bulbo. O processo de soldagem é executado da mesma maneira ou um ferro de soldar fino é usado. Os LEDs têm um design "delicado" que derrete facilmente quando aquecido. Portanto, você precisa agir com muito cuidado. O tamanho do LED pode variar. Neste caso, a plataforma negativa é cortada e, em seguida, a lâmpada é soldada.
A situação não é uma exceção quando as lentes são removidas. Para corrigi-los, um composto é usado. É uma resina polimérica, que é uma camada protetora e isolante. A remoção das lentes deve ser feita com cuidado, assim como a instalação. Para consertar as lentes, você pode usar Super cola.
É importante mantê-los na mesma posição para que o foco não seja perdido.
Nem sempre é possível remover um LED com defeito... Nesses casos, é necessário cortar o LED queimado junto com uma parte da tira em ambos os lados. A nova peça também é cortada junto com a barra. A tinta é limpa das pranchas e as peças são soldadas. Após o término a barra com os LEDs substituídos deve ser verificada quanto à operabilidade.
Resta apenas coletar o plasma na ordem reversa., verifique seu desempenho e você poderá usar a TV. A reparação da retroiluminação LED da TV Samsung, faça você mesmo, está concluída.
Medidas de prevenção
Existe uma maneira infalível de manter a luz de fundo em boas condições de funcionamento por um período mais longo. Consiste em reduzir o brilho da retroiluminação para 75%. É importante não confundir essa configuração com o brilho da tela.... Com essas configurações, os LEDs funcionarão em modo de economia, receberão tensão normal e não aumentada, portanto, poderão durar muito mais.
Veja abaixo uma aula magistral sobre a substituição da luz de fundo LED de uma TV Samsung.
O comentário foi enviado com sucesso.