A TV liga e desliga sozinha: causas e eliminação do problema

Contente
  1. Causas comuns
  2. Debugg
  3. Medidas de prevenção

Nenhum dos equipamentos está seguro contra avarias. E mesmo uma TV relativamente nova (mas, infelizmente, já fora do período de garantia) pode começar a se comportar de maneira estranha. Por exemplo, ligue e desligue sozinho. Pode haver vários motivos para isso, respectivamente, e há mais de uma maneira de eliminá-los.

Causas comuns

Se a TV ligar e / ou desligar sozinha, isso pode ser um erro de software típico da tecnologia moderna. Tal mau funcionamento só pode ser excluído com TVs CRT (embora, embora raramente, isso aconteça com eles). Antes de correr para o centro de serviço, você deve tentar resolver o problema sozinho.

Atenção! Qualquer diagnóstico requer cuidado e precauções básicas de segurança. Desconecte o equipamento da rede elétrica.

Existem dois motivos mais comuns pelos quais a TV desliga sozinha.

  • Função de configuração de dispositivo incorreta. Não há sinal de recepção, então a TV desliga sozinha. O proprietário muitas vezes adormece enquanto assiste a filmes (o que não é incomum), e a TV “pensa” que é hora de desligar. A propósito, com uma configuração tão incorreta pode ocorrer um mau funcionamento visível.
  • O dispositivo possui um programa que define o modo liga / desliga. Mas o dono da TV não sabe disso ou esqueceu-se de tal configuração.

Claro, esses motivos por si só não explicam o mau funcionamento. E se a nova técnica se comportar dessa forma, o problema será resolvido pelo serviço de garantia, mas se você não pode contar com um serviço gratuito, é preciso entender o problema com urgência.

Considere o que deve ser verificado.

  • Você só precisa verificar a densidade de contato do soquete e do plugue. Se o plugue estiver solto, ele se soltará periodicamente do contato e a TV será desligada. Isso é especialmente provável se ele desligar assim que o movimento de famílias ou animais ao redor do apartamento for perceptível. Eles criam vibrações que pioram a posição já instável do plugue na tomada. Em tal situação, a TV desliga-se com menos frequência à noite. Mas, ao mesmo tempo, ele mesmo não liga.
  • Acúmulo de poeira. Se os proprietários de computadores e laptops limpam cuidadosamente os aparelhos, explodem-nos, então as TVs costumam ser esquecidas. Mas a poeira também pode se acumular dentro dele. Na maioria dos casos, os dispositivos são protegidos por uma caixa com aberturas em treliça. Eles estão bloqueados de poeira. Mas o risco de poeira ainda permanece, embora mínimo.
  • Problemas de alimentação... Primeiro você precisa verificar o indicador de espera. Se esse detalhe estiver piscando, provavelmente é o painel de alimentação o responsável. Aqui, leve a TV para a assistência técnica ou troque você mesmo as peças defeituosas.
  • Picos de tensão... Se a TV for usada por muito tempo, aparecerão rachaduras na placa depois de um tempo. E umidade, instabilidade dos indicadores de energia, altas temperaturas levam à quebra de conexões e capacitores inchados.
  • Superaquecimento... Isso acontece devido à tensão instável e ao uso contínuo. LEDs, enrolamento de isolamento podem estar danificados. Nesse caso, o dispositivo desliga com um clique característico.

Se tudo isso for excluído, muito provavelmente, é o programa que é "o culpado"... Por exemplo, uma TV LG ou Samsung cara e recém-adquirida começou a ligar sozinha e em momentos diferentes.E pode ser sobre configurações inteligentes. Existe a opção de que o próprio usuário não desabilite o módulo de atualização do software, o que faz com que o dispositivo seja configurado por conta própria, de forma automática. Ou, por exemplo, é instalado um programa na TV que dá um comando à TV, então ela liga sozinho.

Você mesmo precisa procurar o motivo e, se nada for encontrado, você precisa ligar para o mestre.

Ele deve saber há quanto tempo tal mau funcionamento se manifesta, quanto tempo depois de desligar o equipamento novamente, quais medidas diagnósticas o próprio usuário já tomou.

Debugg

Você precisa assistir à TV como qualquer outra técnica.... E deve ser feito regularmente, por exemplo, não permite que a poeira se acumule em nenhuma de suas partes.

Poeira se acumulou

Para limpar a TV não use álcool e produtos que contenham álcool, ácidos, uma vez que sob sua influência os elementos da matriz logo falharão. Os detergentes para pratos e copos também não são adequados para limpar o televisor. Mas às vezes você pode usar ferramentas para telas de monitores; os consultores de uma loja de produtos elétricos dirão quais desses produtos de cuidados são mais eficazes.

Limpar a TV com jornais da poeira é outro "mau hábito" dos donos... O papel irá arranhar a tela facilmente e pode deixar fibras de jornal na tela, o que afetará negativamente a clareza da imagem. O mesmo agente de limpeza proibido será refrigerante. Partículas abrasivas arranham a tela e causam rachaduras. E lavá-lo sem a formação de estrias é quase irreal.

O pó deve ser eliminado corretamente.

  • A lavagem a seco deve ser realizada uma vez a cada 3 dias. Isso salvará a TV do acúmulo de poeira e manchas. Guardanapos de microfibra, tecidos macios sem fiapos (algodão), guardanapos secos especiais para monitores de limpeza ajudam nisso.
  • Depois que todas as partes acessíveis do dispositivo forem limpas, mantenha a TV desligada por 15 minutos.

Importante! Não use um borrifador ao limpar a tela: o líquido pode acabar nos cantos e não pode ser removido de lá. Essa limpeza é repleta de problemas graves de funcionamento posteriormente.

Existem problemas com o circuito de alimentação

Uma falha de energia também pode fazer com que a TV ligue / desligue sozinha. Por exemplo, o fio está quebrado, os contatos do soquete estão gastos. Por causa disso, a técnica é desativada repentinamente ou para de ser ativada completamente.

Se, quando a TV estiver ligada, você sacudir o fio ou o plugue e a imagem na tela desaparecer, então a causa do mau funcionamento está precisamente no circuito de força. Tente conectar a TV em uma tomada diferente (pode ser necessário um cabo de extensão para isso). Para que você possa encontrar um local específico de avaria, ele terá que ser substituído.

Quedas de tensão presentes

Quando uma das fases da rede está sobrecarregada, ocorre o seguinte: a tensão de uma fase diminui, a tensão das outras aumenta. Os modos de emergência não são excluídos, quando a extensão zero do transformador é interrompida ou quando a fase atinge o fio neutro. Se a casa cair em uma fase rebaixada, na pior das hipóteses, os aparelhos elétricos dos apartamentos podem desligar. Eles serão ligados assim que o potencial for nivelado.

Mas o aumento da tensão é mais perigoso. Os parâmetros de rede padrão para TVs de LED e dispositivos de plasma são 180-250 V. Se esse número for excedido, os componentes eletrônicos sofrem sobrecarga e a probabilidade de queima das placas aumenta rapidamente. E isso também pode fazer com que a TV desligue repentinamente.

A situação pode ser corrigida com a instalação de um relé de tensão de saída. Pode ser instalado em todo o apartamento, o que significa que todos os aparelhos elétricos estarão protegidos contra sobretensões. Você também pode instalar um estabilizador de tensão, mas tal dispositivo ocupa muito espaço e parece volumoso no interior.

Medidas de prevenção

Existem regras simples e fáceis de seguir, mas que ajudarão a TV a funcionar por muito tempo e sem avarias.

  1. Devemos ser desligue a TV pelo menos após 6 horas de operação contínua.
  2. É importante monitorar o brilho da imagem. Se o brilho for reduzido, a lâmpada da luz de fundo precisa ser substituída.
  3. A tela deve ser protegida contra choques e danos. Se houver crianças pequenas em casa, é melhor montar a TV na parede e não colocá-la sobre um meio-fio ou outro móvel baixo. E também é seguro para crianças - infelizmente, as quedas de TV não são raras. Claro, não se esqueça de limpar a TV - a poeira não deve se acumular nela.
  4. Freqüentemente, você também não precisa ligar e desligar o dispositivo.... Se você ligar a TV e mudar de ideia para assisti-la, o desligamento deve ocorrer no máximo 15 segundos depois.
  5. Segue oportunamente atualizar o software.
  6. Imediatamente após a compra, é necessário verificar o sistema de configurações. Ele pode teoricamente se perder, mas se isso aconteceu com uma nova TV, ela precisa ser enviada para reparo ou substituição.

    Por fim, vale lembrar que as mesmas crianças pequenas podem brincar com o controle remoto, entrar nas configurações e programar acidentalmente a TV para ligar e desligar em determinado intervalo. Os pais nem sabem desse motivo do mau funcionamento, eles tiram o aparelho da parede, levam para consertar. E a solução para o problema é muito mais simples.

    Para desligar e ligar espontaneamente a TV LCD, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário