Divisores de TV: tipos e qual é melhor escolher?
Há muito que se tornou comum ter vários televisores em casa ao mesmo tempo. Para dividir o sinal que entra na residência em vários pontos, um dispositivo especial é usado - é chamado de divisor de cabo de TV. Esse dispositivo permite que você assista a vários programas de televisão ao mesmo tempo, enquanto a qualidade da sequência de áudio e vídeo transmitida permanece em um nível alto.
Que tipos de divisores existem, qual é melhor escolher - consideraremos essas e muitas outras questões no artigo.
O que é isso?
Um divisor para um cabo de TV permite distribuir um sinal para vários receptores de TV ao mesmo tempo. Normalmente, está embutido no fio entre o cabo de TV e o sintonizador.
Visualmente, o design se parece com uma caixa compacta feita de silumin, latão ou outro metal leve. Possui conectores F e os chamados terminais de fixação.
Por um lado, existe um plugue para o fio de entrada, por outro, um par ou mais plugues para conectar aparelhos de televisão. O corpo do divisor é selado e completamente selado. Normalmente, uma etiqueta é colada no painel superior, que indica o nome do modelo e seus parâmetros técnicos básicos.
- Largura de banda. Ele reflete a faixa de frequência transmitida pelo divisor. Via de regra, para TV terrestre, a frequência padrão varia no corredor de 5 a 1000 MHz, para satélite essa faixa é de 5-2500 MHz. Os caranguejos-satélite são freqüentemente usados para fazer transmissões analógicas e digitais.
- O número de saídas. Um divisor de antena padrão pode conter até 8 saídas. O equipamento deve ser selecionado com base no número de repetidores de TV conectados na casa. Se você espera expandir sua rede de televisão em um futuro próximo, você pode conectar um dispositivo com um pouco mais de orifícios com antecedência - isso não irá enfraquecer a qualidade do sinal de forma alguma.
- Nível de atenuação. Um dos parâmetros mais importantes que determina a quantidade de redução de potência no sinal que passa pelo divisor. A dependência aqui é direta - quanto menor for o parâmetro, menos parte do sinal será perdida.
- A presença de um amplificador de alta frequência... Esse divisor é chamado de "ativo" e foi projetado não apenas para manter a potência do sinal de entrada, mas também para aumentá-la várias vezes. Esses modelos são caros, embora só possam compartilhar o sinal entre 2 TVs. Se esse número de saídas não for suficiente para você, é melhor escolher um divisor com vários resistores conectados por vez.
Como funciona?
Se você acredita que pode conectar um par de cabos em paralelo e obter outra fonte de sinal, você está profundamente enganado.... Como resultado de tal esquema de conexão, você verá uma imagem de qualidade extremamente baixa: o contraste diminuirá, vários contornos aparecerão e alguma outra interferência será perceptível. É por isso é muito importante usar o divisor de antena, popularmente chamado de "caranguejo".
Se a fonte do sinal for boa, geralmente pode ser determinada visualmente, ou antes havia apenas uma TV no apartamento, então você pode usar um "caranguejo" montado na base de vários resistores. Esse divisor foi nomeado passiva. Apesar de fornecer uma transmissão de alta qualidade do sinal, ele ainda introduz alguma atenuação, que é diretamente proporcional em sua força ao número total de saídas.
Esta opção de divisores funciona bem em uma megalópole ou áreas próximas, onde a potência de transmissão do sinal de televisão é bastante alta.
Se você tem um grande número de receptores, é melhor dar preferência amplificadores de antena do tipo ativo. O princípio de funcionamento de tal dispositivo é baseado em realizar a separação do sinal de entrada e, em paralelo, um aumento significativo em sua potência.
Visão geral da espécie
Existem três opções de divisores, todos eles responsáveis por determinados recursos desses dispositivos. Dependendo das metas e objetivos definidos para o equipamento, o seguinte pode estar envolvido:
- divisor;
- acoplador;
- diplexer.
Sugerimos que você se familiarize com cada um deles com mais detalhes.
Divisores
O divisor é mais conhecido como divisor, pois permite que você divida uniformemente o sinal de entrada em vários canais ao mesmo tempo. Vamos explicar com um exemplo: se o sinal de entrada tem parâmetros de 12 dB, ele pode ser dividido em duas TVs de 6 dB cada. Se você tiver que dividir o sinal em uma peça T, cada repetidor de televisão terá 4 dB, respectivamente, para quatro consumidores o sinal será dividido por 3 dB por canal.
Torneiras
Estes dispositivos são indispensáveis para a distribuição principal do sinal de TV e são mais frequentemente utilizados em edifícios de apartamentos. O esquema de comunicação, neste caso, assume que o sinal que vem da antena é distribuído andar a andar pelos divisores, e aí é atendido pelos acopladores, que o dividem em todos os apartamentos localizados no local.
Observe que uma das variedades de tal acoplador desempenha a função de um bloqueador.
Normalmente usado por operadoras de TV a cabo - tal dispositivo permite separar pacotes pagos e sociais para conectar canais.
Adders
Esses divisores também são chamados de diplexadores. Eles são usados quando em um fio é necessário combinar os sinais recebidos das antenas terrestres e de satélite. A propósito, o somador também pode funcionar como um separador normal - o cabo do sinal de entrada para tal dispositivo pode ser dividido em 2 dispositivos de televisão.
Qual é melhor escolher?
Preste atenção especial: apesar do fato de que, em geral, o nível do sinal de saída ao usar um divisor permanece bastante alto, no entanto está enfraquecido. Se a antena fornecer um sinal para dois receptores de TV, ele será enfraquecido pela metade. Se o divisor tiver saída para três repetidores, cada um terá apenas um terço do sinal ou antena de TV a cabo original.
Quando o sinal está inicialmente muito alto, isso é perfeitamente aceitável. Mas muitas vezes, com tal conexão, os sinais que chegam ao monitor de TV perdem qualidade, a sequência de vídeo e o som sofrem graves interferências.
É por isso ao escolher um divisor, é muito importante prestar atenção especial aos seus parâmetros de operação.
Com um nível de sinal reduzido, é melhor usar um divisor de TV com antena ativa e deve ser instalado próximo à própria antena. Tal esquema fornecerá a relação sinal-ruído ideal e, assim, fornecerá a melhor qualidade de imagem possível.
Um divisor de antena ativo também será bom se quando o nível do sinal de entrada oferece áudio e vídeo de boa qualidade em um receptor de TV e quando um divisor passivo é conectado, o sinal fica visivelmente pior.
Antes de escolher uma ou outra opção de divisor, você precisa decidir sobre os seguintes fatores:
- especificar sua faixa de freqüência de operação, bem como canais;
- calcule quantas TVs você planeja combinar em uma única rede;
- meça a seção transversal do cabo.
Vamos considerar a sequência de ações para conectar o divisor.
É necessário ir ao menu da TV e selecionar uma guia que indique as frequências de todos os canais recebidos pelo receptor. O mais alto deve ser incluído na faixa de frequência em que o divisor opera.
Em seguida, você precisa calcular o número de receptores que você vai conectar e fornecer várias saídas para o futuro - e então escolher um divisor com o número necessário de saídas.
Preste atenção à natureza da atenuação do sinal.
Normalmente é indicada em decibéis, sendo esta característica indicada no manual do usuário ou diretamente no corpo do aparelho. Quanto menor for o indicador, maior será a qualidade da imagem que você receberá na saída.
Avalie a aparência do dispositivo. Observe que o "caranguejo" estará à vista da família e dos hóspedes da casa, portanto, certifique-se de que ele tenha um design decente... Se você planeja colocá-lo dentro de um duto de cabos, dimensione-o de forma que ele se encaixe facilmente no interior.
Dê uma olhada nos fechos. Em regra, existem orifícios na caixa do televisor para a fixação do aparelho. Em nenhum caso o divisor deve balançar livremente - isso não é apenas inestético, mas também causa dobras e fricção na fiação. Consequentemente, o dispositivo falha.
Pense no método que você usará para conectar o "caranguejo". Na hora de tomar uma decisão, os usuários são guiados pelas características dos cabos utilizados.
Se você duvida de sua capacidade de conectar um par de fios, bem como realizar solda de alta qualidade, então é melhor comprar divisores com uma conexão do tipo parafuso. Para pessoas que têm alguma habilidade em trabalhar com eletrodomésticos e eletrônicos, você pode comprar modelos com conectores coaxiais. Eles trabalham com cabos de todos os diâmetros, mas a parte mais importante do trabalho neste caso será a soldagem para conectar o plugue da antena.
E claro, tente não fazer a escolha errada... Compre um divisor, e não qualquer outro dispositivo semelhante a ele na configuração para uma finalidade completamente diferente. Antes de ir à loja, certifique-se de olhar o site do fabricante como ele deve ser e consulte um consultor de vendas.
Como conectar?
Dependendo das condições operacionais e requisitos para o projeto da sala, existem várias opções para instalar o divisor.
Se o dispositivo estiver localizado em um local visível, é melhor colocá-lo dentro dos painéis da parede e cobri-lo com uma cobertura decorativa. Nesse caso, no futuro, você pode substituir ou conectar qualquer canal adicional de forma rápida e fácil.
Se a fiação externa com um divisor for instalada em instalações não residenciais onde não há como alterar o acabamento (por exemplo, no interior do escritório), então, nesta situação, o próprio cabo e o "caranguejo" estão escondidos em caixas de plástico .
Se você tiver recorrido à fiação do piso, o cabo e o divisor são colocados em canais especialmente equipados dentro do rodapé.
A conexão em si não é particularmente difícil, uma vez que os fabricantes modernos garantem que o dispositivo pode ser facilmente instalado, reparado e, se necessário, substituído.
A ordem de trabalho inclui várias etapas.
- As pontas do fio são desencapadas de tal forma que de modo que a veia central está nua e ao mesmo tempo se projeta da casca em 1,5-2 cm.
- Afastando-se ligeiramente da borda do isolamento cortado, é necessário limpar o revestimento da superfície. Isso é necessário para expor a trança com uma área de cerca de 1,5 cm.
- Trança segue enrole a tampa isolante.
- A extremidade do cabo é inserida no conector F para que a conexão seja o mais firme possível... Depois disso, o conector fêmea é cuidadosamente e firmemente aparafusado na porta divisora desejada.
Veja abaixo a diferença entre um divisor e um acoplador.
O comentário foi enviado com sucesso.