Resolução da tela da TV: o que é e qual é melhor escolher?
A TV é um dispositivo doméstico integral em todas as casas. Pode ser instalado em qualquer cômodo: quarto, sala, cozinha, berçário. Além disso, cada modelo é caracterizado por um grande número de características individuais.
Ao escolher e comprar uma TV, atenção especial deve ser dada a um indicador como a resolução da tela. No nosso material falaremos sobre as características deste indicador, sobre as suas variedades existentes, bem como sobre as regras de escolha de um receptor de TV, tendo em conta este parâmetro.
O que é isso?
A resolução da tela da TV reflete a proporção entre o número de pontos coloridos (ou os chamados pixels) horizontalmente e o número desses pontos verticalmente. Além disso, esse parâmetro é expresso em valor numérico e denotado de diferentes maneiras.
A resolução da tela de um dispositivo doméstico afeta diretamente a qualidade da transmissão da imagem que é transmitida por um dispositivo doméstico. Quanto maior for a resolução, quanto maior for a clareza, melhor será a reprodução de cores e melhor será a saturação e a profundidade da imagem. Além disso, em altas resoluções de tela, não há reflexos de cores ou transições de cores visíveis.
Portanto, esse número significa muito em termos de qualidade e conveniência de assistir TV.
O que acontece?
Hoje, nas lojas de eletrodomésticos, você encontra aparelhos com diferentes resoluções de tela: 1920x1080; 1366x768; 1280x720; 3840x2160; 640 × 480; 2560x1440; 2K; 16K; 8K; UHD e muitos outros.
Se considerarmos esses indicadores com mais detalhes, deve-se notar que resolução 640 × 480 considerado bastante antigo. As TVs modernas não têm esses indicadores. As capacidades funcionais dos dispositivos de consumo com uma resolução de 640x480 são muito limitadas. Neste caso, tal parâmetro indica a relação de aspecto da tela nas proporções de 4 para 3. O indicador 640 × 480 é caracterizado por baixa clareza de imagem. Além disso, a varredura da tela, neste caso, também é muito baixa e atinge 30 ou 60 quadros / s (para ED). Portanto, ao assistir a cenas dinâmicas, você obterá uma qualidade de imagem muito baixa. Existem 307.200 pontos no monitor.
Por outro lado, um dos mais populares hoje é o padrão de resolução HD Ready (ou 1366x768). Este indicador é típico para equipamentos de classe econômica, que estão disponíveis para compra por representantes de todas as classes da população de nosso país. HD Ready é típico para TVs com menos de 45 polegadas. Ao mesmo tempo, para garantir a clareza máxima da imagem com um indicador de 1366 × 768, deve-se dar preferência a dispositivos com diagonal de tela de 20-25 polegadas (essas são as recomendações de especialistas).
Ao mesmo tempo, uma imagem com resolução HD Ready é widescreen, já que a relação de aspecto neste caso está na relação de aspecto de 16: 9.
Se você adquirir uma TV compatível com este formato de resolução de tela, poderá assistir ao conteúdo em formato analógico e digital. Ao mesmo tempo, a imagem em si será bastante contrastante (neste caso, você também deve levar em consideração a qualidade da matriz da TV - quanto maior for, mais saturada será a cor preta, respectivamente, não haverá brilho indesejado). Além disso, a proporção de 1366 × 768 oferece imagens brilhantes, naturais, nítidas e detalhadas. A resolução HD Ready combina perfeitamente com uma taxa de varredura vertical de 1.080.
Ao mesmo tempo, de acordo com especialistas, uma TV com resolução de tela de 1920x1080 é ideal para uso doméstico (este indicador também é chamado de Full HD). A maior parte do conteúdo é produzida nesta resolução. Se você deseja adquirir uma opção assim, preste atenção às TVs com diagonal de tela de pelo menos 32 polegadas (o ideal é 45 polegadas). As características de imagem de tal TV irão surpreender até os usuários mais sofisticados: você pode desfrutar de imagens nítidas e detalhadas com altos níveis de brilho e contraste. Além disso, a imagem ficará saturada e as transições de cores ficarão invisíveis (porém, neste caso, a tecnologia de fabricação do monitor de TV, que depende diretamente do fabricante, é de grande importância).
Se você deseja visualizar conteúdo multimídia na mais alta qualidade em casa, deve prestar atenção à resolução Ultra HD (4K) - 3840 × 2160. Ao mesmo tempo, TVs com a maior diagonal de tela (até 80 polegadas) estarão disponíveis para compra.
Critérios de escolha
Escolher uma TV com a resolução de tela ideal é uma tarefa importante e responsável. Essa métrica afeta a experiência geral de assistir a um vídeo. No processo de escolha e compra de um eletrodoméstico, você deve prestar atenção a vários fatores-chave.
Número de linhas
Um indicador como o número de linhas corresponde à resolução. Por exemplo, dispositivos com resolução de tela de 1920x1080 possuem 1080 linhas.
Melhor comprar TVs com tantas linhas quanto possível.
Frequência de varredura
A taxa de atualização da tela é medida em hertz (Hz). Se você deseja obter alta qualidade de imagem, esse valor deve ser de pelo menos 200 Hz. Se esse número for menor, a imagem ficará borrada e indistinta.
Tipo de varredura de quadro
Existem dois tipos de varredura: entrelaçada e progressiva. A segunda opção é considerada mais preferível. A principal diferença entre esses tipos está na forma como o quadro é construído. Assim, com a varredura entrelaçada, um quadro consiste em partes componentes separadas, enquanto a varredura progressiva garante a transmissão de uma imagem integral. Devido a essas características, essas TVs, cuja varredura de imagens é entrelaçada, exibem 25 quadros por segundo. Ao mesmo tempo, progressivo fornece uma demonstração de 50 quadros por segundo.
Determinar o tipo de digitalização ao comprar uma TV é muito fácil - é importante prestar atenção ao rótulo. Portanto, a letra i indica varredura entrelaçada e a letra p indica progressiva (o que é recomendado por especialistas).
Tamanho de tela ideal
O tamanho da tela da TV corresponde à sua diagonal. Hoje no mercado existem eletrodomésticos de vários tamanhos - desde miniaturas a grandes. E também afeta a resolução - quanto maior o tamanho, mais opções para escolher a resolução de tela ideal.
Nesse caso, o tamanho da tela deve ser selecionado dependendo da sala em que você instalará a TV. Por exemplo, é aconselhável escolher um aparelho grande na sala e no quarto, e uma TV compacta é adequada para a cozinha ou para o quarto das crianças.
Além disso, você precisa levar em consideração a dependência do tamanho da TV e da distância entre a tela e os olhos.
Fabricante
Os especialistas recomendam dar preferência apenas às empresas e marcas que se revelaram bem no mercado de eletrodomésticos e são respeitadas pelos consumidores. Para aproveitar ao máximo a alta resolução da sua TV (e, portanto, a qualidade da imagem), o monitor em si deve atender a certos padrões (que são garantidos durante o processo de produção).
Se você for guiado pelos fatores descritos acima ao escolher uma TV, você adquirirá o dispositivo que atenderá a todas as suas necessidades.
Como descobrir?
Determinar a métrica de resolução da tela em sua TV é bastante simples. Isto pode ser feito de várias maneiras.
Então, Ao comprar uma TV e verificar seu desempenho com um assistente de vendas ou técnicos de loja, você poderá saber mais sobre a resolução da tela.
No manual de instruções, que é um documento integral e necessariamente incluído no pacote padrão, o fabricante prescreve a resolução da tela para cada modelo específico. Ao mesmo tempo, no manual, você pode descobrir não apenas a resolução que é definida por padrão, mas também as opções de modificação existentes. No menu da TV na seção "Configurações", você pode ver este indicador.
A qualidade da imagem dependerá de um indicador do dispositivo como a resolução da tela.
Como mudar?
É muito fácil alterar a resolução da tela (diminuir ou aumentar) em sua TV.
Então, primeiro você precisa ir ao menu do aparelho doméstico. Isso pode ser feito usando o botão correspondente na TV ou no painel externo do aparelho doméstico. Depois disso, você precisa entrar na seção de configurações. Nesta seção, selecione o capítulo intitulado "Parâmetros do sistema" e a seguir encontre a opção "Selecionar aspecto e proporção de alta definição". Em seguida, você precisa ir para a seção "Proporção e alta resolução". Depois disso, na tela da TV, você verá uma janela especial na qual poderá determinar os indicadores de que precisa.
Normalmente, os fabricantes de dispositivos de consumo oferecem aos usuários a escolha de uma das resoluções existentes:
- 4x3 - esta relação de aspecto e a resolução correspondente são considerados um dos mais populares e é usado para telas padrão;
- 16x9 (1366 × 768) - esta opção é adequada se você possui uma TV widescreen;
- A resolução 720p é adequada para telas caracterizadas por um alto nível de definição;
- 1080i é a métrica preferida para TVs de alta definição e tela ampla;
- outras opções são possíveis.
Depois de selecionar o parâmetro desejado, você deve clicar no botão "OK" e sair do menu. Suas alterações serão salvas e a resolução da tela será alterada automaticamente. Assim, ajustar o parâmetro de resolução é bastante fácil - mesmo uma pessoa que não possui um conhecimento técnico aprofundado pode lidar com esta tarefa.
Para dicas sobre como escolher uma TV, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.