Quais são os tamanhos e padrões VESA em uma TV, o que significam e para que são usados?

Quais são os tamanhos e padrões VESA em uma TV, o que significam e para que são usados?
  1. Qual é o tamanho VESA?
  2. Padrões
  3. Tipos de fixadores
  4. Dicas de Seleção

A maioria das TVs de tela plana e de plasma modernas possuem orifícios para um suporte que permite montá-los na parede. Para os tamanhos desses furos, a organização internacional VESA desenvolveu um único padrão que todos os fabricantes conhecidos de eletrodomésticos seguem. Portanto, ao se preparar para a compra e instalação de uma nova TV, é importante entender quais são as dimensões e os padrões VESA da TV, o que significam e para que servem.

Qual é o tamanho VESA?

VESA foi fundada em 1989 com a participação de 9 fabricantes líderes mundiais de eletrodomésticos e inicialmente empenhada na padronização de formatos multimídia. Gradualmente, o escopo do VESA se expandiu e passou a abranger todos os aspectos relacionados à televisão e multimídia, incluindo padrões de montagem.

O padrão VESA para tamanhos de orifícios de montagem de TV é denominado FDMI. (que significa "interface de montagem de tela plana"). Este padrão define a posição relativa e o diâmetro dos orifícios para prender um suporte especial ao gabinete da TV. O número de orifícios para parafusos é sempre 4, e eles estão localizados nos cantos de um retângulo, cujo comprimento dos lados é determinado por VESA.

Curiosamente, o mesmo padrão define não apenas a localização e o diâmetro dos orifícios para fixadores, mas também a posição dos conectores para conectar vários cabos.

Isso é feito para que todos os cabos possam ser conectados livremente com um suporte compatível com VESA instalado.

Padrões

Os seguintes padrões principais VESA FDMI são atualmente adotados.

  • MIS-B - orifícios de fixação para parafusos M4 estão localizados nos cantos de um retângulo medindo 50 × 20 mm. O padrão se aplica a TVs com diagonal menor que 7,9 "e massa menor que 2 kg.
  • MIS-C - difere do padrão anterior em que os lados do retângulo são 75 e 35 mm. É utilizado em TVs de 2 a 4,5 kg com diagonal de 8 a 11,9 ".
  • MIS-D 75 - os orifícios estão localizados nos cantos de um quadrado com dimensões de 75 × 75 mm, são usados ​​prendedores M4. É usado para dispositivos com diagonal de 12 a 22,9 "e pesando até 14 kg.
  • MIS-D 100 - difere do padrão anterior em que o lado do quadrado é 100 mm e não 75 mm. É utilizado em modelos de TV com diagonal de 12 a 22,9 "e pesando até 22,7 kg.
  • MIS-E - orifícios para fixadores estão localizados nos cantos de um retângulo com dimensões de 200 × 100 mm, fixadores M4 são usados. Essa montagem é usada na técnica com uma diagonal de 23 a 30,9 ", pesando menos de 50 kg.

MIS-F - Este padrão foi introduzido em 2006 para TVs e painéis de Plasma com diagonal de 31 a 90 "e pesando até 113,6 kg e, ao contrário das versões anteriores, é todo um conjunto de locais possíveis para orifícios de montagem. O lado do retângulo entre eles dentro da estrutura desta norma pode ser:

  • 200 mm × 200 mm (VESA MIS-F 200, 200);
  • 400 mm × 400 mm (MIS-F 400, 400);
  • 600 mm × 200 mm (MIS-F 600, 200);
  • 600 mm × 400 mm (MIS-F 600, 400);
  • 800 mm × 400 mm (MIS-F 800, 400);
  • 280 mm × 150 mm (MIS-F 280, 150).

Além disso, os fechos M6 ou M8 podem ser usados ​​para a fixação, o que também se reflete no registro de designação de fixação (por exemplo, VESA MIS-F 600, 200, 8).

Para os padrões MIS-B - MIS-E, um identificador de letra adicional é usado, que é escrito no final do código de tamanho e indica a localização do fixador em relação ao centro da tela:

  • COM - no centro;
  • T - acima de;
  • V - de baixo;
  • eu - à esquerda;
  • R - na direita;
  • TB - para cima e para baixo;
  • L / R - esquerda e direita.

Tipos de fixadores

Por design, os padrões VESA distinguem 3 tipos de montagens de parede.

  • Fixo - esse suporte permite que você fixe a TV na parede em uma posição fixa. Esses designs são simples e baratos, mas na hora de comprá-los, vale a pena considerar com antecedência a localização de sua tela, já que será quase impossível alterar seu ângulo de visão no futuro.
  • Inclinado - esta opção permite que você altere o ângulo da tela, mas não sua posição vertical e horizontalmente. Adequado para situações em que você precisa fornecer boa visibilidade do sofá com a capacidade de ajustar o ângulo de visão de outros lugares.
  • Swivel - os suportes mais complexos, caros e menos confiáveis ​​que permitem alterar a posição da tela no espaço. Normalmente são instalados nos casos em que muitas vezes é necessário ajustar a posição da TV para uma visualização conveniente de diferentes locais (por exemplo, na cozinha da mesa e do fogão).

Dicas de Seleção

Observe que Os padrões VESA limitam o peso e a diagonal da TV montada na parede ao mesmo tempo. Isso é feito para que as opções de rotação e inclinação dos suportes mantenham sua funcionalidade total quando conectados a uma TV com a diagonal padrão recomendada. Portanto, a montagem em um suporte de TV maior do que o tamanho padrão recomendado pode limitar o ângulo de rotação e inclinação do suporte, além de dificultar a conexão de todos os cabos necessários. Portanto, ao adquirir um suporte, você precisa se certificar de que ele corresponde exatamente ao padrão especificado na folha de dados de sua TV ou painel de plasma.

Outro parâmetro importante na escolha de um sistema de fixação é a distância mínima permitida entre a TV e a parede. Normalmente essa característica é indicada nos documentos para o colchete. Depende dela se você pode conectar todos os plugues necessários à TV suspensa no suporte. Portanto, antes de comprar um suporte, vale a pena medir o comprimento dos plugues.

Se a sua TV não for compatível com VESA e tiver um padrão de orifícios de montagem não padrão, vale a pena comprar um suporte universal (eles podem ser facilmente distinguidos pelo grande número de orifícios de montagem).

Você pode descobrir como instalar a TV na parede abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário