Como conectar o Android à TV?

Contente
  1. Métodos de conexão via cabo
  2. Opções sem fio
  3. Como gerenciar?
  4. Possíveis problemas

Na era da tecnologia moderna, você não verá mais ninguém assistindo ao conteúdo do telefone em uma grande tela de TV. O smartphone está conectado de várias maneiras. Antes de conectar, verifique a compatibilidade do sistema operacional e as características do receptor de TV.

Como conectar o Android a uma TV e quais são as opções possíveis para conexões sem fio e com fio - isso será discutido abaixo.

Métodos de conexão via cabo

Conectar seu telefone à TV abre uma ampla gama de possibilidades. Na TV widescreen você pode assistir vídeos e fotos, filmes e seus programas favoritos. Você também pode reproduzir e transferir arquivos. Existem muitas opções para conectar a uma TV. Em primeiro lugar, vale a pena falar sobre a conexão com fio do telefone ao receptor de TV.

HDMI

Anteriormente, as marcas globais de manufatura produziam telefones equipados com uma porta HDMI. Mais tarde, as empresas começaram a produzir dispositivos móveis apenas com um conector USB.

A presença de uma porta HDMI aumentou significativamente o custo dos dispositivos. Além disso, um conector extra ocupou espaço no case e estragou a aparência de alguns modelos.

Se o telefone tiver um conector para um cabo HDMI, a conexão é bastante simples.

  1. Nas configurações do receptor de TV, você precisa abrir o menu e selecionar o item "Fonte de sinal" (HDMI).
  2. Próximo cabo HDMI conectar para um dispositivo móvel.
  3. Após essas ações, o ajuste automático da imagem será iniciado.... Se nada acontecer na tela, será necessário definir a frequência de resolução de imagem desejada no menu de configurações do telefone.

    E também deve-se ter em mente que enquanto trabalha com o cabo HDMI, você precisa conectar o carregador ao telefone. O processo de trabalho via HDMI não implica carregar o gadget.

    USB

    Esta opção de conexão é a ideal e mais comum. Todos os smartphones e TVs modernos são equipados com conectores USB. Portanto, para emparelhar os dispositivos, você precisará de um cabo USB comum, que acompanha o telefone.

    Existem várias etapas a seguir para emparelhar.

    1. Desligue o receptor de TV e conecte o cabo USB.
    2. Conectamos a lateral do fio com um conector mini-USB ao smartphone. Depois disso, um menu será aberto e você precisa pressionar o botão "Ativar armazenamento USB".
    3. Em seguida, você precisa ligar o receptor de TV, vá para a seção de conexões e selecione a saída USB.

    Após essas ações, uma janela será aberta na forma de um explorador com arquivos. Em seguida, selecione o arquivo desejado e abra-o. A sequência de configuração da conexão USB pode variar dependendo dos modelos do dispositivo.

    Deve-se notar que nem todos os arquivos do telefone podem ser exibidos na tela grande. Isso se deve ao fato de que mesmo os modelos de TV mais inteligentes não têm a capacidade de suportar alguns formatos de vídeo, imagem e jogo. Para que o receptor de TV leia todos os arquivos necessários, você precisa converter o conteúdo para o formato desejado. Você pode descobrir os formatos de TV suportados nas instruções de operação.

    RCA

    A conexão do smartphone também é possível por meio de tulipas. Este método é usado em TVs mais antigas que não possuem um conector HDMI. No entanto, para usar essa opção, você não precisa apenas de um cabo RCA, mas de um adaptador RCA para HDMI e de um cabo HDMI para HDMI.

    A conexão é feita em várias etapas.

    1. Uma extremidade do fio deve ser conectada ao smartphone e a outra ao adaptador.
    2. Três plugues devem ser conectados às saídas na parte traseira do receptor de TV.Plugue amarelo para vídeo, branco e vermelho para áudio.
    3. Siga a sequência de etapas para a conexão HDMI.

    Esta opção de conectar dispositivos degradará significativamente a qualidade da imagem. Isso deve ser levado em consideração.

    MHL (ou SlimPort)

    Se o telefone não tiver uma porta HDMI, você deve usar um adaptador especial para conexão. O adaptador MHL combina a funcionalidade de elementos HDMI e USB.

    Para exibir uma imagem do seu telefone em uma tela widescreen, você deve primeiro conectar o adaptador MHL ao smartphone. Depois disso, um cabo HDMI comum é conectado ao adaptador. O outro lado do fio é conectado ao receptor de TV. Isso é seguido pelo ajuste automático e a imagem é exibida na tela grande. O processo de configuração pode variar dependendo do modelo da TV. Se a sintonização automática não tiver sido executada, no controle remoto da TV, você precisa pressionar a tecla Fonte e selecionar o item HDMI.

    Após essas ações, a imagem do telefone será duplicada no receptor de TV.

    A lista de dispositivos compatíveis com o adaptador MHL pode ser encontrada no site oficial na Internet. Conectar o adaptador a um smartphone não requer instalação de drivers, o dispositivo não precisa ser configurado com antecedência. Nos aparelhos móveis, já existe um chip de codificação especial que é responsável pela transmissão e velocidade do sinal.

    SlimPort é uma alternativa ao adaptador MHL... Essa interface começou a ser encontrada nos softwares de modelos de smartphones mais avançados. A diferença entre SlimPort e MHL está em equipar o gabinete com entradas de vídeo padrão: VGA e HDMI. Por meio do adaptador, você pode conectar não apenas um smartphone, mas também um monitor de computador ao receptor de TV.

    Existem dois tipos de adaptador.

    1. Adaptador convencional... Por um lado, ele é conectado ao receptor de TV e o outro ao conector de carregamento do telefone.
    2. Um adaptador equipado com vários conectores. Além da entrada / saída, há um conector de carregamento. Ao trabalhar com um smartphone, você pode conectar um carregador e não ter medo de que o gadget seja descarregado rapidamente. Das vantagens de tal adaptador, vale a pena notar uma pequena quantidade de consumo de energia e a capacidade de suportar imagens Full HD.

      É importante notar que o adaptador não é muito comum entre os usuários devido ao pequeno número de dispositivos suportados.

      Opções sem fio

      Também existem opções sem fio para conectar smartphones a TVs.

      Bluetooth

      Se a sua TV não estiver equipada com este módulo, você pode comprar um adaptador externo que se conecta ao conector USB. Para parear via Bluetooth, faça o seguinte:

      • baixe um programa especial para controlar o receptor de TV em seu smartphone;
      • habilite a função Bluetooth em ambos os dispositivos;
      • inicie o aplicativo no telefone;
      • selecione verificar os dispositivos disponíveis;
      • fazer emparelhamento.

      Após a conexão, a imagem da tela do dispositivo móvel será transmitida na tela grande do aparelho de TV.

      Wi-fi

      Esta opção de conexão é ideal e mais simples se ambos os dispositivos tiverem a opção Wi-Fi direto. Para se conectar, você precisa realizar várias etapas.

      1. Abra o menu de configurações do telefone, vá para a seção Wi-Fi-direct e habilite a função.
      2. Habilite a mesma opção na sua TV... Os nomes dos itens do menu podem ser diferentes dependendo do modelo da TV. Como regra, você precisa encontrar o item "Rede" e ativar o Wi-Fi. A TV começa a procurar o dispositivo móvel. Depois disso, o telefone será detectado e uma pequena janela com a inscrição "Conectar" se abrirá. Você precisa confirmar a ação em ambos os dispositivos.

      Miracast

      Outro tipo de conexão sem fio. Realizado usando Wi-Fi, então para começar, você precisa ligar o Wi-Fi-direct no receptor de TV e no smartphone.

      Para exibir a imagem na tela da TV, etapas ligeiramente diferentes são necessárias. O funcionamento depende das versões do Android e dos modelos de TV. A configuração exata pode ser encontrada na Internet ou nas instruções.

      Regras gerais para conexão via Miracast:

      1. no menu do telefone, você precisa encontrar a seção “Conexão. Outras redes ”e habilitar a função Miracast;
      2. habilite o Miracast em sua TV, depois de acessar o “Menu. Redes ";
      3. uma lista de dispositivos encontrados será exibida na tela do smartphone, entre eles você precisa selecionar o modelo de TV desejado - e iniciar a conexão.

      Depois disso, a imagem do telefone deve ser exibida na tela do receptor de TV.

      Mas vale a pena considerar que esta função funciona apenas em modelos modernos de Smart TV.

      Como gerenciar?

      O controle do receptor de TV por meio de um smartphone depende do tipo de conexão entre os dispositivos. Todas as opções acima para conectar uma TV e um telefone abrem grandes oportunidades para o usuário. Os arquivos do telefone serão exibidos na tela grande. Através de vários tipos de ligações, o televisor é utilizado como monitor externo, que se destina a ver filmes, jogar jogos ou navegar na Internet, torna-se possível ler um livro ou reproduzir música, vídeo, transferir ficheiros.

      Há também programas especiais para smartphones... Com a ajuda de aplicativos, o controle da TV se torna mais conveniente. Um grande número desses aplicativos é apresentado apenas para o sistema operacional Android. Além disso, algumas marcas de manufatura de marca desenvolvem aplicações específicas para sua linha de produtos. O software inclui funções exclusivas que oferecem ao usuário o máximo de interação entre o telefone e a TV.

      Usando o aplicativo de controle, você pode habilitar a função de visualização de TV na tela do celular. O programa permite que você alterne os canais, selecione os programas desejados. Alguns desenvolvedores criam software para usuários mais avançados. Com a ajuda de um aplicativo especial, você pode assistir seus canais favoritos mesmo longe do receptor de TV. Você deve estar ciente de que o uso de tais programas é possível através de uma conexão wi-fi.

      A tecnologia moderna permite que você transfira arquivos do smartphone para a TV. Você pode transferir vídeos ou fotos para um receptor de TV usando o programa ES-Explorer. Se não houver programa na TV, você pode baixá-lo.

      Nos modelos Smart, você pode baixar o programa, por exemplo, no Google Play, App Store.

      O nome da loja de software depende do modelo do receptor de TV. Depois que o programa for baixado e instalado, você precisará executá-lo. Então você precisa ir para a seção "Remetente" e dar um nome ao dispositivo. Se você abrir a seção "Recebendo", poderá ver uma janela com as palavras "Aguardando remetente" e seu nome.

      Em seguida, no smartphone, abre o ES-Explorer, onde selecionam os arquivos a enviar. Vários arquivos podem ser verificados. Então você precisa clicar no botão "Enviar". Na TV, selecione a seção "Receber". Nesta janela, você pode ver os arquivos recebidos. Todas essas ações são realizadas por meio de uma conexão Wi-Fi sem fio ou de um cabo USB.

      Possíveis problemas

      Ao conectar um smartphone, os usuários podem encontrar alguns problemas. Há uma série de questões potenciais que vale a pena considerar.

      1. Jogos, aplicativos e vídeos não são reproduzidos. Esses problemas são possíveis por meio de uma conexão USB. Esta opção de conexão não suporta a capacidade de exibir jogos e aplicativos em uma tela grande. Uma possível causa também pode ser o tipo de arquivo. O receptor de TV simplesmente não suporta os formatos especificados. Se, no entanto, os dispositivos são compatíveis, então você deve verificar cuidadosamente a exatidão das configurações de conexão.
      2. A imagem congela quando conectado via Miracast. A transmissão de streams de vídeo ou imagens afeta a velocidade da rede. Portanto, para um melhor sinal, é necessário que os dispositivos estejam o mais próximos possível.
      3. Sem som com conexão HDMI. Para resolver o problema, você precisa ir para as configurações da TV e selecionar HDMI como a fonte de áudio.
      4. O receptor de TV não consegue ver o telefone. Os motivos podem ser vários: desde incompatibilidade de dispositivos emparelhados até um cabo danificado ou falta de conexão com a Internet.

      Conexão de qualquer forma pode não acontecer na primeira vez. Se tudo estiver conectado corretamente e as funções necessárias forem suportadas pelos dispositivos, você precisará tentar fazer a conexão novamente. Após várias tentativas, o resultado desejado é alcançado.

      A qualidade do som e a velocidade de transmissão do sinal dependem da opção de conexão dos dispositivos. Com alguns tipos de conexão, a imagem pode ficar lenta ou congelar. Uma possível razão pode ser o uso de adaptadores em conjunto com cabos, o que degrada significativamente a qualidade da imagem. E também a transmissão de dados usando Miracast também transmite uma imagem não da melhor resolução.

      Este artigo descreve as melhores opções para conectar smartphones Android a uma TV. Pequenos problemas podem ocorrer ao emparelhar dispositivos. As recomendações de especialistas irão ajudá-lo a solucionar problemas. Mas você deve se lembrar que, para o emparelhamento adequado, é necessário considerar a compatibilidade dos dispositivos.

      Para obter informações sobre como conectar seu telefone a uma TV por meio do adaptador MHL, consulte abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário