Como consertar uma TV com suas próprias mãos?
Há um aparelho de TV em cada apartamento. Ele, como qualquer outro tipo de equipamento, pode quebrar por vários motivos. Se estiver na garantia, você deve entrar em contato imediatamente com o centro de serviço, mas você pode tentar consertar o produto pós-garantia sozinho.
Causas de mau funcionamento
A TV pertence aos dispositivos que são usados com frequência. Quanto mais tempo este tipo de equipamento funcionar, maior será a probabilidade de avaria. O mau funcionamento pode ocorrer não apenas devido a operação inadequada, mas também após uma tempestade ou relâmpago. De acordo com especialistas, as causas mais comuns de falhas na TV são as seguintes.
- Unidade de alimentação com defeito... A unidade de controle e a placa da unidade podem falhar devido à instalação inadequada ou danos mecânicos.
- Fonte de alimentação queimada. Uma vez que existem picos de energia frequentes na rede de fornecimento de energia, uma unidade desprotegida pode queimar.
- Amplificador quebrado frequência intermediária e baixa.
- Cavalos de combate seletor de canal de rádio.
- Módulo de cor queimada, seletor de sincronização.
- Defeituoso módulo de cromaticidade.
- Necessidade substituindo o quadro ou unidade de varredura de linha.
- TV Matrix quebrada. Essa parte da tecnologia pode ser danificada por influências externas, por exemplo, a queda da TV ou a entrada de líquido nela.
As causas menos significativas de mau funcionamento do equipamento de TV incluem:
- antena, receptor - neste caso, a unidade é considerada útil, o problema está oculto em dispositivos adicionais;
- sistema de refrigeração;
- processador de vídeo.
Descrição das falhas
Um aparelho de TV é um dispositivo complexo, que inclui um grande número de blocos e subsistemas, que podem falhar com o tempo. Este tipo de técnica é caracterizado pelos seguintes problemas: O sensor infravermelho, o controle remoto, a porta infravermelha, o botão liga / desliga, a pesquisa por voz e outros não funcionam.
Ligar e desligar problemático
Se depois de ligar não houver imagem na TV, o indicador luminoso não acender, o que indica que ela está conectada à rede, a fonte de alimentação pode estar interrompida. Provavelmente, queimou devido a uma forte queda de tensão na rede elétrica. Em alguns casos, a unidade desliga espontaneamente. No caso de instalar proteção contra picos de tensão nele, ele é capaz de desligar a TV se necessário.
Em caso de tensão normal estável, o usuário deve verificar a fonte de alimentação e a placa-mãe.
Falta de resposta ao controle remoto
É um problema comum que a TV não responda aos comandos do controle remoto. Normalmente está associado a um mau funcionamento do controle remoto, que caiu no chão ou ficou encharcado com líquido. Nesse caso verifique o dispositivo no momento da manutenção de todos os seus elementos de potência.
Se o motivo não estiver oculto no controle remoto, o receptor do controle remoto pode estar quebrado ou o processador pode estar quebrado.
Problemas de memória do equipamento de televisão
Em alguns casos, ao sintonizar canais, a TV simplesmente não se lembra deles. O problema pode ser na memória quebrada da unidade... Uma situação semelhante pode ser observada ao ajustar o som. Após o procedimento, a TV é desligada e os parâmetros ajustados dos efeitos sonoros desaparecem.
O proprietário da TV é aconselhado a verificar o chip de memória ou substituí-lo, se necessário.
Os botões da TV não funcionam
Se nenhuma reação for observada quando os botões na parte frontal da TV forem pressionados, então vale a pena verificar se há rompimento do contato, que deve conectar a chave e o microcontrolador.
Em caso de manutenção completa dos contatos, você pode começar a verificar o processador.
Problema de reprodução de som
Os efeitos sonoros insatisfatórios da TV geralmente estão associados ao desempenho insatisfatório das caixas acústicas. Nesse caso vale a pena verificar sua inclusão, conexão, bem como sua integridade. Às vezes, os problemas podem ser baseados no baixo desempenho do amplificador de baixa frequência ou do processador de som.
Além disso, não ignore a possibilidade de um problema com canais de rádio.
Baixa ou nenhuma qualidade de imagem
Alguns proprietários de TV podem observar que, quando a TV é ligada, há som, mas não há imagem. As principais causas dos problemas:
- nenhuma imagem com excelente qualidade de som - mau funcionamento da matriz, amplificador de vídeo;
- sem imagem, às vezes aparece som - varredura problemática;
- há som, a tela está brilhando, mas não há imagem - processador de vídeo quebrado, interferência no sintonizador;
- imagem meio expandida - varredura de matriz defeituosa, que surgiu durante uma oscilação de energia ou mau funcionamento da fonte de alimentação;
- o aparecimento de uma estreita faixa vertical na tela da TV - mau funcionamento do transformador, no caso de uma faixa horizontal, podemos falar de uma varredura de quadro quebrado;
- uma cor da imagem, o desaparecimento de qualquer uma das cores - amplificador de vídeo quebrado, processador de vídeo.
Elementos de matriz defeituosos
Na tecnologia televisiva de produção moderna, a quebra da matriz acarreta apenas sua substituição. Esta é a base da tela na qual a imagem é exibida. Os principais motivos do seu fracasso são os seguintes:
- caiu ou foi danificado por um objeto duro;
- penetração de líquido ou condensado nos contatos da matriz;
- defeitos de fabricação;
- deterioração devido ao uso de longo prazo.
Uma matriz danificada é uma garantia do aparecimento de faixas multicoloridas, círculos pretos, desbotamento da imagem, desaparecimento da imagem.
Problemas de varredura
O fato de a operação de varredura ser interrompida na TV, tais sinais podem indicar:
- redução da imagem, seu deslocamento vertical;
- desalinhamento;
- o aparecimento de linhas na imagem;
- falta de varredura de quadros.
Diagnóstico
É muito mais difícil diagnosticar a varredura de quadros, fonte de alimentação, placa-mãe, inversor e pixels do que repará-los. Por isso, detectar o problema e descobrir sua causa deve ser feito de forma eficiente. Se a TV não funcionar, o primeiro passo é verificar o quadro, limpando-o previamente de poeira e sujeira... O procedimento deve ser realizado com aspirador de pó ou escova macia.
Depois de remover a tampa traseira da TV e remover todos os tipos de sujeira, vale a pena examinar cuidadosamente cada um de seus componentes. Freqüentemente, os elementos estruturais problemáticos parecem inchados, queimados, com um capacitor com vazamento, um resistor escurecido, um microcircuito queimado ou caixa do transistor.
Em alguns casos, um exame externo da parte interna da TV não deixa claro qual é a causa do problema, então você pode começar a verificar a fonte de alimentação. Para isso, desligue o chip, que vai para o line scan da placa, e em vez da placa, é necessário soldar a carga nos contatos de uma lâmpada incandescente convencional de 220 volts. Se a fonte de alimentação falhar ao iniciar, você deve começar a verificá-la.
Também não se esqueça na verificação de cada um dos contatos quanto à presença de capacitores de eletrólito seco... Para isso, cada elemento é soldado, sua polaridade é alterada e verificada por meio de um ohmímetro convencional.
Se houver vazamento do capacitor, recomenda-se substituí-lo.
Como corrigi-lo?
Frequentemente, os proprietários de TV começam a entrar em pânico ao menor problema de funcionamento da TV e chamam o assistente. No entanto, é aconselhável aprender a consertar a TV com suas próprias mãos. Você pode reparar o equipamento sem a ajuda de um mestre nos seguintes casos.
- Verificação de modo... Se a TV não funcionar, vale a pena determinar se ela está no modo de espera determinando o brilho da luz vermelha no painel da TV. Não deixe a unidade em modo de espera por muito tempo, pois todos os seus circuitos de alimentação estão energizados.
Para que o equipamento não queime, deve-se desligá-lo pressionando um botão especial.
- O controle remoto não funciona. O motivo do mau funcionamento do controle remoto pode ser uma queda, danos mecânicos ou pilhas gastas. Para eliminar o problema, você pode tentar desmontar o dispositivo, eliminar problemas óbvios ou substituir as baterias.
- A TV não liga. O problema pode estar oculto no cabo, botão liga / desliga ou fonte de alimentação. O botão e o fio devem ter um testador e, se estiverem com defeito, conserte ou substitua. Se o problema estiver oculto na fonte de alimentação, ela deve ser desmontada, verificada quanto a inchaços e substituída, se necessário. No processo de substituição do transistor e do microcircuito, vale a pena instalar gaxetas.
- A tela não acende... A razão para esse problema pode estar em lâmpadas danificadas, a falta de alimentação para a luz de fundo. Para resolver o problema, vale abrir o gabinete, retirar as placas, drivers, desmontar a tela e trocar as lâmpadas queimadas.
- Sem som, chiado... Nessa situação, vale a pena procurar uma quebra no caminho do som. Para eliminar o problema, vale a pena verificar cada um dos microcircuitos amplificadores de áudio. Se esses elementos são normais, os capacitores são os culpados. Se o nível de potência estiver muito baixo, vale a pena trocar as peças que estão com defeito. Você também precisa verificar o microcircuito e, se necessário, evaporá-lo.
De acordo com os especialistas, vale a pena chamar o técnico de conserto de TV caso a unidade não ligue no painel, o indicador da cor verde muda para vermelho, com o indicador verde o equipamento não funciona, A TV fica ligada por um longo tempo. Os proprietários de equipamentos de televisão devem lembrar que o manuseio cuidadoso da TV, bem como seu uso estritamente de acordo com as instruções, podem reduzir a probabilidade de avarias.
Você pode descobrir como consertar uma quebra na matriz em uma TV LED abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.