Não há imagem na TV, mas há som: motivos e reparos
Hoje em dia, poucas pessoas passam sem TV, enquanto o progresso não para, a cada ano os modelos oferecidos se tornam cada vez mais finos, os fabricantes apresentam funcionalidades cada vez mais avançadas - os painéis modernos têm muito pouco em comum com aqueles aparelhos que eram vendidos por mais 10 - 20 anos atrás. No entanto, muito permaneceu inalterado - avarias e avarias ocorrem como antes. Em nosso artigo, iremos nos deter em mais detalhes sobre a situação em que o som vem da TV, mas a imagem não aparece.
Possíveis causas e diagnóstico
Para começar, observamos que essa divisão não é incomum para TVs de várias marcas. Esse tipo de mau funcionamento é igualmente suscetível a equipamentos da Samsung, Philips, Sony, LG, Panasonic e muitas outras marcas, portanto, não há por que culpar o fabricante. A primeira etapa é determinar qual módulo de hardware não está funcionando corretamente.
Para fazer isso, você precisa realizar uma análise dos sintomas do mau funcionamento. O fato da ausência de uma imagem se manifesta de diferentes maneiras.
Por exemplo, a tela da TV pode apagar e ligar ou aparecer ondulações, blecautes, pontos escuros, listras ou quaisquer outros pontos. Os sinais mais comuns de tal mau funcionamento são:
- tem som na TV, mas ao mesmo tempo a sequência de áudio deixou de ser transmitida;
- a tela permanece completamente escurase você desligar o som, pode parecer que a técnica não está funcionando;
- a imagem está distorcida - neste caso, aparecem riscas no ecrã, podem surgir imediatamente após ligar o televisor ou podem fazer-se sentir já em funcionamento;
- imagem monocromática - a tela não apagou, mas ficou branca, verde ou vermelha, nenhuma cena dinâmica ou qualquer outra alteração é visível, apenas uma tonalidade é exibida;
- a transmissão é realizada, mas ao mesmo tempo um grande número de todos os tipos de defeitos e interferências, que tornam a visualização confortável impossível;
- a sequência de áudio desaparece periodicamente, a intensidade do brilho ou o nível de brilho podem mudar - tal falha pode estar presente constantemente ou de vez em quando.
Muitos são os motivos que levam à ausência de imagem na tela da TV. É impossível determiná-los "a olho" por conta própria. Na maioria dos casos, você precisa entrar em contato com um centro de serviço ou qualquer outra oficina. Nesse caso, os métodos de diagnóstico e avaliação do equipamento dependem diretamente da natureza do problema. Isso será discutido abaixo.
Problemas de rede
Muitas vezes, os distúrbios são causados por mudanças nos níveis de sinal. Isso acontece com frequência principalmente em condições climáticas adversas: durante chuva, trovoadas ou relâmpagos. Nesse caso, nenhuma medida especial é necessária, depois de um tempo a situação se normalizará por si mesma. Se o tempo estiver calmo, tente verificar a conexão do cabo do receptor - se estiver desconectado, o equipamento não funcionará. Você pode consertar esse tipo de defeito sozinho em casa, mesmo sem nenhum conhecimento especial na área de física e engenharia elétrica.
Verificando o cabo
Se a imagem na tela da TV estiver distorcida, atenção especial deve ser dada ao cabo. É possível que o fio tenha sido danificado ou sua qualidade inicialmente fosse tão baixa que levou a um mau funcionamento. Uma das medidas eficazes para diagnosticar a integridade dos cabos é testar todos os fios que transmitem a imagem:
- antena;
- de um provedor de cabo;
- HDMI.
Se estamos falando de decodificadores digitais de provedores, você precisa ter certeza de que a Internet está disponível.
Isso requer um especial Utilitário Moninfo, é usado para detectar vários problemas no processo de transmissão de sinais de áudio e vídeo. Se o aplicativo falhar, você precisa examinar cuidadosamente o fio em busca de danos, bem como inspecionar os contatos do cabo.
Problemas de matriz
Uma das razões mais comuns pelas quais a tela da TV não acende é a quebra da matriz. O problema se manifesta como um dos seguintes sintomas:
- o vídeo começa a pular;
- uma imagem residual aparece na tela, ocupando apenas uma parte do monitor;
- há listras por toda a tela: podem ser amarelas, brancas, rosa ou multicoloridas.
Na maioria dos casos, essas avarias são a consequência de uma atitude negligente em relação à tecnologia. Portanto, a queda da TV ou danos mecânicos graves podem causar mau funcionamento. A peça quebrada deve ser substituída por uma nova e funcional. No entanto, às vezes é tão caro que é mais fácil comprar novos aparelhos elétricos - o custo da matriz costuma ser comparável ao preço de um novo equipamento. Se você estiver determinado a substituir um módulo, lembre-se de que fazer você mesmo, sem ter as habilidades para trabalhar com a técnica, não vai funcionar. Além disso, podem surgir problemas mesmo na fase de seleção de peças sobressalentes adequadas.
Capacitor queimado
Com quedas de tensão na rede, o capacitor freqüentemente falha. Nesse caso, a imagem desaparece repentinamente e é substituída por uma tela preta. Normalmente, esse problema ocorre alguns minutos após o início do trabalho. Também há uma situação em que a imagem é salva, mas fica muito escuro, o sinal de áudio não é transmitido corretamente. Muitas vezes, o fusível para de funcionar simultaneamente com a tela, caso em que a imagem começa a dobrar.
Para determinar o mau funcionamento, é necessário retirar a tampa traseira do equipamento. Por dentro, você verá que os capacitores estão inchados, em alguns casos podem até explodir. A reparação de tais equipamentos não pode ser adiada - se o dispositivo for deixado sem reparo oportuno, a situação só piorará e causará uma interrupção no funcionamento da fonte de alimentação.
Testando o cabo da matriz
Se a tela não acender, é imperativo verificar o cabo da matriz. Você pode diagnosticar tal mau funcionamento de vez em quando aparecendo ruídos durante a transmissão e distorções na tela... A reparação deste elemento, via de regra, não é realizada em centros de serviço, a peça é completamente substituída por uma nova.
Observe que o cabo da matriz é muito frágil, pode ser danificado sem o esforço físico.
Na maioria dos casos, fazer você mesmo só vai piorar o problema. Uma opção muito mais prática seria substituir o loop com falha por um novo - neste caso, a TV funcionará corretamente por mais alguns anos. Enquanto solda novamente este loop, seu trabalho ainda terá vida extremamente curta.
Luz de fundo
O desaparecimento da luz de fundo da TV geralmente causa a interrupção da transmissão e difusão da sequência de vídeo, enquanto o som permanece completamente intacto. Para resolver o problema, pegue uma pequena lanterna e aponte para a parte escurecida da tela: se, após um exame atento, você notar qualquer objeto, então este será um sinal direto de um mau funcionamento... Os sinais de que a lâmpada de retroiluminação está avariada incluem o aparecimento de pontos brancos e escuros no monitor.
Os fabricantes modernos informam que a lâmpada de iluminação só pode ser substituída juntamente com a matriz. Esses reparos custam ao proprietário das TVs uma soma redonda, portanto, só fazem sentido se estivermos falando de equipamentos caros inicialmente.Quando uma TV de um modelo simples requer conserto, pode fazer sentido comprar uma nova.
Se as razões para a ausência de imagem na tela da televisão estão no mau funcionamento das lâmpadas de iluminação, então o diagnóstico pode ser feito de forma fácil e simples por nós mesmos. Para fazer isso, a TV deve ser levada para uma sala escura, ligada e iluminada na tela com uma lanterna. Se aparecer uma imagem no local para onde o feixe de luz é direcionado, significa que a causa do mau funcionamento está justamente nas lâmpadas.
Determinar o custo de reposição das peças não é fácil, já que o preço das peças de reposição, dependendo do modelo da TV, pode ser acessível ou bastante alto.
Qualquer forma lâmpadas só podem ser adquiridas de fornecedores oficiais. Se você comprar peças sobressalentes de baixa qualidade, elas irão falhar muito rapidamente e o dispositivo terá que ser consertado.
Inversor
Em uma situação em que há som na TV, mas não há imagem, certifique-se de verificar a funcionalidade do inversor - quando esta parte está quebrada, a transmissão é distorcida. Se a TV ligar, o som será exibido primeiro e a imagem será exibida no monitor somente após alguns minutos. Às vezes o brilho da imagem é tão baixo que é possível ver o que está acontecendo com grandes problemas ou simplesmente não funciona. Além do mais, um sinal indireto de um mau funcionamento dos elementos do inversor é uma ondulação constante na tela.
Fonte de energia
Se a TV disser que a imagem não desapareceu, simplesmente tornou-se fraca ou é exibida no monitor com um atraso / contrações constantes, geralmente a causa de tais fenômenos desagradáveis é a falha do fornecimento de energia. Qualquer manipulação realizada com uma fonte de alimentação por uma pessoa que não tenha conhecimento especializado em eletrônica e tecnologia é categoricamente inaceitável. No entanto, você pode realizar uma inspeção inicial para diagnosticar problemas. Para fazer isso, siga estas etapas.
Em primeiro lugar precisa descarregar capacitores - para fazer isso, remova o plugue da tomada. Em seguida, você deve abrir o painel traseiro, verificar se os fios estão quebrados e torcidos. Atenção especial deve ser dada à verificação dos botões e do fusível quanto à operabilidade. Inspecione a fonte de alimentação, é possível que você veja capacitores ou resistores derretidos ou inchados - se forem encontrados, devem ser substituídos imediatamente.
Usando um multímetro medir a tensão dos circuitos de saída do módulo de fonte de alimentação, seus parâmetros devem coincidir com os valores indicados na placa ou na documentação que acompanha. Se a tensão diferir desses valores e se aproximar de 200 V, então a causa da pane deve ser buscada na operação incorreta do circuito primário. Toque na TV. Se neste momento a imagem do vídeo começar a piscar ou mudar de cor, então o problema de quebra é a soldagem de baixa qualidade dos fios ou módulos, só precisa ser consertado.
Como faço para resolver o problema?
Antes de prosseguir com o reparo automático de uma TV com defeito, é importante avaliar individualmente suas habilidades e conhecimentos no trabalho com engenharia elétrica. Se você não tiver as habilidades adequadas, será perigoso consertar um dispositivo quebrado. Se você tiver alguma dúvida, desista de tentar resolver o problema sozinho e entre em contato com um centro certificado. O fato é que novos modelos de equipamento de televisão são muito complexos e a operação inadequada pode danificar a TV.
No entanto, existem alguns tipos de trabalho que não requerem assistência qualificada, por exemplo, a substituição do cabo. Observando as instruções, não é difícil fazer isso. Como regra, o usuário não tem dificuldades e problemas com o processo de encontrar uma substituição para uma peça com defeito e durante o reparo em si.
Você pode tentar desligar a TV e reiniciá-la após alguns segundos. - se você está lidando com falhas do sistema, pode eliminá-las dessa forma. Além disso, você pode tentar aumentar o volume ao máximo - em algumas situações, isso leva à normalização do trabalho. Se as flutuações de tensão e picos repentinos na rede se tornaram o motivo da falha do equipamento, então vale a pena instalar um RCD ou outra fonte de alimentação ininterrupta - isso irá agilizar a operação do equipamento.
A diminuição do brilho da tela geralmente é causada pela ativação do modo de economia de energia... Se você desligá-lo, a imagem voltará às suas cores e se tornará bem e claramente distinguível, você pode ajustar o valor deste parâmetro por meio das configurações. Esta é a lista de manipulações que você mesmo pode realizar se a tela da sua TV apagar ou se esgotar. Em todos os outros casos, é preferível confiar o diagnóstico e a reparação do seu equipamento aos especialistas do centro de assistência.
Recomendações
A ajuda do assistente é necessária se você não puder determinar a causa do mau funcionamento do equipamento por conta própria. Nesse caso, você pode ligar para um especialista em casa ou levar a TV ao centro ou à oficina você mesmo. Se a matriz falhar, é quase impossível reparar o equipamento por conta própria.
Além disso, é praticamente difícil encontrar peças de reposição adequadas e, em princípio, muito poucas pessoas podem corrigir essas irregularidades no funcionamento da TV.
Você não deve tentar reparar o loop da matriz de cristal líquido, como mostra a prática, é melhor trocar imediatamente esta parte por uma nova.... Você também precisa entrar em contato com o mestre se precisar substituir o capacitor e quando houver problemas com a luz de fundo. Na ausência de competência suficiente, pode ser muito perigoso substituir peças de forma independente, mesmo pequenas imprecisões na tecnologia de operação levam à destruição do aparelho elétrico e causam um mau funcionamento, além disso, podem causar lesões elétricas no futuro.
O que fazer se houver som, mas não houver imagem na TV, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.