Exibição Miracast na TV: recursos e uso
As TVs modernas são dispositivos de alta tecnologia com amplos recursos e funcionalidades ricas. Em termos de capacidades, podem ser equiparados a computadores, uma vez que estão equipados com um sistema operativo, podem aceder à Internet e permitir a instalação de aplicações. Os recursos das TVs estão em constante expansão. Uma das últimas inovações foi a tecnologia Miracast Display, da qual muitos usuários gostaram.
O que é isso?
Miracast Display apareceu como uma interface em TVs em 2012. Desde então, esse recurso foi encontrado em todos os modelos de TV modernos. Miracast é uma tecnologia especial que foi criada com base no WiFi Direct. Com sua ajuda você pode transferir a imagem de dispositivos móveis para a TV.
A peculiaridade dessa tecnologia é que não há necessidade de usar fios e roteadores.
O streaming de vídeo de dispositivos móveis é realizado graças a um duto de ar separado. Esta solução permite reduzir a carga sofrida pelo roteador.
Vantagens e desvantagens
A tecnologia Miracast Display possui características positivas e negativas que serão interessantes para todos aprenderem. Vamos começar com os momentos agradáveis:
- não há necessidade de usar uma rede Wi-Fi separada;
- preservação de arquivos de vídeo de alta qualidade;
- excelente velocidade de transferência de dados;
- organização de uma rede interna sem o uso de roteador;
- não há necessidade de instalar e usar aplicativos especiais;
- transferência de arquivos de vídeo 3D. Full HD;
- presença na maioria dos dispositivos;
- configuração fácil e interface intuitiva.
Ao lado dessas vantagens, há pontos negativos:
- falta da capacidade de transferir dados em Ultra HD, o que é explicado pela magnitude da expansão máxima no nível 1952x1200;
- são frequentemente notados problemas de conexão entre a TV e o dispositivo móvel;
- funcionamento normal é possível apenas com o codec H. 264;
- um pequeno atraso de uma fração de segundo, o que é fundamental apenas para jogos, mas não interfere na visualização de vídeos, apresentações e fotos.
Em geral, a tecnologia Miracast é reconhecida como a melhor forma de conectar dispositivos móveis ao sistema operacional Android. Esta função é usada ativamente nos negócios e em casa.
Como conectar?
Na maioria dos casos, a ativação da função de transmissão de dados sem fio é realizada de acordo com um único esquema. Proprietários de dispositivos Samsung, Toshiba, Philips, Sony e outras empresas conhecidas podem usar com segurança o guia prático abaixo.
- Abrindo o aplicativo inteligente, para o qual você precisa pressionar o botão com a inscrição correspondente no controle remoto padrão. Os proprietários de controles remotos Magic deverão pressionar o botão com a imagem da casa (Home).
- Abra o menu completo do aplicativo e escolha Compartilhamento de tela.
A configuração da TV está concluída, mas para habilitar a exibição do Miracast, você precisa configurar corretamente o seu dispositivo móvel Android. Este trabalho é realizado de acordo com o seguinte esquema.
- Ativamos o Wi-Fi na seção de configurações. Você só precisa mover o interruptor para a posição ativa.
- A conexão Miracast será diferente dependendo do modelo do dispositivo, shell e versão do sistema operacional. A função é ativada na seção "Configurações". Em um caso, você precisa selecionar as seções "Tela" e "Tela sem fio". Como alternativa, você precisa entrar na seção "Redes sem fio" e selecionar o campo "Mais".Resta ativar Reproduzir em, o que significa uma conexão sem fio com o monitor.
- Após essas manipulações, o aparelho começa a procurar a TV. Esse procedimento geralmente leva alguns segundos. Selecione TV por modelo na lista atualizada de dispositivos disponíveis para conexão.
- Na tela da TV o conteúdo da tela do dispositivo móvel será exibido.
A desativação da função ocorre na ordem inversa. Não há dificuldades com isso.
Possíveis problemas
Na maioria dos casos, a função Miracast Display funciona perfeitamente. Alguns usuários reclamam de dificuldades de conexão devido ao dispositivo móvel não visualizar a TV na lista de objetos disponíveis para conexão. Problemas dessa natureza são resolvidos de várias maneiras:
- em alguns casos, a atualização de drivers e firmware ajuda;
- você também pode reinicializar a TV;
- reconectar frequentemente ajuda a lidar com o problema;
- no caso da primeira conexão, reiniciar um dos dispositivos que participam da sincronização pode ajudar.
Proprietários de TVs adquiridas antes da criação do Miracast não podem desfrutar de seus benefícios, pois a TV não oferece suporte para esse recurso... Para este problema, uma solução foi encontrada na forma de pequenos dispositivos que se conectam à TV. Adaptadores externos Miracast Display são conectados via porta HDMI. Estão equipados com todas as funcionalidades de que necessita para ligar sem fios o seu televisor aos seus dispositivos móveis. O custo de tais dispositivos é mais do que acessível, eles são produzidos por muitas empresas, então a compra de tal adaptador não será um problema para ninguém. Depois de conectar o dispositivo à TV, você precisa selecionar a porta HDMI como a fonte do sinal - e você pode usar facilmente todas as possibilidades que a tecnologia Miracast Display abre.
Como conectar um smartphone a uma TV via Miracast, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.