Tudo sobre matrizes para TVs

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Como descobrir o tipo?
  4. Fabricantes populares
  5. Qual é melhor escolher?
  6. Como verificar o desempenho?
  7. Possíveis defeitos e mau funcionamento

Decidiu-se comprar uma nova TV ou monitor ... Numa loja de eletrodomésticos, os olhos simplesmente arregalam ... Diferentes modelos com designações e características incompreensíveis: LED, LCD, IPS, OLED, VA. O que é e como fazer a escolha certa a favor desta ou daquela TV e monitor, leia nosso artigo.

O que é isso?

A matriz é uma parte importante e mais cara de uma TV, a base de sua tela. Qualquer monitor LCD ou TV funciona devido à propriedade dos cristais líquidos de alterar o plano de polarização quando um fluxo de luz passa por eles, em proporção à voltagem aplicada. A matriz de cristal líquido é um sistema de eletrodos que são posicionados vertical e horizontalmente. Se você olhar para a matriz através de um microscópio ou uma ocular potente especial, você pode ver "partículas" verdes, azuis e vermelhas. Na maioria das vezes, eles são de forma retangular. Cada um deles é um subpixel. Os três subpixels juntos são um pixel. Para obter uma imagem, o fluxo de luz deve passar por todas as camadas que compõem a matriz. Este é um polarizador, cristais líquidos, um filtro de luz e outra camada de polarizador.

As colunas organizadas verticalmente são conectadas a um decodificador (driver de coluna). As linhas horizontais e verticais não se tocam. Suas funções são controladas por um decodificador em minúsculas. Este dispositivo também é denominado contador de endereçamento.

É assim que você pode simplesmente dizer como o painel LCD funciona.

Os tipos de matrizes para TVs diferem uns dos outros. Quando uma pessoa vai à loja para fazer uma compra, ele verá as diferenças entre eles: a imagem de modelos diferentes será diferente.

Visão geral da espécie

Uma matriz com características diferentes pode ser instalada em cada modelo de TV. Esses parâmetros determinam qual será a imagem e a natureza da representação de cores. Vamos compará-los.

TN

Este tipo (Twisted Nematic) é normalmente encontrado em modelos de TV baratos. Traduzido do inglês, o nome significa "cristal torcido". Os cristais líquidos em pixels são dispostos em espiral.

As vantagens de tais produtos são eficiência energética, preço de orçamento e tempo de resposta inferior a 6 ms.

As desvantagens deste tipo são as diferentes cores do mesmo objeto, dependendo do ângulo de visão de quem vê, e a transmissão incompleta de todas as cores. Para aumentar ligeiramente o ângulo de visão, às vezes é usado um revestimento especial (como TN-Film).

Uma TV com este tipo de matriz é adequada quando vista de um ângulo reto. Nesse caso, a imagem será tão próxima do real quanto esta tecnologia permitir. Se o móvel estiver localizado de forma que a TV seja vista de forma inclinada, é melhor optar por uma tecnologia com um tipo diferente de matriz.

Outra desvantagem significativa é que pixels “quebrados” podem aparecer na tela, brilhando e muito perceptíveis. Eles podem ocorrer porque, mesmo na ausência de voltagem, os cristais líquidos ainda transmitem luz.

IPS

Este tipo (In-Plane Switching) foi desenvolvido pela Hitachi. Suas vantagens são excelente reprodução de cores, imagem brilhante, ângulo de visão de até 178 ° (para o tipo VA - até 160 °). Este ângulo permite ver a mesma imagem de lados diferentes (topo, lado, direto à frente).

O preço dos dispositivos multimídia com este tipo de matriz é muito mais alto do que outros. O tempo de resposta também é um pouco "manco". Somente modelos muito caros não têm problemas com isso.

VA

Este tipo (alinhamento vertical) possui uma abreviatura que se traduz em "alinhamento vertical". Esta é a ideia da empresa japonesa Futjitsu.

A solução ideal se você precisa escolher um monitor para jogos de computador. A principal vantagem desse tipo de matriz é a iluminação uniforme. A reprodução de cores é boa. O ângulo de visão é bastante grande, o tempo de resposta é rápido (até 5 ms).

OLED

Eles são baseados em LEDs orgânicos. Ambos os modelos RGB LED e WRGB estão disponíveis comercialmente. Nesta última versão, além dos principais LEDs de três cores, também está instalado um diodo branco. O brilho, graças a esta tecnologia, é aumentado. A renderização em preto é muito realista. O tempo de resposta é mínimo. Esses modelos têm bom desempenho e design atraente. Eles são super finos e parecem muito modernos.

Cada um dos pixels emite luz. Eles podem ser ligados e desligados separadamente. Pode haver pixels brilhantes próximos ao preto. Graças a esta tecnologia, o efeito de contraste infinito é alcançado. Iluminação adicional não é necessária.

Um fator negativo ao escolher uma TV com tal matriz é o tempo de operação limitado dos LEDs. Assim, os Reds têm um recurso de trabalho de cerca de 15 mil horas e os Verdes cerca de 100 mil horas. Conclui-se que quanto mais tempo e mais o dispositivo funciona, pior se torna a reprodução de cores.

ULED e QLED são distinguidos pela presença de iluminação de ponto azul, bem como a presença de pontos quânticos verdes e vermelhos. RO resultado é a formação de luz branca espectral. Isso expande a gama de cores exibida na tela. A técnica na qual essas matrizes são instaladas pode transmitir uma cor absolutamente branca ou cinza puro. Essas matrizes são adequadas para conhecedores de uma bela imagem e reprodução de cores de alta qualidade. Essas são as matrizes mais modernas.

Se a matriz quebrar, ela pode ser substituída por outra. A intercambiabilidade é uma característica interessante das matrizes. Se forem do mesmo tamanho, isso já pode significar que são adequados para serem substituídos.

Você precisa escolher não pelo nome do modelo da TV, mas pela compatibilidade. Você pode descobrir marcando.

Isso é fácil de fazer. Você precisa remover a tampa traseira da TV. E encontre as informações de que você precisa. Geralmente, está localizado acima do número de série, próximo ao nome do modelo de sua TV ou monitor. Em alguns casos, ao substituir uma matriz por outra, você terá que fazer o reflash do scaler.

Como descobrir o tipo?

Para determinar o tipo de matriz, às vezes basta consultar os documentos do fabricante. No entanto, isso pode ser feito de forma independente, prestando atenção aos sinais externos.

  • O tipo VA se mostrará no exame pelo fato de que as cores irão desbotar mais cedo.
  • Se você deslizar o dedo suavemente pela tela, um traço visível é deixado. Isso significa que a matriz VA está instalada.
  • A cor preta na matriz do tipo IPS é ligeiramente azulada.

Fabricantes populares

Um dos maiores fabricantes de TVs LCD do mundo é a conhecida empresa Samsung. Os elementos considerados também são produzidos por marcas como LG, NEC, Toshiba, Hitachi.

A maioria das fábricas para a produção de matrizes está localizada na China, Taiwan.

Entre os fabricantes chineses locais, a BOE e a China Star Optoelectronics Technology (CSOT) são as líderes na produção em massa.

Qual é melhor escolher?

Para escolher o modelo certo de TV, você deve primeiro decidir para que fins ele será usado. Você também deve prestar atenção à quantidade de sua carteira. Se houver uma oportunidade financeira, então é melhor escolher a opção com uma matriz cara. Embora as necessidades também devam ser levadas em consideração. Se os requisitos não forem altos, você pode escolher uma técnica com uma matriz TN. Essas TVs costumam ter uma diagonal de no máximo 43 polegadas. Essa TV também pode ser usada como monitor.

A técnica com um tipo de matriz TN fará:

  • fãs de jogos de computador dinâmicos;
  • quem quer economizar nas compras;
  • aquelas pessoas que precisam de uma TV com diagonal de 23-24 polegadas, por exemplo, na cozinha ou no campo.

A tecnologia IPS é ideal para:

  • designers e quem trabalha com fotografia;
  • famílias numerosas (provavelmente assistem TV de diferentes lugares da sala, a imagem será a mesma para todos, sem distorção, ótima para home theater);
  • amantes de jogos de estratégia.

As matrizes do tipo VA são adequadas para espaços pequenos. A reprodução de cores é ligeiramente pior do que as matrizes IPS. Dispositivos com tais matrizes são da categoria de preço médio.

Se a reprodução de cores é importante, então você precisa escolher uma técnica com matrizes como IPS, OLED, QLED. A imagem deles parece mais realista.

Os modelos mais populares no mercado de eletrodomésticos são os modelos equipados com matrizes OLED. Essa tecnologia tem enormes vantagens sobre as outras. Suas características distintivas são a cor preta profunda, sem reflexos nas laterais.

Também é aconselhável confiar em seus olhos ao escolher uma técnica. As pessoas podem ter percepções ligeiramente diferentes de cor, brilho, contraste. Portanto, você pode confiar em si mesmo e levar a TV que se adapta às suas preferências individuais.

As novas tecnologias estão avançando aos trancos e barrancos. Alguns anos atrás, as TVs 4K ainda eram uma novidade para muitos. Agora eles são comprados com muito mais frequência. Em TVs que suportam este formato, os seguintes tipos de matrizes são normalmente instalados:

  • VA;
  • IPS;
  • QLED.

Como verificar o desempenho?

Para verificar o desempenho da matriz, você precisa realizar um teste. Para fazer isso, use imagens de teste baixadas em uma unidade flash USB. Estes são os campos de cores branco, verde, vermelho e azul.

Em fotos monocromáticas de um plano semelhante, você pode ver pixels quebrados. Eles podem ser vistos com certeza usando a câmera de um celular.

Também vale a pena verificar a imagem da TV contra um fundo cinza. Às vezes, defeitos significativos podem ser vistos apenas nele, por exemplo, um defeito em um polarizador.

Você também deve olhar para a imagem real na TV. Acontece que uma mancha escura é ligeiramente perceptível em um fundo cinza. Mas em uma imagem realista, não é visível. Esse defeito é insignificante. Você pode comprar um aparelho de TV, porque ninguém consegue ver uma mancha dessas em uma tela enorme, e mesmo a uma distância de vários metros.

A verificação da uniformidade da luz de fundo do LED na TV é realizada em um fundo escuro. Você precisa se certificar de que não há grandes "chamas". A maioria dos fabricantes não considera defeitos as pequenas irregularidades na luz de fundo. O aparelho de TV não pode ser substituído se o defeito for descoberto mais tarde.

Se uma pessoa gosta de assistir à TV antes de dormir, com as luzes escurecidas ou completamente apagadas, a presença de um defeito na luz de fundo pode ser uma surpresa muito desagradável. Portanto, antes de comprar, você deve verificar a imagem com cuidado e devagar.

Possíveis defeitos e mau funcionamento

Se, depois de comprar uma TV, forem encontrados pixels mortos, depois de um tempo podem aparecer listras verticais na tela. Esse defeito também pode aparecer na forma de listras horizontais. Na maioria das vezes, há uma linha. Às vezes, há vários deles. A cor pode ser preta ou verde, vermelha, azul. Depende de quais pixels são afetados.

Em um fundo cinza ou branco, você também pode notar "manchas coloridas". Os fabricantes consideram esse defeito aceitável. Por esse motivo, a TV não pode ser trocada.

Cantos escuros também podem ser vistos contra um fundo claro. Também não conta como casamento. Se os pontos escuros forem grandes e a tela for pequena, não será muito agradável assistir à TV. Portanto, a loja precisa ter cuidado ao verificar a imagem.

Se apareceu uma fissura na matriz, significa que esta foi submetida a esforços mecânicos, razão pela qual rebentou. Normalmente, mesmo com a TV desligada, percebe-se que a matriz está danificada.Mas às vezes há casos em que um crack só pode ser detectado ligando a TV na rede. Não haverá imagem alguma na tela, ou apenas parte dela. Na maioria das vezes, apenas listras coloridas são visíveis, e a parte da tela onde a matriz está rachada é completamente preta, como se tivesse manchas.

Danos mecânicos também podem ocorrer devido à entrada de líquido no interior do dispositivo.

As olheiras na matriz podem ser um defeito de fábrica. E podem aparecer devido à entrada de poeira ou umidade no corpo do produto. Normalmente, esses círculos são fáceis de limpar.

Mas você não deve desmontar a matriz - você precisa entrar em contato com um especialista, caso contrário, podem ocorrer danos. Então, em vez de um reparo barato, você terá que "desembolsar" para comprar uma nova matriz ou TV.

Vale lembrar que pequenos alargamentos, listras claras ou escuras, manchas de pequeno diâmetro e até mesmo pontos individuais escuros e luminosos podem estar presentes nas telas de TV. Mesmo em modelos caros. Cada fabricante tem suas próprias tolerâncias para pequenos defeitos. Portanto, o objetivo do comprador é encontrar uma TV sem defeitos ou com um mínimo, quase invisível à vista.

Às vezes, as matrizes "queimam". Burnout ocorre em alguns lugares. Normalmente naqueles em que as cores azul ou branco são mais usadas. A principal razão para esse processo é que o ciclo de vida de diferentes componentes da luz é diferente, portanto, a reprodução de cores muda com o tempo.

Não é recomendado consertar uma TV ou monitor por conta própria no caso de uma avaria. Se conectado incorretamente, a matriz pode queimar. Você deve entrar em contato com um centro de serviço especializado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário