Contraste da TV: qual é a melhor escolha?
Os fabricantes de TV com cada novo modelo lançado declaram seus recursos e funções aprimorados. Um desses parâmetros é o contraste da TV. Seus vários tipos, vantagens e desvantagens são difíceis de perceber para um comprador comum de equipamentos e, portanto, é importante descobrir o quão importante é para visualização e qual tipo é preferível.
O que é o contraste da TV?
Hoje, a televisão é uma fonte de informação que todos percebem visualmente e através de seus aparelhos auditivos. O contraste é um parâmetro importante da qualidade da imagem, o que significa que dependerá dele quão bem as informações serão transmitidas a uma pessoa visualmente. Designando este parâmetro, o fabricante mostra quantas vezes o ponto mais claro da imagem é mais brilhante que o mais escuro.
Observe que hoje essas taxas flutuam e são designadas como 4500: 1, 1200: 1, etc. Existem modelos com indicadores acima de 30.000: 1, no entanto, esse contraste visual não pega e, portanto, uma TV cara com este parâmetro não será diferente de seu concorrente mais orçamentário. Além disso, a característica não pode ser medida por meios improvisados, e os fabricantes costumam indicar valores superestimados incorretos, atraindo compradores.
Também deve ser notado que nem todo usuário de TV precisa de um alto nível de desempenho... Assim, a exibição preferencial durante o dia não exige valores numéricos elevados do parâmetro da TV, ao contrário das exibições noturnas de filmes com grande número de cenas escuras. O bom contraste neste último caso permite notar todas as penumbra e silhuetas, ver a paleta negra em toda a sua diversidade.
A tecnologia de exibição é responsável pelo contraste. No caso de um display LCD, este parâmetro é determinado pelo painel de cristal líquido. Hoje, fabricantes de equipamentos conhecidos encontraram várias maneiras de aumentar o valor numérico do parâmetro. A principal forma de atingir esse objetivo é usar fontes de LED, que são iluminação de borda (lateral). O brilho de cada LED pode variar dependendo da imagem exibida, tornando-a o mais contrastante possível e próxima da realidade.
Apesar do fato de que este método alternativo não se relaciona ao nível de pixel e funciona zonal, o resultado é agradável aos olhos em todos os sentidos.
Visualizações
Hoje, existem dois tipos de contraste amplamente anunciados pelos profissionais de marketing.
Dinâmico
A relação de contraste dinâmico agora é um termo estendido para a capacidade da TV de superestimar as relações de contraste estático. Uma TV equipada com esta função é capaz de ajustar em tempo real o fluxo luminoso total direcionado para a imagem. Por exemplo, em uma cena escura, o nível de preto aumenta significativamente. Este processo é semelhante ao ajuste de contraste manual, no entanto, é mais avançado e não requer nenhuma ação humana.
Apesar de tais desenvolvimentos "inteligentes" em relação aos televisores, na realidade tudo parece um pouco diferente. Se a luz de fundo do visor LCD mostrar o valor máximo de brilho para tons claros, a paleta preta torna-se insuficiente. Se o nível de luz de fundo for definido no mínimo, a paleta preta terá um contraste favorável, no entanto, sombras mais claras mostrarão um baixo nível de contraste.
Em geral, tal desenvolvimento ocorre, porém, ao comprá-lo, você não deve perseguir o nível expandido de contraste dinâmico, dando preferência ao parâmetro estático.
Estático ou natural
O contraste estático, nativo ou natural determina as capacidades de um modelo específico de HDTV. Para determiná-lo, uma imagem estática é usada, na qual a proporção do ponto mais brilhante para o ponto mais escuro é estimada. Ao contrário do contraste dinâmico, a estática é necessária para avaliar este parâmetro.
Altos valores de contraste natural são sempre apreciados, pois quando disponível, a imagem na TV se aproxima da imagem na tela de um cinema. O branco permanece branco e o preto permanece preto.
Qual é melhor?
Muitos fabricantes aumentam deliberadamente os valores dos indicadores estáticos e dinâmicos apenas para fins de marketing. Infelizmente, é muito problemático determinar o nível exato de um parâmetro hoje, porque ele pode ser avaliado de diferentes maneiras e apenas com a presença de instrumentos e testadores especiais. O homem comum e o comprador têm que se contentar com os dados de análises profissionais de novos modelos de TV, que podem ser encontrados em fontes da Internet, porém, nelas foram identificados casos de imprecisões.
Os especialistas recomendam optar por modelos com alto nível de contraste estático ao invés de dinâmico, prestando atenção na presença de fontes de LED.
Ao mesmo tempo, os valores digitais, como mencionado anteriormente, nem sempre são corretos, portanto você deve ouvir seus sentimentos internos e não se esquecer que a saturação da imagem é afetada não só pelo contraste, mas também pelo opacidade ou brilho do painel, suas propriedades anti-reflexo.
Para dicas sobre como escolher uma TV, veja abaixo.
Obrigado pela sua avaliação.
O comentário foi enviado com sucesso.