TVs CRT: recursos e dispositivo

TVs CRT: recursos e dispositivo
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Principais características técnicas
  4. Possíveis malfuncionamentos

As TVs CRT são bem conhecidas das gerações mais velhas de nossos concidadãos e residentes de outros países. Mas um grande número de pessoas modernas não conhece mais as peculiaridades do trabalho e a estrutura interna dessa tecnologia. Chegou a hora de preencher essa lacuna e dar à tecnologia de feixe de elétrons uma caracterização profunda.

O que é isso?

CRT TV (também conhecido como CRT TV) foi a única opção para a tecnologia de televisão doméstica. E não só em casa - mesmo no segmento profissional não havia alternativas sérias. Muitos desses dispositivos estiveram em operação por várias décadas consecutivas e agora você ainda pode encontrar alguns aparelhos de TV CRT em funcionamento lançados na década de 1990 ou mesmo na década de 1980. Sim, o desenvolvimento da tecnologia não pára e hoje esses modelos são produzidos apenas no segmento econômico... Mas isso não significa que sejam ruins ou não mereçam a atenção do consumidor.

Ao mesmo tempo, porém, mesmo o melhor equipamento CRT tem dimensões significativas e é bastante pesado. O consumo significativo de energia também é uma evidência contra essa técnica. O tubo de elétrons é suscetível a campos magnéticos. Sua tela às vezes pisca, o que cansa os olhos, e é impossível se livrar da tremulação por razões puramente técnicas.

A conclusão é a seguinte: quase sempre a compra de uma TV CRT é motivada pelo desejo de economizar o máximo possível.

Dispositivo e princípio de operação

Os esquemas de receptores de televisão importados e domésticos baseados em um dispositivo CRT podem ser diferentes. Mas a estrutura fundamental de tais aparelhos elétricos, se nos afastarmos de inovações proprietárias e várias melhorias, é sempre a mesma. Como em qualquer outra TV, é necessária uma fonte de alimentação. Geralmente é feito em um tipo de impulso. Se você não entrar em detalhes técnicos, a essência é a seguinte:

  • há um transformador dentro da unidade;
  • este transformador possui um denominado enrolamento primário;
  • esse enrolamento primário recebe impulsos elétricos que mudam com o tempo de acordo com uma determinada regra.

A fonte de alimentação tem dois modos principais - espera e trabalho. Mesmo quando o dispositivo está apenas esperando por comandos do controle remoto ou dos botões no painel frontal, ele ainda consome uma certa corrente.

É por esta razão que todas as empresas, desde o surgimento dos televisores, são aconselhadas a desligá-los à noite e antes dos cuidados de longa duração.

Além dos modos principais, a alimentação também é complementada logicamente por uma unidade de controle. Pode ser um ou mais dispositivos (componentes) que são responsáveis ​​por:

  • comutação de canais;
  • busca automática e memorização de canais;
  • pesquisa manual de transmissões no ar;
  • controle de volume, outros parâmetros de som;
  • ajuste dos principais parâmetros da imagem;
  • processamento de pulsos infravermelhos enviados pelo controle remoto;
  • memorização de todas as configurações;
  • realizando varredura de linha.

Tem um papel importante seletor de pulso sincronizado. Ele separa claramente os sinais de linha e quadro de todo o fluxo de vídeo. Portanto, sem um seletor, nem a varredura horizontal nem vertical é possível, mesmo se o sistema de controle, o sistema de alimentação e a tela estiverem funcionando normalmente.

Também vale a pena mencionar sobre seletor (separador) de canais. Este receptor hipersensível está permanentemente energizado.E o sinal de televisão em cores emitido no sistema está em uma frequência estritamente especificada - independente da frequência de transmissão no ar.

Em seguida, você deve considerar a unidade amplificadora de frequência intermediária. Componentes deste dispositivo:

  • detector de vídeo;
  • amplificador de frequências acústicas intermediárias;
  • detector da frequência do som transmitido.

Quanto ao amplificador de frequência inferior, ele não está ocupado com nada além de aumentar o volume do som. Claro, os engenheiros poderiam apontar as sutilezas na operação desse dispositivo, mas eles não são importantes para a compreensão da essência geral. Mas o módulo de cromaticidade decodifica 3 cores-chave no sistema RGB e as amplifica para o valor necessário. O módulo de varredura vertical gera um sinal dente de serra em bobinas especiais responsáveis ​​pelo lado vertical da imagem.

Em seguida, a unidade de controle da bobina de varredura de linha é conectada. Ele cria um impulso elétrico dente de serra que forma a parte horizontal da imagem.

Um componente importante é um transformador de linha de diodo do tipo cascata. É aqui que se forma essa alta tensão, que mais tarde será aplicada ao cinescópio colorido. Os circuitos elétricos secundários são fornecidos através dos enrolamentos secundários do mesmo transformador. A partir deles, os componentes secundários são alimentados com energia.

O tubo de imagem de uma TV em cores contém 3 canhões de elétrons. Para obter uma imagem em preto e branco, basta um emissor. Fluxos de elétrons precisamente orientados são capturados por bobinas especiais. A partir deles, o feixe é redirecionado para a saída do ânodo e, em seguida, a máscara do filtro fornece 3 tons principais.

A borda interna da tela é coberta com uma substância especial - fósforo.

O brilho sob a ação de um feixe de elétrons não acontece por acaso.... Cada área do fósforo é responsável por sua cor primária. Os feixes ajudam a formar um ponto de luz visível que se move rapidamente. Ele se move da borda esquerda para a direita, de cima para baixo, mas a velocidade é tão alta que é impossível perceber o processo. Quanto mais alta a taxa de quadros, melhor a imagem é observada na frente do visualizador.

Pode surgir a questão - se o tubo de imagem deve ser sempre convexo, como são feitos os modelos com tela plana? E aqui é necessário apontar um ponto importante: tubos de imagem totalmente planos existem apenas na publicidade. Afinal, esses são dispositivos a vácuo e, para resistir à pressão atmosférica, sua parede frontal deve ser espessada. Apenas algumas empresas produziram e estão produzindo televisores, cujas telas fazem parte do cilindro. Então o plano vertical é ideal, mas o horizontal ainda deixa uma curvatura inevitável.

Principais características técnicas

Um parâmetro muito relevante é a faixa de frequências recebidas. Quase todos os televisores fabricados hoje em escala industrial podem receber ondas de rádio de metros e decímetros. Alguns modelos também são capazes de processar sinais de TV a cabo. Os receptores de televisão modernos armazenam pelo menos 99 canais.

Em algumas versões, esse número é ainda maior.

Mas o número total de canais e até frequências não é tudo. Às vezes, o sinal em alguns lugares é muito fraco ou instável. Então, a sensibilidade do receptor se torna um indicador crítico. Importante: a sensibilidade pode ser limitada por ruído ou sincronização. Por muito tempo, as TVs CRT tinham uma proporção de aspecto de 4: 3. Mas agora existem muito poucas delas, e quase todos os fabricantes mudaram para uma proporção de 16: 9 mais racional.

A mudança da taxa de quadros em modelos de classe econômica e em modelos mais antigos não é mais do que 50-60 Hz. Exemplos mais modernos mudam o quadro na tela 100 vezes por segundo. Essa melhoria tornou mais seguro para seus olhos assistir à TV. O brilho da imagem é medido em candelas (abreviatura de cd) por 1 m2. Para um tubo de imagem típico, esse número varia de 150 a 300, o que é suficiente para uma percepção clara da imagem mesmo em baixa visibilidade.

Quanto à resolução, então na prática, são aproximadamente 1200 linhas de TV. Em unidades mais comuns, isso é cerca de 1200x800 pontos. Tecnicamente, os próprios CRTs podem produzir uma imagem mais nítida. Mas o gargalo são as capacidades do sistema de varredura e da unidade de deflexão. Além disso, tendo em conta a qualidade real do sinal de televisão, dificilmente é necessário contar com mais de 600x400 pixels. Claro, se falamos de radiodifusão, e não de reprodução de mídia.

No mercado você pode encontrar TVs CRT com diagonal de tela de 32 polegadas. Mas esse não é o limite. De acordo com alguns relatórios, os maiores receptores desse tipo são os Sony kv-es38m61. Seu tamanho era de 38 polegadas.

Essas TVs custam quase mais do que as contrapartes de plasma com uma diagonal de 42 polegadas.

Possíveis malfuncionamentos

A imagem na TV CRT fica turva devido a defeitos na própria pistola de vácuo. Os profissionais podem adicionar um enrolamento reserva ao transformador, mas mesmo assim, após alguns meses, é necessário trocar o cinescópio. Mas o aparecimento de áreas intensamente luminosas, diluídas com estreitas veias horizontais, significa um defeito irreparável.

Às vezes, a tela apaga - esse problema geralmente está associado a um circuito aberto ou a um curto-circuito nos cátodos. Quando um circuito está completamente inoperante, ele não pode ser restaurado. Numa situação mais favorável, o problema é resolvido fechando os contatos.

Bater nas bordas da tela com um martelo de borracha às vezes corrige o desalinhamento da imagem. No entanto, com muito mais frequência, você não pode fazer isso sem trocar o tubo de imagem. Se a fonte de alimentação queimar, você terá que trocar os fusíveis e, se a imagem for distorcida, os termistores às vezes são substituídos.

A aparência de fumaça significa que você precisa desligar urgentemente a TV e ligar imediatamente para o suporte técnico... Na maioria das vezes, os mestres instalam capacitores que podem ser reparados. Se a proteção contra queima do cinescópio funcionou, então não funcionará para mudar do modo de espera para o modo normal. A única saída é substitua o transistor com defeito. Atenção: na maioria das vezes, esse problema é específico da marca Erisson, mas também pode ocorrer em outras TVs.

Às vezes, a TV LG CRT não liga depois de muito tempo. Nesses casos, os assistentes geralmente verificam os capacitores, as placas-mãe e os circuitos da fonte de alimentação. Eles também terão que descobrir se o contato foi para algum lugar. Antes de chamar o assistente, convém verificar o desempenho do soquete, plugue, fio de rede com um multímetro.

Assim, situações ridículas podem ser evitadas.

Você pode aprender como consertar TVs CRT abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário