TVs curvas: recursos, tipos, regras de seleção

Contente
  1. Características de design
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Especificações
  4. Comparação com tela direta
  5. Dimensões (editar)
  6. Dicas de Seleção
  7. Fabricantes
  8. Instalação e operação

Por mais de meio século, a TV foi um dos principais atributos em quase todas as casas. Algumas décadas atrás, nossos pais e avós se reuniram na frente dele e discutiram vividamente a situação no país ou os acontecimentos de uma série de TV. Hoje, as TVs também são monitores, assim como dispositivos inteligentes, cujas funções se tornaram muito mais amplas. Eles também mudaram construtivamente. As TVs de tela curva não são nenhuma surpresa hoje. Vamos tentar descobrir quais as vantagens e desvantagens que ele tem, como escolhê-lo e quais opções ele pode ter.

Características de design

Se falamos sobre as características de design de TVs com tela côncava, então existem várias delas. A primeira característica distintiva e, provavelmente, a mais importante, é o substrato da matriz, onde são colocados os cristais líquidos ou diodos emissores de luz orgânicos, que possui uma certa curvatura. Isso significa que as telas curvas serão quase 2 vezes mais grossas do que as TVs convencionais. E devido a esta característica de design, este tipo de equipamento de televisão praticamente não é colocado na parede, porque aí não fica muito bem. Embora você possa pendurar fazendo um nicho especial com antecedência.

Outra característica é a zona de conforto. Nesse caso, será difícil assistir confortavelmente ao seu programa de TV ou filme favorito se a distância do ponto de visualização à tela for maior do que a diagonal da própria TV. E o efeito máximo de imersão só é possível em um caso - se você estiver localizado bem no centro da tela e o mais próximo possível dela.

Outra característica de design desses tipos de TVs é a distorção. Isso se torna aparente quando você se posiciona à esquerda de sua zona de conforto.

Vantagens e desvantagens

A categoria considerada de TVs é um fenômeno relativamente novo no mercado. Muitas pessoas não entendem o que uma tela curva faz e como ela pode melhorar a qualidade da imagem. E algumas pessoas, ao contrário, ficam encantadas com esses aparelhos, alegando que assistir a um filme nessa TV é muito confortável. Em geral, tentaremos descobrir com mais precisão quais são os prós e os contras dessas TVs. Vamos começar com os pontos positivos.

  • Maior ângulo de visão. Pelo fato das bordas da matriz ficarem mais próximas umas das outras e do observador, a distância para os olhos será menor, ou seja, o campo de visão ficará mais estreito. Os olhos de uma pessoa capturarão mais detalhes. Mas essa vantagem só é possível se você assistir TV de perto e se o modelo tiver uma diagonal grande.
  • Proteção anti-reflexo... A tela de tal TV geralmente reflete a luz não nos olhos do espectador, mas, por assim dizer, para os lados. Mas essa afirmação pode ser chamada de polêmica, pois quando a refração da luz em algum ângulo, ela vai do revestimento para a outra parte curva e vai iluminá-la, ou seja, para evitar dupla exposição, o aparelho deve estar posicionado corretamente na sala .
  • Brilho aprimorado, contraste e cores mais ricas... Essas são algumas das principais vantagens dessas telas. Não adianta duvidar da qualidade da imagem, pois tais telas são feitas com as mais modernas tecnologias OLED. Ao mesmo tempo, uma TV plana difere desta apenas no preço e, em todos os outros aspectos, não é inferior a uma curva.E se muitas pessoas estão assistindo TV ao mesmo tempo, um apartamento comum será ainda melhor em alguns aspectos.
  • Sem distorção de imagem. O truque aqui é que o olho humano tem uma forma convexa, e como uma TV, que tem uma curvatura, deveria ser melhor em termos de percepção. Mas o filme ou a matriz da câmera são planos, e a fixação é exatamente na forma plana. A convergência das bordas da imagem no tipo de TV em consideração leva à compressão da imagem. E quanto mais longe você se sentar da tela, mais visíveis serão as bordas.
  • O que está acontecendo na tela será muito realista e tridimensional. Apenas em uma tela curva, o olhar do espectador estará focado em um par de três planos, o que possibilita a percepção de uma imagem 3D. Mas será perceptível em filmes de ação ou em jogos de computador. Mas se houver retratos ou close-ups na tela, a distorção será muito perceptível.

Como você pode ver, essas TVs têm algumas vantagens. Mas agora vamos falar um pouco sobre os contras.

  • Preço. O preço dessas TVs pode exceder o custo de um analógico plano duas vezes, ou mesmo 3-4 vezes. Ao mesmo tempo, os modelos não diferem fundamentalmente em termos de características.
  • Dificuldade com montagem na parede. Essa é uma das maiores desvantagens dessas TVs, de acordo com muitos. Embora a maioria dos modelos no mercado tenha orifícios no painel traseiro para uma suspensão convencional do tipo VESA. Alguns dispositivos não os possuem, portanto, podem ser facilmente fixados na parede usando um suporte convencional. Mas outra coisa é que uma TV plana na parede parece orgânica, o que não se pode dizer de uma TV convexa.
  • Outra desvantagem é a presença de brilho. Apesar das garantias dos vendedores de que não há nenhum brilho nessas telas, esta tese está errada. Se a tela está de fato protegida dos raios laterais que vão tangencialmente, então não há absolutamente nada daqueles que caem sobre ela que não sejam em um ângulo agudo.

Especificações

Agora vamos falar sobre as características dessa categoria de aparelhos, que não só o ajudarão a escolher o melhor modelo, mas também a entender de maneira geral se você precisa de tal TV e se vale a pena comprá-la ou se é melhor limitar-se a comprar uma modelo plano.

Diagonal

Este indicador é geralmente medido em polegadas e o tamanho da tela é determinado de acordo com a distância do ponto de vista à tela da TV. A melhor distância será em algum lugar 2-3 diagonais do modelo da TV.

Reflexão

Uma superfície curva muda o ângulo de reflexão dos raios de luz e reduz o brilho. Quanto maior for a concavidade, maior será a distância do raio de curvatura do centro da tela.

Ângulo de visão

Este parâmetro define o ângulo máximo permitido do plano de exibição, no qual não há distorção da imagem. Na maioria das vezes, o valor é de 178 graus.

Ampliação visual

A tela curva da TV amplia visualmente a imagem. Até ele mesmo parecerá mais volumoso quando comparado com amostras planas. Mas esse efeito dependerá da distância entre o ponto de visualização e a tela.

Quanto mais a pessoa se senta, pior será a percepção visual. Ou seja, essa vantagem pode ser chamada de extremamente relativa, principalmente porque existe uma desvantagem, que é que a própria TV se torna bastante volumosa.

Imersão na visualização

A categoria considerada de TVs dá imersão máxima no que está acontecendo na tela. Isso se deve ao design de tal dispositivo. Em muitos cinemas, telas deste formato são usadas. Nesse caso, a imagem será o mais realista e natural possível, como se estivesse fluindo pelo visualizador.

Distorção e reflexos

Como todos sabem, as telas brilhantes refletem até mesmo a luz fraca, e as contrapartes foscas não têm esse problema. Tudo é simples aqui: quanto maior o brilho e o contraste da tela, mais invisíveis serão os reflexos. E aqui a concavidade não importa mais. Além disso, quaisquer reflexos em modelos curvos serão mais esticados do que em uma tela plana devido à distorção introduzida pela curvatura.

Além disso, há também uma distorção de gravata borboleta que não é causada pelo reflexo da luz. Eles só aparecem ao assistir a algum conteúdo nessa TV. A barra superior acima da imagem pode esticar para cima nas bordas da tela, embora esse efeito dependa do ângulo de visão.

A propósito, os usuários observam que, sentados no centro em frente a uma TV 4K, esse efeito não é observado.

Comparação com tela direta

Se falarmos sobre a comparação de TVs com uma tela côncava e uma tela plana, haverá muitas diferenças. Só agora não pode ser dito que o modelo curvo difere tanto de um dispositivo com tela convencional que você tem que pagar muito por isso. Se você examinar o problema com mais detalhes, verá que não há tantas características e vantagens sobrenaturais nos modelos em consideração em comparação com os dispositivos planos. Ao mesmo tempo, são mais caros. Além disso, a posição do visualizador é significativamente mais importante neste caso. Eles também não ficam muito bem na parede e a probabilidade de danos mecânicos aqui será maior.

Isso não significa que você não precise comprar essas TVs. A questão é simplesmente que os modelos com telas planas são mais simples, menos caprichosos para a posição do visualizador e mais baratos. Mas em alguns casos, a escolha realmente é melhor a favor de um dispositivo com tela curva.

Dimensões (editar)

Se falamos do tamanho das TVs desse tipo, então os fabricantes afirmam que essa característica é quase decisiva. Aparentemente por esse motivo praticamente não existem no mercado modelos com tela curva de 32 ", 40", 43 ". Normalmente, os dispositivos em questão estão disponíveis em tamanhos diagonais de 48-50 polegadas e acima. Aliás, é pela grande diagonal que os fabricantes justificam um custo tão alto de seus produtos.

Em teoria, uma tela curva deve fornecer o máximo de imersão ao visualizar o conteúdo. Uma quantidade tangível de espaço na tela se expande, o que, em combinação com a alta resolução, deve levar a uma maior imersão no que está acontecendo na tela.

Mas, na prática, as coisas são diferentes. Um modelo de 55 polegadas com tela curva não será muito superior a um dispositivo semelhante equipado com tela plana. Na verdade, a diagonal da tela curva será cerca de uma polegada maior. A partir disso, o campo de visão aumentará ligeiramente, mas é aqui que o resto dos efeitos, de fato, terminam.

Assim, as dimensões do aparelho devem ser calculadas com base na distância do ponto de vista à tela, ou seja, não adianta comprar aparelhos grandes em cômodos pequenos.

Dicas de Seleção

Apesar de os primeiros modelos em consideração terem surgido no mercado há 4 ou 5 anos, hoje você pode encontrar aparelhos para todos os gostos. Por um lado, isso permite ao comprador encontrar o que melhor atende às suas necessidades e, por outro, dificulta a escolha. Mas existem 2 critérios importantes que permitirão que você faça a escolha mais correta:

  • permissão;
  • diagonal.

Se falamos do primeiro critério, o melhor é comprar um modelo com resolução 4K Ultra HD (3840x2160). De momento, esta é a melhor opção, que permite reproduzir bem as cores e detalhes, permitindo-lhe usufruir da máxima qualidade de imagem no ecrã.

O segundo critério não é menos importante, por isso seria melhor comprar aparelhos com diagonal de 55 polegadas ou mais, para que ao vê-lo crie a sensação de estar no cinema.

Além do mais, não será supérfluo se o dispositivo fizer parte da família Smart TV. Isto transformará a sala onde se encontra numa espécie de centro de entretenimento, pois será possível não só ver canais de televisão, mas também utilizar a Internet, as redes sociais e várias plataformas de streaming. E, claro, a qualidade do som deve ser alta.

Fabricantes

Se falarmos sobre os fabricantes dessas TVs, as principais empresas que as produzem são: Samsung, LG, Toshiba, Panasonic, JVC, Philips, Sony e outras. Essas marcas fabricam os dispositivos mais duráveis ​​a partir de componentes de alta qualidade, o que garante sua confiabilidade.

As unidades das empresas sul-coreanas LG e Samsung são especialmente procuradas., que combinam boas características técnicas, além de um preço bastante bom. Além disso, eles podem ser mantidos, têm uma grande variedade de configurações e são muito fáceis de usar e gerenciar. Além disso, eles são perfeitamente compatíveis com outros dispositivos dos fabricantes mencionados.

Instalação e operação

      Se falamos sobre a instalação de uma TV curva, então, como mencionado acima, instalá-la na parede é bastante problemática e muito inconveniente. Além disso, existe um alto risco de danos. É por isso a instalação deve ser feita montando suas pernas... Depois disso, você pode colocar o dispositivo em algum tipo de pedestal.

      No que diz respeito à operação, as regras e princípios básicos podem ser encontrados nas instruções para este dispositivo.

      De nós mesmos, acrescentamos que, para uma divulgação mais completa do potencial de tal TV, não será supérfluo conectar um aparelho de som de boa qualidade a ela, possivelmente um laptop, bem como conectá-lo à Internet de forma que seus recursos de multimídia são complementados por serviços de streaming e vários recursos da Internet.

      Para dicas sobre como escolher uma TV, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário