Cabos HDMI para TV: o que são e para que servem?
Ao adquirir uma TV de nova geração, esperamos obter funcionalidades avançadas dela, por exemplo, você pode conectá-la a uma TV doméstica ou rede de computadores, laptop, tablet, receptor ou outro sistema. Tais dispositivos são interligados por meio de adaptadores especiais e um cabo, cuja escolha depende dos conectores disponíveis nesses dispositivos.
À primeira vista, não é fácil lidar com essa tarefa de conectar e sincronizar dispositivos, mas se você se familiarizar com os conectores com cuidado, escolher o cabo HDMI apropriado para eles não será tão difícil. Qualquer TV tem uma interface bastante clara e instruções de uso, o que simplifica muito a seleção dos dispositivos de conector apropriados.
O que é isso?
Cabos HDMI são um dispositivo especial com o qual um sinal digital de som e imagem é transmitido de um dispositivo multimídia para outroenquanto a qualidade permanece alta durante a transmissão e não é afetado por interferência eletromagnética. O cabo HDMI parece um cabo longo, com conectores em ambas as extremidades. Um desses conectores tem um design plano retangular ou trapezoidal.
Com um cabo HDMI, você pode encaixar facilmente quase qualquer gadget de multimídia doméstico.
Assim, por exemplo, é possível conectar um reprodutor de vídeo, receptor, laptop, decodificador, placa de vídeo, câmera à TV. Como resultado dessa conexão, você obterá uma imagem nítida e totalmente colorida e um som analógico puro na tela da TV.
Hoje, os cabos HDMI são considerados os principais dispositivos conectores, que são usados para transferir dados em formato digital em alta velocidade. Esse fio é capaz de transmitir um sinal de vídeo a uma taxa de 48 bits e um sinal de áudio a uma taxa de 24 bits. Quando um sinal de um dispositivo multimídia entra em sua TV digital, a transcodificação ocorre dentro dela, e a imagem de vídeo pode quase dobrar de maneira perceptível, no entanto, usando cabos HDMI para a conexão, este efeito de fantasmas pode ser completamente evitado.
Compromisso
Um dos muitos benefícios de um cabo HDMI é sua versatilidade - para conectar 2 dispositivos entre si, você só precisa de 1 conector. O funcionamento do fio é baseado no fato de ter uma função de retorno de sinal digital, portanto, usando a moderna tecnologia de conectores HDMI ARC, você pode obter uma imagem de alta qualidade e som nítido em qualquer receptor de TV clássico sem interferência eletromagnética externa .
Usar um cabo HDMI dará a você a oportunidade de ver fotos de alta resolução na tela da TV. Conecte um console de jogos e jogue usando uma tela de TV. Assista a um filme transmitido da Internet por meio de um laptop exibido em uma grande tela de TV. Quase qualquer dispositivo pode ser usado para se conectar a uma TV e usar sua tela como um grande monitor. No caso de você precisar criar seu próprio home theater, mas a TV não possuir tecnologias Smart-TV, o cabo HDMI sozinho não será suficiente. você precisará comprar uma placa ou decodificador que tenha essas características ausentes.
O uso de tecnologias HDMI permite a transferência de todos os tipos de arquivos entre dispositivos multimídia, embora você não precise para esses fins muitos fios diferentes, a complexidade da conexão que pode ofuscar todo o desejo de ver o conteúdo na tela da TV. Essa tecnologia economiza significativamente o tempo de conexão e permite montar e desmontar rapidamente um pacote entre os dispositivos.
Apesar do fato de que com o desenvolvimento de tecnologias, as propriedades de um cabo HDMI estão melhorando, suas novas versões suportam a conexão com todos os modelos de versões anteriores no nível adequado.
Essa versatilidade é uma boa notícia e facilita muito a tarefa de conectar dispositivos multimídia. Além do mais, para operar o dispositivo HDMI ARC, você precisa operar dois botões no controle remoto.
Tipos e versões
O cabo HDMI tem sua própria classificação e é dividido nos seguintes tipos.
- Cabo padrão - tem a capacidade de transmitir um sinal digital com resolução de até 720 pix.
- Cabo de canal Ethernet HDMI - além de fluxos de sinais de áudio e vídeo, combina a capacidade de recebê-los da Internet. De acordo com seu design, possui um par trançado adicional, responsável pelo acesso à Internet.
- Cabo HDMI Dolby Vision - Suporta a transmissão de um sinal de vídeo com uma ampla faixa dinâmica, que tem uma imagem nítida das partes escuras e claras da imagem. Esse cabo também pode ser chamado de cabo de alta velocidade.
- Cabo de canal Ethernet HDMI de alta velocidade - sua alta capacidade de transmissão é combinada com a capacidade de acessar e receber sinais da Internet.
- Cabo HDMI automotivo - projetado para conectar dispositivos com conectores pequenos. Além disso, é resistente a condições de alta temperatura.
Pela primeira vez o cabo HDMI apareceu em 2002, desde então os desenvolvedores têm melhorado constantemente as modificações de seus produtos, para que você possa encontrar as seguintes versões dele.
- HDMI 1.0 - o primeiro fio usado para transmitir informações digitais com resolução de 1080 pix.
- HDMI 1.1 - esta versão protegia a transmissão do som de interferências eletromagnéticas. Um fio semelhante foi usado para reproduzir áudio e vídeo de mídia de DVD.
- HDMI 1.2 - permite que você estabeleça uma conexão com equipamentos de informática e reconhece uma ampla gama de formatos digitais.
- HDMI 1.2a - uma versão mais avançada da anterior, que também possibilitou o uso do sistema de controle remoto.
- HDMI 1.3 - tornou possível expandir ainda mais a lista de formatos legíveis, minimizou as perdas na transmissão do som e também aumentou a largura de banda e o espectro de cores transmitidas.
- HDMI 1.3b - é uma cópia melhorada da versão anterior, adiciona a capacidade de controle remoto.
- HDMI 1.4 - Transmite e reconhece sinais digitais ao usar formatos 3D e conteúdo 4K. Além disso, a capacidade de se conectar à Internet foi adicionada a eles.
- HDMI 1.4a - uma versão melhorada do modelo anterior, que possui uma largura de banda maior.
- HDMI 2.0 - Adicionada a capacidade de nivelar o desequilíbrio de vários níveis de frequência que surgem durante a transmissão do sinal. Além disso, a leitura dos formatos 3D e 4K está se tornando mais moderna, graças ao qual surgiram novas possibilidades de transmissão de sons e imagens.
- HDMI 2.1 - a versão foi desenvolvida em 2017, com seu surgimento, a taxa de transferência de dados e seu volume aumentaram, bem como a lista de formatos reconhecíveis em que o conteúdo foi gravado ampliada.
Os desenvolvedores das tecnologias HDMI não desconsideraram aqueles cujas TVs foram lançadas sem um conector especial para conectar esse cabo. Nesse caso, um adaptador HDMI sem fio dedicado é usado.
- DisplayPort - ajudará a conectar qualquer dispositivo multimídia a uma TV com um conector DisplayPort, enquanto a resolução da imagem será suportada no formato 1920 * 1200 pix. Assim, as TVs da geração mais antiga podem ser usadas para se conectar com a tecnologia moderna.
- HDMI-DVI - também permite usar dispositivos antigos e novos e conectá-los a dispositivos multimídia modernos sem usar um cabo HDMI.
- HDMI-HDMI - É usado para transmitir um sinal digital de um computador pessoal para um aparelho de televisão operando em elementos de cristal líquido ou para outro dispositivo multimídia moderno. Não há interferência eletromagnética durante a transmissão do sinal, o que é uma vantagem indiscutível deste sistema sem fio.
- HDMI-VGA - usado para conectar uma tela de TV com um conector VGA.
- HDMI-RCA - usado se você deseja conectar um dispositivo multimídia moderno a uma TV de geração antiga com um cinescópio.
- HDMI-2.0 USB - Ele é usado para transmitir um sinal digital através da porta USB, cuja versão de lançamento é 2.0.
- MicroHDMI - este adaptador é usado para conectar dispositivos multimídia que possuem um pequeno conector, por exemplo, como um tablet.
- MiniHDMI - usado para conectar um laptop, câmera e outros dispositivos com um pequeno conector.
- HDMI-DisplayPort - permite conectar modelos de TV modernos a outros tipos de dispositivos multimídia, incluindo um computador pessoal.
Os modelos em consideração permitem que você sincronize sua TV com outros dispositivos para transmissão de som e vídeo. Esses cabos e adaptadores HDMI provaram ser muito mais eficientes do que os conectores tulip ou VGA.
Conectores
Os cabos HDMI são geralmente divididos em 5 tipos principais de acordo com o tipo e o tamanho do conector.
- Tipo A - o mais comum, e pode ser encontrado na maioria dos modelos de TVs, decodificadores, módulos GPU.
- Tipo B - um conector raro projetado para transferência de dados no formato 3830 * 2400 pix. Praticamente não é utilizado em dispositivos multimídia modernos de última geração.
- Tipo C É um conector em miniatura que é usado para dispositivos móveis como tablet, smartphone, câmera.
- Tipo D É outra saída em miniatura usada para pequenos dispositivos ou sistemas móveis.
- Tipo E - usado para conectar vários equipamentos multimídia automotivos, por exemplo, para conectar um rádio automotivo.
Ao escolher um conector para um cabo HDMI, preste atenção à sua correspondência com o conector do dispositivo conectado, bem como aos objetivos que devem ser alcançados com esta conexão.
Comprimento e espessura
O comprimento do cabo HDMI pode variar, vai variar na faixa de 0,75 a 10 m. Se você usar determinados amplificadores, seu comprimento sem perder a qualidade do sinal digital transmitido pode chegar a 35 m. Cabos maiores são impraticáveis, pois neste caso, pode ocorrer distorção ou atenuação do sinal digital durante a transmissão da conexão , o que afeta negativamente a qualidade do som ou das imagens transmitidas.
Você pode obter uma conexão de alta qualidade e uma alta velocidade de transmissão sem acompanhar interferência eletromagnética usando um cabo HDMI, que é feito com um material caro - cobre sem oxigênio. Quanto mais espesso o núcleo de cobre dentro de um cabo, maior sua qualidade, portanto, a espessura e o comprimento do cabo HDMI desempenham um papel importante na transmissão de sinais digitais. Além disso, as observações mostraram que a qualidade da transmissão começa a se deteriorar se o comprimento do cabo ultrapassar 15 metros.
Assim, ao escolher um cabo HDMI, é importante levar em consideração suas propriedades e os materiais de que é feito. Se você tiver que transferir uma pequena quantidade de conteúdo, por exemplo, para uma TV de um receptor de satélite, um cabo barato será suficiente.
No entanto, se você planeja transferir e reproduzir arquivos 3D, apenas modelos de cobre de alta qualidade, alto custo e sem oxigênio são adequados para essa finalidade.
Como conectar?
Para que a transferência da conexão ocorra, os dispositivos multimídia a serem sincronizados devem estar conectados corretamente. Cada caso tem suas próprias pequenas nuances.
Conectando um computador a uma TV
Nesse caso, é importante ajustar a resolução da tela do PC e do monitor. A ordem de execução das ações aqui é a seguinte:
- selecione o comprimento do cabo e os conectores correspondentes da TV e da placa de vídeo do PC ao qual o monitor está conectado;
- ambos os dispositivos devem estar desligados quando o cabo HDMI é conectado - eles fazem isso para evitar um curto-circuito;
- após conectar os conectores e o cabo, ambos os dispositivos podem ser ligados;
- usando o controle remoto da TV, acesse seu menu e selecione a opção para conectar um cabo HDMI, enquanto uma cópia da área de trabalho aparece na tela, como em um monitor de computador;
- além disso, no menu da TV, selecione a opção “equipamento e som” e conecte-a, ao mesmo tempo que desconecta os alto-falantes do computador.
Após completar todas as etapas de conexão, é possível visualizar o conteúdo na íntegra e com a devida alta qualidade.
Conectando a TV à Internet
Usando um cabo HDMI compatível com conexão à Internet, siga estas etapas para conectar à TV:
- para que a ligação assegure o carregamento de quaisquer páginas da Internet, recomenda-se, para além do cabo, a utilização também de um modem, com o qual são introduzidos determinados dados de identificação;
- em primeiro lugar, é conectado um roteador, para o qual o cabo de Internet é fixado em um conector WAN especial;
- configurar o roteador abrindo o painel correspondente com opções no menu;
- após entrar na Internet, você pode conectar a TV, para a qual você precisa conectar um modem a ela e realizar a configuração;
- através do controle remoto vão ao menu e encontram a opção "configurações de rede", onde selecionam a função "conexão via cabo".
Isso completa a conexão - a TV e a Internet estão conectadas uma à outra.
Conectando um telefone ou smartphone
Para ver fotos ou vídeos, fique online, jogue jogos de computador e use vários formatos de aplicativo, telefone ou smartphone pode ser conectado à TV:
- encontre um pequeno conector no telefone ou smartphone e selecione o tipo apropriado de cabo HDMI (se não houver tal conector, use o adaptador apropriado);
- Avançar, você precisa ligar a TV, no menu selecione a opção com a obtenção de uma fonte de sinal HDMI e conecte a TV ao telefone com um cabo;
- depois da conexão a sincronização destes dispositivos será configuradaàs vezes, isso precisa ser feito manualmente.
Depois de concluídas essas etapas, os dois aparelhos poderão trocar conteúdos, e você poderá ver as informações do telefone de forma ampliada e em boa qualidade, colocadas na tela da TV.
Conexão do receptor
Para assistir à televisão em formato digital, um receptor é usado para televisores da velha geração - um dispositivo especial capaz de receber um sinal digital. A conexão é feita assim:
- selecione um cabo HDMI com conectores apropriados;
- ambos os dispositivos - o receptor e a TV - estão desconectados da fonte de alimentação;
- conecte os conectores em ambos os instrumentos e ligue-os.
Depois de fazer a conexão, você poderá assistir a vídeos HD na tela da TV.
Conexão de tablet
Esse procedimento é um dos mais simples, já que os modelos de TV modernos foram produzidos quase ao mesmo tempo que os tablets. Para conectar esses dispositivos entre si, você precisará selecionar o cabo HDMI apropriado e conectá-lo aos dispositivos, anteriormente desconectado da fonte de alimentação.
Quando os conectores forem instalados em seus lugares, os dispositivos poderão ser ligados, e neste momento seus parâmetros serão sincronizados automaticamente, após o que você poderá começar a assistir ou ouvir o conteúdo de seu interesse. Se a TV não tiver um conector correspondente, será usado um adaptador USB sem fio.
Possíveis problemas
Com o uso prolongado de um cabo HDMI, seu conector pode ficar inutilizável sob seu próprio peso. Um mau funcionamento pode se manifestar no fato de que, quando o cabo é conectado, a imagem não é exibida na tela da TV, mas há som. Às vezes, a situação é diferente - quando o cabo está conectado, o som não funciona e a imagem é transmitida para a tela da TV com interferência. Essa falha geralmente acompanha muitos modelos HDMI e é necessário fazer reparos para restaurá-los.
Se o conector do cabo HDMI não conectar, você pode remediar a situação cortando sua casca externa exatamente ao longo da costura com uma faca ou lâmina afiada... Depois de conseguir remover o invólucro externo, você verá um fio que está conectado à parte de metal do conector - esta é uma blindagem de proteção. Ele também precisa ser cuidadosamente bordado e removido. Depois disso, você verá muitos contatos, que são separados por inserções de plástico. Em modelos chineses baratos, o plástico se desintegra e desmorona com o tempo. Por este motivo, o conector está deformado e o cabo não detecta um sinal digital. Em tal situação, não é mais possível restaurar o conector e você precisará comprar um novo cabo.
No caso em que a placa de contato permaneceu intacta, você precisa verificar a soldagem dos pinos do conector - há vários deles... Com o tempo, alguns dos pinos do conector se soltam e a solda é destruída, de modo que o sinal não passa por esse cabo e a TV não mostra uma imagem.
Verificando e soldando cuidadosamente cada pino, depois recolocando a blindagem e remontando a bainha, o conector do cabo HDMI pode ser reutilizável.
Veja abaixo os cabos HDMI.
O comentário foi enviado com sucesso.