HDMI ARC na TV: recursos de tecnologia e conectividade
Tecnologias como as televisões estão evoluindo rapidamente, tornando-se mais funcionais e "inteligentes". Mesmo os modelos de orçamento estão adquirindo novos recursos que não são compreensíveis para todos os usuários. Algo assim é o caso do conector HDMI ARC. Por que ele está presente nas TVs, o que é conectado por meio dele e como usá-lo corretamente - entenderemos o artigo.
O que é isso?
A abreviatura H. D. M. I. esconde o conceito de interface de mídia de alta definição. Não é apenas uma maneira de conectar diferentes dispositivos. Esta interface é um padrão de tecnologia completo projetado para melhorar a transmissão de sinais de vídeo e áudio de alta qualidade sem a necessidade de compressão.
ARC, por sua vez, significa Audio Return Channel. A criação desta tecnologia tornou possível simplificar os sistemas de mídia. ARC se refere ao uso de uma única conexão HDMI para transportar sinais de áudio entre diferentes dispositivos.
HDMI ARC começou a aparecer nas TVs depois de 2002. Ele se espalhou rapidamente e quase imediatamente começou a ser introduzido em modelos de várias categorias de orçamento. Com ele, o usuário pode economizar espaço reduzindo a quantidade de cabos que estão envolvidos na conexão. Afinal, apenas um fio é necessário para transmitir os sinais de vídeo e áudio.
Com esses recursos, o usuário obtém imagem e som de alta qualidade. A resolução da imagem é de cerca de 1080p. O sinal de áudio nesta entrada fornece 8 canais, enquanto a frequência é de 182 kilohertz. Esses indicadores são suficientes para os altos requisitos ditados pelos padrões do conteúdo da mídia moderna.
HDMI ARC tem vários recursos:
- alta capacidade de transmissão;
- comprimento de cabo suficiente (o padrão é 10 metros, mas há casos com comprimento de até 35 metros);
- suporte para padrões CEC e AV. ligação;
- compatibilidade com a interface DVI;
- a presença de vários adaptadores que permitem conectar equipamentos sem tal conector.
Os artesãos aprenderam a criar proteção contra interferências instalando anéis no cabo.
Eles eliminam interferências de natureza diferente, o que significa que o sinal se torna mais claro. E você também pode aumentar o alcance de transmissão do sinal graças a emissores e amplificadores de vídeo especiais.
O conector HDMI ARC vem em três opções:
- Tipo A é o padrão usado em televisores;
- O tipo C é um miniconector encontrado em caixas e laptops Android;
- O tipo D é um micro-conector com o qual os smartphones estão equipados.
A diferença entre esses conectores é apenas no tamanho. A transferência de informações é realizada de acordo com um único esquema.
Onde é?
Você pode encontrar essa entrada na parte traseira da TV, apenas em alguns modelos pode ser na lateral. Em termos de parâmetros externos, este conector é muito semelhante ao USB, mas apenas com cantos chanfrados. Parte da entrada é em metal, que pode ter, além da usual tonalidade metálica, dourado.
Alguns consultores estão levando esse recurso em consideração e educando compradores inexperientes sobre a superioridade de um conector dourado sobre um tom metálico. Este recurso não afeta nenhuma das características do conector. Todo o seu recheio de trabalho está dentro.
Princípio da Operação
Os sinais que passam por HDMI ARC não são comprimidos ou convertidos. Todas as interfaces que foram usadas antes podiam apenas transmitir sinais analógicos. Passar uma fonte digital pura por uma interface analógica significa transformá-la em um analógico preciso.
Em seguida, é enviado para a TV e reconvertido em sinal digital, o que permite sua exibição na tela. Cada uma dessas transformações está associada à perda de integridade, distorção e degradação da qualidade. A transmissão do sinal via HDMI ARC o mantém original.
O cabo HDMI ARC tem um design incomum:
- um invólucro especial macio, mas durável, é usado como proteção contra tensões mecânicas externas;
- depois, há uma trança de cobre para blindagem, uma blindagem de alumínio e uma bainha de polipropileno;
- a parte interna do fio é composta por cabos de comunicação em forma de “par trançado”;
- e também há uma fiação separada que fornece energia e outros sinais.
Como conectar?
Usar HDMI ARC não poderia ser mais fácil. E agora você estará convencido disso. Para transferir dados dessa forma, apenas três elementos são necessários:
- conector na TV / monitor;
- dispositivo de transmissão;
- cabo de conexão.
Um lado do cabo é inserido no conector do dispositivo de transmissão e a outra extremidade do cabo é conectada ao dispositivo receptor. Resta apenas inserir as configurações, e para isso você precisa ir ao menu "Configurações" na TV. Selecione a guia "Som" e Saída de som.
Por padrão, o alto-falante da TV está ativo, você só precisa selecionar o receptor HDMI. Concordo, não há nada complicado neste processo.
Normalmente, esse tipo de conexão é usado para sincronizar a TV e o computador. As televisões são caracterizadas por um grande tamanho diagonal em comparação com os computadores, que são ativamente usados para criar um "home theater".
Ao conectar, você deve primeiro desligar os dispositivos de recepção e transmissão, o que não queimará as portas. E também os especialistas não aconselham o uso de adaptadores, o que afetará negativamente a qualidade do sinal.
Para obter informações sobre como conectar alto-falantes e fones de ouvido a uma TV via HDMI ARC, consulte a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.