O que é DLNA na TV e como conectar?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Por que é necessário?
  3. Tipos de suporte
  4. Configuração e operação

A cada ano, as tecnologias da informação entram cada vez mais rapidamente e com maior densidade em nossa vida diária. Para muitos, assistir a filmes em 3D em casa já é uma coisa familiar. Os desenvolvedores de aparelhos digitais se esforçam para acompanhar os tempos e oferecer aos consumidores novas tecnologias que tornam o dia a dia mais confortável e fácil.

Equipado com a função DLNA, a TV é sempre uma imagem de alta qualidade na tela grande. Elimina a necessidade de mídia removível adicional para armazenar filmes, fotos e música.

O que é isso?

Tecnologia de comunicação DLNA moderna, que se traduz como "Digital Home Networking Alliance", fornece ao usuário uma ampla possibilidade de interação rápida com outros dispositivos para a troca de informações diversas. DLNA atua como cliente-servidor sem fio ou com fio entre instrumentos digitais. Por exemplo, você pode assistir a filmes na TV de seu laptop. Hoje, essa função é especialmente procurada devido à grande popularidade das Smart TVs funcionais.

DLNA em TVs torna possível fornecer máximo conforto para acesso rápido a dados de vários tamanhos e formatos em outros dispositivos com este suporte. Vários grupos de unidades (tablets, computadores fixos, laptops, consoles de jogos, reprodutores de mídia, câmeras de foto e vídeo) podem atuar como um "servidor". A televisão freqüentemente atua como um "cliente" que recebe informações. Se o dispositivo não suportar esta função, você terá que usar um adaptador externo na forma de um reprodutor ou receptor digital com a capacidade de combinar redes.

Por que é necessário?

Esta tecnologia não é apenas fácil de usar, mas também de qualidade... Quer sejam fotos de férias ou seu filme favorito. De ano para ano, os sistemas de informação estão cada vez mais entrando na vida cotidiana, e muitas pessoas modernas simplesmente não conseguem imaginar sua vida cotidiana sem essas oportunidades. Além disso, os desenvolvedores de software estão constantemente trabalhando para melhorar suas tecnologias, dando-lhes mais oportunidades, e a tecnologia DLNA tornou-se relevante na solução de problemas emergentes.

No entanto, para ver imagens, ouvir música, assistir filmes em tempo real, realizar qualquer outra ação, programas apropriados são necessários. E cada fabricante os produz exclusivamente adaptados aos seus aparelhos.

A principal característica do DLNA é a capacidade de configurar automaticamente o equipamento para transmissão digital de dados... O usuário não precisa entender o funcionamento do sistema por muito tempo, reler o manual, buscar a solução do problema nos fóruns ou contatar especialistas para obter ajuda. Essa tecnologia é voltada para aqueles que não desejam realmente entender as nuances das redes, ou não possuem um conhecimento profundo na área de TI. Via de regra, para começar, basta instalar o aplicativo necessário e realizar alguns passos simples.

Observe que nem todos os arquivos em uma linha estão disponíveis para visualização. Várias pastas são compartilhadas, mas nem toda a memória.

Tipos de suporte

DLNA em seu trabalho utiliza um conjunto de protocolos de rede, devido aos quais o princípio de "recepção-transmissão" entre dispositivos compatíveis é realizado. A maioria dos dispositivos de mídia hoje oferece suporte a DLNA por padrão. Existem 2 tipos de suporte para esta tecnologia.

  • O integrado funciona de acordo com o princípio da Smart TV. A conexão é fornecida por meio de um canal USB ou via Wi-Fi. Os drivers instalados permitem que você visualize arquivos de vários formatos. No entanto, esta variante tem muito menos possibilidades de reprodução. Uma vez que os drivers usados ​​não suportam amplamente o dimensionamento e algumas funções para visualizar uma imagem de alta qualidade.
  • O suporte externo é fornecido por meio de dispositivos. Eles podem ser receptores, TV digital e por satélite, reprodutores de vídeo e muito mais.

Você também deve considerar em detalhes quais tipos de dispositivos coexistem com a tecnologia DLNA.

  • Smart TVs. Esses dispositivos são capazes de realizar recepção de streaming diretamente da Internet e também podem ter um reprodutor de mídia integrado.
  • NAS - armazenamentos de rede de qualquer informação.
  • Reprodutor de mídia de rede - um dispositivo que atua como um "intermediário" entre a Rede e a TV. Ele permite que você exiba arquivos da Internet diretamente na tela.
  • Servidor de mídia Também é uma espécie de repositório.
  • Impressoras sem fio - permite que você imprima de qualquer dispositivo que suporte a função DLNA.
  • Smartphones, tablets, telefones.
  • Filmadoras (câmeras que transmitem um sinal sem fio) e câmeras digitais.
  • Com módulos Wi-Fi players de áudio e mídia.
  • Jogos console.

Configuração e operação

Antes de conectar, você deve primeiro se certificar de que seus dispositivos são compatíveis com DLNA. Hoje, os principais desenvolvedores digitais oferecem suporte a esse recurso. A exceção é a Apple e a BridgeCo, que desenvolveram sua tecnologia para marcas individuais. Da mesma forma, se você adquiriu um dispositivo desta empresa, será impossível conectar-se à rede DLNA.

A primeira coisa a fazer é é conectar o computador e a TV em uma rede. Isso pode ser feito de duas maneiras: sem fio e com fio. Conforme observado por especialistas em TI, a segunda opção pode ser considerada a mais confiável e ininterrupta.

A conexão do cabo fornece um sinal estável, alta velocidade de transmissão, baixo tempo de resposta e interferência mínima. Portanto, assistir a filmes em Full HD, qualidade Ultra HD será muito mais confortável.

O Wi-Fi sem fio é, obviamente, um avanço digital que elimina alguns dos inconvenientes com os fios. No entanto, também existem desvantagens. A velocidade de transmissão do sinal depende diretamente da potência da antena, portanto, é melhor comprar um roteador com 2 a 3 antenas para aumentar a faixa de cobertura e, consequentemente, aumentar a estabilidade do sinal. Você também deve levar em consideração os possíveis obstáculos que podem interferir.

Depois de ligar o roteador e houver uma conexão entre os dois dispositivos, você precisa configurar seu servidor de mídia doméstico. Para fazer isso, você deve instalar um programa especial oferecido por um representante oficial ou desenvolvedores terceirizados. De acordo com os especialistas, os aplicativos padrão são extremamente instáveis, especialmente se houver muitos arquivos inconsistentes. Por causa disso, o servidor pode travar ou, em geral, se recusar a funcionar.

A instalação do programa não leva muito tempo. O principal é especificar o caminho no computador onde o servidor de mídia doméstica estará localizado, criar um atalho e iniciar o processo. Em seguida, você deve configurar os parâmetros: especificar o tipo de dispositivo na lista através da detecção automática, selecionar as pastas que serão utilizadas para visualização, com filmes, músicas e imagens. No estágio final, você deve habilitar o aplicativo instalado no dispositivo receptor e encontrar o servidor criado.

No entanto, pode surgir uma situação em que a TV não veja o servidor no computador. Esta situação ocorre com mais freqüência devido ao antivírus bloqueando a conexão. Para fazer isso, será suficiente suspender temporariamente a proteção do antivírus enquanto você assiste a um filme. Mas pode haver outros motivos para o mau funcionamento:

  • o servidor no laptop não está funcionando;
  • A TV e o PC estão em redes diferentes;
  • o programa instalado não "fez amizade" com o dispositivo.

No próximo vídeo, você vai instalar e configurar um servidor de mídia DLNA.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário